Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - Crash

Lilly 09/06/2021

Leitura obrigatória sobre Investimentos
Se soubesse o quanto esse livro é didático e gostoso de ler, teria lido antes! Deveria ser leitura obrigatória para todo brasileiro.

O livro explica diversos dos instrumentos financeiros, como opções, debêntures, títulos do tesouro, hipoteca, ações, entre outros, enquanto conta sobre diversos "crashs" da economia, como por exemplo, as épocas de hiperinflação do Brasil e da Alemanha, a Grande Depressão de 1929, a bolha da internet, e a recente crise do subprime em 2008.

Explica ainda como Madoff conseguiu perder o dinheiro de bilionários (Steven Spielberg incluso), como Eike Batista conseguiu falir após constar na lista de mais ricos do mundo, e como Warren Buffet conseguiu virar um investidor tão bem sucedido e respeitado.

Para embasar todas essas explicações, o livro conta a história do dinheiro, como é (ou não) lastreado e alavancado, e explica tintim por tintim como funciona a inflação, o porquê do governo hoje estabelecer meta acima de 0% para ela, e como é feito para controlá-la.

A cereja do bolo desse livro é que ele é escrito em português, em linguagem coloquial (não vulgar), usando formas brasileiras de se expressar e referências didáticas que fazem parte da nossa cultura, como Turma da Mônica, Silvio Santos, Ayrton Senna e Pelé. As expressões e falas nunca teriam sido usadas em um livro traduzido de outro idioma, e na minha opinião são uma chave importante na didática. Parece que você está batendo papo no bar enquanto aprende.

Recomendo demais a leitura à todos, deveria ser livro obrigatório nas escolas brasileiras.
Cecchetti 10/06/2021minha estante
Caramba! Questo resenha é essa?!? Eu tive a mesma sensação lendo 3000 dias no Bunker e A Saga Brasileira. Fica a dica.

Lilly 11/06/2021minha estante
Li o Saga Brasileira da Miriam Leitão, achei livrão mesmo!
Os 3000 dias não conhecia e estou incluindo já na TBR! ? Valeu a dica!

Cecchetti 15/06/2021minha estante
Para mim são dois livros (talvez três agora com esse Crash) que todo brasileiro deveria ler.

Eloísa Cristina Fernandez 01/08/2022

Fraco demais
Apesar de ter uma boa intenção de explicar historia da economia para pessoas que não são da área o autor exagera nos jargões e na escrita informal, também chegou a utilizar expressões racistas para falar da China e resume todas as crises inflacionárias em impressão ou não impressão de moedas e chega a desdenhar de outros fatores que influenciam o aumento de preços.
Calder 21/10/2022minha estante
Olá, você lembra qual foi a expressão que ele usou? Tô lendo o livro e tenho a sensação de que posso ter visto alguma, mas não tenho certeza.

Eloísa Cristina Fernandez 18/03/2023minha estante
Eu cheguei a grifar mas preciso dar uma olhada, porém o livro é bem ruim mesmo, ao invés de informar só atrapalha.

Douglas.Costa 24/08/2015

Excelente
O livro é ótimo. Apresenta fatos históricos e faz comparações e analogias com situações atuais de maneira muito competente. Um excelente livro para quem gosta de história ou de economia. É impressionante ver os mesmos erros sendo cometidos várias vezes durante a história da humanidade e como o dinheiro e a busca por riqueza influenciou os homens e a direção do progresso.

Hítalo 30/10/2015

Sensacional
Um livro sensacional, daqueles que não conseguimos parar de ler, explicando tudo que não nos ensinam sobre o dinheiro de uma maneira simples e divertida.
Recomendo para todos que tem o mínimo interesse por história ou economia.

Josué 19/12/2015

Um prato cheio para economistas em formação!
O livro é ótimo. Uma narrativa gradual que vai inserindo o leitor na realidade da economia monetária. Começa falando da realidade dos fatos em volta da história do mercado financeiro e como ele pode interferir na dinâmica econômica - sempre citando variáveis que vemos no decorrer do curso: emprego, renda, taxa de juros, qtde de moeda, etc..

Se você é um simples leitor ou está procurando uma base em economia, este livro é perfeito.

Vini 31/07/2016

Um livro que te motiva a entender a física quântica da economia
Crash, uma breve história da economia mostra como tudo é uma questão de repetição. Desde as Tulipomania até a Crise de 2008, todas as bolhas ocorrem do mesmo jeito, sendo a proporção o fator X. Também relata como a inflação só muda de endereço, além de explicar (resumidamente) coisas que você sempre escuta nos jornais, como a "a taxa Selic foi ajustada para 14,25% a.a" ou "o índice Bovespa sofreu uma alta de X%"
Crash é uma leitura que, além de te dar uma noção do que é ciência do dinheiro, te incentiva a descobrir cada vez mais sua natureza.

Dalmo 18/09/2016

Um aula de economia para iniciantes e iniciados
Com muito humor e numa linguagem de fácil compreensão, o livro nos apresenta e explica temas aparentemente áridos como a origem da moeda, da inflação, da bolsa de valores e das crises que abalaram a economia mundial e brasileira. Uma viagem estimulante através da história humana vista através das lentes da economia, mas aproveitando-se também de outras ciências como a biologia, a física e a psicologia. Imperdível para quem quer ser iniciado, de maneira simples e didática, ao complexo mundo do mercado financeiro.

Diego 08/11/2016

ECONOMIA PARA "IDIOTAS" (no bom sentido!) ;)
A linguagem de Versignassi é tão (mas tão) acessível que eu chamaria este livro de "Economy for dummies" (Economia para Idiotas), mas no bom sentido, claro.

Livro excelente para quem quer entender o mais básico da economia e pelo menos poder entender as matérias jornalísticas na TV.

Versignassi é editor da Superinteressante (da Abril) e tal qual na revista ele usa e abusa do talento de jornalista para transformar um assunto que tem tudo para ser chato e espinhoso num texto bacana e envolvente.

Lucas Aranha 02/02/2017

Uma verdadeira Aula
Uma verdadeira aula sobre a história de como a economia é assim! O por que dela existir, como surgiu, em que país, as várias crises que ocorrem com ela.

Livro bom, muito bem escrito e ainda o melhor: escrito por um autor Brasileiro!!
Cara simplesmente leia, vale muito a pena esse livro!!!

site: http://leituraempreendedora.net/

Zeca 10/07/2017

Todos deveriam Ler
Tenho pra mim que meu Qi aumentou depois dessa leitura. Rsrs
Mas falando sério, esse livro deveria ser obrigatório pra todos. Devia ser dado em sala de aula para o ensino médio.

Indico á todos e a partir de hoje será meu presente para todos parentes e amigos.

pi 22/12/2023

O livro que mudou minha vida
Confesso que comecei a ler esse livro mais para agradar quem me indicou do que por interesse próprio, mas a cada página ficava fascinada com um novo de conhecimentos. A palavra economia pode parecer bem chata, mas, se tratada da maneira certa, pode ser bem divertida.

Robson.Borges 11/08/2017

A história da economia com um fundo de história geral e muito interessante
O autor conseguiu fazer um livro de economia e de história muito legal de ler, pois fala de conceitos importantes na economia sem perder a didática, dando ótimos exemplos.
Leitura muito recomendado para quem deseja saber um pouco sobre economia e não quer ficar entediado com o economês.

cLiVe 15/09/2017

Introdução à macroeconomia sensacional
Crash é um livro excelente para quem procura entender melhor como os bancos e o dinheiro funciona na atual sociedade. Com linguagem simplificada e com exemplos didáticos, Alexandre consegue explicar muitos aspectos da economia mundial e muito detalhadamente de maneira flúida e concisa. Ele consegue - paradoxalmente - complexo e simples: complexo no aprofundamento dos assuntos economicos e simples na explicação desses, gerendo um fluxo de informações acessíveis ao leitor mais leigo. O livro me fez me apaixonar pela economia e mudou minha visão sobre a economia. Mesmo com alguns error conceituais sobre opções de venda em alguns trechos, recomendo a todos, mesmo os mais leigos!

Albert 20/09/2017

A louca e surpreendente saga do dinheiro
Crash é uma obra muito interessante demonstrando como o mundo em que vivemos hoje guarda semelhança com fatos inusitados do passado da humanidade. Temas como inflação, mercado financeiro, bolhas econômicas, recessões econômicas... enfim, tudo que tenha ligação com economia e dinheiro escrito de forma objetiva e direta e em alguns momentos com pitadas sarcásticas e divertidas. Inovando, o autor condensa na obra o contexto dos fatos econômicos da história mundial, trazendo inclusive caso surpreendentes e insanos. É impressionante e curioso a saga do dinheiro.

Versignassi interliga fatos de um passado distante com fatos mais recentes como também associando com algumas ciências tornando uma obra que aborda a história econômica de forma diferenciada. Até mesmo o leitor avesso ao tema irá gostar da forma como o assunto é explorado.