A confissão de Lúcio

A confissão de Lúcio Mário de Sá-Carneiro

Resenhas - A Confissão de Lúcio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabrielly 16/03/2021

No início a leitura é meio sofrida, mas na medida em que se avança a história começa a se tornar interessante. O livro é bem curto e preciso dizer que me surpreendi com ele. Super indico!

Marcelo217 16/01/2021

Eloquente demais
Fiquei "cozinhando" esse livro por mais de um ano, quando retornei, não lembrava mais de nada e tive que relê-lo desde o início.
O livro em si não chega a ser desagradável, mas há um lirismo muito exagerado na escrita, muitas vezes a compreensão fica comprometida. As sinestesias, às vezes, eram só um amontoado de palavras sem sentido. Para mim, que gosto quando a narrativa me dá espaço para imaginar, não me agradou a condução da história, onde os sentimentos eram super descritos..
O personagem Lúcio não me agradou, pois pensava de uma forma e agia de outra. Era muito omisso às suas vontades e ao meu ver, sofreu à toa.
Fazendo uma análise literária, a história se assemelha muito com a vida do autor. Talvez tenha sido uma versão da qual ele idealizava a sua própria vida. De fato, é bem modernista e representa muito bem a expressão portuguesa deste movimento literário.

Polliana 14/01/2021

A Confissão de Lúcio
A confissão de Lúcio
Mário de Sá-Carneiro

Após dez anos de prisão, Lúcio conta a história de sua inocência, a história é narrada do fim para o início, vamos acompanhar o nascimento de uma grande amizade e um triângulo amoroso, em que os personagens são o lúcio, Ricardo e a Marta ( esposa do Ricardo).

Na literatura nacional o Machado de Assis deixou um grande enigma, afinal Capitu traiu ou não traiu o Bentinho? Na literatura portuguesa o grande enigma está na obra escrita pelo Mário de Sá-Carneiro :
Marta existe?
Não é spoiler

O romance é uma carta de confissão do protagonista, o que torna o texto verossímil, mas ao mesmo tempo temos só a palavra do lúcio narrando os acontecimentos. O lúcio é um narrador confiável? Devo informar que a leitura deixa mais dúvidas que respostas.

Uma obra maravilhosa, não fiz uma resenha, interessante que você comece a leitura sabendo o mínimo, a experiência é mais enriquecedora.

com certeza a leitura dessa novela foi um das melhores experiências. recomendo A confissão de lúcio, com certeza quero ler outras obras do autor.

Mário de Sá Carneiro nasceu em Lisboa em 19 de maio de 1890; suicídio em Paris, em 26 de abril de 1916. Seu grande amigo foi o poeta Fernando Pessoa, inclusive tem o compilado com as cartas trocadas entre eles.

⭐⭐⭐⭐⭐💜

site: https://www.instagram.com/p/CECFJbhjJ8j/?utm_source=ig_web_copy_link

idkvixo 30/12/2020

Perfeito!!!
"Todo eu agora era dúvidas. Em coisa alguma acreditava. Nem sequer na minha obsessão."
Muito difícil ler o livro e nao destacar nenhuma frase ou nenhum momento. A leitura é simplesmente incrível, daquele tipo que flui perfeitamente, sendo fácil de ler e de se prender na história. O autor junta três temas que eu particularmente amo muito ler: morte, loucura e sensualidade, além disso, ele traz uma visão sobre homossexualidade de uma maneira sutil e diferente de qualquer coisa que ja vi antes. Ler livros assim me faz pensar seriamente em estudar literatura na faculdade, pois, mesmo estando idealizando totalmente o curso, fico entusiasmada com a ideia de poder descobrir e estudar sobre autores como Mario De Sá Carneiro. A confissão de Lucio é com certeza o melhor livro que li esse ano.

30/11/2020

Acho que já li este livro antes
Pra começar a resenha: sim, o título é uma referência à exile de Taylor Swift. Obrigada pela atenção e vamos para a minha crítica quanto à Confissão de Lúcio.

Esse livro me foi recomendado por uma amiga com a graaaande revelação de que havia um romance gay no meio. Certo, devo dizer que me foi extremamente decepcionante saber desde o início o rumo que esse livro iria tomar.

Essa é também uma das minhas primeiras leituras portuguesas e é de longe um dos livros mais razoáveis que já toquei. A história é extremamente previsível e soa muito familiar para ser verdade. O início do livro é um pouco chato, só se tornando interessante na metade e ainda assim parece demorar para desenrolar.

A escrita do autor não me agradou muito, tendo um tom um pouco superficial e fazer críticas sociais rasas. Achei que iria me deparar com ótimas observações, mas dei de cara com uma parede.

Lucas Conradi 08/07/2020

Aquele tipo de livro que termina e você fica q?? mas num sentido bom! e façam terapia pra não ficar como o Lúcio.

rafa moreno 13/09/2009

a confissão
É incrível como a mente humana nos engana. Durante a maior parte do livro eu fui envolvido pela história e não quis compreender o que realmente se passava e no final do livro tudo veio à tona e me senti enganado pelo autor. Foi divertido

Navi.Azuos 25/04/2020

É Isso!
Que livro lindo, estranho, maravilhoso, nada com nada, profundo, raso... Só Mário para ter uma mente brilhante e produzir algo deste tipo.

César 16/02/2020

Trata-se de uma leitura imprevisível com uma reviravolta que extrapola os limites do admissível. Confesso que escolhi a obra convencido da sua originalidade por tratar de um relacionamento entre dois amigos que supera o vínculo afetivo mas que também não se basta no envolvimento amoroso. A ordem dos sentimentos experimentados por Lúcio e Ricardo paira além da expressão do desejo e flerta com a identidade e a compreensão mútua. Um envolvimento que, por não poder ser consumado fisicamente, engendra um meio místico de se fazer existir.

Lorena K. 28/07/2018

Horrendo!
Li este livro com toda a boa vontade do mundo, pois gosto muito dos poemas de Mário de Sá-Carneiro e nunca havia lido nenhuma prosa sua... que triste decepção! O livro é pedante, raso e vergonhoso. A história não diz nada de bom, e desde o comecinho do livro eu já o esperava. Nada salva este livro: enredo, modo de escrita, tema, ambientação, personagens. Se este livro sumisse do mundo não faria nenhum estrago na literatura.

Thiaguinho 1995 17/07/2018

Uma verdadeira surpresa para mim.
Me declaro completamente surpreendido com esse livro.
Quando um conhecido me indicou, comprei-o achando que seria nada mais que um bom livro; porém, eu estava errado.
O livro é sensacional, prende até o leitor mais desinteressado ? como eu, não quero entrar em detalhes sobre essa história fascinante, mas posso garantir, a quem possa interessar, que trata-se de uma história surpreendente com um final perturbador.

P.S: Por sinal, vale dizer que é um livro curto, com esforço e boa vontade, da para ler de uma só vez.

Laura 18/05/2018

Interessante
Este não é um livro que eu conscientemente pegaria na estante, mas não significa que não tenha aproveitado a leitura.

O autor usa de uma línguagem leve, quase poética, para suas descrições, e a trama depende um tanto da abstração do leitor para levar a cabo a leitura.

Bem rápido e fácil de ler, mas alguns furos (intencionais ou não) e repetições na trama deixam a desejar.

Inês Montenegro 12/05/2018

"Associamos confissão à admissão de algo negativo, de algo feito de mau e para o qual desejamos expiação. Apesar de ser, a seu modo, uma expiação, a história contraria essa ideia, começando assim por surpreender o leitor logo no início: algo que torna a relação título/obra num factor de engenho. (...)"

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2018/05/12/a-confissao-de-lucio-mario-de-sa-carneiro/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6