O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Helena 28/09/2020

Paciência é a resposta para tudo...
Deu muito preguiça de ler o livro porque ate a parte dois, é a mesma coisa, avó ruim, a mãe longe e as crianças querendo sair do quarto e o sótão. Vai ficando cada vez melhor a história.
Um ponto positivo é que, mesmo sendo meio pacato, você começa a pensar em muitas coisas, criando  muitaas suposições, querendo terminar logo o livro pra saber tudo.
Nao acho que precisace dos outros livros da serie da família foxworth, pois o final desse livro é simplesmente perfeito, sem precisar ter continuação.
Nao recomendo para quem quer sentir algum suspense ou qualquer sentimento que faça com que vc leia o livro em 3 dias. Voce vai sentir apenas raiva e dó.

Priscila 25/09/2020

História envolvente e necessária
Questões familiares, religiosas e ambições são tratadas na história de forma que muitas vezes me fez sentir arrepios e até mesmo sentir ódio de alguns personagens, vale muito a pena!

ferbrito__ 18/08/2020

É um livro muito bom. Senti muita pena dos meninos por terem vivido tanto tempo em um porão. Mas como a história se desenrola é incrível.

Maria Cláudia 12/08/2020

O Jardim dos Esquecidos
O Jardim dos Esquecidos - V. C. Andrews

"Sei agora que ela olhou para Chris e para mim a procura de sinais que indicassem nossa inocência ou nossa sexualidade despertando. E o que viu deve ter dado a ela a certeza de que ainda éramos crianças, mas ela deveria ter pensado melhor."

Imagine que você é uma menina de 12 anos com uma família perfeita e uma beleza acima da média, que de repente vê seu mundo mudar após uma tragédia. E que do dia para noite você junto com seu irmão mais velho e os dois mais novos são trancados em um quarto pela mãe e avó sob o pretexto de que aquilo é para o bem de vocês e que logo um avô malvado irá morrer deixando para vocês e sua mãe uma herança tão grandiosa que vocês teriam que viver mais 10 vidas para gastar tudo. Porém, os dias viram semanas, as semana meses que por sua vez viram anos. E com o ir e vir das estações vão-se as esperanças e sua juventude.
É através dos olhos dessa menina, Cathy que conhecemos o início da história trágica dos Dollanganger. Ela passa 3 anos trancada com seus irmãos em um quarto tendo como único atrativo um sótão escuro e cheio de coisas velhas. Vigiados o tempo todo sob os olhos feios e severos da avó e esquecidos aos poucos pela mãe eles trilham um caminho sem estrada que os leva a dor, descobertas e ao amor.
Uma das coisas que mais chamou minha atenção na história é como a beleza é o tempo todo exaltada, como o fato de se casar com um homem / mulher belo e gerar filhos belos é importante. Mas o livro é muito mais que isso, ele é denso e muitas vezes angustiante. Afinal, temos dois jovens que de repente precisam se tornar os pais de seus irmãos mais novos em razão da negligência de sua mãe. E em meio ao medo e as dúvidas, Chris e Cathy, se vem lidando com as transformações de seus corpos e a luta com sentimentos que eles só imaginavam que poderiam ter por não membros da família.
Será que eles estariam fadados a repetir os pecados dos pais? Seriam eles crias do demônio, pecadores como sua avó dizia? Ou seriam dois jovens irmãos que descobriram um no outro uma forma de não enlouquecerem fechados naquele cômodo, sozinhos e convivendo com o desespero e a morte

Amandopoless 18/07/2020

Uma casa...
Um sótão...
Quatro histórias...
Quatro segredos...

Karol Vicente 14/07/2020

Leitura intrigante que faz com que o leitor reflita sobre sua moral
O principal motivo pela qual eu não gostei tanto do livro foi a tradução. Li uma versão digital que tinha frases muito mal colocadas e, às vezes, faltava pontuação e havia troca de gênero no meio das conversas entre os personagens. Uma bagunça que me tirava a conexão com a leitura.

Sobre a história, ela é tão intrigante e intensa que consegue levar o leitor junto para o porão com os irmãos. Eles são bem construídos e por isso é possível sentir a frustração e o sentimento de abandono junto com as crianças. Me sentia indignada e aterrorizada em muitos momentos, outros me chocavam e eu precisava de alguns minutos para refletir sobre.

Aqui, temos temas sobre maus tratos, abuso psicológico, intolerância religiosa, incesto e, de certo modo, abuso sexual. São muitos pontos a serem refletidos, mesmo que nem sempre eles tenham tanta profundidade.

Por ser uma série de livros, não dá pra compreender neste livro a mãe ou a avó das crianças, e o motivo delas serem tão perturbadas e insensíveis. Esse detalhe (delas) é o que causa mais desconforto ao longo da narrativa, porque os irmãos sofrem as consequências das atitudes dos adultos. E mesmo depois de fugirem, é possível prever as sequelas do confinamento, o que será a narrativa dos próximos livros.

Tami 29/06/2020

Livro polêmico, porém me prendeu bastante e me fez odiar muito a personagem mãe das crianças, motivando a leitura do segundo livro em breve!!!

Bianca.Blauth 21/06/2020

Chocante
Esse foi de fato o livro mais marcante que li. A escrita é magnífica, a emoção que a autora colocou. É um livro com um enredo chocante, me fez chorar por horas inteiras e ficar indignada até o último capítulo. Não é um livro fácil, é absurdo, trata de assuntos tabu, indignante. E é por isso que eu recomendo, pois ao instigar todas essas emoções humanas a apenas lê-lo, prova a maestria da autora. Não se arrependerão de ler essa saga bizarra, pertubadora e comovedora de crianças que tiveram sua vida manchada, maculada e ferida por aqueles que deviam protegê-los.

Duda.Guerreiro 11/06/2020

Perfeito!!!!
A vida de quatro crianças vira de cabeça pra baixo em dias. Elas têm que ia morar com a avó e a partir dai suas vidas viram um inferno. Eles têm que aprender a cuidarem um do outro, vivendo em um quarto, ano após ano.
A forma como a autora escreve é incrível! Me senti como se estivesse lá com eles.

Emiliaarnhold 30/05/2020

História suuuuuuper lenta. Meu Deus demorei muito pra concluir.
Achei chatissimo e só terminei o livro pq ñ gosto de deixar livros inacabados.

Celi Gomes 05/05/2020

Cansativo
Que livro cansativo, várias vezes desejei abandoná-lo e só não o fiz por fazer parte do desafio do skoob. A história em si oscila entre enfadonha e razoavelmente interessante. As descrições são cansativas. O que prende, se é que dá p falar assim e a maldade da mãe e avó, é vc não acreditar que realmente fazem o que fazem achando que tem explicação e principalmente pela mãe mudar tanto assim só por dinheiro, mudou ou sempre foi assim.... até cheguei a cogitar se ela de alguma forma estava envolvida no acidente do marido.... talvez os livros da sequência expliquem, mas não tenho vontade de lê-los.

Marcussolsona 12/04/2020

Envolvente
Nunca li um livro tão envolvente como esse.
A primeira vez que tive contato com a saga foi através do filme adaptado do livro. Eu amei demais e então, só depois de 2 anos, que eu resolvi ler esse livro.

Eu não recomendo a leitura desse livro, pq vc ficará tão envolvido com ele, tão apegado, que começará ver os personagens nas pessoas no meio da rua. Esse livro me prendeu de uma maneira que terminei ele em duas semanas.
Ele mexe com a sua ética, mexe no que você considera ser correto ou errado.
Há boatos também que a história foi baseada em fatos reais.

Gesiane.Almeida 23/03/2020

Surpreende e de arrepiar todos os pelos do corpo vou continuar a ler a saga mais tô com medo de assustar ainda mais. A escrita da autora é viciante a cada página deixa a curiosidade pra saber o que vai acontecer em seguida ,quase impossível parar de ler ele.

KimStain 03/03/2020

Sobre o livro.
"Como viver num mundo em que ninguém se importa a mínima com os outros, exceto os seus e ás vezes, nem mesmo os seus!"

Eu fiquei muito curioso quanto ao livro, por causa de alguma lista sobre livros que são difíceis de ler (no caso não a escrita, mas o que os personagens passam durante a história), que não me recordo. Eu comecei a ler sem mesmo saber que era uma saga com vários livros.
Bom, a começo a história me prendeu muito, enquanto a menina Cathy vai narrando os acontecimentos, você fica bastante agoniado com o quanto esses 4 irmãos sofrem, você fica com raiva da mãe e da avó de um jeito. A ambientação, você consegue se sentir preso lá junto com eles, a escrita da Andrews é muito boa de ler, tem algumas passagens bem legais.
Agora chega a parte da justificação das duas estrelas, até o meio do livro, de boa eu daria 3,5 estrelas, porque não é uma história que se dia UAAAAU, mas te prende de um jeito bem legal, ainda mais se você curte esses tipos de livro cheio de tristeza, angústia e essas coisas, devo ser louco. Continuando, então é chegado ao meio do livro, em uma cena que deixa qualquer um enojado, eu acho que só doentes para achar isso normal, ou que tudo que eles estão passando justifica o ato que eles fizeram (no caso os irmãos mais velhos, Cathy e Chris), essa romantização de incesto me deixa enojado, é uma coisa ridícula, se não tivesse isso, acho que seria um bom livro, pra mim só esse pequeno conteúdo jogado na história, estraga toda minha afinidade com o livro. O final é satisfatório, você diz - Finalmente, eles conseguiram! . Agora vou decidir se dou uma chance para os outros livros da saga, mas só pelo que eu vi, me desanima. Mas quem sabe .