Dona Flor E Seus Dois Maridos

Dona Flor E Seus Dois Maridos Jorge Amado

Resenhas - Dona Flor E Seus Dois Maridos

Clio0 25/07/2023

Quer começar uma discussão? Basta soltar no meio de um bando de acadêmicos a famosa frase: A melhor obra de Jorge Amado foi... e a briga vai começar. É claro, com Capitães de Areia e sua crítica social sendo presença obrigatória no vestibular e Tieta do Agreste com toda a sua politicagem e já tendo mil adaptações, poucos considerariam Dona Flor e Seus Dois maridos. Grande injustiça.

As mulheres na obra do autor refletem, como não podia deixar de ser, uma visão masculina, assim são eróticas, misteriosas e, sobretudo, fortes. Hoje em dia tende-se a argumentar que o retrato da figura feminina em qualquer mídia mostra-se como uma caricatura da fêmea submissa ou da mulher-fera, mas o baiano prefere caracterizar sua heroína como uma mulher típica dos anos sessenta...

Flor é doce, sensual e pragmática. Ao invés de sofrer enfrentado a sociedade, ela burla-a. Perde a virgindade com o primeiro namorado, casa-se com Vadinho - um vadio por quem é perdidamente apaixonada - , recasa-se com alguém capaz de lhe dar segurança financeira, considera o adultério ao se ver insatisfeita sexualmente e, finalmente, abraça a bigamia como seu direito. Uso o termo aqui na sua forma mais informal, é preciso ler o livro para entender por quê.

Jorge Amado, ao seu bel prazer, salpica os capítulos com receitas culinárias, piadas sociais e vez por outra, com os melindres e dúvidas morais de Flor que vão caindo por terra com os ataques incessantes de Vadinho. O fato de que o personagem é um fantasma é apenas a cereja do bolo.

É um texto leve, engraçado, cheirando a maresia e com gosto de azeite de dendê.

Recomendo.
preta velha 25/07/2023minha estante
já li este livro quatro vezes e o meu favorito dele é tieta, que li cinco.

Juliana-- 26/07/2023minha estante
Preciso ler este depois desta resenha, valeu!

Caroline1402 31/07/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!

Mel 17/04/2024

Que livro MARAVILHOSO!!!

Fiquei encantada com a riqueza de detalhes que Jorge Amado relata ao longo da leitura.
Para quem não conhece Salvador, mas lê seus romances, passa a conhecer.
É lindo ver a paixão que ele tinha por essa cidade, que eu como moradora posso dizer, fantástica!!
Foi uma leitura muito prazerosa e valeu muito a pena!
Pretendo ler muitos outros.
Léo 17/04/2024minha estante
Que legal, Mel! Fiquei interessadíssiimo nessa leitura.

Mel 17/04/2024minha estante
Léo, eu amei demais!! A escrita do Jorge é fascinante. Você vai gostar. ?

Elton.Oliveira 17/04/2024minha estante
Muito bom ! Eu sempre que posso , incluo algum livro de autores brasileiros.... E sempre sou surpreendido positivamente!

Mel 17/04/2024minha estante
É isso mesmo Elton, eu faço o mesmo para prestigiar os nossos! E no caso do Jorge, não há como se decepcionar! Leitura incrível!

Duda.bae 17/04/2024minha estante
Que interessante Mel! Eu conhecia a história por causa da novela ou minissérie que tem da Globo. Ótima resenha! ???

Mel 17/04/2024minha estante
Eu fiquei encantada, Dudinha! Adorei a escrita do Jorge, super fluida. Há quem não goste, por ele descrever detalhadamente os lugares que ele cita no livro. Achei incrível a riqueza de casa detalhe! ???

Regis 17/04/2024minha estante
Acabei de comprar ele, Mel, e é muito bom saber que você gostou. Vou tentar lê-lo ainda esse ano. ???

Mel 17/04/2024minha estante
Você vai amar, Regis! Quando começar a ler, vamos comentar sobre.
Você vai se apaixonar pela riqueza dos detalhes nas descrições de alguns lugares. ???

Jeff Ettore 17/04/2024minha estante
Cinco estrelas??? Top!

Bom demais, Jefinho! ?

Jeff Ettore 18/04/2024minha estante

Elo 25/03/2020

Ótimo ela conhecer Jorge Amado! Me apaixonei pela escrita bem brasileira, inclusive me surpreendi demais com o livro. Os personagens são muito bem construídos. Tive um pouco de dificuldade com o ritmo do livro, talvez em função de seu tamanho ou do meu ritmo de leitura, não sei. Mas amei demais e pretendo ler mais do autor.
Gabriel 25/03/2020minha estante
Histórias brasileiras são bem lentas mesmo.

Suzana.LeAo 05/05/2020minha estante
Concordo com você !!! O livro é muito bom, mas num dado momento de torna enfadonho, páginas e páginas irrelevantes onde nada acontece. Depois, já na reta final se torna interessante de novo.

Renata1004 22/06/2020minha estante
Acabei de iniciar

Elo 22/06/2020minha estante
Depois me fala o que achou!

Renata1004 22/06/2020minha estante
Tá bom

Kamilla 18/08/2022minha estante
gente alguem me explica como faz pra ler

Maria 20/10/2022minha estante
Também quero saber ??

Taty 24/06/2023minha estante
Que bom! Jorge Amado foi um grande escritor baiano. Leia A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água, tbm de autoria dele.

William LGZ 20/04/2022

O mais divertido de Jorge Amado
Dona Flor e Seus Dois Maridos não é o meu favorito entre os livros que li de Jorge Amado mas definitivamente está em pé de igualdade com o melhor! Sua história é maravilhosa, eu ri demais e me encantei bastante durante o seu desenrolar.

O romance que há nesta obra pra mim foi o melhor entre todos do autor, sendo construído de forma primorosa e recheado de situações divertidíssimas onde, mesmo com o forte tom de comédia, há muitas passagens para nos fazer refletir sobre a sociedade daquela época e mesmo pautas em alta nos dias de hoje como monogamia x poligamia.

E o que dizer dos personagens principais? Perfeitos. Mesmo os secundários que não foram muito bem aprofundados tiveram ao menos alguma cena ou frase que me marcou de alguma forma.

Enfim, posso ficar por horas rasgando elogios à este trabalho que ainda não será o suficiente. Então vamos logo à finalização: eu o recomendo com todas minhas forças!
Alberto.Tisbita 22/08/2022minha estante
Olá! Estou buscando referências pra ter o primeiro contato com Jorge Amado e terminei esbarrando com esta excelente resenha. Qual é o seu favorito dele? Recomenda começar por aqui?

William LGZ 22/08/2022minha estante
E aí! O meu livro favorito de Jorge Amado entre uns 7 que li é "Mar Morto", porém ele tem uma pegada completamente diferente deste aqui e é bem mais dramático, diria que para começar a ler o autor a história de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", que foi o 2° melhor pra mim, é uma excelente pedida!

Alberto.Tisbita 07/09/2022minha estante
Obrigado ?

Thales 27/03/2021

Uma Ferrari a 5km/h
Jorge Amado é conhecido por ter alguns defeitos recorrentes: é repetitivo, verborrágico muitas vezes, lança um exército de personagens inúteis no meio das tramas, se aprofunda em temas e situações irrelevantes, recicla tipos e estereótipos a ponto da gente encontrar vários "sósias" em seus livros e por aí vai. É óbvio que são particularidades que não se verificam ao mesmo tempo e não atrapalham, como regra geral, a leitura de suas obras; fosse assim ele não seria um literato reconhecido e admirado internacionalmente.

Digo "regra geral" porque "Dona Flor e seus dois maridos" é justamente a exceção que confirma a regra.

Tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO pelo que Jorge Amado é "atacado" tá presente aqui. O livro é arrastado a ponto de parecer que eu tava carregando um piano durante a leitura. O discurso direto fez muita falta - o autor cismava em narrar os diálogos em vez de simplesmente lançá-los - e a narrativa se perde em vários momentos, seja com a enxurrada de histórias paralelas de personagens aleatórios, seja nos causos do "elenco" principal - só do Vadinho, na verdade. Na terceira história de jogo do vagabundo já parecia que eu tava lendo a mesma coisa em looping; todas elas são engraçadas isoladamente, mas o efeito se perde com a repetição. Elas ocupam quase 200 páginas do livro, enquanto os trâmites pro segundo casamento de Dona Flor, e o próprio casamento, duram páginas de contar nos dedos.

Eu achava até que tudo fosse valer a pena no fim, quando eu me deleitaria com a realização do intuito da obra. Mas isso não aconteceu. Provavelmente porque eu já tava saturado da coisa toda, e não consegui aproveitar as duas últimas partes, que realmente são mais fluidas e envolventes.

E o pior de tudo, o que me deixa mais pistola, é que a história é muito boa. Mesmo. A gente conhece, ela tá no imaginário popular, virou mais de um filme, minissérie e uma centena de montagens de teatro. As reflexões que Roberto DaMatta suscita no posfácio são prova disso. Mas é jogada fora numa obra recheada de vícios, as boas passagens soterradas num mar de repetição e descompasso. E sinceramente só não dou uma nota menor em respeito ao legado do livro e todas as produções geradas a partir dele, além da edição maravilhosa da Companhia - de novo, sem comentários, é uma aula de editoração.

Tivesse "Dona flor" 1/3 do tamanho talvez se tornasse meu livro de cabeceira. Infelizmente Jorge Amado quis fazer feijoada com meia dúzia de grão de feijão. Deu nisso.
Carolina.Gomes 02/04/2021minha estante
Kkkk o título da resenha: sensacional

Thales 02/04/2021minha estante
???

Fernanda 06/03/2023minha estante
Ótima resenha! Li alguns livros de Jorge Amado e em nenhum me "decepcionei" tanto quanto esse.
Você conseguiu descrever os meus sentimentos. Estou com a sensação que o livro não vai acabar nunca!!

Lore 08/01/2023

Muito gostoso ler Jorge amado, ele consegue te colocar dentro da história como se você fosse vizinha da dona flor. A história é uma delícia e a escrita incrível
Mateuzinhz 08/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

Suzane 29/01/2022

Livro sobre vadinho e não sobre dona flor
O jeito da escrita é bem gostoso, repleto de regionalismos e divertido. Porém ler essa história em 2022 complica. Entendo todo o contexto mas o autor se diverte muito com o vadinho e diminui o sentimento de dona flor, o que causa náuseas.

Layla.Ribeiro 11/11/2020

Desafio literário 2020- Livro que virou filme
O livro tem um ritmo lento, a história demora de se enrolar porque o autor ele detalha cada personagem, de onde vem, o que pensa, se não tem paciência, esse livro não é pra você, mas dê uma chance que vale a pena conhecer a Bahia através deste livro sem sair de casa, eu me senti em Salvador. O autor tenta convencer o leitor que a história é verdadeira e ele traz pessoas famosas como personagem, tal como, Caymmi , Carybe, Jenner Augusto entre outros.A escrita é gostosa de ler por trazer elementos populares na narrativa, só tomem cuidado porque as vezes a narração se funde aos pensamentos dos personagens podendo confundir a leitura. Esse livro foi a obra que eu mais pude sentir o amor de Jorge pela Bahia, além das riquíssimas descrições de receitas baianas, mesmo se passando em Salvador ele cita outras 15 cidades baianas, tal como Nazaré das Farinhas que é onde a mãe desprezível e insuportável de Dona Flor mora. Jorge Amado nos apresenta os rituais do Candomblé descontruindo a imagem ruim da religião , achei de muita importância , o candomblé não está ali atoa ele serve de explicação pra o surgimento de Vadinho. Enquanto o filme de 1976 achei muito fiel a obra, os diálogos são todos do livro , parecia que eu estava relendo o livro. É um livro muito bom, porém a narrativa lenta me pegou um pouco, mas ele é divertidíssimo e é uma ótima opção para quem está de ressaca literária
rodrigo963 11/11/2020minha estante
Empolgação total nessa leitura de Jorge Amado ????????

Layla.Ribeiro 11/11/2020minha estante
Vale a pena, leia

Julia.Silva 22/04/2021minha estante
A melhor coisa é eu perguntando pra minha vó como são os lugares do livro

Rafaela Beank 04/02/2023

Divertidissimo
Jorge Amado tem uma escrita que é tão brasileira que não tem como não se encantar. A história é divertidíssima, a ideia do enredo, dona flor e dois maridos, mas em que contexto dois maridos? simplesmente incrível, especialmente pela época que o livro foi escrito, e a personagem principal PERFEITA.

luizaslike 25/05/2021

Ler Jorge Amado
Sou suspeita pra falar de Jorge Amado, pra miam ele é o maior! Ler suas historias é um prazer, entender sobre o imaginário popular, ver sua forma de despejar cultura e prender o leitor é louvável. Mesmo os calhamaços passam num piscar de olhos. Dona Flor em questão é cheio de personagens de personalidade única, com os principais e secundários descritos de forma intimista. Vemos as faces boas e ruins, o dito e o vivido. Tal qual ocorre na vida longe da ficção. Apesar de alguns pontos que dão ânsia na leitura, sempre é ótimo ler sobre a Bahia. Esse especificamente se passa em Salvador, ô lugar maravilhoso cheio de figuras. A diversidade de pessoas, culturas, riqueza de detalhes. Off: nunca odiei e gostei tanto de um personagem como Vadinho. Um acréscimo importante é que traz foco a lentes normalmente não exploradas na literatura. Uma jóia rara, essa narrativa, muito além do enredo...

Zelinha.Rossi 12/03/2021

Que livro gostoso e divertido de se ler! Mesmo se o enredo não fosse bom (o que não é o caso, ele é maravilhoso) já teria valido a pena só as risadas (especialmente na última parte e ?às quartas e sábados, com ?bis? aos sábados?). Jorge Amado é sensacional!

Jose 21/03/2024

Apenas um comentário
Esse livro merecia cinco estrelas mas por alguma circunstância desconhecida ele me irritou demais. Fiquei presa nele muito tempo e quando termino ainda enfrentei um longo posfácio. Quem sabe com o tempo eu faça as pazes com ele.

rayssagurjao 15/03/2021

Literatura brasileira e...
Dona Flor e seus dois maridos é uma obra escrita em 1966, por Jorge Amado, um escritor brasileiro reconhecido e que merece, visto que sua extensa obra é de valor inestimável, assim como esta obra que terminei de ler hoje.

Dona Flor e seus dois maridos é a Bahia dos anos 1930 e 1940, é a religiosidade iminente da vida, são os costumes e a "honra" da sociedade, as "classes", é o machismo arraigado, mas também é a sensualidade e a abertura pra uma personagem feminina pensar em sexo, fazer e nem por isso ser uma "despudorada" ou mulher da vida.

A obra são as jogatinas, o carnaval, as fraquezas e as virtudes das pessoas, a busca por um "bom e rico" casamento, as questões de honra, mas também os castelos, os bordéis, os terreiros. É um retrato da Bahia daquele período e principalmente de suas contradições.

Uma narrativa de uma mulher com a questão dos seus dois maridos, o que morreu e o que está vivo, mas também muito mais que isso, um enredo de muitos personagens, festas, comidas e vida, muita vida, um livro pra ser lido e contemplado aos poucos, pra sentir cada aroma da cozinha de Flor e perceber que ninguém é bom ou ruim, pois cada personagem, assim como nós, tem vicíos e virtudes.

igsuehtam 28/06/2020

Dona Flor
Meu primeiro livro lido desse autor. Mesmo que seja penoso ler alguns caminhos de outros personagens é muito bom e muito engraçado. Houve momento em que me vi lendo com o sotaque baiano pela forma única da escrita de Jorge Amado. ?