Princípios básicos do comunismo

Princípios básicos do comunismo Friedrich Engels

Resenhas - Princípios básicos do comunismo

1 | 2 | 3 | 4

janice_lima1 06/04/2024

Engels fundamentou os elementos essenciais da teoria, de modo prévio, direto e compreensível.

Recomendo para os camaradas que querem uma base de conhecimento sobre o proletário, a Revolução Industrial e a abolição da propriedade privada.

"No dia em que os governos absolutos caírem, chegará a hora da luta entre os burgueses e os proletários."
AliJu 06/04/2024minha estante
Leitura importantíssima!!!

hk.liv 02/04/2024

Bonzinho
Enrolei o livro, mas foi muito legal. me trouxe bastante respostas sobre o comunismo. vai da é um tempo depois volto a ler mais sobre o tema

Pablo39 05/02/2024

Realmente o básico
"O comunismo é a doutrina das condições de libertação do proletariado."

O título não mente ao dizer que é o básico, a teoria marxista ainda não estava totalmente desenvolvida então temos algumas coisas prematuras e não aprofundadas.

Vassoler2 28/01/2024

Venceremos!
O proletariado é aquela classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital; [aquela classe] cujo bem e cujo sofrimento, cuja vida e cuja morte, cuja total existência dependem da procura do trabalho e, portanto, da alternância dos bons e dos maus tempos para o negócio, das flutuações de uma concorrência desenfreada. Numa palavra, o proletariado ou a classe dos proletários é a classe trabalhadora do século XIX.

endrick1 29/12/2023

Mais um lido com sucesso
Gostei sim do livro, ele é bem curtinho, rápido de ler q é uma blz

é ao msm tmp um livro temporal e atemporal, mas a parte temporal de forma alguma descredibiliza a obra ou coisa do tipo, é só um marcador histórico q tá ali presente te lembrando q Engels escreveu no séc. XIX e para o XIX (lembrando q há também a parte atemporal e bem atual de conceituação, esclarecimento de dúvidas, etc.)

e uma última observação é q eu achei bem interessante o modo q o Engels escreveu (perguntas & respostas), n sei se isso foi um fator pro livro ser didático, mas o fato concreto é q ele realmente é

isxcaparelli 21/12/2023

Resumo do livro
Origem do proletário - revolução industrial.

níveis do proletário - escravo (antiguidade), servo, artesão (idade média) e manufatureiro.

diferença entre proletário e escravo, servo, artesão e manufatureiro - os escravos se vendem a vida toda (o operário se vende durante horas), são alheios à concorrência, têm sua existência assegurada mesmo na miséria e conquistam sua liberdade com a abolição (o operário alcança a libertação somente com o fim da propriedade privada). os servos tem posse do instrumento de produção e porção de terra, têm sua libertação fugindo para as cidades e se tornando artesão/expulsando o senhor feudal e se tornando proprietário. os artesãos trabalham individualmente, possuindo seus próprios meios de produção (independentes e com suas ferramentas). o manufatureiro está envolvido na produção intermediária entre o artesanato e a indústria, mora no campo (o proletário é o trabalhador assalariado desprovido de propriedade dos meios de produção, alienado do processo produtivo).

a indústria oscila entre períodos de prosperidade e de crise.
as crises capitalistas condensam um conjunto de contradições, isto é, entre o desenvolvimento das forças produtivas (avanço tecnológico, aumento da produtividade em menos tempo) e as relações de produção (formas de organização de trabalho - quem faz, quem controla os recursos, quem distribui). a forma como as pessoas trabalham juntas e se organizam na sociedade está relacionada ao nível de avanço tecnológico e material existente naquele momento, então, se as ferramentas/tecnologia mudam, as formas como as pessoas trabalham e a sociedade se organiza também podem mudar. quando as forças produtivas entram em contradição com as relações, abre-se uma época de crise e a luta de classes se intensifica (ou a burguesia se fortalece - como na pandemia, que os bilionários tiveram aumento no salário - ou a classe trabalhadora enfrenta e revoluciona).

infraestrutura - meios de produção, relações de produção (relações entre homem e natureza e homem e homem - proprietário e proletário), direitos de propriedade sobre os meios, forças produtivas como tecnologia/ciência, forças econômicas.
superestrutura - estado, direito, ideologia, religião, cultura, moral, polícia (forma de dominação ideológica e institucional, relações não-econômicas)

fases do capitalismo.
declínio do feudalismo (XIV) - mercantilismo (expansão marítima e acumulação primitiva de capitais, metalismo, balança comercial favorável, colonialismo)
renascimento/revolução comercial (XVI/XVIII) - surgimento de uma classe burguesa mais proeminente e o declínio do poder da nobreza feudal. empresas comerciais e bancos, formação de mercados nacionais e internacionais, e uma mudança na mentalidade econômica.
capitalismo industrial (XVIII) - produção manual para a produção mecanizada (1º rev. industrial) até a 1º guerra mundial, imperialismo
capitalismo financeiro (XIX/XX) - liberalismo, keynesianismo
globalização - 3º rev. industrial, neoliberalismo

medidas principais como consequência necessária - restrição da propriedade privada por meio de impostos progressivos, abolição da herança por parte das linhas colaterais, expropriação gradual dos latifundiários, obrigação do trabalho para todos os membros da sociedade até à completa abolição da propriedade privada, igualdade de direito de herança para os filhos ilegítimos legítimos, concentração de todo sistema de transporte nas mãos da nação. (nem todas estas medidas podem ser empreendidas de uma vez só).

resultados da abolição da propriedade privada - expansão da produção num grau tal que satisfaça as necessidades de todos, aniquilação total das classes e seus antagonismos, eliminação da divisão do trabalho etc.

os socialistas se dividem em 3 classes.
1º - partidários da sociedade feudal patriarcal que foi aniquilada (procura restabelecer o domínio da aristocracia
2º - socialistas burgueses (conservar a sociedade atual, mas eliminar os males que a ela estão ligados - apoiar medidas como direitos trabalhistas, seguridade social e outras reformas que melhorem as condições de vida dos trabalhadores, mas sem desafiar a propriedade privada dos meios de produção)
3º - socialistas democráticos

Maria 03/12/2023

Estou começando a ler sobre comunismo, então não sei muito be como avaliar. Foi bom pra esclarecer alguns conceitos e ótimo pra quem é iniciante no assunto.

Anderson Menezes 30/08/2023

Livro essencial
Uma obra resumida através de perguntas sobre o tão sonhado comunismo. Nele você aprende o que é comunismo, burguesia, proletariado o socialismo e entre outras coisas mais. Super recomendo.

livia 07/08/2023

Mais ou menos :/
é um livro bem explicativo, apesar da linguagem mais antiga, acabei não dando muitas estrelas porque é um livro não completo, tem mas lacunas não respondidas

rafinhakjkjkj 10/07/2023

??
Era p eu ter começado com esse, a explicação é em tópicos a linguagem é MUITO mais fácil e super tranquila poucas palavras são complicadas, esse aqui é realmente p iniciantes. Tô adorando essa fase de livros comunistas

_izz.1d 08/07/2023

Princípios básicos q precisam de contextualização histórica
Estabelece bem mais coisas que o manifesto, algumas que até são futuramente alteradas. é bem um esboço, até tem perguntas que não são respondidas.
achei mais complicado de entender, por precisar do contexto de tal guerra pra saber do que exatamente ele tá falando, além de conter cartas e resoluções arrastaadas.

enfim, mesmo assim indico bastante se você tá procurando estudar sobre comunismo. como eu disse no começo, é bem mais completinho que o manifesto

Titi 05/07/2023

O comunismo e suas doutrinas
Neste pequeno livro, Friedrich Engels propões por meio de um modelo e perguntas e respostas esclarecer a doutrina comunista, e fazer uma compilação das principais questões que eram vigentes na época, tais como "quais foram as consequências da revolução industrial?", "O que é o proletariado?"... Ele de fato cumpre com seu propósito, entretanto Engels não consegue oferecer pra uma justificativa satisfatória para suas doutrinas, de tal modo que ele constrói todo edifício sobre um solo arenoso que pode a qualquer momento desabar, e de fato desaba com os filósofos da escolas austríaca, especificamente com as críticas do Hayek.

RielReis 24/06/2023

Fascinado pelo marxismo
Esse é o rascunho para o Manifesto Comunista, porém, escrito de forma de catequese (onde são respondidas perguntas prontas). Recomendo a leitura tanto desse livro, quando do próprio Manifesto Comunista.

nessa.combinato 12/06/2023

Realmente básico
Tem uma linguagem fácil e fluida, é escrito em um modelo de perguntas e respostas então da pra ler muito rápido. Algumas coisas ditas aqui são melhor reformuladas ou alteradas em livros posteriores e mais completos. Realmente básico é introdutório, muito bom pra quem não sabe nada sobre o comunismo ou tem muitas visões errôneas, mas praticamente não muda nada pra quem já conhece sobre.

alicegranger 06/06/2023

Até que gostei, ainda fiquei com algumas dúvidas mas pelo que eu entendi alguns assuntos vão ser tratados melhor do Manifesto Comunista, que tem um estudo maior do que a época que esse livro foi publicado

1 | 2 | 3 | 4