O Sobrevivente

O Sobrevivente Aleksander Henryk Laks...

Resenhas - O Sobrevivente

1 | 2 | 3 | 4

Suzane 13/04/2009

Emocionante, triste,forte.
Conheci o próprio Aleksander em uma palestra dada no colegio em que eu estudava, no ano de 2007.Ele é um senhor encantador e muito sofrido.Conta com uma destreza absoluta sua história de vida e o que passou na mão dos nazistas.Chorei assim como todos presentes na palestra com seus relatos sobre tudo que sofreu.É uma história emocionante e que não deve acontecer jamais.E é por esse mnotivo que hoje mesmo com sua idade muito avaçada ele continua dando palestras por todo o brasil, para mostrar que esse horror tem que ser combatido pois resquicios ainda existem vivos em uma parcela da sociedade.Ainda não consgeui ler seu livro, mas será minha proxima aquisição.
mfru 04/03/2010minha estante
Gostaria de ouvir uma palestra do Aleksander. Me emocionei muito ao ler biografia dele.

Juliana 12/12/2012minha estante
Poxa, deve ter sido muito legal poder ver uma palestra de alguem que viveu esses horrores.

Nicole 28/02/2014minha estante
Também o conheci numa palestra dada no colegio que eu estudava em 2010, o mais emocionante para mim, além da historia de vida dele, foi a foto de quando ele era criança em que só ele estava sorrindo.

Kallyne 24/02/2015minha estante
Também assisti uma palestra dele em 2002. Foi simplesmente maravilhosa.

Aninha Anjinho 19/06/2019minha estante
Uma lição de vida, perseverança,conheci o próprio Aleksander em uma palestra dada para o colégio onde eu estudava ja na época com a intenção de me formar em História.Ele era um encanto de pessoas mesmo tendo passado pelas atrocidades que passou narrava a historia da sua vida com sorriso no rosto.Chorei diversas vezes em sua narração alias todos os presentes.Um relato bastante fiel do extermínio judeu pela Alemanha nazista.Relatos de homem que vivenciou tudo ainda na fragilidade de um menino,viu sua mãe fazer de tudo para manter sua vida,viu sua família se acabar viu a dor e o sofrimento vivido no gueto de Lodz, a pressão em ir para o campo de extermínio de Chelmno, da sua tragetoria traumática e escapatoria, do campo de concentração do Dr.Mengele - O anjo da morte - em Auschwitz. O livro também narra sua vinda para o Brasil onde pode recomeçar sua vida, contando a todos a monstruosidade dos campos de Concentração.Ter vivido para conhecer de perto esse HOMEM foi espetacular... Hoje sou um Professora de Historia e com essa Maravilhosa passagem para se contar...

Ro 14/12/2020minha estante
Eu o conheci na Firth,juntamente com vários sobreviventes do holocausto,Sr Alfredo Freidenberger,Sr Milton e outros tbm na rádio Bandeirantes onde respondia perguntas de um livro q falava sobre o campo de concentração de Treblinka.

Ro 14/12/2020minha estante
Fierj . Já morreram todos infelizmente .Um tremendo legado para qualquer país q quer entrar pela ideologia socialista, e quer e deve à qualq

Ro 14/12/2020minha estante
E quer e deve evita -la a qualquer preço,mesmo q esse preço à pagar, seja com a própria vida .

Mila 06/12/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos ?

Kattye 09/05/2022minha estante
Eu também o conheci em uma palestra. Depoimento muito forte.

Felipe Mendes 17/02/2012

Magistral História
Esse foi sem dúvida um dos melhores e mais surpreendentes livros que já li. Esta semana ao concluir a leitura deste, não pude deixar de chorar. O drama real me fez derramar emoções de profunda dó, beirando-me a melancolia em certas passagens. Ver o pai e a mãe no caminho para a morte não é fácil.
A qualquer que ler esse livro, não se pode deixar de notar que o que aconteceu a ele poderia ter acontecido com qualquer um de nós, em qualquer tempo.
O passado serve para se recordar. Milhões de pessoas passaram por isso. O que se vê em documentários é uma coisa. Mas o livro, este, excepcionalmente, perfaz a totalidade dos judeus e outras pessoas que sofreram muito nas mãos de tirânicos e suas armas em massa. Uma carnificina arrasadora.

Como brasileiro posso dizer, que ALEKSANDER HENRYK LAKS é uma testemunha viva da mais brutal perseguição engendrada contra seres humanos — na história!
Que Deus conforte o coração de todos ainda vivos.
Felipe Mendes 19/03/2012minha estante
Verdade. :'(

Thiago 17/10/2022

Já fiz a leitura desse livro pelo o menos duas vezes no meu ensino médio.
Levei o livro para sala de aula com o acompanhamento da minha professora de história. Que juntos fizemos um grande debate em sala para aprofundarmos nossos estudos sobre a Segunda Guerra Mundial.

Os debates foram ricos, nos mostrou o quão desprezível o ser humano pode ser quando a busca pelo poder supera a sanidade mental.

Os modos de torturas, os exercícios que levavam a exaustão psíquica, as humilhações, a incerteza se conseguiriam sair vivos daquele inferno.

Vivemos em um cenário político mundial que caminha a passos largos para atrocidades que não temos noção.

Guerra da Ucrânia contra o louco do Putin, a ditadura de Daniel Ortega no Nicarágua, guerras civis na África, a busca do poder no oriente médio onde grupos terroristas em nome da "fé" matam, tiram o direito de liberdade religiosa, o direito da mulher, o direito de ser livre.

O ser humano não é desprezível quando quer.

Recomendo a leitura a todos que tiverem a oportunidade de fazê-la.
Talitha 17/10/2022minha estante
Tive que parar pra respirar várias vezes pra ler esse livro. Muito pesado e chocante

San... 30/12/2011

Um relato bastante fiel do exterminio judeu pela Alemanha nazista. Percebe-se com distinção duas realidades: um povo que se deixa dominar e massacrar docilmente, do qual tudo foi roubado, principalmente a condição humana. Diante do horror vivido por esse povo, os demais povos se fizeram cegos, alheios, acovardados. Poucos foram os gestos de solidariedade... De outro lado, um povo que se deixou guiar até as raias da completa ignomínia, que se deixou dominar pelo poder, transformando-se em verdadeiros animais traiçoeiros, feras abestalhadas e sem controle da própria maldade. Uma realidade que mesmo em nossos piores pesadelos jamais deve repetir-se. É fato que o holocausto judeu já vai longe, mas é fato também que os acontecimentos que enlamearam um pais todo, fazendo de seu povo os filhos de uma besta feroz, cobrindo a Alemanha de vergonha, devem ser combatidos, uma vez que temos muito presentes o preconceito, a violência desenfreada, o falso conceito de superioridade, a intolerância. É fato que devemos manter abertos nossos olhos e nos policiarmos com constância, afim de impedir que outros holocaustos ocorram.

Mariana Studart 04/08/2010

Triste, emocionante e fascinante
Fiquei fascinada com Aleksander no exato momento em que o vi entrando no auditório da minha escola para um relato de sua vida durante o holocausto. Na época, estava estudando sobre a 2ª Guerra Mundial e ter um relato de alguém que sofreu com ela todas as piores consequencias foi uma esperiencia unica, assim como a leitura deste livro.
O autor relata os sofrimentos pelo qual passou, muitos dos quais nós nunca imaginariamos em tamanha atrocidade. Ele foi separado de sua mãe assim que chegou a Auschwitz e viu a mesma ser encaminhada para a morte, além de assistir seu pai morrer após a tão temida "marcha da morte". A cada ato de crueldade que esse senhor sofria e relatava em seu livro meu coração ficava apertado e pensando nos muitos que também sofreram.
No livro, ele apresenta a nós, leitores, raras fotos que ele possui daquela época (a maioria delas enviadas a parentes durante a Guerra, antes da família se entregar aos nazistas).
Esse relato de vida nos ajuda a perceber "a necessidade de maior tolerância entre os seres humanos".
Recomendo a todos!

F.Flammarion 25/01/2011

O garoto.
Este narra muito bem as atrocidades praticadas pelos nazistas contras os judeus. São os relatos de homem que vivenciou tudo ainda na fragilidade de um menino, são fatos que perturbam o leitor diante da crueldade e o sadismo "humano". O mais impressionante de toda a historia é que o garoto sobreviveu e hoje conta sua experiencia sobre a dor e o sofrimento vivido no gueto de Lodz, a pressão em ir para o campo de exterminio de Chelmno, da sua tragetoria traumatica e escapatoria, do campo de consetração do Dr.Mengele - O anjo da morte - em Auschwitz. O livro também narra sua vinda para o Brasil onde pode recomeçar sua vida, contando a todos a monstruosidade do exercito de Hitler.

Rubinho.Meneses 28/01/2011minha estante
O rapaz sofreu um bocado não foi Filipe ??? Boa resenha.

Ju ^^ 20/12/2011

O sobrevivente - Memórias de um Brasileiro que Escapou de Auschwitz
Aleksander Henryk Laks, 72, relata os sofrimentos inimagináveis aos quais foi submetido e conta como conseguiu a eles sobreviver. Seu calvário começou quando o exército nazista invadiu a Polônia, em setembro de 1939. A partir daí, sua vida e de sua família transformou-se numa luta diária pela sobrevivência. Aleksander , deparou-se com amigos e parentes amarrados ou enforcados no alto de postes da sua cidade natal, Lodz, e viu soldados alemães arrancarem as barbas de judeus com as mãos, deixando suas faces em carne viva. No entanto, este foi apenas o começo da série de crueldades impingidas aos judeus. Levados para diversos campos de concentração, Aleksander viu sua mãe pela última vez ao descer do trem que os levou para Auschwitz, lugar onde viveu os momentos mais torturantes da sua vida. Uma das torturas mais comuns era o método número 25. Os judeus eram amarrados de bruços em cavaletes e espancados nas costas com pedaços de pau, esmigalhando os rins que saiam junto com o sangue através dos poros. Depois de ver sua mãe caminhar para a câmara incineradora, assistiu a morte de seu pai que não resistiu às semanas de caminhada na chamada "Marcha da Morte", de mais de 500 quilômetros, entre vários campos de concentração. Dos 600 prisioneiros que partiram de Auschwitz, apenas 50 sobreviveram. E novamente Aleksander estava entre eles. A redenção veio junto com a chegada do exército aliado. Aleksander foi salvo pelas tropas que interceptaram o trem que o levava de um campo de concentração para outro. A certeza de que seu calvário teria fim veio na forma de um copo de leite quente, entregue por um soldado aliado. Aleksander Henryk Laks tem 72 anos e vive em Copacabana no Rio de Janeiro.

Este livro é ÓTIMO. Claro, é dolorosamente triste, mas a lição que nos passa de não desistir da vida é linda. O livro conta a história de Aleksander Henryk e sua família, judeus que precisam lutar para viver em meio ao horror da Guerra. Com uma narrativa fácil, e histórias de tirar o fôlego, você vai querer ler esse livro de uma só vez. É triste ver até que ponto as pessoas podem chegar, quanta maldade podem fazer. Mas é lindo ver que outras pessoas, ainda sentem amor, confiança em Deus e esperança na vida.

Um resumo de uma vida que sobreviveu ao Holocausto, mostrando a verdadeira realidade que os judeus e outros povos viveram durante a segunda grande guerra. É meio difícil acreditar que o que foi relatado no livro possa mesmo ter acontecido, a brutalidade, a vida nos campos. Para quem gosta de história, é um bom livro para se ler. E o mais incrível é que apesar de tudo que Henryk viveu, ele continua contado esse momento da sua vida para outras pessoas, acredito que se fosse eu, não conseguiria ficar revivendo a dor, a tristeza!
Me emocionei muito quando estava lendo esse livro, muitas atrocidades aconteçem, e me fez muitas vezes perguntar: isso aconteceu mesmo?
não é duvidando da autenticidade da História, mas sim me perguntando como esses humanos(nazistas) desenvolveram esses sentimentos maléficos, desumanos, que os fizeram cometer essas atrocidades conta outros humanos?
O inacreditável é que nas últimas páginas, ele diz que: (...) Apesar de tudo, não sou uma pessoa amarga e não sinto ódio (...).!
Uma história de superação muito bonita, porém triste, mas demonstra uma história magnífica de superação!!
Indico Muito" Principalmente para leitores que gostam de ler livros que retratam a Segunda Guerra Mundial!

Luciane 01/12/2011

Dura realidade da Segunda Guerra Mundial
É história verídica de um judeus polonês, desde os confinamentos nos guetos até os campos de concentração, a caminhada da morte e por fim a libertação, sua sobrevivência após o fim da guerra até a vinda ao Brasil.
É uma história muito triste e dura. São inacreditáveis de tão desumanas as atrocidades cometidas pelos homens de Adolf Hitler.
Este livro é do Círculo Sobre a Segunda Guerra Mundial no Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Lívia Denadai 11/02/2012

wow
pesado.
peeeesado

Mari 28/10/2012

''Às vezes, sinto-me culpado por ter sobrevivido. Minha mãe morreu no primeiro campo; meu pai, no último. Por que eu sobrevivi? O que determinou que eu vivesse e outros morressem? Por mais de dez vezes, estive diante da morte e, por ação do acaso ou de

Entrei no Facebook hoje e vi que é aniversário do segundo homem que mais admiro (sim gente, ele tem Facebook). Conheci Aleksander Henryk Laks no dia 20 de outubro de 2010 em uma palestra no meu antigo colégio. Quando anunciaram que ele iria lá logo fiquei surpresa. Até então não sabia que existiam sobreviventes do holocausto aqui no Rio de Janeiro e ter a oportunidade de conhecê-lo me deixou muito feliz. Desde que comecei a estudar sobre a Segunda Guerra Mundial fui mais a fundo no assunto: via filmes, lia livros, pesquisava na internet e principalmente conversava com duas grandes amigas minhas que são judias (uma que mora aqui no Rio e outra é Israelense) tanto para poder saber mais não só sobre o que aconteceu naquela época, como saber sobre a religião judaica. Sou católica, mas tudo o que aquele povo passou me fez ficar impressionada e independente de religião, admiro o Sr. Laks com todas as minhas forças.

Aleksander Henryk Laks é um judeu nascido em Lodz, na Polônia. Sua mãe faleceu após as complicações de seu parto. Aos doze anos ele viu sua cidade virar ''o gueto'', um lugar onde somente judeus viviam, e que acabou se tornando um lugar seguro para eles apesar dos maus tratos que eles sofriam dos nazistas, que faziam de tudo para humilhar os judeus sem nenhum motivo. Aleksander nem era um adolescente quando já tinha que lidar com fome, morte e miséria.

Depois de um tempo judeus começaram a sair diariamente do gueto e eram levados para um lugar que Aleksander viria a conhecer no futuro, mas que até então, não sabia se era melhor ou pior do que onde estava. A busca por comida começou a ficar mais e mais difícil, até que Aleksander teve que embarcar com sua família para o lugar que até então era uma incógnita, mas agora tinha um nome: Auschwitz, um campo de concentração/extermínio onde tudo iria piorar mais.

Foi em Auschwitz que Aleksander viveu 6 anos em meio a fome, viu sua segunda mãe caminhar para a morte, viu seu pai morrer de disenteria e se viu sozinho tendo que recomeçar do zero quando se ficou livre de Auchwitz. Seu pai tinha uma irmã no Rio de Janeiro, e ao lembrar-se de que seu pai havia dito à família que caso eles se separassem, o encontro seria no Rio de Janeiro, ele enviou uma carta ao Comitê Judaico do Rio de Janeiro. Essa carta foi publicada em um jornal e chegou por acaso nas mãos da família dele (por acaso MESMO, já que a família não era assinantes do jornal e o carteiro entregou o jornal que pertencia a um assinante para o tio de Aleksander).

Chorei ao ler algumas cenas do livro. Ler e pensar que o autor passou por todas as aquelas torturas e barbaridades me fez pensar em como reclamamos de tão pouco no nosso dia-a-dia, quando ao mesmo tempo pessoas estão por aí sem ter o que comer, sem ter como viver e sem ter a família por perto. Aleksander é e foi um guerreiro desde o momento no qual foi retirado de sua casa pelos nazistas quando era pequeno. Ele resistiu por diversas vezes, por diversos motivos, mas não deixou de lutar nem por um minuto, mesmo pensando que não era mais possível.

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/10/o-sobrevivente-aleksander-henryk-laks.html

Erica 02/04/2012

Ele que teve força sobrenatural...
É um apelo para as novas gerações, para que não aconteça nunca mais o que houve com os judeus. Uma história muito sofrida e marcante. Mostra o real valor da vida, o amor da família e a capacidade do ser humano na maldade. Aprendi que temos que dar valor ao que temos, o teto sobre nossas cabeças, a comida na mesa, os parentes vivos e amados em segurança. O que foi contato nessas páginas, não era pra ter sido de nosso conhecimento, mas Aleksander teve força sobrenatural para poder nos contar, mesmo sofrendo toda vez que conta, ele faz o que o pai pediu. Sinto muito orgulho de ter conhecido esse homem e ter o abraçado, porque ele foi realmente um héroi em ter vivido tudo isso e ainda assim, amar a todos incodicionalmente. É uma pessoa rara que teve uma vida sempre com a sombra do Holocausto, imposível esquecer as dores e nós chegamos a viver parte do sofrimento dele nessas páginas. O nosso conhecimento sobre o que aconteceu pode nos fazer evitar que isso aconteça novamente. Obrigada, Aleksander, por toda sua força em nos mostrar o que a humanidade é capaz de fazer baseados em preconceitos e ganancia. Tomara que sua missão de mostrar isso para as novas gerações seja ouvido e praticado, eu pretendo passar esse conhecimento para meus filhos e os que virão. Sua história será contada e preservada nesse livro, muito mais que o seu pai pediu, porque eu acredito e sei que muitos também. Mais uma vez, obrigada.

Felipe Lopes 24/07/2012

História verídica
Um prato cheio para quem gosta de histórias verídicas, Heniek soube mais do que ninguém vivenciar os horrores cometidos pelo III Reich que tinha como comandante-mor o ex soldado de guerra "Adolf Hitler.
Enviado para o principal campo de concentração (Auschwitz )juntamente com sua família, que sumariamente foi eliminada, o jovem Heniek lutava para um dia ser livre e todo aquele horror da guerra terminasse tão logo.

Leitura muita boa... muito triste também a longa caminhada deste senhor para chegar ao Brasil!

Anhy Menires 14/02/2013

“Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz”

Uma história de 12 capítulos contada pelo próprio sobrevivente.

Aleksander nasceu em Lodz, Polônia, nascido de um parto complicado, sua mãe teve complicações e morreu. Aos doze anos ele presencia as foças alemãs invadindo a Polônia, e vê sua cidade virar gueto. O gueto logo se tornou o lugar mais seguro, mesmo não sendo. A fome, a miséria, o desespero no rosto do povo era visível. Aleksander mal chegara a sua adolescência e agora fugia doperigo da morte que o seguia em cada esquina. Os nazistas torturavam, humilhavam os judeus sem nenhum motivo, só pelo simples prazer de vê-los sofrendo. Todo dia um grupo de judeus eram tirados do gueto e levados para um campo de extermínio. Da mesma forma, Aleksander embarcou em um trem com sua família. Foram levados a um campo de concentração chamado Auschwitz, ele não esperava que essa viagem fosse apenas o inicio de um sofrimento interminável, nem ele sabe como conseguiu escapar da morte depois de tudo que viveu.

Um livro forte que conta as piores atrocidades do Holocausto.

Recomendo paratodas as pessoas. Desde que seja corajoso o suficiente para duvidarda frieza do homem.

1 | 2 | 3 | 4