Princípios básicos do comunismo

Princípios básicos do comunismo Friedrich Engels

Resenhas - Princípios básicos do comunismo

1 | 2 | 3 | 4

Luquinhaaassss 28/01/2023

Esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha em relação ao comunismo, foi uma grande surpresa pois não esperava o formato que o livro foi escrito, ajuda muita a compreensão dos tópicos.

Gabriely 17/03/2023

Princípio basico do comunismo
Bom?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

janice_lima1 06/04/2024

Engels fundamentou os elementos essenciais da teoria, de modo prévio, direto e compreensível.

Recomendo para os camaradas que querem uma base de conhecimento sobre o proletário, a Revolução Industrial e a abolição da propriedade privada.

"No dia em que os governos absolutos caírem, chegará a hora da luta entre os burgueses e os proletários."
AliJu 06/04/2024minha estante
Leitura importantíssima!!!

Bele 27/01/2023

Realmente muito bom e explicativo,agora só resta seguir com a leitura e expandir meus conhecimentos

laviniast91 08/03/2023

Necessário
Gostei muito, ajuda a entender alguns pontos levantados no próprio manifesto. Acho que é impossível não entender os princípios básicos do comunismo depois de ler esse livro. Tinha alguns errinhos gramaticais, mas nada que incomodou muito.

hiraimango 14/01/2023

Leitura obrigatória para quem quer estudar comunismo!
Decidi ler antes de ler o Manifesto pois descobri que se trata de um "rascunho" do que viria a ser a obra escrita por Marx e Engels. Por se tratar dos princípios básicos do comunismo, como intitulado, eu acho recomendável pra quem está iniciando nos estudos e é leigo no assunto (como eu). Gostei muito de ler esse livro, é uma leitura bem didática e me esclareceu diversos conceitos. Me fez ficar mais ansiosa para ler o manifesto do partido comunista

Valério 29/12/2014

Fora do tempo
O raciocínio exposto pelo autor nos textos (aqui há, além de os princípios básicos do comunismo, alguns outros textos, como cartas escritar por Engels para destinatários diversos) deixa muito claro como o discurso protagonizado por Engels e por seu amigo pessoal e tutelado Marx faziam sentido na época em que foi escrito. Mas que não fazem o menor sentido hoje em dia.
À época, era praticamente impossível alguém subir na vida, por mais que se esforçasse, apenas com o fruto de seu trabalho, se nascesse pobre.
O que não acontece hoje. A progressão social, mais que nunca, depende do esforço de cada um (com exceções, logicamente, mas a exceção não exclui a regra)

Esperava um pouco mais, não apenas do livro, muito curto, como também das ideias do autor. Em seu próprio texto, confessa que ele e Marx pensaram na teoria, mas que há sérias dificuldades quando se tenta colocar estas ideias em prática.

Tendo por base o livro "Utopia", escrito por Thomas More por volta de 1.500, chega-se à mesma conclusão: Acreditar no comunismo/socialismo é construir querer construir um castelo nas nuvens. A ideia é linda, mas impraticável.

A grande falha de Engels, Marx e More é imaginar que, mundando-se a forma política, social e econômica, o ser humano sujeito a este novo regime deixará de ser o que é por natureza: Individualista.

Os três (e o seu séquito atual) acham que com essas mudanças, todos automaticamente passarão a ser bonzinhos, solidários, cooperativos, esforçados e honestos.

Eu gostaria que fosse verdade...

bonlecteur 03/03/2023

Achei o livro bom, tem uma leitura rápida e fluída, se é assim que se fala..
Ele responde algumas perguntas sobre o assunto.

alicegranger 06/06/2023

Até que gostei, ainda fiquei com algumas dúvidas mas pelo que eu entendi alguns assuntos vão ser tratados melhor do Manifesto Comunista, que tem um estudo maior do que a época que esse livro foi publicado

portgasfav 21/05/2023

é escrito em forma de perguntas onde o Engels as responde. gostei muito, fácil de entender, é curtinho, enfim, muito bom

Jamile162 01/05/2023

A primeira, parte é bem interessante e fácil de ler, e tem toda essa perspectivas de antes do manifesto e tal, mas as partes das cartas são bem mais difíceis de entender, por precisarem de um contexto. Acho q alguns conceitos foram dados de forma mais simples do que no Manifesto

Daniela551 15/08/2022

PERFEITO
Acho que esse é uma leitura obrigatória!! Várias questões são muito esclarecedoras...
Com certeza irei voltar nesse texto mais vezes!
Livro de cabeceira de qualquer comunista, sem duvidas

Marina 18/04/2023

É bem introdutório e serve como ponto de partida, mesmo tendo coisas que mais tarde os próprios autores reviram.

larireisf 05/04/2023

Muito fundamental para o compreender melhor o comunismo, principalmente para quem está iniciando os estudos

Julliana 30/03/2023

Livro necessário para quem quer entender mais sobre como funciona e sobre o que é o comunismo, super indico!

1 | 2 | 3 | 4