A Conspiração Franciscana

A Conspiração Franciscana John Sack




Resenhas - A Conspiração Franciscana


116 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Jeh 06/07/2012

A Conspiração Franciscana
A Conspiração Franciscana é uma leitura massante até o meio do livro, vai narrando aos poucos as histórias dos personagens em separado e ao longo da história os personagens vão se encontrando e vamos descobrindo a relação entre ele, mas isso tudo é muito lentamente. Quase desisti do livro várias vezes, mas as referências histórias, a mistura de história verídica (pois realmente existiu essa conspiração) com ficção (quase todos os personagens fictícios), a escrita tecnicamente excelente e a minha curiosidade de descobrir o enigma me fizeram persistir... E valeu a pena!
Sim, o livro começa com o roubo dos restos mortais de Francisco de Assis e, anos depois, com o personagem principal, Conrad, um frei franciscano, frecebendo uma carta enigma de um discípulo de Francisco de Assis. A vida de Conrad é algo completamente desinteressante ao meu ver, é a vida e os pensamentos de um frei isolado do mundo e que acha que tudo é pecado, no começo, o que dá mais emoção ao livro é a vida, os pensamentos e a personalidade de Amata, que entrega a carta ao frei (disfarçada de menino). Amata é uma jovem que teve uma vida muito difícil que vai descobrir muitas coisas sobre seu passado e viver um grande amor. Amata e seu par são personagens que vão trazer mais ação pro enredo.
Mas ao longo da história, Conrad também vai mudando e descobrimos coisas do seu passado (antes de virar frei) que o torna mais empático e menos chato.
O livro é muito bem amarrado e escrito, e os personagens vão tomando cada vez mais espaço no coração da gente. Eu amei ele! Só não é recomendado pros católicos fanáticos de plantão porque conta um podre da Igreja Católica daquela época. E é muito prazeroso ir descobrindo pouco a pouco junto com Conrad o enigma sobre a conspiração franciscana.
Cabe dizer aqui também que John Sack é um excelente escritor!
Claudia 22/07/2012minha estante
Concordo com os comentários, achei em determinado momento que fosse desistir pois a linguagem pareceu um pouco fraca, mas Amata e seu parceiro dão um pouco de molho a narrativa.




Elissandro 15/06/2012

A Conspiração Franciscana
A Conspiração Franciscana é uma história envolvente que prende o leitor do começo ao fim com seu fatos fictícios mas extremamente verossímeis. O livro tenta explicar através de um romance o possível roubo dos restos mortais de São Francisco e o aparecimento dos estigmas de Cristo em seu corpo. A história tem como pano de fundo o contraste entre a pobreza extrema do povo com a riqueza exacerbada dos comerciantes e do poderosos da Igreja, o romance traz a tona uma grande armação da Igreja para encobrir um fato que poderia abalar para sempre a fé do povo no Santo de Assis.
Este livro realmente nos prende do começo ao fim, uma trama maravilhosamente bem escrita e cheia de desdobramentos e reviravoltas com um final surpreendente. Realmente vale a pela conferir.
comentários(0)comente



Priscila 02/06/2012

Ronan
comentários(0)comente



AnaCamilo 30/05/2012

...
O livro conta uma história em cima de outra, que é sobre o corpo e parte da vida de São Francisco.
A História fala sobre um Frade que vivia sozinho na floresta e um dia recebeu a visita de um aprendiz de frade ( se é assim que posso dizer...) -que foi levar uma mensagem que um Frei deixou para entregar-lhe após sua morte- e logo no início descobriu que era uma garota, o que era proibido ele sendo um frade, de manter contado com mulheres. Porem ele resolve ajuda-la e ela ajuda-lo, o que faz com que siga caminhos que jamais pensou tomar.

comentários(0)comente



Fefa 15/05/2012

A Conspiração Franciscana – John Sack
Esse é mais um daqueles livros que eu comprei sem nunca ter ouvido falar do autor, entrei na livraria, falei pra atendente que curtia romances históricos, Idade Média e essas coisas... Então ela trouxe alguns títulos pra eu olhar. Como estava numa época meio super interessada em sociedades secretas, confrarias e mistérios, e como tenho uma queda por monges e monastérios, gostei da capa e comprei.


A história se baseia num fato cuja veracidade eu ainda não pesquisei, ou seja, que a Igreja Católica, ou mais especificamente a Ordem Franciscana, teria escondido os restos mortais de São Francisco de Assis e o lugar onde ele havia sido enterrado, o que só veio a ser descoberto quase 600 anos depois.

O romance começa pouco tempo após a morte de São Francisco, quando frei Leo, que havia sido companheiro do santo, escreve uma carta para Conrad, um monge que foi seu discípulo e amigo e que agora vive isolado cumprindo seus votos de pobreza. Mas, escondido nos ornamentos do manuscrito, Conrad encontra uma mensagem codificada sobre São Francisco e os estigmas que afligiram seu corpo...

Em busca de respostas, Conrad deixa seu isolamento e atravessa a Itália para encontrar explicações, e nessa busca ele acaba descobrindo que a Igreja esconde um segredo capaz de abalar a Ordem Franciscana e os alicerces da fé católica além de suas próprias crenças.

Bem, o livro não é lá grande coisa, achei meio óbvio demais, tipo, não demora muito pra perceber qual é o segredo sobre que a Ordem quer esconder, mas, sinceramente, não acredito que alguém como São Francisco teria mantido algo que iludiria as pessoas. Mas, assim, se você está sem nada melhor para fazer, dá para encarar.

Para dar um gostinho, ai vai o comecinho do livro....

“Assis, 25 de março de 1.230. O cavaleiro Simone Della Rocca Paida esquadrinhava a viela onde os frades iriam aparecer. Andem; venham logo, seus ratos de igreja detestáveis. Vamos acabar com essa história infeliz. Empertigou-se sobre a sela e sacou a espada da bainha. Sua língua estava seca como um chumaço de lã.”

Uma coisa que você acaba percebendo quando começa a ler romances históricos é a questão da adaptação (não sei se essa seria a melhor palavra), por exemplo, quando eu leio Bernard Cornwell tudo remete a Idade Média, ou à época em que a história está se passando, cada detalhe, cada palavra, todo o clima da história... ele não coloca na fala dos personagens uma expressão que não existia na época, até as “gírias” são adequadas, o comportamento dos personagens, o modo de pensar, os preconceitos... já, nessa obra, parece que algo não bate, que os personagens parecem mais homens e mulheres do século XXI... sei lá... pode até ser um problema de tradução, mas é isso que eu sinto, e daí já perde bastante da graça... principalmente se o que fez você se interessar pelo livro foi a questão histórica.

E só para não perder a oportunidade ai vai uma das mais belas orações que eu já vi na vida, a Oração de São Francisco de Assis:

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...”

Beijos
Fefa Rodrigues
Silvia 16/10/2013minha estante
Linda oração :)




Galahad 17/04/2012

Desanimado
E muito sem ação do começo ao fim. Somente uma parte tem uma cena onde se poder prender o folego.
A historia em si também não me agradou muito e a “Conspiração” nada mais e do que uma singela duvida habitual para tudo na religião. Queria algo mais escandaloso ou ate mesmo espantoso.
Os personagens são sem sal. O principal e interessante por ser hiper, mega teimoso assim com ele foi à realidade. E a sua compreensão para o fato no final, pois praquela época revelar “O” segredo seria destrutivo para muitos.
comentários(0)comente



Lais Ribeiro 14/02/2012

5 motivos para ler A Conspiração Franciscana
É eu sei, como é que eu vou fazer uma resenha sobre os 5 motivos para ler A Conspiração Franciscana se eu dei uma estrela pra esse livro? Concordo que não foi nada fácil chegar nesses 5 motivos, mas tentei lembrar do que me fez persistir na leitura.

1º A Sinopse: Quem é que não lê a sinopse antes de começar a ler um livro (Só quem tem medo de spoiler...) Enfim, a sinopse é totalmente instigante fazendo com que você queira descobrir qual é o terrível e ameaçador segredo que a Igreja desejava ocultar. Eu não achei o segredo tudo isso, “terrível e ameaçador”, porque já conhecia um pouco da história de Francisco e o livro logo no começo meio que me contou o tal segredo, mas tive que ler até o fim pra ter certeza, já que esse livro tem umas reviravoltas quando menos se espera. Eita vontade de entrar no livro e sussurrar a respostas das tais legendas para o Conrad.

2° Conrad: Em vários momentos esse eremita me irritou pra caramba, mas em outros me fez pensar muito. Até ri com ele, principalmente quando ele explica o porque de não tomar banho...

3º Esse livro te faz pensar: Eis um dos principais motivos que me fizeram resistir na leitura. São diversos os assuntos abordados nesse livro: Fé, sexualidade, amizade, perdão, humildade, loucura, vingança... Enfim, dá pra refletir bastante já que a visão abordada no livro é bem diferente da atualidade.

4º A vingança: Fiquei ansiosa aguardando os próximos passos de Amata, de quem não consegui gostar, rumo a vingança, mas ela meio que me decepcionou com algumas decisões principalmente com a idéia que tem a principio sobre Orfeu, mas com certeza a confissão do moribundo foi dez.

5º Fabiano: Quem aí que já leu e que não achou demais certa descoberta sobre o irmão da Amata?

Enfim, leiam e encontrem seus motivos. Quem sabe você não acha mais de 5?
Nanda de Sá 29/03/2012minha estante
Pra falar a verdade,eu n]ao consigo achar um nº de motivos para ler A Conspiração Franciscana por ser pra mim um Best Seller...Ótimo livro,intrigante e vc participa ativamente do seu enredo o tempo todo.Poderiam fazer um filho!




mkato 19/12/2011

Livro chato e os personagens perdem o foco.
comentários(0)comente



LPFaustini 07/12/2011

Óleo e Água
A Conspiração Franciscana é uma trama adulta, séria e bem comprometida com a realidade religiosa da época. Para mim, um trabalho de pesquisa extraordinário envolvendo as várias linhas de pensamento do catolicismo do período medieval.

Para quem acha que vai ler algo parecido com Dan Brown, esqueça. John Sack é unico. Os personagens são muito bem trabalhados e se desenvolvem durante a história. Há pouca ação, é verdade, porém a carga cultural depositada nele é imensa.
comentários(0)comente



Cris Compagnoni 02/12/2011

São Francisco de Assis foi um padre eremita que pregava a pobreza e a humildade no século XII, ficou conhecido pelas chagas que teve nas mãos, pés e peito, os mesmos lugares que as feridas que Jesus Cristo teve durante a crucificação. São Francisco criou a Ordem dos Franciscanos, ordem religiosa que vivia e pregava a vida simples que o santo viveu.

Frei Leo foi companheiro de São Francisco e presenciou muitos acontecimentos na vida do fundador de sua Ordem, mas quando estava em seu leito de morte escreveu uma carta para o amigo Conrad, que também era discípulo seu. Na carta frei Leo esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos da vida do santo.

Conrad preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta resolve sair do isolamento de seu erimitério em busca de explicações. Na busca por respostas quanto a motivação de Leo a mandar uma mensagem cifrada, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.

A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA é um daqueles livros que se iniciam com várias histórias paralelas que durante seus desenvolvimentos vão se cruzando e fazendo cada vez mais sentido. Os hábitos de higiene da época ou melhor, a falta deles são chocantes, talvez Jhon Sack não precisasse descrever esse tipo de detalhes.

O livro é muito bom, tem aquele suspense sobre o não conhecimento do túmulo de São Francisco, as aventuras dos personagens pelos caminhos da Itália do século XII, a dúvida de Conrad sobre o que ele sente realmente por Amata, a tragédia que ela viveu, o amor proibido entre ela e Conrad pela condição de padre do rapaz. É uma história que deixa saudades.

http://criscompagnoni.blogspot.com/2010/05/conspiracao-franciscana.html
comentários(0)comente



Lara 23/09/2011

Desinteressante
Dormia e acordava e a leitura monótona continuava, cheguei a 50 páginas do final e larguei, fui dormir e nunca mais voltei a ler. Esperava tanto, fiquei a ver navios.
comentários(0)comente



Moura 16/07/2011

Contracapa
Uma frase da contracapa diz: "Maravilhosamente rico e bem pesquisado, este romance histórico tem a força narrativa de O nome da rosa, de Umberto Eco." - Alibris Books
Não; ele não tem a força narrativa de "O nome da rosa". Definitivamente.
E parece-me, também, que as tradutoras não são conhecedoras da vasta literatura franciscana em português. Muitos dos nomes de personagens e logradouros há mais de um século têm correlatos aportuguesados que foram ignorados (Frei Leo = Frei Leão; Giacoma dei Settisoli = Jacoba de Settesoli; et al). Foi como se tivessem criado novos personagens para os leitores brasileiros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Valdirene 12/07/2011

interessante e envolvente
a historia começa meio morna mas depois vai pegando um ritmo que vc não consegue largar o livro de curiosidade. Recomendo a leitura
comentários(0)comente



116 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR