Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift




Resenhas - Viagens de Gulliver


360 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Georgeton.Leal 20/03/2022

Sátira e aventura na medida certa
Longe de ser o que muitas pessoas acham, "As Viagens de Gulliver" não é uma obra ingênua ou simplória. Nesse clássico, Jonathan Swift satiriza de forma muito inteligente a sociedade inglesa do século XVIII, tecendo várias críticas ousadas sobre a ambição e a hipocrisia humanas. 
O protagonista, Lemuel Gulliver, é um médico-cirurgião que trabalha em navios e acaba se envolvendo em inesperadas aventuras por lugares estranhos e desconhecidos. Aqui vale lembrar que as adaptações que sempre vimos na TV retratam apenas a primeira aventura de Gulliver em Lilliput, mas na verdade, a história original é dividida em quatro partes que compreendem várias outras aventuras, como as viagens à Brobdingnag, à ilha flutuante de Laputa e à terra dos Houyhnhnms. A fim de não me estender muito, falarei um pouco apenas das quatro principais já citadas. 
Em Lilliput, Gulliver encontra um reino formado por pequeninos homens, perante os quais ele é um gigante. Lá, se envolve no conflito entre os liliputianos e os habitantes de um país vizinho chamado Blefuscu. Já em Brobdingnag, acontece o contrário: Gulliver chega numa terra de gigantes, sendo a estatura dele minúscula diante de todos. Após ser descoberto, ele é transformado numa curiosa atração para os habitantes daquele reino e procura uma oportunidade para fugir daquele lugar. Em outra ocasião, quando visita a ilha flutuante de Laputa, o viajante conhece um povo bastante intelectual, obcecado pela música e matemática, mas que não aplicava seus conhecimentos de maneira conveniente, deixando de lado questões práticas do dia a dia. Na sua última aventura, Gulliver conhece a terra dos Houyhnhnms, uma raça de cavalos falantes que vivem numa sociedade altamente racional e organizada. Em contraste com os virtuosos Houyhnhnms, que são os governantes daquela região, há os Yahoos, seres humanoides que são uma espécie inferior e grosseira, muito similar ao homem primitivo.
Durante toda a leitura achei algumas passagens bem engraçadas devido a ácida ironia do autor. É claro que diversas analogias estão implícitas no texto e por isso, é necessário atentar a esses detalhes que, inclusive, fazem possíveis relações com personagens e fatos da época. Nesse quesito, seria interessante se alguma editora lançasse uma edição comentada desse clássico, pois muitas referências podem passar despercebidas ao leitor menos diligente.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/07/satira-e-aventura-na-medida-certa.html
comentários(0)comente



Leny.Coimbra 15/03/2022

Um punhado de crítica social
Histórias legais, mas o que eu mais gostei foi das críticas, e dos mundos fantasiosos que o autor criou.
comentários(0)comente



Malu_zanetoni 03/03/2022

Viagens de Gulliver
Gostei das histórias me senti com 6 anos de novo de quando minha mãe me contava histórias Antea de dormir esse livro faz com que viajemos com ele !
Foi uma boa leitura
comentários(0)comente



jessylins 22/02/2022

Criatividade!
Grande narrativa. Bastante divertida e de leitura fácil envolvente e muito criativa de uma forma leve fala muito bem sobre a condição humana.
comentários(0)comente



Poliana.Albuquerque 18/02/2022

A tediosa viagem de Gulliver
Aqui tá marcando que eu comecei em janeiro mas a verdade é que estou tentando dar continuidade a leitura desde dezembro. Eu achei que seria incrível, vários perrengues, muitas aventuras. A verdade é que o livro é monótono, ele é tão agradável que se não me engano passou aperto duas vezes, todo mundo gostava dele (tédio). O foco era sempre ele aprender a língua do país em questão e falar sobre sua Inglaterra. Estou aliviada por ter acabado! Primeira decepção de 2022 ?
comentários(0)comente



Tonha 06/02/2022

Fantasia com um toque de crítica social (ou vice-versa)
A parte fantasiosa do livro é bem legalzinha, mas o foco mesmo são as críticas sociais que o autor faz, utilizando-se da fantasia apenas como um meio para expor suas reflexões. Apesar de ser um livro relativamente grande, e por isso eu demorei um certo tempo para lê-lo, contém uma história que pode agradar um público variado: as crianças tirariam proveito das viagens, dos povos extraordinários que o protagonista conhece, e de todas essas curiosidades. O público mais adulto vai gostar ainda mais da filosofia por trás de tudo.
comentários(0)comente



Iasmin 01/02/2022

Esse aqui foi difícil
O que dizer sobre esse livro... foi muito difícil de ler esse livro. Não sei se eu não entrei de cabeça na intenção do livro ou se foi minha forte antipatia pelo personagem principal.
Tem partes interessantes e ideologias legais mas não foi um texto que me pegou.
Mas valeu a leitura de um livro mais clássico.
Alexandre 21/02/2022minha estante
Nossa, tem muita gente falando que o livro é bem chato mesmo




Evelize Volpi 28/01/2022

Um Clássico da Literatura Mundial!
Para todas as idades, repito para todas as idades.
Engana_se quem pensa ser esse livro um livro infanto juvenil, a reflexão que promove sobre todas as sociedades e povos que Gulliver conhece , vai além da Literatura Infanto Juvenil.
Uma leitura Reflexiva, mas Leve de se fazer.
comentários(0)comente



Livros e Chocolate Quente 19/01/2022

Mais um
Estou começando a achar que o problema é comigo, até agora não tive nenhuma leitura que considerasse muito boa. Esse clássico é muito conhecido, até porque é nos apresentado, na maioria das vezes, durante o período escolar, talvez isso tenha influenciado um pouco minha falta de afeto pelo mesmo, não tenho certeza.

É um ótimo conto infantojuvenil, curto, mas realmente não me cativou muito.
Alexandre 21/02/2022minha estante
Pega um da Agatha Christie ou Stephen King que não tem comida Air muito decepcionada hehe




Camila 14/01/2022

Aventuras incríveis!
Aventuras incríveis em lugares fantásticos e que abrem margem para reflexões sobre como podemos nos tornar pessoas melhores e que aventuras e o contato com diferentes culturas podem ajudar nesse processo.
comentários(0)comente



Luca.Lopes 14/01/2022

Ok
A história é ótima, mas na minha opinião essa adaptação em específico reduziu muito os acontecimentos do livro.
comentários(0)comente



alex 11/01/2022

Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1726)
Trata-se do relato de 4 viagens feitas pelo narrador:
1) a uma terra de humanos minúsculos,
2) a um país de humanos gigantes,
3) a uma região com uma espécie de nave espacial (em 1726!!) onde vivia a corte, e
4) uma última na qual os seres racionais são cavalos (e os humanos são seres irracionais e selvagens).

A única visão que temos é aquela apresentada pelo próprio narrador. Por isso, apenas nas últimas páginas é levantada a possibilidade de todas as histórias serem resultado de uma eventual loucura dele.

Em todas as histórias o narrador sempre se posiciona bem nas sociedades em que chega, quase sempre mantendo relações com os reis e a corte. O aprendizado das novas línguas ocorre muito rápido (no máximo em 5 meses o cidadão já está mantendo longas conversações com essa gente importante).

Não deixa de ter uma visão bastante eurocentrada sobre o que é civilização (em contrapartida aos demais povos), mas a novidade é o tom cínico e crítico em relação aos diversos aspectos dessa sociedade: os reis, a corte, os advogados e juízes, a corrupção, as guerras por motivos fúteis, etc.

Ps.: o prefácio do Rui Barbosa, de 1888, é o ponto mais baixo dessa edição. Logo no início, muito longo e grotescamente subalterno e acrítico.
comentários(0)comente



DEiwid ADam 27/12/2021

Estou ansioso para ler esse clássico imortalizado
como não tenho físicamente para aguçar meus outros sentidos com o toque das folhas e o cheiro da tinta sobre o papel novo. ficarei com o digital mesmo


site: https://amzn.to/3ExIJWf
comentários(0)comente



duda 18/12/2021

As Viagens de Gulliver
Achei bem dinâmico e gostei muito dos contrastes entre os povos. É interessante que o povo mais organizado era justamente aquele composto por seres não-humanos.
Mas não consigo deixar de ressaltar que o Gulliver é um babaca. Deixou a mulher grávida sozinha com o filho e foi dar bandinha por aí.
comentários(0)comente



enilah 14/12/2021

Foi encantador descobrir que havia mais aventuras além da visita à Lilliput, mas também foi um pouco frustrante ver o personagem se tornar um misantropo após retornar de sua última aventura. Mesmo que ele estivesse parcialmente correto sobre a decadência da espécie humana, foi desagradável que ele tenha o assimilado em uma escala pessoal, projetando-a em sua própria família (a quem ele abandonou diversas vezes, mesmo que tivesse a opção de continuar com eles).
comentários(0)comente



360 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR