O voo da libélula

O voo da libélula Michel Bussi

Resenhas - O Voo da Libélula

Titi 24/08/2015

Muito bom!!
Nada é o que parece ser, conseguiu me surpreender.

Bru | @umoceanodehistorias 15/09/2015

Faz 18 anos que o avião caiu. Havia 169 passageiros, 168 morreram e apenas uma menina de três meses sobreviveu, milagrosamente. A alegria da família durou pouco. O que ninguém poderia imaginar era que havia duas crianças de três meses no avião, Lyse-Rose e Emilie, a primeira nascida em berço de ouro e a segunda pobre.

Nenhum dos parentes tinha foto das meninas, ninguém sabia que roupa ela vestiria no voo e, principalmente, não existia exame de DNA, portanto, de quem era a filha? Essa decisão ficou a cargo do juiz, depois de analisar algumas provas.

Após a decisão, uma das famílias contrata um detetive particular, Crédule Grand-Duc, para investigar e trazer uma solução plausível. Dezoito anos de investigação se passam e Crédule ainda não conseguiu solucionar o caso. Sua decisão é cometer o suicídio, mas, antes, deixa um diário com todas suas anotações para Lylie (LYse + EmiLIE). O que ocorre é que, quando ele olha para o primeiro jornal que publicou sobre o acidente, descobre a solução do caso.

Depois de ler o diário, Lylie o deixa com Marc – seu irmão – e desaparece. De acordo com o que ela disse, precisava fazer algo muito importante. A partir desse ponto, Marc começa uma busca desenfreada para descobrir quem Lylie é, se Lyse ou Emilie.

O início do livro é extremamente intrigante. Crédule descobre a solução para o caso em um jornal que foi publicado há 18 anos, mas não sabemos o que estava escrito naquela matéria e isso nos deixa extremamente ansiosos para solucionar o caso. A princípio, devorei o livro, mas, chegou um momento, que a narrativa tornou-se enrolada. Vejam, não é que eu não tenha gostado do livro, eu gostei, apenas me decepcionei com a velocidade que a narrativa teve. Chegou um momento, que tínhamos coisas que poderiam ser dispensadas, pois elas não nos levariam à solução do caso.

Lylie é uma personagem que esta extremamente preocupada em descobrir quem é – e eu também estaria em seu lugar – entretanto, a culpa disso é dos avós, ou melhor, dos avós que perderam a guarda, pois sentem necessidade de provar que ela é neta deles. Marc é um amor de pessoa, mas extremamente medroso. E Crédule não me transmitiu segurança sobre o que fazia em nenhum momento.

Devo confessar que havia solucionado o caso pouco depois da metade do livro, simplesmente, achei que só poderia ser aquilo e estava certa. Apesar da solução antecipada, de minha parte, a leitura ainda foi bacana, pois soube como aconteceu. Enfim, recomendo o livro, só falo para não ir com muita sede ao pote.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2015/09/o-voo-da-libelula-michel-bussi.html

Richardson 30/09/2015

Surpreendente. 400 páginas de muito mistério.
Suspense Policial são ótimos. Gillian Flynn e Harlan Coben são mestre nisso.
Michel Bussi é esse novo cara. Em o vôo da libélula o autor trás uma história surpreendente, capaz de fazer você devorar o livro em poucos dias. A cada capitulo a história vai ganhando um mistério maior. Com uma narrativa excelente, a leitura fica fácil e boa de ser compreendida. Deste Harlan Coben e Gillian Flynn eu não lia s uspense policial tão incrível. Onde faz você viajar pelas belezas de Paris. Aguardo agora ansioso por um filme.

O livro conta a história de, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, Na noite de 23 de dezembro de 1980 deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.
Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.

Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.
Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno
com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.
Em ‘O voo da libélula”, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto
acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade.

Prepare se para 400 paginas de muita emoção.

Giselle 02/10/2015

Prepare-se para duvidar...
Que livro incrível. Muito bem escrito, tenso, intenso, duvidoso, que faz você ficar louco com a história. Você quer começar e terminar sem dar pausa. Uma das melhores leituras do ano!

Thaisa 05/10/2015

Resenha de O voo da Libélula no Minha Contracapa
O que esperar desse excelente romance policial? Prepare-se para uma ficção muito bem escrita, que irá lhe prender do começo ao fim. Sinta-se um grande detetive ao entrar na mente de Crédule Grand-Duc. Acompanhe Marc numa corrida contra o tempo pela França para desvendar o grande mistério da verdadeira identidade de Lyle e salvar uma vida. Vivencie os dramas e tragédias de duas famílias que compartilham o amor pela Libélula. Surpreenda-se com um desfecho totalmente inesperado dessa trama.
Pode parecer um thriller policial clássico, mas, cuidado, o livro vai lhe surpreender. Pois, os personagens vão se revelando lentamente no decorrer da história, e os seus sentimentos e julgamento a respeito deles vão mudando. Aliás, a cada novo capítulo, novas informações são dadas, tudo pode mudar e você vai se perceber tentando conectar cada uma delas para desvendar os mistérios apresentados. Enquanto o clima de suspense, muito movimento e fatos novos vão aparecendo, alguns temas sociais são levemente apresentados pelo autor. Sim, o Voo da Libélula toca em segundo plano em assuntos como, diferenças sociais (riqueza x pobreza), corrupção, incesto, política e drogas.
O livro tem dois “pontos altos”, a meu ver. O primeiro no início da história, quando o autor vai lhe conquistar e lhe prender até o fim. O outro está nos capítulos finais, não exatamente no fim, onde o livro lhe surpreenderá com as últimas revelações. Entretanto, todo o restante é muito envolvente e de tirar o fôlego. O único “ponto baixo”, são para alguns detalhes investigativos que se mostraram sem um propósito específico. Os quais não chegam a ser “pontas soltas”, mas, apenas, detalhes que se mostram sem importância mesmo. Apesar de que, justamente esses detalhes, nos ajudam a entrar no ambiente narrado e na mente do detetive.
Finalmente, fiquei muito feliz com a notícia de que o livro O Voo da Libélula ganhará uma adaptação cinematográfica, pois, é justamente essa sensação que temos, de estarmos dentro de um filme. Uma leitura prazerosa, divertida e envolvente. Super recomendo! Leiam o livro e deixem seus comentários a respeito.

site: http://minhacontracapa.com.br/2015/10/resenha-o-voo-da-libelula-de-michel-bussi/

Ju Oliveira 13/10/2015

Resenha + Sorteio no Blog
Dezoito anos atrás, um gravíssimo acidente de avião matou 168 passageiros, dos 169 que estavam no voo. O único sobrevivente foi um bebê de apenas três meses de vida, uma menina, um verdadeiro milagre. O que era para ter sido um grande alívio para a família, acabou se tornando um pesadelo sem fim, pois coincidentemente, no voo havia outra menina, também de três meses de vida. Então, as duas famílias, uma rica e uma pobre começam a brigar pela criança sobrevivente. Os avós não possuiam fotografia das crianças, que pudessem facilmente identificá-las como sua neta e na época do acidente não existia exames que pudessem facilmente identicar o grau de parentesco da criança.

O bebê sobrevivente, agora com dezoito anos, vive uma vida incompleta, dividida, sem ter certeza de quem realmente é, Lyse-Rose ou Émilie. Após a decisão da justiça, ela vive como Émile, e tornou-se uma pessoa confusa e infeliz, principalmente porque vive um relacionamento conturbado com seu “irmão” Marc, que nutre um sentimento romântico por ela e afirma ter certeza de que Émile não é sua irmã de sangue. Ela decide fugir, clarear seus pensamentos enquanto decide o que fazer de sua vida.

Inconformada com a decisão da justiça, a outra família contratou um detetive particular para tentar descobrir a que família pertence a bebê sobrevivente. Crédule Grand-Duc, o detetive, trabalhou incessantemente durante dezoito anos exclusiva e exaustivamente em cima do caso Lyse-Rose/Émile e não chegou a nenhuma conclusão. Toda a sua investigação está registrado em um diário, onde ele anotava todos os detalhes da sua busca por pistas. Agora, arrasado com seu fracasso, ele decide tirar a própria vida, mas decide deixar o diário para Émile.

No exato momento em que iria se suicidar, ele vê um jornal, com a notícia da tragédia, dezoito anos atrás e imediatamente consegue elucidar o caso que passou dezoito anos investigando. Eufórico com a revelação, ele decide contar às famílias, mas não dá tempo. Ele é assassinado…

O voo da libélula é um daqueles livros que prende o leitor da primeira à última página. A narrativa mistura páginas do diário de Grand-Duc, com detalhes sobre toda a sua investigação e o ponto de vista de Marc, que está desesperado tentando encontrar Émile que está desaparecida. O ritmo de leitura é acelerado, principalmente a partir da metade, onde minhas suspeitas começaram a se confirmar. Só não conseguia imaginar como o autor iria trabalhar o final. Achei o desfecho fantástico, com bastante suspense e ação, de tirar o fôlego, totalmente coerente com a trama, reviravoltas inesperadas e revelações bombásticas.

Um livro excelente para quem curte uma leitura tensa e intrigante, cheia de mistérios e revelações surpreendentes. Aquele tipo de livro onde nada é bem o que parece ser. Eu adorei e super indico. Leiam!!!

site: http://juoliveira.com/cantinho/

Lex 21/04/2016

O voo da libelula
Muito bom ! Livro um pouco longo mas com muitas reviravoltas , investigações sobre um desastre aéreo que teve apenas um sobrevivente .

Valdirene.Perez 21/06/2015

Fantástica a escrita desse autor, um enredo muito bem escrito, onde cada capítulo traz um novo detalhe a história. Um final surpreendente, recomendo muito!

Ladyce 15/06/2015

Não me impressionou
Cansei. A história tem tantas reviravoltas que segui-las, cansa. Estamos frente a uma obra rococó, com todas as piruetas e embelezamentos que o estilo rococó trouxe para as artes. Tudo enfeite. Pouca estrutura. Não basta escrever um livro que prenda a atenção. Este prende. Mas é necessário que ele mostre valor, ou seja a que veio. Ler este suspense não me adicionou nada. Não me deixou mais esperta. Não me deixou fascinada. Sei que já comecei a esquecê-lo ... e não tem 24 horas que terminei a leitura. Muitos clichês, como a família rica querendo comprar a família pobre... Quantas vezes já vimos isso em livros, séries televisivas, cinema... É pobreza de espírito do autor. Não recomendo. Li, porque foi leitura do meu clube de leituras, mas não ler talvez tivesse sido melhor. Eu não teria ficado desapontada. Vou começar a fugir de autores premiados... na maior parte das vezes eles desapontam.

Sofia Trindade 21/05/2015

Merece todos os prêmios que tem.
O Voo da Libélula tem um mistério intrigante e complexo, que são as duas coisas que eu mais amo em um livro. Quando comecei a leitura minhas unhas já não estavam grandes, mas quando terminei já nem tinha mais unha.
O livro de Michel Bussi mexe com seu cérebro de uma forma gigantesca que é capaz do leitor esquecer que tem uma vida real e acabar entrando de vez no mundo do livro.
Ao longo da leitura mil e uma suposições passaram pela minha cabeça, eu estava desesperada para descobrir o final, e todas as mil e uma suposições estavam erradas.
No livro somos apresentados a história através do diário de Grand-Duc e do dia a dia de Marc, irmão da Libélula. Ao contrario de alguns leitores eu adorei o diário do detetive e creio que foi uma das chaves mais poderosas que o autor colocou no livro. É por causa desse maldito diário que as minha suposições estavam erradas.
Um ponto negativo, que eu não consigo ler em nenhum livro assim, são as datas. Em cima da primeira folha de cada capitulo tem a data e hora em que os personagens estão vivendo e muitas vezes isso me atrapalhou muito. Como eu disse não consigo ler livros assim, pois sempre volto na primeira página para ver aonde estou, mas acabei "ignorando" esse detalhe e foquei no raciocínio que o livro quis passar para o leitor.
O desfecho do livro é muito emocionante, mesmo que tenha me deixado com um gostinho de quero mais (quem leu o livro vai saber o porque) foi uma investigação incrível e o autor foi muito delicado ao esconder o final a sete chaves. Sendo assim o livro não é nem um pouco previsível e o leitor só descobre o fim da trama nos últimos capítulos.
O Voo da Libélula merece todos os prêmios que recebeu. Bussi é um autor com uma inteligência incrível e seus personagens são tão curiosos que a cada passo que eles dão sentimos a personalidade forte que eles tem.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-voo-da-libelula.html

Katia 20/05/2015

Matei a charada no resumo.

Hester1 16/01/2016

Nao gostei muito nao! A estória até que é interessante, mas achei lenta, as vezes descritiva demais e também bastante previsível. O final achei um tanto atabalhoado. Nao me prendeu

Simone Brito 07/02/2016

Trágico e surpreendente!
Começar um livro lendo sobre um desastre aéreo no qual dos 169 passageiros e tripulantes, 168 morrem, não é nada convidativo e dos fatos mais empolgantes. Desta forma, confesso que nesse primeiro momento me perguntei o que eu estava fazendo com um livro que começava com uma desgraça desta dimensão, mas como não costumo desistir fácil de nada, persisti na leitura e, no fim, valeu a pena.
O Vôo da libélula foi minha estreia na literatura francesa e, diga-se de passagem, não deixou nada a desejar.
Com um pouco de drama, suspense, mistério e bastante emoção, Bussi nos mostra como um único passageiro, mais precisamente uma bebê, pode sobreviver a um acidente aéreo no qual o avião, que fazia a rota Istambul-Paris, se choca de frente com uma montanha cheinha de neve.
A saga da pequena sobrevivente do vôo, apelidada de libélula, daí o título do livro, vai se desenrolando de forma a levar o leitor a bancar o detetive e embarcar na história. Vivemos as emoções e frustrações juntos aos personagens.
Um livro envolvente que traz à tona sentimentos antagônicos e mais primitivos entre os seres humanos. Em face a esses sentimentos, o que prevalece: o coração, a razão ou a ciência? Eis a questão!
Muito boa leitura apesar de ter sido descritiva demais em alguns momentos, em minha humilde opinião de pessoa ansiosa, mas que vale a pena ler caso o estilo lhe agrade.

João 19/02/2016

Muito bom!!
Nas primeiras páginas não me entusiasmei muito com a leitura mas depois não
dava pra parar de ler.O autor é bom,sempre jogando mais pistas sem entregar nada
mas mantendo a curiosidade.
E o melhor de tudo;quando chega o final tudo explicado,sem pontas soltas,convencendo o leitor com a resolução.
Excelente leitura!!