Princípios básicos do comunismo

Resenhas - Princípios básicos do comunismo

1 | 2 | 3 | 4

Jéssica 01/02/2021

Muito claro e didático
Nesse texto, escrito meses antes da elaboração do manifesto comunista, Engels explica os conceitos mais importantes do comunismo de forma muito didática e direta. Achei uma leitura agradável e muito amigável pra quem está começando a estudar comunismo e marxismo.

Anderson Menezes 30/08/2023

Livro essencial
Uma obra resumida através de perguntas sobre o tão sonhado comunismo. Nele você aprende o que é comunismo, burguesia, proletariado o socialismo e entre outras coisas mais. Super recomendo.

Ezio2 15/02/2023

Melhor forma de iniciar no comunismo
Já li 3 vezes, mas sempre vale mais uma, é um texto curto mas que tira muitas das dúvidas de muitas pessoas acerca do que é comunismo. Recomendo sempre esse pra quem começar a estudar sobre, antes mesmo do manifesto ou qualquer outra obra. Engels escreve muito bem, e a forma do texto dividido em tópicos auxilia muito na compreensão da mensagem. Apesar de ser bem antigo, é impressionante ver como muitas passagens continuam atuais. Obviamente, também há algumas que já estão ultrapassadas.

livia 07/08/2023

Mais ou menos :/
é um livro bem explicativo, apesar da linguagem mais antiga, acabei não dando muitas estrelas porque é um livro não completo, tem mas lacunas não respondidas

thingagain 16/07/2021

muito didático e mostra que social democratas ou então do lado do comunismo ou representando a burguesia.

Sávio Guimarães 28/03/2023minha estante
Quero emprestado ?

PedrokaTBHC 25/03/2023

Muito bom pra quem está iniciando.
O livro é muito didático e simples(feito pra ser fácil de entender). Infelizmente é meio óbvio o pensamento incompleto em certas partes, mas ao ler o Manifesto Comunista fica bem mais coerente. Curtinho e fácil. Mto bom pros iniciantes da leitura comunista.

Gabriely 17/03/2023

Princípio basico do comunismo
Bom?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

laviniast91 08/03/2023

Necessário
Gostei muito, ajuda a entender alguns pontos levantados no próprio manifesto. Acho que é impossível não entender os princípios básicos do comunismo depois de ler esse livro. Tinha alguns errinhos gramaticais, mas nada que incomodou muito.

_izz.1d 08/07/2023

Princípios básicos q precisam de contextualização histórica
Estabelece bem mais coisas que o manifesto, algumas que até são futuramente alteradas. é bem um esboço, até tem perguntas que não são respondidas.
achei mais complicado de entender, por precisar do contexto de tal guerra pra saber do que exatamente ele tá falando, além de conter cartas e resoluções arrastaadas.

enfim, mesmo assim indico bastante se você tá procurando estudar sobre comunismo. como eu disse no começo, é bem mais completinho que o manifesto

janice_lima1 06/04/2024

Engels fundamentou os elementos essenciais da teoria, de modo prévio, direto e compreensível.

Recomendo para os camaradas que querem uma base de conhecimento sobre o proletário, a Revolução Industrial e a abolição da propriedade privada.

"No dia em que os governos absolutos caírem, chegará a hora da luta entre os burgueses e os proletários."
AliJu 06/04/2024minha estante
Leitura importantíssima!!!

thami 17/02/2023

Leitura boa e bastante didática, o engels escreve de uma maneira bem fácil de entender e bastante esclarecedora para quem está começando a estudar sobre o comunismo

Leite 12/10/2022

Princípios Básicos do Comunismo
Para quem está iniciando os estudos sobre comunismo como eu, a parte inicial é fundamental, entitulada "Princípios Básicos do Comunismo". Esta traz conceitos de forma didática, a partir de perguntas e respostas. Confesso que não pude aproveitar muito do restante do livro, que apresenta cartas escritas pelo Engels, numa linguagem não mais introdutória, e se referindo a momentos históricos específicos. No entanto, mesmo pulando certas partes das cartas, pude extrair algumas boas reflexões, como a que vai a seguir, interessante para se pensar o posicionamento da esquerda radical diante do cenário eleitoral atual brasileiro:

"Se nós estamos obrigados a apoiar todo o movimento popular real, estamos também obrigados a não sacrificar o núcleo mal acabado de formar do nosso partido proletário e a não deixar dizimar em motins locais e estéreis o proletariado.
Se, pelo contrário, o movimento for verdadeiramente nacional, os nossos homens estarão nele antes que se lhes possa lançar uma palavra de ordem, e a nossa participação nele dar-se-á por si. Mas, então, deveria estar entendido, e nós deveríamos proclamá-lo alto, que nós tomamos parte como partido independente, aliado de momento aos radicais ou republicanos, mas inteiramente distinto deles; que nós não temos ilusões acerca do resultado da luta, em caso de vitória; que esse resultado, longe de nos satisfazer, não será para nós senão uma etapa ganha, nova base de operações para conquistas ulteriores; que, no próprio dia da vitória, os nossos caminhos se separarão e que, desde esse dia, formaremos, face ao novo governo, a nova oposição, a oposição, não reacionária, mas progressiva, oposição de extrema-esquerda, oposição que levará a novas conquistas para além do terreno ganho."

Icaro Yuri 17/12/2022

Documento histórico interessante
Esse livro, escrito pelo Engels no formato de catecismo é como se fosse um "rascunho" do Manifesto do Partido Comunista, que seria posteriormente escrito junto de Marx.

lucca 04/01/2023

gostei, mas não recomendo
Princípios do partido comunista. Caso você for entendedor do assunto recomendo fortemente, porém, se for leigo, não recomendo. A primeira dificuldade é a própria tradução que é antiga e arcaica, mas isso se deve a edição. A segunda dificuldade é entender a história do comunismo com a mais pura clareza. Tirando isso, é um livro que educa as pessoas a cerca do comunismo e mostra como ele foi pensado por Engels.

1 | 2 | 3 | 4