Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Michel.Nascimento 02/04/2021

Apesar de ser considerado um livro infantil, essa com certeza não foi a intensão do autor. É muito mais um livro crítico ao estado, ao comportamento humano, as nações. Em suas viagens é sempre comparado à cultura, ciência, política daqueles povos com o nosso mundo.

Ana Pereira 19/11/2022

Viagens de Gulliver

Na primeira parte, primeira viagem, quando Gulliver acorda em uma civilização de pessoas minúsculas, nos mostra, a percepção de quanto somos pequenos e insignificantes diante da vida.
Na segunda parte, na segunda viagem, o Gulliver é pequeno e vai parar numa cidade de gigantes. Onde ele consegue enxergar as impurezas das pessoas e ver detalhes da sordidez humana.
Na terceira parte, nesta viagem, ele faz uma crítica à ciência da época.
Na última parte e quarta viagem, fica bastante clara sua crítica à humanidade com a crueldade evidente, em comparação com a nobreza e sensibilidade dos cavalos. Escancara a bestialidade e crueldade do ser humano.

Luh 03/10/2020

Sempre o livro é melhor que o filme
Recentemente assisti a um filme baseado naa Viagens de Gulliver, e amei o filme. Foi uma mistura de aventura com comédia, com o ator Jack Black (sou muito fã dos trabalhos dele), e descobri que essa história era baseada em um livro, ai pronto, foi pra lista e ja queria ler.

Por sorte este livro esta sob domínio público então consegui uma cópia por ebook rapidinho e fui ler. Gulliver passou praticamente 16 anos de sua vida viajando, e em todas as viagens ele conhecia um povo e uma cultura completamente diferente do que o padrão europeu, e a cada lugar diferente visitado ele aprendia coisas novas, chegando a desejar nem retornar a sua pátria.

Uma verdadeira aventura vivida durante uma vida!

bobbie 04/04/2022

Não é apenas uma historinha fantástica: é uma obra satírica.
As viagens de Gulliver é um livro setecentista (século XVIII, anos 1701 em diante) que conta a história de um médico que não aguenta ficar em casa, por isso parte em sucessivas viagens marítimas, ainda que cada uma delas lhe reserve um susto e uma experiência de quase-morte. Através dessas viagens, partindo de eventos inesperados, ele chega a quatro países fictícios e conhece lugares/seres fantásticos. Os mais emblemáticos, na minha opinião, são os dois primeiros (onde ele é um gigante em relação à população nativa, onde ele é uma pessoa em miniatura em relação à população nativa, respectivamente) e o último, onde os homens são subalternos a uma população inteligente de... cavalos. Cada viagem reserva lugar para redescobertas, aprendizagens e, principalmente, muita sátira em relação à própria raça humana, seus costumes e hábitos, suas filosofias de vida. Através desse espelho distorcido, Swift vai nos confrontando com nossos dogmas e crenças, atitudes e posicionamentos, e em muitas vezes nos mostrando o quão mesquinhos e prepotentes podemos ser.

Silvana (@delivroemlivro) 05/12/2020

Um misantropo viajante
Quisera que toda insatisfação com a sociedade, toda misantropia e, inclusive, todo asco por aspectos físicos inerentes à condição biológica do ser humano se transformasse em literatura dessa qualidade. Quem dera!

Beca 09/07/2021

Aquele livro que eu só li pq estava na estante à séculos, eu gosto do filme e estava bem sem ânimo pra ler nada, por isso demorei muito pra ler, mas até que gostei, achei divertido e exótico, um livro mais infantil, e acaba ficando muito repetitivo em cada universo que ele visita, enfim bem sla.
Mais uma resenha pra contar no desafio skoob, pq tenho toc e quero tudo bonitinho ?

duda 18/12/2021

As Viagens de Gulliver
Achei bem dinâmico e gostei muito dos contrastes entre os povos. É interessante que o povo mais organizado era justamente aquele composto por seres não-humanos.
Mas não consigo deixar de ressaltar que o Gulliver é um babaca. Deixou a mulher grávida sozinha com o filho e foi dar bandinha por aí.

Edson 03/12/2021

Literalmente, uma viagem
Fui ler com o preconceito de sessão da tarde, e me surpreendi de forma positiva. Baita livrão (com umas brisas, claro), mas também com várias críticas a humanidade que mesmo sendo um livro de 1716 cabe sem folga em 2021.

Francisco 25/02/2021

Uma sátira aos costumes, às paixões humanas e à política como nenhuma outra
A obra nos traz as aventuras de Lemuel Gulliver ao longo de cerca de dezesseis anos e sete meses, que após o naufrágio de seu navio, o "Antelope", acorda na terra de Lilipute, onde os homens possuem cerca de 15 cm, possuem língua e política próprias.

Ao longo do livro, Gulliver é chamado pelos liliputianos de "quinbus flesterin" (Homen-montanha) e passa a ocupar uma situação politicamente e socialmente privilegiado junta à sociedade real da ilha de Lilipute. No entanto, posteriormente é traído e condenado à morte.

Em sua segunda viagem, Gulliver é levado a Brobdingnag, uma terra onde os homens são gigantes. Aqui, o autor fica em posse de um lavrador e sua filha Glumdalclitch, que lhe ensina o idioma local e entra para a corte real quando Gulliver é vendido à Rainha, passando a ocupar uma posição privilegiada junto à Sua Majestade.

Na terceira viagem, vai às terras de Laputa, Balnibarbi, Glubbdubdrib, Luggnagg e Japão. Em Laputa, o domínio real é uma Ilha Volante (Voadora) com fundação adamantina onde todos os indivíduos estão sempre absortos em especulações de toda natureza e são versados em astronomia. Em Balnibarbi, Gulliver encontrou uma Academia onde quase todas as pesquisas realizadas são inúteis e infundadas. Na ilha de Glubbdubdrib, a "ilha dos feiticeiros", as atividades necromantes do rei propiciou a Gulliver travar conhecimento com Aristóteles, Homero, Alexandre da Macedônia, César e Bruto. Já em Luggnagg, há uma classe de indivíduos imortais chamados de "struldbrugs". Quanto à sua viagem ao Japão não há pormenor algum.

Em sua quarta e última viagem, Gulliver enquanto capitão de um navio é levado ao país dos Houyhnhnms, onde os cavalos são seres racionais e os seres humanos são irracionais como uma espécie de primata sob o nome de "Yahoo".

São apresentados as formas de viver e os costumes de todas as terras por onde Gulliver passa como das disputas entre as ilhas de Lilliput e Blefuscu por frivolidades e sua divisão política dos cidadãos e da boa política do reinado de Brobdingnag.

Essa obra revela-se uma sátira (crítica) à política, à religião e aos costumes sociais muito bem construída por Swift que nos faz refletir bastante em muitos aspectos de nossa sociedade. Dessa forma, o texto é bem profundo e com linguagem bastante rebuscada nessa versão integral, diferente das versões voltadas para o público infanto-juvenil, mas que não tornou-se maçante em momento algum. Sem dúvida, essa é uma leitura mais que recomendada por nos fazer refletir em muitos pontos sobre nossas atitudes.

Georgeton.Leal 20/03/2022

Sátira e aventura na medida certa
Longe de ser o que muitas pessoas acham, "As Viagens de Gulliver" não é uma obra ingênua ou simplória. Nesse clássico, Jonathan Swift satiriza de forma muito inteligente a sociedade inglesa do século XVIII, tecendo várias críticas ousadas sobre a ambição e a hipocrisia humanas.
O protagonista, Lemuel Gulliver, é um médico-cirurgião que trabalha em navios e acaba se envolvendo em inesperadas aventuras por lugares estranhos e desconhecidos. Aqui vale lembrar que as adaptações que sempre vimos na TV retratam apenas a primeira aventura de Gulliver em Lilliput, mas na verdade, a história original é dividida em quatro partes que compreendem várias outras aventuras, como as viagens à Brobdingnag, à ilha flutuante de Laputa e à terra dos Houyhnhnms. A fim de não me estender muito, falarei um pouco apenas das quatro principais já citadas.
Em Lilliput, Gulliver encontra um reino formado por pequeninos homens, perante os quais ele é um gigante. Lá, se envolve no conflito entre os liliputianos e os habitantes de um país vizinho chamado Blefuscu. Já em Brobdingnag, acontece o contrário: Gulliver chega numa terra de gigantes, sendo a estatura dele minúscula diante de todos. Após ser descoberto, ele é transformado numa curiosa atração para os habitantes daquele reino e procura uma oportunidade para fugir daquele lugar. Em outra ocasião, quando visita a ilha flutuante de Laputa, o viajante conhece um povo bastante intelectual, obcecado pela música e matemática, mas que não aplicava seus conhecimentos de maneira conveniente, deixando de lado questões práticas do dia a dia. Na sua última aventura, Gulliver conhece a terra dos Houyhnhnms, uma raça de cavalos falantes que vivem numa sociedade altamente racional e organizada. Em contraste com os virtuosos Houyhnhnms, que são os governantes daquela região, há os Yahoos, seres humanoides que são uma espécie inferior e grosseira, muito similar ao homem primitivo.
Durante toda a leitura achei algumas passagens bem engraçadas devido a ácida ironia do autor. É claro que diversas analogias estão implícitas no texto e por isso, é necessário atentar a esses detalhes que, inclusive, fazem possíveis relações com personagens e fatos da época. Nesse quesito, seria interessante se alguma editora lançasse uma edição comentada desse clássico, pois muitas referências podem passar despercebidas ao leitor menos diligente.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/07/satira-e-aventura-na-medida-certa.html

Anna Julia 28/05/2020

Por mais Houyhnhnms
Impossível sair ileso desse livro. Foi incrível acompanhar as jornadas de Gulliver e perceber como ele é positivamente interferido por cada uma delas. Todas as viagens foram admiráveis, no entanto, a viagem que lhe permitiu conhecer os Houyhnhnms foi de extrema significância para mim, as críticas ascendidas nessa viagem permanecem sendo necessárias, lúcidas e de urgentes assimilações. Esse livro foi de extrema edificação humana.

Lari 25/05/2020

Para crianças mas principalmente para adultos
A leitura desse livro foi realmente prazerosa. No começo achei tudo muito fantasioso mas essa é uma das premissas da história, mesmo que o autor brinque que tudo aquilo foi verdade. Um dos pontos mais interessante desse livro para mim foram as críticas à sociedade daquela época (que diga-se de passagem, não mudou muito até agora), à nós, seres humanos, e nosso comportamento questionável. Me fez perceber o quanto parecemos irracionais com alguns atos e o quanto ainda temos a aprender. Definitivamente uma ótima leitura tanto para criança, quanto para adultos!

Madu 21/05/2020

Gulliver é um médico-cirurgião que trabalha em navios e ajuda os navegantes se por ventura algum deles apresentar qualquer problema de emergência. Ao longo de 17 anos, faz viagens a países desconhecidos. Países, esses, com população bastante peculiar.

Duquesa de Winnipeg 12/03/2021

Muito divertido
Gostei bastante, é simples e direto. Possui visões políticas, sociais e com bastante humor.

Mari 25/08/2021

Maravilhoso
Leitura extremamente interessante, divertida, retratando um aspecto ainda atual e muito importante de como somos recebidos e tratados em outro país, os aspectos e opiniões nesta questão, modo de vida, costumes diferentes.