O Lago Negro

O Lago Negro Juliana Daglio

Resenhas - O Lago Negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mayara884 30/11/2015

O Lago Negro conta a história de Verônica, uma garota do interior de São Paulo que se muda para Lagoana junto com seu namorado de anos para iniciar uma nova vida. Uma vida a dois, uma vida sem a família por perto, uma vida na qual ela poderia finalmente a realizar o seu sonho, escrever um livro.

Logo no início percebemos o quão hostil pode ser a população dessa cidadezinha do interior. Mas o por que disso? Qual o problema dessa população?

Pouco a pouco essas perguntas são respondidas, principalmente quando o presente passa a repetir o passado e o temor e as dores das desgraças voltam a acontecer.

(...)

Esse é o primeiro livro que eu leio da Juliana e simplesmente me encantei.

A escrita da Juliana é fluída e suave. A leitura acontece de forma leve e uma coisa que me chamou muita atenção nessa história foi a construção das personagens, seja os principais ou os secundários. Cada um é diferente ao seu modo e cada qual tem a sua importância na história, mesmo que você ache que não.

Quer ver a resenha completa: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-lago-negro.html

Fernanda | @psiuvemler 28/11/2015

[...]
O Lago Negro é a linha que separa a sanidade da loucura. É o tipo de livro que vai te perturbar por vários dias e te deixar cara vez mais curioso para achar as respostas de tantos mistérios. Eu lia apenas durante a noite e, confesso, ele meche, sim, com a mente do leitor. Eu deitava a cabeça no travesseiro e ficava pensando naqueles personagens – like V – e em todos os problemas que eles ainda enfrentariam. Ao decorrer da leitura, também notamos, da pior maneira possível, que Enzo talvez não seja mais o namorado perfeito do início do namoro.
Adorei a forma como Juliana intercalou as duas histórias, sendo uma o cotidiano de Verônica e a outra, o livro que a personagem está escrevendo. Eu admito que, nos primeiros capítulos, até pensei em deixar a leitura um pouco de lado, pois o fato de os capítulos do livro de Verônica não se apresentarem na ordem do numeral cardinal me deixou um pouco confusa. Mas agradeço por não ter interrompido a leitura, porque, conforme o final se aproximava, a minha vontade de ler aumentava. Ainda estou perplexa com o modo como a história terminou e acho muito bom a continuação já estar pronta – cof cof sim, vai ter continuação cof cof.
A escrita da autora é intensa e impactante, de modo que suas palavras prendem o leitor até as últimas páginas. O enredo foi muito bem construído e de forma realmente criativa. Adorei realizar essa leitura pois é um livro que está totalmente fora da minha zona de conforto, então conhecer o novo universo criado por Juliana Daglio foi uma experiência maravilhosa. Cenários como a Universidade Federal Interiorana e a cidade de Lagoana foram tão bem detalhados que foi possível executá-los em minha mente, como se o lugar realmente existisse. Consegui imaginar a névoa constante pairando sobre cidade e o ar sombrio que ela incessantemente apresentava. O pdf que me foi disponibilizado não estava com a revisão oficial, portanto encontrei alguns erros, mas nada que interferisse o compreender.
Agora minha meta é ler a continuação – que eu espero ser lançada em breve – e conseguir o exemplar físico de O Lago Negro, pois a edição da Editora Arwen está simplesmente perfeita. Não sei como é a diagramação do livro, mas imagino que seja tão impecável quanto o trabalho da capa. Mesmo já conhecendo a história, minha curiosidade e vontade de relê-la em formato impresso é enorme e espero poder realizar esse desejo em breve.
Indico essa leitura para todos que apreciam uma boa mistura de ficção e realidade. Se você receber a chance de ler O Lago Negro, não desperdice, pois com certeza irá se perder nos pensamentos de Verônica Cattani.

site: http://imperioimaginario.blogspot.com.br/2015/11/o-lago-negro-juliana-daglio.html

Letícia 03/09/2015

Eu vou me mudar para Lagoana!
(....)
Eu adorei a ambientação da história, a cidade de Lagoana foi tão bem descrita que eu consegui imaginar o ar fúnebre, as pessoas transitando silenciosas pelas ruas e seus semblantes tristes. É fantástico este contato com a obra! Portanto, em termos de enredo, o que posso dizer? Juliana foi inserindo doses de realismo mágico de um jeito tão, tão inovador que você começava a duvidar de sua própria sanidade! Isso foi uma tacada de mestre, só o que posso dizer! O livro tem aquela oscilação que te dá prazer de ler, aquele começo com mistério, aquela tensão que tende a aumentar, o ápice estrondoso e a aparente calmaria, algo que eu acredito ser uma das coisas mais importantes para te manter preso a uma leitura. Livros com pouca oscilação não me prendem, sou sincera, acho que fica tudo muito igual e você mal consegue perceber o ápice, o que neste caso, não aconteceu, graças a Deus! Todas as partes estão bem delimitadas e te fazem querer mais urgente! O segundo volume, para minha alegria, chega em minhas mãos muito em breve, o que me deixa muito tranquila! Em termos de personagens, como já comentei, o livro não deixa a desejar. Temos personagens secundários tão bem descritos quanto a principal, em especial, gostaria de destacar o casal Caprini e Liam, foram personagens que me conquistaram demais e eu estou louca para saber mais sobre a enigmática Katarina. A escrita da Juliana é muito limpa, clara e ao mesmo tempo poética, algo que já é uma marca registrada da autora, pois também está presente em Uma canção para a Libélula, mas em O lago negro, o clima da história é muito mais "descontraído" e jovial. A personagem principal, Verônica, é uma garota complicada, cheia de traumas e tão bem delineada que eu sentia como se ela fosse uma amiga próxima. Na verdade, consigo ver muito da autora na personagem, algo que me motivou a ler ainda mais rápido. Enquanto eu lia, pensava que Verônica podia ser uma das amigas da Elvira... Por que não? As semelhanças entre a mocinha de O lago negro e a mocinha de Jurada pelas sombras são poucas, mas ao mesmo tempo são tão enigmáticas e parecidas que eu me pegava sorrindo para o livro e voltava várias vezes para ler de novo!
(...)

Leia a resenha completa no blog

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-lago-negro-juliana-daglio.html
Juh 29/11/2015minha estante
Oi, onde você comprou o livro? Não encontro ele nem pra download!

Letícia 08/06/2016minha estante
Ju, comprei aqui!

www.arwenstore.com.br

Helena Dias 29/08/2015

Vou virar gótica!
O Lago Negro conta a história de Verônica, que acaba de passar no vestibular e se mudar para o interior com o namorado, Enzo. Ela acredita que aquele é o lugar perfeito para transformar sua imaginação em um livro, porém Lagoana é uma cidade um tanto estranha e meio tenebrosa, cheia de pessoas pouco amigáveis. O clima nebuloso da cidade não apenas despertará a criatividade de Verônica, mas também acordará seus fantasmas internos.

Primeiramente eu gostaria de dizer que foi bem difícil começar essa resenha. Foi complicado por vários motivos, mas principalmente porque são tantas coisas dentro desse livro que eu fiquei com muito receio de falar demais. "Ah, Helena, mas um spoiler pequeno não tem problema." Mas, claro que tem. Um: muitos não gostam nem dos pequenos (como eu), e dois: qualquer spoiler desse livro, por menor que seja, pode revelar algo que parece inofensivo a princípio, porém que vai estragar alguma coisa adiante na história. Então, tive que ler; e reler; e reler; e reler até cansar para ter certeza de que tudo que escrevi estava de boa!

Vamos começar falando da escrita da Juliana. Para aqueles que já acompanham o trabalho da autora, sabem o quanto a nossa Libélula Rainha escreve de uma forma tão poética, que beira os limites do clássico. Em O Lago Negro, todavia, a sua escrita toma um estilo um tanto diferente. A poesia ainda continua em sua maneira de escrever, porém um pouco mais contemporânea, eu diria.

Leia a resenha completa:

site: http://www.cafecomlivroo.com/2015/08/o-lago-negro-juliana-daglio.html