O voo da libélula

O voo da libélula Michel Bussi

Resenhas - O Voo da Libélula

Clio0 21/04/2024

A premissa é interessante: a identidade de um bebê em disputa por duas famílias.

A narrativa é feita através de um caderno de anotações de um detetive. Como a história se passa em uma época em que os exames de DNA ainda estavam em sua fase inicial, uma boa parte do trabalho se baseava em investigação.

As pistas são liberadas aos poucos, o que contrabalenceia a quantidade de detalhes. A resolução do enigma consegue prender a atenção mais que as cenas de burocracia investigativa, demonstrando a capacidade de Bussi de criar uma trama que consegue sobreviver às reviravoltas que podem ser, as vezes, desconcertantes.

Recomendo.

Snowxmann 18/04/2024

O vôo da libélula
Segundo livro que leio do autor ( o primeiro foi ninféias negras ) e nesse livro deu para ver bastante os vícios que ele possuí.
A enrolação desnecessária ( o livro poderia ter umas 100 paginas a menos ), repetir o nome de alguma marca ( a bendita daquela arma ) e os personagens masculinos extremamente duvidosos.
É uma leitora boa, um mistério que envolve, que dá uma curiosidade imensa de saber o que aconteceu mas que se torna cansativa pela insistência do autor de criar tramas dentro de tramas, repetir e alongar muito algumas partes, porém ele sabe construir um final surpreendente, que se fecha bonitinho apesar de um tanto mirabolante, esse final aqui inclusive deu para sentir que tava chegando.
Entretanto o que mais me incomodou nesse livro foi o Marc, o personagem principal e "mocinho" que tem atitudes muito questionáveis, eu não vejo problema em personagens imperfeitos mas aqui o ciúme, obsessão e a síndrome de dono do Marc aparecem o tempo todo sem serem questionadas.
Nem mesmo a pessoa mais afetada por ele parece perceber a vibe "every breath you take" do cara.
Simplesmente maluco.
Um suspense bom mas não impecável.

alvess.anac 17/04/2024

Estou completamente perplexa com esse livro..
No início estava com grande dificuldade em ler ele pois é o primeiro livro desse gênero que leio, então estava achando chato e entediante, mas quando cheguei na metade fiquei completamente obcecada e não conseguia parar de ler.
O final do livro é muito incrível, vale a pena demaaais ?

Só não dei 5 estrelas por achar que os personagens não são muito explorados, senti falta de conhecer mais a fundo Lylie e Marc, mas fora isso, é um livro excelente!

Rudiely 15/04/2024

Um livro "okay"!
Eu comecei esse livro no ano passado, não estou o culpando pela gigantesca ressaca literária pela qual passei, mas definitivamente ele não me empolgou no começo.
Como qualquer livro de suspense, ou triller psicológico ele tem um plot muito legal e algumas pistas são deixadas ao longo do livro. Porém algumas dessas pistas são praticamente impossíveis de decifrar caso você não seja um excelente historiador.
O livro conta o drama de duas famílias que perderam seus entes queridos em um acidente de avião, cujo a única sobrevivente é uma recém nascida. A história se desenrola ao redor desse acidente, e o objetivo das famílias é descobrir à qual família a criança pertence, em uma época onde não existiam exames de DNA.
Um detetive é contratado, e durante 18 anos não desvenda o caso, só quando decide tirar sua própria vida, perante um exemplar de jornal da época do acidente desvenda tudo.
Os personagens desse livro são todos peculiares, alguns até assustadores no quesito mental! Acontecem algumas coisas surreais... Estava pensando ao longo da leitura sobre a avaliação, mas pelo final merece 3 estrelas.

shaiane.niches 17/02/2024

A história eh boa e o plot melhor ainda, mas tem coisas na escrita e na história que me incomodaram bastante. Além de que a trama se desenrolou muito devagar o livro todo e no final foi tudo muito corrido e isso deixou a desejar.

Ana Tereza 08/02/2024

Interessante ?
A história é interessantíssima, poderia ter levado 5 estrelas. A narrativa é ruim , na verdade é um diário intercalado do narrador com o dia-dia dos personagens, só conhecemos de fato o detetive e outros personagens são caricaturados? Emilie e Marc são poucos descritos, como era seu relacionamento, suas duvidas e medos etc . Faltou , ficou no ar ... A investigação, foi bem interessante mas ficou tudo na visão do detetive, sem muito envolver os outros personagens. Arrastado mas interessante.

Dani 04/02/2024

Breves comentários sobre
Aqui temos um acidente de avião em que só houve um sobrevivente: uma bebê, mas haviam duas bebês à bordo então tem duas famílias brigando sobre quem vai ficar com ela (o autor fez com que o acidente se passasse antes do uso de dna para identificar parentesco e nenhuma das famílias tinha contato com a bebê, por isso não sabiam exatamente a aparência dela), então contratam um detetive particular para descobrir a verdade, mas a investigação dele dura 18 anos, então também temos o ponto de vista da sobrevivente e do irmão dela. Esse também foi um bom mistério mas consegui adivinhar parte da solução bem antes do final.

Sr. Campelo 25/01/2024

Uma boa surpresa!
Mais um dos livros que eu não esperava muita coisa. Mais um levado para casa apenas por ter custado R$10,00.

Mas no final das páginas, o resultado foi bem positivo. O livro é bom, gostei do personagem principal, Marc Vitral.

A narrativa é bem envolvente. A trama é alternada entre o presente e as páginas do diário de um detetive, Crédule Gran-Duc.

Surrender_Nih 07/12/2023

Plot bom mas arrastado
Eu tentei ler esse em 2021, mas acabei desistindo e não lembro se teve um motivo específico. Esse ano peguei para ler novamente e quase desisti novamente.

A ambientação do livro é boa, os personagens são até que interessantes, ainda mais com o jogo de moralidade que o autor executa. A personagem principal da história toda que não aparece muito, acho que o autor pecou no contato do leitor com a Lylie. A Malvina é uma personagem caricata até demais, mas até que gostei dela.

O plot é bom, me surpreendeu na verdade. Eu cheguei a considerar algumas coisas durante a leitura, mas não cheguei tão perto. Achei interessante. Nessa parte final do livro já estava devorando ele, ansiosa por respostas.

Acho que o problema desse livro é a narrativa arrastada. O autor descreve até demais as coisas, enrolando em detalhes que não fazem muita diferença para a história. Eu precisei de mais de 50% do livro para engatar leitura de vez, pensando em abandonar algumas vezes. Outra questão é o relacionamento estranho que se desenvolve entre certos personagens, uma questão polêmica.

Enfim, não é um livro que eu leria de novo, até pelo aspecto da demora para a leitura criar ritmo, mas foi bom ter ido até o fim. Eu realmente precisava descobrir o plot, até pela Ágata de 2020 que tinha descoberto esse livro em algum lugar e ficado admirava.

Beth.Schmlter 04/12/2023

Cansativo
Não é de todo ruim, mas achei cansativo e não conseguiu me prender?
A suposta personagem principal mal aparece, a Malvina é uma personagem ridícula, achei muita enrolação e o final é previsível e forçado.

giovanna 02/10/2023

O Vôo da Libélula - Michel Bussi
O livro demorou a engatar pra mim, admito. Foi difícil me apegar no começo, mas do meio pro final do livro a trama de torna tão interessante que foi difícil parar de ler e as reviravoltas realmente me pegaram desprevenida.
Marc é de longe meu personagem favorito, a construção dele de bom moço inicial pra complexo e cheio de dilemas morais é bom demais.
Terminei o livro de boca aberta. Se tivesse me cativado desde o começo seriam 5 estrelas com certeza.
P.S.: agora no off, mesmo com toda a reviravolta final, tem um certo relacionamento que ainda sim é MUITO esquisito pra mim...

Alansantiago 29/09/2023

Excelente
Não podia esperar menos de Bussi. História simples que prende a atenção.

Como é bom ver uma história com início, meio e fim. Sem um monte de plot twist mal feitos, para prender leitores que não gostam de ler.

Jão 15/08/2023

Resenha não oficial - Lido em 2016
O curioso caso de como esse livro é simplismente um fantasma. Nunca vi ninguém lendo ou comentando sobre em lugar algum.
Ainda mais curioso pensar que foi um dos meus primeiros livros.
É uma trama bem estruturada, cercada por incertezas é com um baita plot twist no final. Daria um bom filme!