Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - Crash

Lucas Saraiva 10/03/2021

Uma introdução para investimentos
Se fosse indicar um livro para quem está interessado em investir, por certo traria esse da estante. Além de trazer momentos falidos e bem sucedidos da economia, conta uma boa história, explicando as razões de tudo e de forma bem humorada. A leitura é fluída com jogos de palavras e surpresas logo no virar das folhas. Por que Warren Buffet é o pelé dos investimentos primeiro é preciso cheirar o aroma das tulipas holandensas. Por fim, ao longo de todos esses eventos, o autor explica conceitos básicos de investimentos sem tornar chato.

Yvan 14/10/2021

Explica alguns conceitos da área de forma didática.

Para mim, a leitura não pegou tanto, na parte final achei mais cansativo.

nenos 25/06/2023

“Um Estado que não controla a economia não é digno desse nome.”
Quais os bastidores das intermitências que transformaram o meio universal de troca em um produto que também oscila em função da oferta e procura? A história do dinheiro vai além da etimologia. É entrelaçada há séculos com as mutações da alavancagem, os juros compostos, as deflações, as inflações, as estagflações, os dividendos e as renomadas constantes da natureza, o poder e a manipulação.
O que a Companhias das Índias Orientais da Holanda e da Inglaterra no século XVII, A Grande Depressão de 1929, a bolha .com e a bolha imobiliária de 2008 tem em comum? Expectativas equivocadas que ultrapassaram o limite da racionalidade e geraram os efeitos cascatas já bem conhecidos: falência de instituições mastodônticas, contratos com valores nominais reduzidos a zero, patrimônios evaporados e intervenções governamentais.
A inflação é um conceito mais antigo do que a própria cunhagem da moeda, mas a quem atribuir a continuidade? Como dizia Milton Friedman: “Nenhum desses supostos culpados pela inflação tem as impressoras que produzem aquilo que a gente carrega na carteira.” O fenômeno que retroalimenta a parte podre dos sistemas, excede a quantidade que a economia absorve e ganha um poder inusitado sobre nossas carteiras: o de roubar seu dinheiro sem que você perceba através do imposto invisível.
Das garantias no padrão-ouro para o dinheiro escriturário, Sr. Alexandre nos mostra que as tentativas de tangibilizar um mercado eficiente há milhares de anos são passíveis de crises intermitentes que refletem a tendência do comportamento completamente equivocadas dentro de um sistema imprevisível, uma aproximação da realidade semelhante ao expressionismo abstrato.
Correção monetária, congelamento de preços, confisco da poupança, baderna política, pedido de impeachment, renúncia do Chefe de Estado... isso tudo parece familiar? De mãos dadas com os índices mais altos de inflação na história do Brasil, a tradição de emitir dinheiro como se não houvesse amanhã vale um estudo completo: a psicologia inflacionária do brasileiro e a ganância.
Ações, título público, debênture, título de hipoteca, prime, sub-prime, venda a descoberto, bulls, bears, Bovespa, selic... a atmosfera das finanças é complexa, porém, os conceitos são explicados com uma narrativa cronológica e de paralelo com as relações causais desde a Roma Antiga, Grécia, Europa no intuito de transformar a demagogia incompleta do capital e entender o que parece ser garantido levaram à transição de impérios

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1j8IZv4IsvMAbIO8hPNBhir84ADkgDCAh/view?usp=share_link

Franciscorgss 05/01/2022

Incrível
Leitura fácil e dinâmica, completamente diferente de qualquer outra escruta de economia, ótimo para quem não sabe muito sobre a área. O autor é imparcial e explica de forma extremamente detalhada.

Kaique.Eduardo 09/01/2022

Uma bela surpresa
Esse livro é muito bom pra quem que entender mais sobre inflação, crises financeiras, mercado de capitais e financeiro, péssimas decisões políticas, bolhas financeiras etc.
Resumindo, muito bom pra quem quer aprender mais sobre o mundo que vivemos atualmente, pois muito do que temos, foi por decisões tomadas sem nem nossos pais eram nascidos.

Dalmo 18/09/2016

Um aula de economia para iniciantes e iniciados
Com muito humor e numa linguagem de fácil compreensão, o livro nos apresenta e explica temas aparentemente áridos como a origem da moeda, da inflação, da bolsa de valores e das crises que abalaram a economia mundial e brasileira. Uma viagem estimulante através da história humana vista através das lentes da economia, mas aproveitando-se também de outras ciências como a biologia, a física e a psicologia. Imperdível para quem quer ser iniciado, de maneira simples e didática, ao complexo mundo do mercado financeiro.

Zeca 10/07/2017

Todos deveriam Ler
Tenho pra mim que meu Qi aumentou depois dessa leitura. Rsrs
Mas falando sério, esse livro deveria ser obrigatório pra todos. Devia ser dado em sala de aula para o ensino médio.

Indico á todos e a partir de hoje será meu presente para todos parentes e amigos.

Holmes 14/10/2020

Excelente
Uma obra genial, de fácil e divertida leitura, sobre a história do dinheiro, bolsa de valores, aplicações financeiras e especulações. Fantástico!

lucas.pinheiro.5815 05/01/2018

Uma breve história da economia
Um livro que explica de maneira clara e divertida diversos conceitos econômicos que, para quem não é da área, podem parecer quase impossíveis de ser compreendidos.

O autor desse livro (Alexandre Versignassi) foi genial, escreve como se estivéssemos conversando numa mesa de bar. Recomendo muito para quem, assim como eu, não possui um conhecimento profundo, mas tem uma certa curiosidade para entender algumas conceitos da economia.

O livro conta desde a origem do dinheiro até o panorama pós crise de 2008, passando pelo surgimento das bolsas de valores, bolhas financeiras, os "infernos" da inflação e da deflação, os grandes picaretas e grandes gênios do mercado financeiro. Enfim, é um livro que merece ser lido.

andregynbr 16/02/2021

Se você quer começar a investir seu dinheiro na bolsa mas não sabe nada sobre economia e muito menos sobre como funcionam as opções de investimentos que temos hoje, este livro vai te explicar boa parte de tudo isso, traçando a história do dinheiro até os dias de hoje e contando fatos interessantes como a bolha econômica criada por John Law, o super especulador Naji Nahas, a trajetória de Eike Batista e um pouco da genialidade de Warren Buffett, tudo de forma bem-humorada e descontraída.

Decidi ler este livro e foi uma ótima surpresa pois achei que seria uma leitura chata ou complicada, errei feio, e já estou programando uma releitura. Leiam sem receio.

Albert 20/09/2017

A louca e surpreendente saga do dinheiro
Crash é uma obra muito interessante demonstrando como o mundo em que vivemos hoje guarda semelhança com fatos inusitados do passado da humanidade. Temas como inflação, mercado financeiro, bolhas econômicas, recessões econômicas... enfim, tudo que tenha ligação com economia e dinheiro escrito de forma objetiva e direta e em alguns momentos com pitadas sarcásticas e divertidas. Inovando, o autor condensa na obra o contexto dos fatos econômicos da história mundial, trazendo inclusive caso surpreendentes e insanos. É impressionante e curioso a saga do dinheiro.

Versignassi interliga fatos de um passado distante com fatos mais recentes como também associando com algumas ciências tornando uma obra que aborda a história econômica de forma diferenciada. Até mesmo o leitor avesso ao tema irá gostar da forma como o assunto é explorado.

Vini 31/07/2016

Um livro que te motiva a entender a física quântica da economia
Crash, uma breve história da economia mostra como tudo é uma questão de repetição. Desde as Tulipomania até a Crise de 2008, todas as bolhas ocorrem do mesmo jeito, sendo a proporção o fator X. Também relata como a inflação só muda de endereço, além de explicar (resumidamente) coisas que você sempre escuta nos jornais, como a "a taxa Selic foi ajustada para 14,25% a.a" ou "o índice Bovespa sofreu uma alta de X%"
Crash é uma leitura que, além de te dar uma noção do que é ciência do dinheiro, te incentiva a descobrir cada vez mais sua natureza.

pi 22/12/2023

O livro que mudou minha vida
Confesso que comecei a ler esse livro mais para agradar quem me indicou do que por interesse próprio, mas a cada página ficava fascinada com um novo de conhecimentos. A palavra economia pode parecer bem chata, mas, se tratada da maneira certa, pode ser bem divertida.

cLiVe 15/09/2017

Introdução à macroeconomia sensacional
Crash é um livro excelente para quem procura entender melhor como os bancos e o dinheiro funciona na atual sociedade. Com linguagem simplificada e com exemplos didáticos, Alexandre consegue explicar muitos aspectos da economia mundial e muito detalhadamente de maneira flúida e concisa. Ele consegue - paradoxalmente - complexo e simples: complexo no aprofundamento dos assuntos economicos e simples na explicação desses, gerendo um fluxo de informações acessíveis ao leitor mais leigo. O livro me fez me apaixonar pela economia e mudou minha visão sobre a economia. Mesmo com alguns error conceituais sobre opções de venda em alguns trechos, recomendo a todos, mesmo os mais leigos!