Ruína e Ascensão

Ruína e Ascensão Leigh Bardugo

Resenhas - Ruína e Ascensão

Cíntia 23/03/2024

Demorei uns quantos dias pra ler o final da saga.

Não sei se foi meu momento, mas achei ele mais chatinho de ler, a história desenvolve bem, mas não sei pq não aguentava mais Alina kkk

Mas no todo da série curti bastante a história.

Miranda81 21/03/2024

Foi uma leitura muito agradável e que gostei muito de ter feito, não tinha como ser ser diferente na minha opinião, já que é uma mundo novo, diferente, com personagens apaixonantes de diferentes personalidades e que fizeram total diferença na história e na vida uns dos outros. Embora eu acredite que pode ser melhor explorado, não e nada que faça desmerecer esse livro.????

brenda1352 19/03/2024

O MALY!!!!!!!!!!
Meu amigo, reviravolta em cima de reviravolta.
mas o final foi meio xoxo, não vou mentir. o sturmhond virar o bicho o livro todo? tipo????
mas tive meu momento amor e romance alina&maly, perdoado.

Kevlen 19/03/2024

Sem palavras!
O que eu posso dizer desse livro? Dessa trilogia? São tantas emoções que não consigo escolher uma. Esse livro foi um mix tão grande de emoções, adrenalina, alegria, tristeza, raiva, tudo eu senti fazendo a leitura! Eu todos os conflitos eu ficava nervosa, com medo do que poderia vir a acontecer, como se eu tivesse junto com a Alina ali, e isso foi o mais incrível! A autora conseguiu conectar o leitor com os personagens.

Eu amei toda a trilogia. Amei como a autora não forçou um romance, deixou acontecer naturalmente, amei os personagens, principalmente a Alina e o Nikolai, amei a fantasia que foi construída e os plots!

Nunca imaginei que essa trilogia ia me encantar tanto, superou todas as minhas expectativas! Uma fantasia sensacional!

Vini Vieira 18/03/2024

Gostei :)
Confesso que, quando vi a avaliação mediana do livro aqui no Skoob, fiquei meio preocupado com a leitura, tal qual ser influenciável que sou kkkkkkk MASSS gostei. Acho que justamente pelo 3.8 ? encarei a leitura com a expectativa não tão alta, o que no final foi bom!!

Eu gostei da trilogia, pois consegui acompanhar bem a cronologia dos fatos e dos deslocamentos da Alina e, principalmente, me conectei com os personagens e com o seu crescimento pessoal ao longo da narrativa.

Esse terceiro volume, que traz à tona o desfecho do embate entre a "santa" e o "demônio", particularmente, apresentou alguns plots e reviravoltas que foram bem legais no que se tratou de injetar aquele ânimo quase que eufórico de ler e ler e ler até a última página pra saber como seriam as coisas!!

Um Darkling mais humano, uma Braga mãe/filha/irmã, uma Gênia despida da armadura da beleza, um Nikolai mártir, um Maly com um propósito muito maior do que apenas proteger a amada e uma Alina medrosamente corajosa. Esses foram os pontos altos!!

Como um apaixonado por fantasia, posso dizer que, apesar de não favoritar a série, a primeira trilogia me deu o gás e o incentivo pra querer conhecer ainda mais o trabalho da autora e sobre o Grishaverso ??

justhelem 18/03/2024

Bom, mas...
Seguindo a jornada dos outros livros, aqui finalmente temos a Alina, protagonista, que esperamos ver desde o início.

Assumindo a responsabilidade de seus poderes e agindo, fazendo o que deveria fazer e finalmente sendo corajosa, parando de fugir.

Continuo achando o romance meio "blé", sinto que faltou um tempero.

Teve um bom final, mas eu esperava algo mais incrível para o final do Darkling.

É uma trilogia legal, mas passei raiva demais com ela e sinto que não funcionou muito bem pra mim, me deixou a desejar em vários pontos.

Gostei da escrita da Leigh, mas tem uns nomes difíceis demais que eu só corri os olhos, sem condições de fazer leitura kkkkkk

Cibelle 17/03/2024

(4/5)

Apesar de não "concordar" com o final que a Alina escolheu para ela (e que de certa forma, também aconteceu sem ela querer), entendo que é o final que mais faz sentido para o que a personagem queria. Ela sempre deu sinais durante a saga do que queria e do que não queria, e conseguimos enxergar isso nas últimas páginas.

Achei que foi melhor do que o segundo livro, que deu uma estagnada em algumas partes e não teve taaanta ação quanto esse teve. Nikolai e Zoya foram meus personagens favoritos (sem querer dar spoilers do spin off), apesar da Zoya não ter taaanto tempo de cena.

As únicas coisas que me fizeram tirar uma estrela, foi por conta do final do Darkling (que era um excelente vilão), pois achei que foi muito "rápido" talvez, ou não equiparou com a grandiosidade dele. Estava esperando algo mais teatral quem sabe KKKKKK e foi... simples e até rápido. Também acredito que o papel do Maly e o que descobrimos sobre ele não foi tão bem explicado assim, apesar da escritora ter dado algumas dicas durante o livro, ficou um pouco turvo o que realmente aconteceu.

No geral, gostei bastante dos livros, vou sentir falta da saga e com certeza vou ler os spin offs

brandaod_ 17/03/2024

"Sakta Alina" "Aleksander" ?
Vamo lá, adorei a trilogia, me disseram que a Alina era insuportável, não achei não, tem umas horas que ela é um pouco chatinha, ainda mais no segundo livro que foca muito mais na relação dela com o Maly do que na história de fato, mas entendo que era pra desenvolver o casal.

Desenvolvimento de personagens no todo achei bem feito, nesse volume o Darkling ficou um pouco mais de lado o que deu um certo mistério à trama e focou muito mais no Nikolai o que eu adorei tmb.
História boa, desenvolvimento bom, plot twist daora demaiss, mas um detalhe no final caga um pouquinho.

Enfim, pelo tema dos livros eu imaginei que teria um final mais sombrio por isso me decepcionei um pouco, mas vale à pena a leitura sim, é super envolvente e escrita boa.

??SPOILER ALERT??
Coisas que me incomodaram nesse final foi a ressurreição do Maly com uma explicação totalmente forçada, ele poderia ter continuado morto, e a Alina poderia ter ficado sozinha e dado o nome do orfanato de Oretsev ou algo assim pra homenagear ele.
Além do Darkling também que morre por uma facadinha de nada. Mas a cena da Alina falando o nome dele na hora que a pira foi queimar, foi mt foda ?

Violet6 22/03/2024minha estante
Qual é a duologia do nikolai?

Jo.ferreiraaa 13/03/2024

Ruína e ascensão
Finalmente terminei essa trilogia, e esse com ctz foi o pior livro.

No começo eu estava amando os livros mas esse terceiro n me cativou nada, me irritei muito com os personagens tanto é que tinha abandonado esse livro em 2022 e só consegui voltar a ler esse ano.

Mesmo não gostando eu amei o Nikolai, simplesmente o melhor personagem, ele tem meu coração!!

O final não gostei nadinha, será que vale a pena mesmo ler a duologia de Six of Crows??
isaura 13/03/2024minha estante
Vale a pena, amg!! Six of crows é bem melhor que essa trilogia

Jo.ferreiraaa 15/03/2024minha estante
ai tomara mesmo, pq essa trilogia me decepcionou mt