Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Sebo Gato Bibliotecário 02/11/2020

História completa
Sempre ouvi "as viagens de gulliver" onde o personagem evita uma guerra entre dois povos, mas nunca a historia completa até agora. O livro começa com o prefácio escrito por George orwell (autor de "a revolução dos bichos" e "1984") fazendo uma análise política com a historia, seguida pela introdução do tradutor, citando um paralelo da vida do autor e o que levou escrever tal situação dos personagens. A historia é dívidida em quatro partes, envolvendo quatro viagens diferentes (e não apenas uma!) onde gulliver escreve cartas para seu primo sympson contando suas viagens, e relata o que ele fazia antes de se aventurar pelo mundo também . A primeira parte é a mais famosa, talvez a única conhecida, acredito eu. É uma sátira onde Lilipute representa a Inglaterra e blefuscu representa a França. A segunda parte é uma viagem até brobdingnag, onde gulliver é pequeno e os nativos são gigantes e na qual ele vive quase três anos. Na terceira parte, após dois meses em casa, gulliver parte em uma terceira viagem, desta vez para quatro países diferentes: laputa, balnibarbi, luggnagg, glubbdubdrib e Japão. Laputa é uma ilha flutuante cuja movimentação se dava com a posição na qual o imã era mexido, que ficava no centro da ilha. Depois, gulliver desce da ilha flutuante para glubbdubdrib, onde os governantes são necromantes e ele tem contato com personagens da história antiga e moderna para correções, como Alexandre o grande, Aristóteles, Aníbal, César e Pompéu e entre outros. Após alguns dias, gulliver segue para luggnagg cujo rei e nobres são tão orgulhosos, que para falar com eles, as pessoas devem lamber o chão cheio de poeira ao ponto de encher a boca e não se deve cuspir ao falar. Depois de alguns dias, gulliver volta para casa. Na quarta e última parte, gulliver é capitão de um navio e sofre um motim de sua tripulação, onde é abandonado no país dos houyhnhnms, cujo habitantes são animais que lembram cavalos porém deformados. E há também os yahoos, animais-humanos que lembram os macacos por conta de seu comportamento. Duas coisas que eu não gostei do livro: 1- nas duas primeiras partes, tudo que era descrito, o autor também citava qual era o tamanho e altura de objetos e personagens, o que deixou a historia cansativa. 2- o autor citava de outros acontecimentos mas nao contava em detalhes para não perder tempo, mas eu pensava: "por que falou então?!". Pelo menos não sabia que existia das outras viagens até ler o livro completo com a historia original.

Leticia.Araujo 23/10/2020

Esperava gostar um pouco mais
Demorei muito pra ler o Livro. Ele tem partes muito interessantes, mas outras muito maçantes. Enfim, talvez precise amadurecer mais para apreciá-lo.

Carolina 21/10/2020

Críticas político-sociais
Estando o autor, Jonathan Swift, entre os vários autores listados na Index Librorum Prohibitorum; estaríamos todos queimando nos mármores do infernos se estivéssemos na época da Inquisição rsrsrs

A obra faz várias críticas às forma de governo da Europa. Mas não cabe a mim dizê-las, vc tem que ler oara conferir :)))))

Davi.Lima 21/10/2020

Marquem minhas palavras. Um dia acharei o país dos cavalos.
Um ótimo livro com viagens incríveis e msm muitas partes tento foco em narrar o lugar e a cultura, isso ocorre de uma maneira muito elegante de forma q não torna o livro chato ou parado.

Luh 03/10/2020

Sempre o livro é melhor que o filme
Recentemente assisti a um filme baseado naa Viagens de Gulliver, e amei o filme. Foi uma mistura de aventura com comédia, com o ator Jack Black (sou muito fã dos trabalhos dele), e descobri que essa história era baseada em um livro, ai pronto, foi pra lista e ja queria ler.

Por sorte este livro esta sob domínio público então consegui uma cópia por ebook rapidinho e fui ler. Gulliver passou praticamente 16 anos de sua vida viajando, e em todas as viagens ele conhecia um povo e uma cultura completamente diferente do que o padrão europeu, e a cada lugar diferente visitado ele aprendia coisas novas, chegando a desejar nem retornar a sua pátria.

Uma verdadeira aventura vivida durante uma vida!

Fernanda DCM 28/09/2020

Resumo
Não é nem uma adaptação, é um resumo. Tudo se desenrola rápido demais, mas gostei do que li e quero ler a versão integral

Ademir 27/09/2020

Adaptação decepcionante
É uma adaptação de 40 páginas de um livro com mais de 400. Então já imaginem a qualidade. A leitura ficou muito corrida, achei nada a ver. Poderiam ter reduzido menos.

jordanacassiano 24/09/2020

Leve, divertido e de fácil leitura. Trás quatro histórias das aventuras de Gulliver, li todas de uma vez e fiquei com um gostinho de quero mais. Recomendado para todas as idades.

Shirlei 24/09/2020

Eu conhecia a historia de gulliver, ja tinha visto dois filmes, quadrinhos e desenhos mas sou obrigada a confessar que nunca tinha lido antes!! ??

Muito boa a história!! Com certeza recomendo!!

Paulo 19/09/2020

Mais um clássico lido
Com a desculpa de ler para meus filhos conheci mais um belo clássico mundial. Gostei da história, principalmente sabendo as informações passadas no prefácio da edição da melhoramentos.

Fer Paimel 15/09/2020

Divertido
Viagens de Gulliver é um livro leve (apesar da sua linguagem mais rebuscada, já que foi escrito na primeira metade do séc. XVIII), bom para intercalar com leituras pesadas ou para fazer um detox depois de um livro muito triste. São quatro viagens narradas... das quatro, eu gostei mais das duas primeiras. Achei as duas últimas mais maçantes...
Não me conectei muito com o livro e no final, já estava ansiosa para acabá-lo... mas foi uma experiência proveitosa, em geral.

Carem 14/09/2020

Que viagens
Nossa que incrível as aventuras narradas. Gostei muito. Incrível a imaginação do autor em criar povos e civilizações.

Lasco_ 11/09/2020

Uma leitura um pouco demorada feita em uma ressaca que foi lagal