Dona Flor e seus dois maridos

Dona Flor e seus dois maridos Jorge Amado




Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos


231 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


bahia 07/12/2020

amei??
até tatuei uma ilustração do carybé de tanto que gostei desse livro
comentários(0)comente



Drighi 06/12/2020

Recomendo aos amantes da Literatura Nacional essa obra magnífica de Jorge Amado.
comentários(0)comente



day t 17/11/2020

Maravilhoso!
Simplesmente apaixonada por Jorge Amado e todas as reflexões que ele causou em mim a partir de Dona Flor e seus dois maridos. Teria que escrever um mega texto pra falar sobre cada particularidade, mas pra uma resenha em um aplicativo acho que basta dizer que a leitura é completamente envolvente, engraçada, trágica também, cheia de reflexões sobre machismo, classe, status, sociabilidade, cultura.
Dona Flor é uma mulher comum, guerreira e ao mesmo tempo um produto de sua época: cheia de recatos e ideias sobre como uma mulher (& esposa) deve se comportar. Seus maridos são completamente diferentes um do outro, no entanto, dois machistas bizarros, cada um a seu modo.
Várias situações que são perpassadas pela classe social, lugar na sociedade, gênero, sexualidade, religião, etc.
Não achei a leitura fluida, apesar de leve e cômica, por quê a linguagem é cheia de palavrinhas que eu não conheço, e também por quê o autor é muuuuito detalhista (o que é ótimo!), então não dá pra fazer uma leitura rápida. O livro é simples mas não é simples, hahahah no sentido de que é muito mais do que parece ser. É preciso um olhar mais demorado e cuidadoso pra conseguir perceber coisas que podem passar despercebido facilmente.
Enfim, ADOREI! Indico demais! Dei 5 estrelas com gosto!
Yan 18/11/2020minha estante
Alguém pode me ajudar, onde eu aperto para ler os livros?




Layla.Ribeiro 11/11/2020

Desafio literário 2020- Livro que virou filme
O livro tem um ritmo lento, a história demora de se enrolar porque o autor ele detalha cada personagem, de onde vem, o que pensa, se não tem paciência, esse livro não é pra você, mas dê uma chance que vale a pena conhecer a Bahia através deste livro sem sair de casa, eu me senti em Salvador. O autor tenta convencer o leitor que a história é verdadeira e ele traz pessoas famosas como personagem, tal como, Caymmi , Carybe, Jenner Augusto entre outros.A escrita é gostosa de ler por trazer elementos populares na narrativa, só tomem cuidado porque as vezes a narração se funde aos pensamentos dos personagens podendo confundir a leitura. Esse livro foi a obra que eu mais pude sentir o amor de Jorge pela Bahia, além das riquíssimas descrições de receitas baianas, mesmo se passando em Salvador ele cita outras 15 cidades baianas, tal como Nazaré das Farinhas que é onde a mãe desprezível e insuportável de Dona Flor mora. Jorge Amado nos apresenta os rituais do Candomblé descontruindo a imagem ruim da religião , achei de muita importância , o candomblé não está ali atoa ele serve de explicação pra o surgimento de Vadinho. Enquanto o filme de 1976 achei muito fiel a obra, os diálogos são todos do livro , parecia que eu estava relendo o livro. É um livro muito bom, porém a narrativa lenta me pegou um pouco, mas ele é divertidíssimo e é uma ótima opção para quem está de ressaca literária
rodrigo963 11/11/2020minha estante
Empolgação total nessa leitura de Jorge Amado ????????


Layla.Ribeiro 11/11/2020minha estante
Vale a pena, leia


Julia.Silva 22/04/2021minha estante
A melhor coisa é eu perguntando pra minha vó como são os lugares do livro




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eline 27/10/2020

Esse livro merece toda a fama que tem, mas eu mesma não gostei do enredo, não há o que reclamar de nada, eu é que não gostei, infelizmente esperava mais.
comentários(0)comente



Sandy Leão 16/10/2020

Dona flor e seus dois maridos
Foi uma leitura difícil, porém é pq foi para uma prova, então não aproveitei 100%. Achei muito boa na verdade! Gostei mesmo, mas acredito que eu leria em outro momento, agora acho que não deu muito certo.
comentários(0)comente



Janis 03/09/2020

Jorge Amado é Jorge Amado e ponto final
Dona Flor e seus dois maridos é, como o próprio posfácio nos diz, um livro sobre uma heroína que se vê dividida entre dois maridos que representam estilos de vida diferentes e contraditórios. Porém, não é nenhum romance de triângulo amoroso bobo. É um livro que fala sobre o povo brasileiro, e que pode ser explorado e estudado sob diversos aspectos. A escrita do autor é como sempre envolvente e apaixonante, sem deixar a desejar em nada. Os personagens criados por ele, intrigantes e bem desenvolvidos. O enredo, de prender qualquer pessoa. E a edição é perfeita, com informações e imagens muito enriquecedoras. Após o término desta leitura, minha admiração pelo autor só cresceu, e ele continua sendo meu autor favorito (ao lado da Lygia Fagundes Telles). Eu queria ter nascido alguns anos mais cedo para conhecê-lo. Enfim: não tenha dúvidas sobre comprar esta edição ou iniciar esta leitura: Jorge Amado é Jorge Amado e ponto final.
comentários(0)comente



Davi 20/08/2020

Crônica de costumes
Crônica clássica de Jorge Amado, "Dona Flor..." retrata a Bahia do povo, suas verdades, seus mitos, sua realidade, o choque identitário de uma raiz baiana, centenária, negra e a nova postura social dos eventos, dos encontros, da elite soteropolitana. O pobre, a favela, a nata social, a prostituta, o vício, o preto, a culinária, enfim, a Bahia de Jorge nos idos da velha Salvador. A escrita em Jorge encanta porque seus personagens são reais, palpáveis, retratos de um povo, de suas mazelas, de suas alegrias, de sua raízes africanas. Sobre essa crônica de costumes, recai, claro, seu realismo fantástico, do qual nada comentarei, para não incorrer em detalhes que prejudicariam o deleite sobre a obra. Bonito livro, quente, palpável, alegre, sofrido, engraçado e absurdo. O retrato dessa Bahia que tanto dá saudade.
comentários(0)comente



Paty Conectando livros lidos 19/08/2020

Dona Flor e seus dois maridos
Edição de 1966, linda. O livro é interessante, porém a escrita além de muito repetitiva aprofunda - se em detalhes totalmente desnecessários
Roni 07/10/2020minha estante
Estou no começo e estou achando muito enfadonho tanta descrição e foco em coisas que parecem desnecessárias. É assim só no começo ou no livro todo? Fica mais dinâmico?


Paty Conectando livros lidos 07/10/2020minha estante
É assim o livro todo. Infelizmente. Se não fosse isso seria muito melhor.


Roni 07/10/2020minha estante
Nossa, vou abandonar então! Obrigado!


Paty Conectando livros lidos 08/10/2020minha estante
Sinto muito pela notícia.




Dude 03/08/2020

Clássico
Um clássico de Jorge Amado. Precisa de um olhar em perspectiva para entender as nuances daquela época.
comentários(0)comente



Amanda 31/07/2020

Dispensa apresentações porque essa história é bem conhecida mas darei meu parecer: DIVERTIDÍSSIMO!!

Tanto que agora, mais que nunca, preciso ir a Bahia provar seus sabores e magias!!

Nota mental: jamais esquecer o quanto Jorge Amado é incrível
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabrielle Hensel 07/07/2020

Um dos meus livros preferidos!
Esse livro é divertido demais! Eu ri do começo ao fim, ele prende, não dá vontade de parar de ler. Você fica feliz, puto, nervoso e triste. A leitura é bastante fluída pra um livro clássico e dá pra ler tranquilamente. Perfeito!
comentários(0)comente



Fran 04/07/2020

Um retrato bem-humorado do povo brasileiro
A história de Dona Flor é bastante conhecida, principalmente por suas adaptações para o cinema, o teatro e a televisão. Trata-se de uma mulher que vive um dilema, presa em convenções sociais e dividida entre a aparente estabilidade do segundo casamento e o prazer físico que obteve no primeiro.

O primeiro marido, já falecido, é um malandro de primeira: cafajeste, viciado em jogo, que fazia da vida da esposa um verdadeiro inferno, chegando a agredi-la física e verbalmente. Já o segundo, o vivo, é um homem respeitável, "honrado" e  um tanto sem sal.

Além do óbvio debate sobre moral, desejo sexual e liberdade feminina, a obra também apresenta um picante e bem-humorado retrato da sociedade baiana da época, com toda a sua riqueza cultural fervilhando em um caldeirão de etnias, crenças e costumes. E não é assim o povo brasileiro? Afinal, somos um país nascido da mistura: de sabores, ritmos e religiões, de malandragem e moralismos. Tudo muito bem temperado, acrescido de várias pitadas de hipocrisia e cozinhado no calor tropical.

O livro é bem divertido. O autor tem uma escrita gostosa e, apesar da infinidade de personagens e histórias paralelas, a leitura fluiu muito bem e me deixou completamente envolvida.

Ainda não sei se gostei ou não do final do livro, mas estou muito contente por finalmente ter decidido ler algo do Jorge Amado.
comentários(0)comente



231 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR