Eu sou Malala

Eu sou Malala Malala Yousafzai...

Resenhas - Eu sou Malala

nah 22/11/2021

bom.
li por causa da escola e gostei bastante de conhecer mais sobre a malala, a história é extremamente interessante, mas como li às pressas, acho que não consegui aproveitar a história ao máximo. recomendo e acho que todos deveriam lê-lo!!

isabeuly 10/01/2021

Eu sou Malala
Lendo o livro, descobri que Malala é mais do que "a menina que foi baleada pelo talibã". Ela foi "a menina que ergueu sua voz, mesmo perante ameaças e medo, e lutou pela educação para todos, principalmente de meninas"

Uma história inspiradora que vai te deixar impressionado, triste e grato. Tudo ao mesmo tempo.

Meury3 12/04/2020

[...] Um livro e uma caneta podem mudar o Mundo - Malala
Comecei a ler o livro já conhecendo a História de Malala, me recordo de ter ficado muito emocionada assistindo seu discurso ao receber o Prêmio Nobel da Paz.
Histórias como a dela nos mostram o quanto a Educação é importante, e mais que isso, o quanto milhares de crianças e mulheres em todo o mundo são privadas desse direito, seja por questões religiosas ou econômicas.
O extremismo religioso tende a aprisionar as mulheres com a imposição de práticas machistas absurdas. A exemplo do que ocorreu no vale em que Malala vivia, o extremismo religioso sempre castiga e vulnerabiliza mais as mulheres, mesmo que as práticas violentas alcancem toda a sociedade.
Malala com toda a sua demonstração de força e bravura me faz sonhar sem limites! Embora a temática central do texto seja a violência trazida pelo Talibã, ler esse livro foi uma grande oportunidade de conhecer mais sobre o povo paquistanês, e sua cultura.
Leituras como essa são extremamente importantes pois nos levam a reflexão, no País de Malala, o Talibã, se utilizando da religião, passou a fazer ? lavagem cerebral? em grande parcela da população, e isso, infelizmente, tem ocorrido no Mundo inteiro...

Frases:
Primeiro os talibãs nos tiraram a música, depois nossos Budas e então nossa História.

O Talibã podia tomar nossas canetas e nossos livros, mas não podia impedir nossas mentes de pensar.

Larissa 25/06/2021

A menina que lutou pela educação
Que livro fantástico!
Amei poder conhecer mais da vida de Malala, sua trajetória até se tornar essa menina mundialmente conhecida, ganhadora mais jovem do Prêmio Nobel da Paz. E, juntamente com essa história, como não poderia ser diferente, conhecer mais do Paquistão, do Talibã, da cultura e religião muçulmana.
Malala consegue transmitir muito amor e admiração por sua terra, mas também indignação pelas tantas crueldades que aconteceram por lá.
Fiquei com a impressão de que Malala era uma menina comum, mas que teve que lutar por ter direito à educação, algo que deveria ser básico, e teve o apoio e influência do pai para militar e lutar por esse direito!
Não se manter acomodada fez com que o Talibã a visse como uma ameaça, e isso a tornou ainda mais conhecida mundo a fora, e fez com que a sua luta por educação e paz fosse ainda mais divulgada.
Agora tenho mais admiração ainda por Malala!

Mariana 30/06/2021

Inspiradora
Biografia de uma garota que faz da palavra a sua principal arma para defender a educação de qualidade para todos, se expondo e incomodando grupos que negam esse direito básico e promovem discriminação. Uma história incrível sobre coragem e se manter fiel aos ideais em que acredita.

Jessica.Laviere 30/01/2024

É sobre coragem
E impossível não ficar comovido com a história dessa menina, que mesmo com tão pouca idade ousou defender aquilo que ela acreditava e acredita até hoje.
Cada capítulo te faz repensar sobre a vida, principalmente sendo mulher e sabendo que se tivesse nascido em outro país minha vida seria completamente diferente. Não consigo imaginar o quão difícil seja ser podada nos seus sonhos, modo de vestir, se comportar e viver a sua vida, sem a liberdade de ser o que você é.
É mais triste ainda estarmos em 2024 e saber que o mesmo grupo que tentou tirar a vida da Malala retomou o poder e continua a impedir as mulheres de estudar e viverem suas vidas.
Que a voz da Malala nunca se cale e que ainda em vida consiga ver todas melhorias que sonhou e lutou pra acontecer no seu país.

Ariela 11/06/2020

História contemporânea extremamente relevante
O foco do livro é sobre como a história de vida de Malala e do Paquistão a tornaram uma ativista pelo direito à educação para todas crianças, especialmente meninas.
Mas "Eu sou Malala" não conta só a história de Malala, mas também conta brevemente a história do Paquistão.
No livro entendemos a trajetória de Malala dado todo o contexto histórico do país, especialmente do Swat, e mostra como a política interfere diretamente em sua vida.
Eu sou Malala é contemporâneo, é uma história recente de uma pessoa que atualmente está fazendo a diferença no mundo. Além disso mostra uma realidade além das que conhecemos e os diferentes lados do islã.
Eu sou Malala é uma leitura rápida e extremamente relevante, que nos faz abrir os olhos para o que não conhecemos, para os nossos privilégios e para a importância de lutarmos por um mundo melhor.

Nayana 30/08/2021

Valor cultural lindo
Queria recomendar esse livro para todas as pessoas, adultos e adolescentes, e principalmente para quem não conhece a história de Malala.
A leitura é inspiradora, com um valor cultural altíssimo, lendo sobre o Swat e a rotina da vida da família, é lindo ler sobre a hospitalidade e a bondade do povo retratado. Também é lindo ver o quanto Malala busca conhecimento, ama sua escola, seus livros, se sensibiliza pela falta de oportunidade das outras crianças e busca ajudar de toda forma.
A leitura é fluida e necessária, não queria parar de ler. Me impressionei com a simplicidade e humanidade da história. Malala não é somente boa e humilde, como muito humana e consciente. Ela fala muito direta e claramente. Para mim, ficou muito nítido que como ela, existiam ao seu redor amigas com as mesmas vontades e inteligência, mas por um alinhamento de fatores, a fala dela ganhou visibilidade e chamou atenção para uma questão tão importante.
Por mais absurdo que pareça, a angústia que senti na leitura me lembrou muito ?O conto da aia?, com a tristeza que a história é real e nem todos têm a ?sorte? de Malala, de ter lutado e/ou sobrevivido.
Fico arrasada que ainda precisamos por lutar por direitos à educação, principalmente para mulheres, que envolve tantas outras questões. Mas fico feliz que existam meninas tão capazes de mudar a visão retrógrada, mesmo sob tanta pressão. Não consigo imaginar que lutar por direitos básicos seja ainda uma questão de risco de vida para muitas pessoas...
A dor vivida por Malala nunca a fez desistir ou mudar, sempre feliz, disposta e questionadora, tem a personalidade muito para frente de sua vivência. Achei o papel do seu pai fundamental em toda história e responsável pela semente de tudo em que ela se transformou, apoiando e incentivando por exemplo em toda jornada, o que não deve ter sido nada fácil.. ver sua filha se tornar um alvo e ainda lutar pelo que é certo para todos deve ser umas das coisas mais incríveis que li. Malala também é incrível e inspiradora.

Ari.Spichencoff 21/03/2021

Quem é Malala?
Acho que como qualquer biografia, é difícil avaliarmos a história, afinal de contas, aquilo aconteceu de verdade.

O começo do livro me pareceu lento, difícil. Depois da metade flui bem e ficou muito mais interessante.

Muitas vezes me peguei pensando ?nossa, isso aconteceu mesmo? e a verdade é que ainda acontece.

Que bom que hoje vozes femininas são ouvidas! Que bom que existem muitas Malalas pelo mundo!

Ela diz que não pode responder ao talibã quando eles perguntaram quem era Malala e isso a deixou triste, mas acredito que não precisou. Eles sabiam. E agora todos sabem!

isa 12/07/2020

Um choque de realidades
O livro não só mostra a história de uma jovem inspiradora com uma trajetória de luta e resistência como expõe as gritantes diferenças culturais entre a cultura árabe e ocidental. Sinto que minhas noções sobre privilégio e cultura foram radicalmente ampliadas com essa brilhante obra. Recomendo a todos os tipos de leitores!

Aécio de Paula 01/06/2021

Eu sou Malala - Malala Yousafzai, Christina Lamb
O grupo guerrilheiro Talibã formado por mulçumanos radicais, para conter o secularismo ocidental, impuseram normas islâmicas no Paquistão e adjacências. E uma delas é a proibição de meninas estudarem ensino secular. Uma guerra civil devastou o país entre o exercito e o grupo radical talibânes. Malala ficou conhecida no Paquistão e depois no exterior por defender a educação a todos. A tentativa de assassinato da menina a tornou ativista em prol da educação.

Tuts 05/04/2021

O que dizer dessa mulher maravilhosa?
Transformadora.
Revolucionária.
Guerreira.
Ícone.
Batalhadora.

O livro é a biografia de Malala,muito conhecida por ter defendido o direito de educação às mulheres no Paquistão,num país dominado pelo Talibã. Posteriormente Malala foi baleada por membros do Talibã num passeio escolar,e felizmente sobreviveu.

Mas o livro vai além de tudo isso. Conta desde a infância de Malala,a parte dos costumes(inclusive essa primeira parte do livro foi o que eu não gostei,achei meio chatinho..),e a trajetória da vida dela,o papel de seu pai para que ela se tornasse o que ela é,de fato.

Malala é uma mulher admirável,a primeira mulher a receber o prêmio Nobel da Paz,em 2014. Um livro muito bom. Marquei muita coisa nessa biografia,uma leitura que me acrescentou muito,que me fez sair dessa bolha Ocidental,ainda que no mundo dos livros.

Moises.Farias 29/02/2020minha estante
Show!!!!

Mello 14/11/2020

História muito bonita
É bonito ver as falas da Malala e como ela defende e deseja a educação para todos.

lara.moon 11/10/2022

Me fez refletir de como a humanidade é cruel e hipócrita com as mulheres, estamos no século 21 e mesmo assim existe pessoas contra a educação de meninas.