Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Tori 12/09/2021

A leitura é bem fluida, agradável e bem interessante. O autor faz uma sátira a vários livros relacionados a viagens, histórias sobre cavaleiros medievais com romances e aventuras. É um livro antigo e que retrata o homem da época, o amor ao dinheiro, etc. Eu gostei e recomendo bastante.

Elisio Rebouças 09/09/2021

Mais que um livro infantil
Se engana que vai achar aqui apenas 3 contos fantásticos das viagens de Gulliver. Além de toda a história, há por trás uma crítica política, social e humana. Da valorização das pessoas, classes sociais, graus de instrução e até o amor e respeito aos animais. Encontra-se também muito sobre burocracia e suas críticas. Não leia esse livro como uma criança

Ju 08/09/2021

O livro conta 4 viagens de Gulliver em países bem diferentes, mas ao contrário do que pensei, não me prendeu nem um pouco.
Talvez não tenha gostado por não ter conhecimento suficiente sobre as críticas presentes no livro, mas achei bem difícil de ler, bem arrastado.

Mateus.Ramos 31/08/2021

Resenha "As viagens de Gulliver"
Eu recomendo a leitura e releitura deste livro maravilhoso, é uma leitura leve e simples, as vezes parece se tornar repetitivo, entretanto as particularidades de cada viagem tornam essa impressão irrelevante.

Este livro é uma aula de como o ser humano é um ser complexo e dotado da capacidade de tomar decisões, sejam elas boas ou ruins, e portanto o caminho que se destrincha é de acordo com nossas equivalentes decisões, na atualidade vemos que somos poucos civilizados, é triste saber que escolhemos o caminho da ganância e da crueldade.

É uma ótima história, desejo à você uma boa leitura!

Stephany 26/08/2021

Os machos brigam e lutam com as fêmeas com a mesma velocidade com que o fazem entre si. Nenhum outro ser animado e chegar tal grau de brutalidade infamante!
O livro conta a história de quatro viagens de Gulliver onde ele encontra países isolados do resto do mundo e com habitantes diferentes. O livro é bem interessante e faz bastante críticas ao nosso mundo atual.
Apesar de ser muito legal foi bastante difícil de ler e muito demorado. A letra é pequena, e as páginas ficam muito cheias, o que dificulta a leitura. Eu devo ter demorado uns 10 dias para ler, porém mesmo assim recomendo bastante a leitura.

Mari 25/08/2021

Maravilhoso
Leitura extremamente interessante, divertida, retratando um aspecto ainda atual e muito importante de como somos recebidos e tratados em outro país, os aspectos e opiniões nesta questão, modo de vida, costumes diferentes.

Maria 19/08/2021

MUITO BOM
SOCORRO QUE LIVRO INCRÍVEL!
Um livro para quando você quer sair da ressaca literária ou para começar seu hábito de ler!
Eu só tirei 0,5 ? da nota pois acho muito longo! Mas mesmo assim INCRÍVEL! Deveria ser obrigatório todos os leitores lerem esse livro! (Ainda mais os apaixonados por fantasia)!

Raphael 16/08/2021

Viagens a países distantes e ao íntimo da humanidade
Apesar de a narrativa iniciar com relatos de viagens a países estranhos (nunca conhecidos antes) extrai-se o real sentindo logo de cara. Nas metáforas dos problemas dos nativos - e suas qualidades - percebe-se duras críticas às diversas características humanas, seja de caráter moral, seja de caráter político. Além de uma viagem a terras distantes o livro é uma viagem ao íntimo dos sentimentos humanos.

@aprendilendo_ 07/08/2021

Resenha de "As Viagens de Gulliver"
Publicado pela primeira vez em 1726 e escrito por Jonathan Swift, "As Viagens de Gulliver” é considerado um dos grandes romances da história. Nesse contexto, na obra, acompanhamos a narrativa de Lemuel Gulliver acerca de suas inesperadas e extraordinárias viagens durante um período de dezesseis anos, as quais envolvem gigantes, pessoas minúsculas, ilhas voadoras e cavalos falantes.

Em primeiro lugar, sobre história, há a cômica e cativante narrativa do cirurgião aventureiro, Gulliver. Nesse sentido, desde as primeiras páginas, a obra consegue se destacar por meio de sua criatividade única em situações e ambientes, os quais apenas ficam mais extraordinários conforme o tempo. Em adição, o protagonista narrador, com sua personalidade excêntrica, traz todo um aspecto irônico para a história. Como consequência, em face da maravilhosa fantasia e do bom humor em cada palavra, o livro tem uma leitura extremamente agradável e leve, sendo perfeito para qualquer leitor em busca de uma nova aventura.

Em outro aspecto da obra, tem-se uma sátira dos livros de viagem, a qual, nas entrelinhas, crítica veementemente diversas características da política e personalidade humana. Nesse contexto, no decorrer das viagens, a crítica fica cada vez mais evidente, chegando a se tornar explícita e contundente na quarta parte. Dessa forma, apesar da leitura leve e bem-humorada, a trama, em adição, consegue entregar toda uma gama reflexiva acerca de nossas atitudes como sociedade, o que apenas aumenta a profundidade e o impacto da história no leitor.

“As Viagens de Gulliver” é uma leitura leve, divertida e extremamente criativa, sem, contudo, perder o peso de suas críticas na forma como a humanidade lida com a política e a moral.
Nota: 9.4
Instagram: @aprendilendo_
Liny Arguilera 07/08/2021minha estante
Esse livro é excelente.

Bibi 04/08/2021

sobre "Viagens de Gulliver"
eu gostei masss a primeira viagem foi muito detalhada enquanto a segunda o autor só tacava reflexões políticas. no entanto, eu gostei do ponto de vista crítico do autor - em relação aos governos- ter sido colocado por meio de ironias. vou ter que reler no futuro (muitas vezes) p realmente entender tudo. em suma, vale a pena. boa leitura!

Thiago 03/08/2021

Como muita gente eu já conhecia uma parte das Viagens de Guliver, minha memória afetiva lembra bastante dele Liliput.
Infelizmente achei o livro muito repetitivo, com boas ideias nas mãos mas sem explorar o potencial de aventuras. A maior parte limita-se a comparar à Europa da época é mesmo assim apenas descrevendo ideias repetidas.

Vitoria 30/07/2021

Além de um livro gostoso de ler, é um livro crítico ao governo ela sociedade da época que incrivelmente se encaixa tbm na nossa sociedade atual. Recomendo!!

Rai 28/07/2021

Viagens de Gulliver
Esse livro apesar de ser uma ficção, mostra como são as relações humanas, gulliver vai parar em diversas ilhas em algumas ele é muito temido em outras ele é rebaixado e tudo isso pelo simples fato de ser diferente dos demais ,isso fazia com que ele fosse considerado mau ou ruim por parte dos outros, é basicamente o que acontece hoje em dia.. em cada ilha ele conseguiu tirar uma lição para vida por mais que não tenha sido a melhor experiência.

Larakey 26/07/2021

Viagens de Gulliver
Eu adoro o modo que gulliver se expressar no livro , para não revela nenhum spoiler toda vez que o autor fala uma qualidade dos habitantes de determinada região como lilipute o jeito que ele elogia a sua forma de viver do seu conhecimento , e vocabulário isso me fascinou desde a primeira página .

Kamilla 26/07/2021

Nada infantil
Eu conhecia a história principalmente através das adaptações mais brandas adaptadas para o público infantil, que eu li há muito tempo atrás, e as versão filmadas. Senti que finalmente chegou a hora de tentar conhecer esse clássico em sua essência e procurei a versão integral e com ensaios e notas explicativas - essas versões da Penguin são muito boas.

Bom, as versões mais populares focam nas duas primeiras viagens, e são tratadas mais como uma comédia. Também achei as duas primeiras viagens as mais interessantes do livro, mas o tom é bem mais satírico e pessimista, mesmo conhecendo um pouco da história da Grã Bretanha, eu sinto que o livro é melhor aproveitado por quem conhece o contexto histórico com mais profundidade, mas as críticas feitas a sociedade ainda conseguem ser bem pertinentes e algumas se encaixaram bem demais em vários contextos atuais.

Achei a terceira viagem a menos interessante, mas tem alguns apontamentos muito interessantes a respeito do valor ciência, repressão política e história. Mas na maior parte do tempo me peguei discordando muito veementemente do ponto de vista do protagonista.

A quarta parte é um bom exemplo de "sua utopia é minha distopia", quase nada na sociedade equina e utópica me conquistou, é praticamente um totalitarismo que deu certo, onde as pessoas passam a vida com uma ausência quase total de paixões e se dobrando a opinião do grupo como forma de prolongar a harmonia social.

O personagem Gulliver é um narrador interessante, orgulhoso e ao mesmo tempo inseguro, curioso e ao mesmo tempo desconfiado e mente fechada e muito misantropo, com um lugar especial na sua misantropia para uma boa dose de misoginia, um bom retrato de muitos exploradores europeus da época.

É um daqueles livros para serem relidos de tempos em tempos, que provavelmente vai se apresentar de uma forma nova para mim quando eu reler daqui há alguns anos.