Onde estivestes de noite

Onde estivestes de noite Clarice Lispector

Resenhas - Onde Estivestes De Noite

Guilhermo del Toró 12/10/2022

Nesses contos Clarice expõe sentimentos profundos e únicos, com histórias específicas que demonstram seus sentimentos, tão expressivos que os textos se tornam confusos as vezes

livrosmortificados 10/10/2022

uma clarice mais sombria
definitivamente o meu fav da clarice de todos que eu já li.
os contos, cronicas e desvaneios dessa coletânea são mais sombrios, vísceras e "abertos", parece que a clarice escreveu aqui sem medo nenhum, e vc realmente sente e se emociona com o que ela queria passar.

? A Procura de uma Dignidade

(posso esta completamente maluca mas esse conto me lembrou muito o filme X da a24, por conta do erotismo abordado)
nossa protagonista que é uma velha que se vê em um labirinto dentro do maracanã, sem saber como entrou ali dentro, vagando por corredores sombrios que remetem e fazem uma alegoria a própria mente da mulher, uma imensa confusão vazia.
nossa protagonista tbm tem uma certa negação em relação a sua velhice, vemos o tempo todo um querer de poder mudar o destino, o corpo...

"De pé no banheiro era tão anônima quanto uma galinha.
Numa fração de fugitivo segundo quase inconsciente vislumbrou que todas as pessoas são anônimas."

? Onde Estivestes a Noite

nunca li algo parecido a isso, tenho tantas impressões e nenhuma ao mesmo tempo.
um culto onde todos ficam sem consciência após ou uma alucinação coletiva?
acredito que seja um sonho onde todos vão alem da realidade e realizam seus verdadeiros desejos, podem ser a sua essência verdadeira.

"Tudo o que escrevi é verdade e existe. Existe uma mente universal que me guiou. Onde estivestes de noite? Ninguém sabe. Não tentes responder ? pelo amor de Deus. Não quero saber da resposta. Adeus. A-Deus."

É um ótimo livro pra começar a lê-la, não sei o pq de não falarem mais sobre ele.

Mi_ 21/09/2022

Foi bom, mas difícil de entender.
? Onde estivestes de noite, Clarice Lispector.

É a minha nova leitura da Clarice Lispector e como sempre ela consegue me surpreender em cada linha escrita.
É um livro de contos e até o momento li apenas os dois primeiros e confesso que já mexeram demais comigo.

? Conto 1. ?A procura de uma dignidade?

Uma idosa encontra-se perdida no estádio do Maracanã e se vê em conflito ao tentar voltar para a casa, de repente tudo vira um labirinto.

? Conto 2. ? A partida do trem?.

Duas mulheres se encontram no trem, uma jovem e a outra idosa, ambas divagam sobre a vida, morte, relacionamento amoroso e conflitos familiares.
Esta história me tocou bastante e me fez refletir sobre a vida e a velhice, que caso não morrermos antes, chegaremos lá, e quem não quer?

Página 22. ??
?Mas quando se trata da vida mesmo - quem nos ampara? pois, cada é um é um. E cada vida tem que ser amparada por essa própria vida desse cada-um. Cada um de nós: eis
com que contamos.?

#claricelispector#paginas#paginasgrifadas#book#booksbooksbooks#amolerlivros#leituradodia#leituracompartilhada

Angelica 03/09/2022

Apesar de já ter um pouco de bagagem em relação a leitura de Clarice, achei esse livro dificílimo de ler.
Algumas passagens fugiram completamente do meu entendimento, e por vezes me senti uma porta por não entender o que é que ela estava querendo dizer.

Mas apesar disso, senti (como sempre acontece quando leio a autora) que alguns contos são de uma profundidade tal que chega a nos deixar sem fôlego durante a leitura. Particularmente, fiquei encantada com os contos "A partida de trem", "Tanta mansidão" e "Vida ao natural".

Pra mim, mesmo com toda a dificuldade, vale a pena a experiência da leitura, pois acho maravilhoso enfrentar Clarice, sou uma grande entusiasta de seus livros, ainda que as vezes eu chegue ao final deles sentindo um turbilhão de coisas, que variam entre a admiração e o desespero por não tê-la compreendido bem.

clara 13/08/2022

primeiro livro que li da Clarice e eu tô admirada com a capacidade que essa mulher tem de traduzir tantos sentimentos através de seus textos. uma leitura muito profunda, difícil de ler as vezes, alguns contos eu tive que ler duas vezes pra entender alguma coisa, mas são muitos bons. o conto 'a partida do trem' me pegou demais, muito lindo.

s 12/08/2022

primeiro livro que li da clarice
confesso que estranhei um pouco a forma que ela escreve, mas logo percebi que é muito íntima, ela despoja seus pensamentos pro leitor, achei isso interessante

Luciana 08/08/2022

Preciso ler novamente em outro momento
Bom livro, difícil de ler as vezes mas bom. Preciso reler em outro momento, sim .
Sombrio! Uma boa opção de leitura

Isa 10/07/2022

Eu gosto muito dos contos da clarice. Esse livro tem uns fenomenais. Eu amo quando o escritor sente liberdade de escrever sobre o que quiser do jeito que quiser, senti que nesse livro a autora foi assim. Gostei muito da autenticidade

Verissimo 07/07/2022

Uma estranheza diferente
Aqui Clarice parece não mais somente encarnar no objeto citado, mas também estar presente na pessoa que cita. Nela mesma.

samuca 14/05/2022

O que é a vida?
Clarice, sem sombra de dúvidas é uma das minhas escritas favoritas. Não sei explicar, mas é isso.

Um mistério em sua escrita que vai além do que se espera, do possível e comum. Ler Clarice Lispector é uma surpresa. É se questionar sobre a morte e a vida.

veeemnds 05/03/2022

Onde estivestes de noite
vários textos, todos bem escritos e com um quê que prendem a gente. alguns um pouco complicados, mas todos interessantes.

emyzinhaxx 01/03/2022

espetacular
uma leitura muito profunda. de início foi bem complicada, mas logo no meio foi ficando mais fácil. contos perfeitos e complexos.

Uyara Maria 28/02/2022

Apesar de não entender algumas coisas?
A capacidade dela de transmitir tantos sentimentos nos seus textos me impressiona. Minha primeira experiência com ela e já estou totalmente apaixonada e totalmente tocada com oque ela escreve nesses contos?

Johnny 28/02/2022minha estante
??

bernardobdasilva 21/02/2022

incrivel
primeiro dela que li, estou abismado com a tamanha magia e jeito que ela tem de inscrever e de demonstar sentimentos, é algo que nunca li antes e fiquei muito encantado, realmente é pesado e triste mas algo que me surpreendeu demais.