Princípios básicos do comunismo

Princípios básicos do comunismo Friedrich Engels

Resenhas - Princípios básicos do comunismo

1 | 2 | 3 | 4

Aila Cristina 21/02/2021

Realizei a leitura deste livro junto aos colegas do Grupo Geografia e Marxismo.
Escrito em 1847, a obra apresenta questões e respostas sobre comunismo, o proletariado, burguesia, classes sociais, propriedade privada, trabalho, mercadoria e revolução, indicando algumas definições e caminhos, pensada para aquele período histórico. No entanto, o que mais chamou a minha atenção no livro é atualidade de algumas passagens da obra, principalmente, quando ele apresenta a definição e as condições de vida do proletariado. Esse trecho ilustra o porquê da atualidade "O proletariado é aquela classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital; [aquela classe] cujo bem e cujo sofrimento, cuja vida e cuja morte, cuja total existência dependem da procura do trabalho (...). Porém, vale ressaltar que algumas das teses aqui apresentadas foram revisitas pelo autor ao longo da sua trajetória intelectual.

Maria 03/12/2023

Estou começando a ler sobre comunismo, então não sei muito be como avaliar. Foi bom pra esclarecer alguns conceitos e ótimo pra quem é iniciante no assunto.

Sofia 23/02/2023

Importantíssimo
Livro de fácil leitura que eu considero até mais importante que o próprio manifesto do partido comunista.
Livro é escrito em formato de perguntas e respostas e tem de uma maneira simples tudo que quem está começando a estudar sobre o comunismo precisaria saber.
Tem desde passos a serem seguidos a religião no comunismo leitura importantíssima.

Malu 15/09/2021

Excelente resumo
O livro apresenta de maneira bem didática as principais ideias da teoria literária do comunismo bem como contém ainda algumas cartas que apresentam comentários a respeito da luta do proletariado revolucionário no século XIX.

b3li.notess 23/03/2023

??
O título já diz o tema que o livro vai abordar. Ele é bem fácil e bom pra dar uma pesquisada e refrescada na memória, é um livro de estudo mesmo.

Alex Corrêa 21/03/2023

Bem didático
Acompanhei a leitura com o audiobook do mesmo, consegui me concentrar mais. O que é muito bom tendo em vista que meus pensamentos se dispersam muito.

LuAs 04/04/2023

Histórico e esclarecedor
Engels, por meio de perguntas "comuns", descreve resposta acerca do comunismo. A leitura é muito esclarecedora na medida que elucida dúvidas simples e mais iniciais acerca do tema, de maneira bem explicada e com exemplos muito interessantes referentes à época de Engels.
Dentro do texto faz a análise da conjuntura política de diversos países e sua expectativa material-histórica para início de uma revolução comunista, de acordo com a situação do lugar enquanto poder da burguesia.
Considero o texto histórico porque, além de relatar os aspectos referentes à época (sec. XIX), Engels explana mazelas mais palpáveis do tempo, com análises ainda não 100% definidas de temas, como é verificado nas perguntas sem resposta.
Concluindo, é uma ótima leitura rápida para entender aspectos básicos do comunismo, e munir-se de mais informações frente a questões similares postas no texto. Ressaltando que certas teses descritas foram revisitadas por Engels.
Venceremos.

Alex 03/08/2017

O TEMPO NÃO COMPROVOU A TEORIA
Uma obra que traz, além dos princípios do comunismo, diversas cartas escritas por Friedrich Engels, esclarecendo a intenção e lógica que buscavam aqueles que viam o crescimento das riquezas nas mãos de alguns poucos, ao passo que a maioria da sociedade ia se diluindo num antro de miséria. Nem mesmo os escravos, na visão de Engels, sofreriam tanto quanto o proletariado, que se via diante de uma disputa direta com seus pares para poder subsistir.

Quando nos deparamos com escritos como este, produzidos há 150 anos, precisamos seguir a velha máxima que o sociólogo Max Weber sintetizou: "é preciso enxergar o passado com os olhos do passado". No momento em que a revolução industrial tomava forma na Inglaterra, a tomada dos meios de produção por aqueles que detinham o capital era uma ameaça real à sociedade. Negar isto seria tanto hipócrita quanto inocente. E, em busca de uma revolução na sociedade que pudesse evitar que no longo prazo o capitalismo destruísse a própria humanidade do proletariado, Engels (e Marx) produziram sua filosofia utópica, uma ideia linda, mas que se mostrou, ao longo dos séculos, impraticável.
Hoje podemos perceber que o capitalismo não proibiu nenhum ocupante da base da cadeia de subir na vida com o fruto do próprio trabalho. Nascer pobre não condena ninguém a morrer pobre, embora os entusiastas desta ideologia falha ainda queiram assim acreditar.

O grande erro de Engels (e de todos os envolvidos com a divulgação da luta de classes em prol de uma sociedade menos capitalista e mais igualitária) foi acreditar que uma mudança política resultaria na mudança individual das pessoas.
O regime político pode mudar infinitas vezes mas, organicamente, as pessoas participantes da sociedade são, por natureza, como são: egoístas e egocêntricas.
Fôssemos nós solidários, cooperativos e honestos, talvez o regime comunista chegasse a ser aquilo que seus idealizadores sonharam. Por enquanto, que o mercado se autorregule e que todos tenham a liberdade de ser e buscar o que quiserem.

hk.liv 02/04/2024

Bonzinho
Enrolei o livro, mas foi muito legal. me trouxe bastante respostas sobre o comunismo. vai da é um tempo depois volto a ler mais sobre o tema

Vassoler2 28/01/2024

Venceremos!
O proletariado é aquela classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital; [aquela classe] cujo bem e cujo sofrimento, cuja vida e cuja morte, cuja total existência dependem da procura do trabalho e, portanto, da alternância dos bons e dos maus tempos para o negócio, das flutuações de uma concorrência desenfreada. Numa palavra, o proletariado ou a classe dos proletários é a classe trabalhadora do século XIX.

marilusantos 24/03/2023

No começo do livro eu nao tava entendendo nada e no final parecia que eu tava no começo. é tudo muito confuso e so faltou me dar dor de cabeça de tanta informação que meu cérebro tava tentando absorver, tive que ler com um dicionário do lado e nem é meme, mas eu gostei de ler um pouco sobre o comunismo e vou tentar assistir vídeos pra entender mais sobre o assunto.

Titi 05/07/2023

O comunismo e suas doutrinas
Neste pequeno livro, Friedrich Engels propões por meio de um modelo e perguntas e respostas esclarecer a doutrina comunista, e fazer uma compilação das principais questões que eram vigentes na época, tais como "quais foram as consequências da revolução industrial?", "O que é o proletariado?"... Ele de fato cumpre com seu propósito, entretanto Engels não consegue oferecer pra uma justificativa satisfatória para suas doutrinas, de tal modo que ele constrói todo edifício sobre um solo arenoso que pode a qualquer momento desabar, e de fato desaba com os filósofos da escolas austríaca, especificamente com as críticas do Hayek.

laisnows 18/01/2023

recomendo pros comunas iniciantes
se quer começar tuas leituras marxistas não vá direto no manifesto comunista, ele é curto mas tem alguns termos complicados, esse livro vai responder muitas dúvidas e vai te deixar com outras dúvidas então é bom ler umas 2 ou 3 vezes pra compreender melhor, mas depois tu pega o jeito e boa, li acompanhando o podcast "audioteca crítica" no spotify

Vinana 21/01/2023

Show
O primeiro capítulo é perfeito, perguntas e respostas bem diretas sobre o que é o comunismo, é direto e muito claro. Engels escreve muito bem, e o livro te acostuma com a escrita do autor através das cartas enviadas para colegas do mesmo, essas são bem esclarecedoras e de fácil entendimento. É um livro muito bacana, mas com textos difíceis mais para o final que acabam tirando um pouco da objetividade e facilidade do começo. Não deixa de ser importantíssimo e muito show.

RielReis 24/06/2023

Fascinado pelo marxismo
Esse é o rascunho para o Manifesto Comunista, porém, escrito de forma de catequese (onde são respondidas perguntas prontas). Recomendo a leitura tanto desse livro, quando do próprio Manifesto Comunista.

1 | 2 | 3 | 4