Dewey

Bret Witter

Resenhas - Dewey

Barbara 05/02/2013

Decepcionante...
Esperava que o livro retratasse mais a vida do Gato, Dewey. Mas o que vi foi capítulos e mais capítulos sobre a cidade de Owyo, a biblioteca e moradores da cidade.

A historia é linda, mas é fadigante.
Demorei muito tempo pra ler um livro de 272 paginas, porque a historia não me impressionou...

Kizzy 05/02/2013

Uma boa biografia, mas não do Gato!
Eu gostei de ler o Dewey! É um livro legal, mas o fato é que tem muito menos a ver com o gato, e muito mais a ver com a bibliotecária que narra a estória. Li uma resenha antes de ler o livro, onde a pessoa diz que o livro era legal, mas que ficou frustrada por esperar ler a estória do gato e ter encontrado a estória da biblioteca. Hoje concordo plenamente com essa pessoa.
A narrativa é toda a respeito da vida da bibliotecária, que por sinal era uma grande profissional da área de biblioteconomia e inseriu um gatinho abandonado na rotina de sua biblioteca, e muito mais, na rotina de sua vida. Mas o gato é só parte da estória, sim, tem um papel central na vida dessa bibliotecária, mas ela é bem mais que o gato.
Sou bibliotecária, e a minha impressão é que todos os profissionais da área, principalmente os que trabalham com políticas públicas, deviam ler esse livro. Ela tem um conceito sensacional sobre uma biblioteca não ser um depósito, e sim um organismo vivo que serve a comunidade. Ela era sem dúvida muito competente.
De qualquer forma, mesmo que não seja só sobre o gato, a estória do bichano é muito bonitinha também. Uma gato que, como a grande maioria dos animais de estimação, tem o poder de entender o ser humano, irradiar amor e mudar a vida das pessoas e o ambiente onde elas vivem.
Vale a pena ler.

Renata CCS 30/01/2013

É uma história pra quem gosta de animais
Histórias com animais são sempre emocionantes e fazem a gente pensar em um mundo melhor. Honestamente, não gosto de livros ou filmes com animais: as histórias são sempre tristes e sou muito molenga para agüentar. Mas me apaixonei pela foto do Dewey na capa do livro e o comprei de presente para minha irmã, que é apaixonada por gatos. Acabei lendo antes dela. Esse livro é baseado em fatos reais e conta a história de um gatinho que encantou os habitantes e frequentadores de uma biblioteca na cidade de Spencer, Iowa. Quando era apenas um filhote, alguém o colocou em uma caixa de devoluções de livros da biblioteca, em uma noite de inverno. Ele passa a morar na biblioteca e vai conquistando as pessoas, principalmente as crianças. Seu modo elegante de andar entre os livros, escalar os móveis, procurar aquela pessoa que mais precisa da sua companhia são algumas de suas principais características. Acabei me emocionando com a história desse gatinho. É gostosa, despretensiosa, apenas um relato de como os animais podem mudar nossa vida e levar carinho a quem mais precisa. Vicki Myron, autora do livro e bibliotecária, conseguiu transmitir em palavras todo o seu sentimento por Dewey, que era mais que um animal de estimação: era parte de si e de sua biblioteca. Só quem gosta e tem animais em casa sabe o quanto eles são especiais!

Agnes 19/12/2012

Um livro incrível.
Dewey é um gato excepcional. Apenas quem já teve um bichano em casa consegue entender como eles são animais fantásticos. Carinhosos, compreensivos e sapecas. Os amantes de gatos tem de tudo para amar esse livro.

Até os não amante de gatos. Se você gostou de Marley & Eu ou Sempre ao Seu Lado, prepare-se para chorar ainda mais em “Dewey, um gato entre livros”. Com seu charme, e adotado pela a Biblioteca Pública de Spencer, Dewey vai ganhando a carisma dos habitantes da cidade de Spencer. Pouco a pouco, o estado de Iowa, aquela região, os Estados Unidos, a América e até mesmo o Japão vão conhecendo sobre o gatinho de biblioteca.

Devo admitir, sou uma amante de gatos. Já tive vários. Mas esse livro me fez ir as lágrimas porque entendemos como um gato mudou vidas. Não se engane. Esse não é um livro como Marley e Eu que conta a história de um cachorro (no caso um gato) que vive com um casal e todas as aventuras que ele apronta.

Não, esse livro contém a história de vida da Vicky, e também de sua filha, mas conta principalmente como esse gato mudou a vida dos habitantes tristes e depressivos que moravam em uma cidade que estava falindo. Com seu jeito próprio, seu carinho e sua forma de encantar a todos, ele foi trazendo a alegria de volta.

Sim, o livro contém trechos explicando sobre a cidade, a biblioteca, o passado da autora. Sim, pode ser um pouco maçante. Mas é muito bem coberto por todas as histórias de Dewey, e servem para você entender ainda mais a influência do gatinho.

Seu nome? Dewey Readmore Books, digno para o gato da biblioteca (dewey leiamais livros). Quem? Uma lenda. Dewey viveu 19 anos. Prepare-se? Para chorar muito.

Tudo começou em uma manhã congelante de Spencer, há 24 anos atrás.

Potterish 30/11/2012

A história de um gatinho
Histórias de animais sempre fizeram sucesso, seja na literatura ou no cinema. Geralmente, os protagonistas dessas narrativas são cachorros ou peixes, enquanto os gatos são mostrados como animais mais espertos e, às vezes, traiçoeiros.

No entanto, o livro tema da Resenha de hoje do Potterish tem um olhar muito carinhoso com os gatos. Ou melhor, com um gato, chamado Dewey e que realmente existiu. Confira com Natallie Chagas a história do felino que estava abandonado e foi acolhido por uma biblioteca.

“Dewey: Um gato entre livros”, de Vicki Myron e Bret Witter

Quais as novidades que um livro contando a história de um gato pode trazer? Não é somente o relato do que é um gato, quais são seus hábitos e traquinices. O que realmente chama atenção é o fato de como são as relações que construímos com estes seres são especiais. Esta obra é o testemunho escrito que qualquer pessoa que já acolheu e amou um animal abandonado gostaria de registrar.

Quando foi encontrado, Dewey já dava sinais de sua gratidão para com aqueles que o acolheram. Mesmo com as quatro patas feridas, o gato olhou cada pessoa nos olhos, ronronou e acariciou as mãos que o ajudavam. A cada dia, Dewey foi sendo apresentado aos frequentadores da Biblioteca.

Até que uma matéria na primeira página do principal jornal da cidade, de 10 mil habitantes, sob o título: “Perfeito acréscimo ronronante à Biblioteca de Spencer”, gerou polêmica entre a população local. Houve quem dissesse que a presença do gato era prejudicial à saúde e outros comemoraram com grande exaltação, como as crianças e os amantes de gato.

Mas, com o tempo todos se renderam ao charme e carisma de Dewey. Desfilando entre as prateleiras, Dewey se tornou uma celebridade e conquistou o carinho da população de Spencer: senhores só liam jornal quando Dewey estava sentado no colo; crianças só liam livros quando o gato estava próximo delas e, assim, a Biblioteca Pública de Spencer se tornou o ponto de encontro dos moradores. Todos queriam fazer doações para os cuidados com o gato e até o Conselho Municipal se encantou com o charme de Dewey.

O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witte, é a história real de um gato que fez da biblioteca e da cidade de Spencer, sua casa, e de seus habitantes, os melhores amigos. Uma leitura foi ótima e comovente. A história de Dewey mostra como um simples animalzinho pode tocar tão profundamente a vida de tantas pessoas.

Resenhado por Natallie Chagas

266 páginas, Editora Globo, publicado em 2008.
*Título original: Dewey: The small-town librery cat who touched the world.

ACESSE: WWW.POTTERISH.COM/RESENHAS

Jully Divulga Livros 11/11/2012

Sara 30/10/2012

MARAVILHOSO!
Livro muito, muito bom! Fica um pouco cansativo em algumas partes que parece fugir do tema, mas na verdade, tudo faz muito sentido. Uma leitura emocionante! RECOMENDADÍSSIMO!

Rafaela B 13/10/2012

Um gato entre livros
Uma história simples e tocante, sobre pessoas comuns e um gato que mexia com os sentimentos das pessoas à sua volta.

Adriana 28/09/2012

Fofo
Para quem gosta de gatos, imperdivel.
Para quem gosta de acabar um livro e sair com sensaçao de valeu a pena, não deixe de ler.

Rose 29/08/2012

Decepcao!!!!
Esperava outra coisa...... muito chato!

Bia 28/08/2012

dewey é o melhor gato do mundo, Iowa é um ótimo estado e você é uma mulher forte que enfrentou muitos problemas OK WE GET IT

Carla 30/07/2012

As histórias do Dewey são muito boas, principalmente para os amantes de gatos. Várias vezes me peguei gargalhando com o livro, imaginando meus gatos fazendo as mesmas coisas que Dewey. Ele é realmente um gato especial.
Porém, a autora conta muito sobre a cidade onde Dewey vive, sobre a infância dela, sobre o relacionamento com a filha. Essa parte é realmente muito chata. Quando li novamente o livro, ia passando essas partes e lendo só as histórias do gato.

Sandi 19/07/2012

O gato da biblioteca
Dewey: um gato entre livros, publicado em 18 de Janeiro de 1988 por Vicky Myron, com a colaboração de Brett Witter, é a biografia de um gato, encontrado em uma Biblioteca Pública de Spencer, uma cidadezinha do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. Vicki Myron nasceu em uma fazenda no mesmo local e, aos 34 anos graduou-se com alta honra na Universidade Estadual de Mankato e tem mestrado em biblioteconomia pela Universidade Estadual de Emporia. Brett Witter é editor de livros e escritor profissional. Criado no norte do Alabama, Estados Unidos, atualmente mora em Louisville, Kentucky, com a esposa, os dois filhos e Kiki, seu gato de quatorze anos de idade.
Esta é uma história real, onde, com poucas semanas de vida, durante a noite mais fria do ano, um gatinho foi abandonado na caixa de devolução de livros da biblioteca. Passou toda a noite na caixa, e foi encontrado, na manhã seguinte, todo enregelado, magro e debilitado, pela bilbiotecária-chefe, Vicki Myron.
O gato foi adotado por todos os funcionários, e recebeu o nome de Dewey, conquistando o carinho de toda a equipe. A cada dia, Dewey foi sendo apresentado aos freqüentadores da biblioteca, e acabou se tornando notícia no jornal local. Houve controvérsias quanto à permanência de um gato em uma biblioteca, pois a presença do felino poderia ser prejudicial à saúde. Mas, com o passar do tempo, todos se renderam ao charme e carisma dele. Seu jeito de caminhar entre os livros, encantava adultos e crianças. Dono de um apurado sexto sentido, percebia quem estava precisando de um carinho, e lá ia ele acomodar-se no colo.
A fama de Dewey foi se alastrando, e pessoas de vários lugares vinham visitá-lo e fotografá-lo. As crianças especiais passaram a ficar menos agitadas, para não espantar o gatinho; pessoas mal humoradas passaram a sorrir mais e a falar de mansinho, para o gato não se assustar.
A biblioteca se transformou num ponto de encontro dos moradores, onde adultos só liam o jornal quando Dewey estava sentado no colo, crianças só liam livros quando o gato estava por perto. Todos faziam doações para os cuidados do felino.
Dewey viveu durante 19 anos, fazendo parte do cotidiano de uma biblioteca, como se fosse um devotado funcionário. Sua fama se tornou motivo de orgulho para a população, que se sentiu incentivada para superar a maior crise econômica enfrentada na região.

Fran RW 30/05/2012

"Dewey - um Gato Entre Livros" - Vicki Myron, Bret Witter
Encontrei esse livro por acaso na biblioteca. Sempre gostei de gatos e aí resolvi ler. Ele conta a história real de Dewey Readmore Books, um gatinho que foi encontrado quase morto, devido ao frio, na caixa de devolução da Bibioteca Pública de Spencer, no Iowa, Estados Unidos.

Criado na biblioteca por Vicki, a bibliotecária, Dewey era capaz de fazer por qualquer um o que estivesse ao seu alcance e aos poucos revelou um talento que tocou o mundo: dar atenção à pessoa certa, no momento certo. Ele ajudou, dessa forma, muitas pessoas a superarem suas dores com mais facilidade.

Dewey se tornou por isso mundialmente conhecido e adorado. Um gato diferente dos outros, que desmente aquela história de que gato é interesseiro.

Me emocionei e me encantei com Dewey. Chorei nas cenas da morte e do enterro e, pena que não vai mais sair o filme, né? :-(

(29/12/2010)
Aninha 29/06/2012minha estante
Realmente,é muito bom esse livro.Chorei muito no final,em que Dewey morre! :( É mesmo ruim que não vão lançar o filme,porque eu concerteza iria assistir!

Fran RW 30/06/2012minha estante
Pois é, Aninha. Talvez não tenham consigo encontrar um gato que faça o que Dewey fazia.