Princípios básicos do comunismo

Princípios básicos do comunismo Friedrich Engels

Resenhas - Princípios básicos do comunismo

1 | 2 | 3 | 4

janice_lima1 06/04/2024

Engels fundamentou os elementos essenciais da teoria, de modo prévio, direto e compreensível.

Recomendo para os camaradas que querem uma base de conhecimento sobre o proletário, a Revolução Industrial e a abolição da propriedade privada.

"No dia em que os governos absolutos caírem, chegará a hora da luta entre os burgueses e os proletários."
AliJu 06/04/2024minha estante
Leitura importantíssima!!!

Sávio Guimarães 28/03/2023minha estante
Quero emprestado ?

Valério 29/12/2014

Fora do tempo
O raciocínio exposto pelo autor nos textos (aqui há, além de os princípios básicos do comunismo, alguns outros textos, como cartas escritar por Engels para destinatários diversos) deixa muito claro como o discurso protagonizado por Engels e por seu amigo pessoal e tutelado Marx faziam sentido na época em que foi escrito. Mas que não fazem o menor sentido hoje em dia.
À época, era praticamente impossível alguém subir na vida, por mais que se esforçasse, apenas com o fruto de seu trabalho, se nascesse pobre.
O que não acontece hoje. A progressão social, mais que nunca, depende do esforço de cada um (com exceções, logicamente, mas a exceção não exclui a regra)

Esperava um pouco mais, não apenas do livro, muito curto, como também das ideias do autor. Em seu próprio texto, confessa que ele e Marx pensaram na teoria, mas que há sérias dificuldades quando se tenta colocar estas ideias em prática.

Tendo por base o livro "Utopia", escrito por Thomas More por volta de 1.500, chega-se à mesma conclusão: Acreditar no comunismo/socialismo é construir querer construir um castelo nas nuvens. A ideia é linda, mas impraticável.

A grande falha de Engels, Marx e More é imaginar que, mundando-se a forma política, social e econômica, o ser humano sujeito a este novo regime deixará de ser o que é por natureza: Individualista.

Os três (e o seu séquito atual) acham que com essas mudanças, todos automaticamente passarão a ser bonzinhos, solidários, cooperativos, esforçados e honestos.

Eu gostaria que fosse verdade...

Alex 03/08/2017

O TEMPO NÃO COMPROVOU A TEORIA
Uma obra que traz, além dos princípios do comunismo, diversas cartas escritas por Friedrich Engels, esclarecendo a intenção e lógica que buscavam aqueles que viam o crescimento das riquezas nas mãos de alguns poucos, ao passo que a maioria da sociedade ia se diluindo num antro de miséria. Nem mesmo os escravos, na visão de Engels, sofreriam tanto quanto o proletariado, que se via diante de uma disputa direta com seus pares para poder subsistir.

Quando nos deparamos com escritos como este, produzidos há 150 anos, precisamos seguir a velha máxima que o sociólogo Max Weber sintetizou: "é preciso enxergar o passado com os olhos do passado". No momento em que a revolução industrial tomava forma na Inglaterra, a tomada dos meios de produção por aqueles que detinham o capital era uma ameaça real à sociedade. Negar isto seria tanto hipócrita quanto inocente. E, em busca de uma revolução na sociedade que pudesse evitar que no longo prazo o capitalismo destruísse a própria humanidade do proletariado, Engels (e Marx) produziram sua filosofia utópica, uma ideia linda, mas que se mostrou, ao longo dos séculos, impraticável.
Hoje podemos perceber que o capitalismo não proibiu nenhum ocupante da base da cadeia de subir na vida com o fruto do próprio trabalho. Nascer pobre não condena ninguém a morrer pobre, embora os entusiastas desta ideologia falha ainda queiram assim acreditar.

O grande erro de Engels (e de todos os envolvidos com a divulgação da luta de classes em prol de uma sociedade menos capitalista e mais igualitária) foi acreditar que uma mudança política resultaria na mudança individual das pessoas.
O regime político pode mudar infinitas vezes mas, organicamente, as pessoas participantes da sociedade são, por natureza, como são: egoístas e egocêntricas.
Fôssemos nós solidários, cooperativos e honestos, talvez o regime comunista chegasse a ser aquilo que seus idealizadores sonharam. Por enquanto, que o mercado se autorregule e que todos tenham a liberdade de ser e buscar o que quiserem.

Jéssica 01/02/2021

Muito claro e didático
Nesse texto, escrito meses antes da elaboração do manifesto comunista, Engels explica os conceitos mais importantes do comunismo de forma muito didática e direta. Achei uma leitura agradável e muito amigável pra quem está começando a estudar comunismo e marxismo.

alanamendesm 11/02/2021

uiuiui bem didático
bem didático e me ajudou a entender um pouco mais o objetivo do socialismo é isto

Aila Cristina 21/02/2021

Realizei a leitura deste livro junto aos colegas do Grupo Geografia e Marxismo.
Escrito em 1847, a obra apresenta questões e respostas sobre comunismo, o proletariado, burguesia, classes sociais, propriedade privada, trabalho, mercadoria e revolução, indicando algumas definições e caminhos, pensada para aquele período histórico. No entanto, o que mais chamou a minha atenção no livro é atualidade de algumas passagens da obra, principalmente, quando ele apresenta a definição e as condições de vida do proletariado. Esse trecho ilustra o porquê da atualidade "O proletariado é aquela classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital; [aquela classe] cujo bem e cujo sofrimento, cuja vida e cuja morte, cuja total existência dependem da procura do trabalho (...). Porém, vale ressaltar que algumas das teses aqui apresentadas foram revisitas pelo autor ao longo da sua trajetória intelectual.

thingagain 16/07/2021

muito didático e mostra que social democratas ou então do lado do comunismo ou representando a burguesia.

Malu 15/09/2021

Excelente resumo
O livro apresenta de maneira bem didática as principais ideias da teoria literária do comunismo bem como contém ainda algumas cartas que apresentam comentários a respeito da luta do proletariado revolucionário no século XIX.

guilhermecardoso 07/01/2022

Esclarecimento
Nesse livro há diversos esclarecimentos que os anticomunistas ignoram. Abolir a propriedade privada quer dizer que ninguém vai ter bens ? não, só a propriedade privada dos meios de produção que devem ser socializadas.

Comunismo é contra a religião? Não
Há duas perguntas que são respondidas em uma só palavra

22.ª P[ergunta]: Qual será a atitude da organização comunista face às nacionalidades existentes?

- fica [N37]
23.ª P[ergunta]: Qual será a sua atitude face às religiões existentes?

- fica

Simplesmente ficam, não tem o que discutir

Daniela551 15/08/2022

PERFEITO
Acho que esse é uma leitura obrigatória!! Várias questões são muito esclarecedoras...
Com certeza irei voltar nesse texto mais vezes!
Livro de cabeceira de qualquer comunista, sem duvidas

Leite 12/10/2022

Princípios Básicos do Comunismo
Para quem está iniciando os estudos sobre comunismo como eu, a parte inicial é fundamental, entitulada "Princípios Básicos do Comunismo". Esta traz conceitos de forma didática, a partir de perguntas e respostas. Confesso que não pude aproveitar muito do restante do livro, que apresenta cartas escritas pelo Engels, numa linguagem não mais introdutória, e se referindo a momentos históricos específicos. No entanto, mesmo pulando certas partes das cartas, pude extrair algumas boas reflexões, como a que vai a seguir, interessante para se pensar o posicionamento da esquerda radical diante do cenário eleitoral atual brasileiro:

"Se nós estamos obrigados a apoiar todo o movimento popular real, estamos também obrigados a não sacrificar o núcleo mal acabado de formar do nosso partido proletário e a não deixar dizimar em motins locais e estéreis o proletariado.
Se, pelo contrário, o movimento for verdadeiramente nacional, os nossos homens estarão nele antes que se lhes possa lançar uma palavra de ordem, e a nossa participação nele dar-se-á por si. Mas, então, deveria estar entendido, e nós deveríamos proclamá-lo alto, que nós tomamos parte como partido independente, aliado de momento aos radicais ou republicanos, mas inteiramente distinto deles; que nós não temos ilusões acerca do resultado da luta, em caso de vitória; que esse resultado, longe de nos satisfazer, não será para nós senão uma etapa ganha, nova base de operações para conquistas ulteriores; que, no próprio dia da vitória, os nossos caminhos se separarão e que, desde esse dia, formaremos, face ao novo governo, a nova oposição, a oposição, não reacionária, mas progressiva, oposição de extrema-esquerda, oposição que levará a novas conquistas para além do terreno ganho."

Icaro Yuri 17/12/2022

Documento histórico interessante
Esse livro, escrito pelo Engels no formato de catecismo é como se fosse um "rascunho" do Manifesto do Partido Comunista, que seria posteriormente escrito junto de Marx.

lucca 04/01/2023

gostei, mas não recomendo
Princípios do partido comunista. Caso você for entendedor do assunto recomendo fortemente, porém, se for leigo, não recomendo. A primeira dificuldade é a própria tradução que é antiga e arcaica, mas isso se deve a edição. A segunda dificuldade é entender a história do comunismo com a mais pura clareza. Tirando isso, é um livro que educa as pessoas a cerca do comunismo e mostra como ele foi pensado por Engels.

karlmarxs 11/01/2023

esse livro foi um abridor de águas no meu início da leitura comunista/marxista, ajudou a desmistificar as ideias que eu tinha sobre o comunismo e suas vertentes (ideias essas implantadas na minha cabeça pelo sistema capitalista) e na definição do que realmente é o comunismo. Acredito que muito em breve conseguirei ler livros maiores e melhores!

1 | 2 | 3 | 4