A Conspiração Franciscana

A Conspiração Franciscana John Sack

Resenhas - A Conspiração Franciscana

Andréa 08/04/2011

Esqueça o estilo Dan Brown, John Sack é um autor que possui seu próprio estilo
Quem espera algo ao estilo Dan Brown, pode se decepcionar, pois apesar do que sugere o tema e a capa, "A Conspiração Franciscana" se revela um "achado" para quem gosta de se transportar no tempo quando lê. Ambientado por volta de 1230 D.C, o autor nos leva ao coração de Assis, cidade onde São Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos. O início me pareceu um pouco confuso, mas porque a sinopse não é fiel ao conteúdo do livro, porém, depois que se entende o caminho trilhado pelo autor, a leitura se torna cativante e flui muito bem. O livro nos traz um belo trabalho de pesquisa por parte do autor quando retrata a sociedade, a religião, a paisagem e até mesmo o espírito do povo da época. Não sou fã de livros muito descritivos, gosto de deixar a imaginação solta, mas admito que os detalhes descritos pelo autor não se tornaram chatos ou cansativos, e sim me permitiram "visualizar" com perfeição o cenário onde se desenvolve a estória. O final não chega a ser uma grande revelação, uma vez que vai depender da crença de cada leitor, admitir ou não, as descobertas de Frei Conrad para o que o autor chama de "A Conspiração Franciscana".

Rafa 19/02/2011

Encontro entre passado remoto e presente.
Há anos tenho esse livro, e comprei justamente pela capa e pelo titulo, na época era paranóica com conspirações e até hoje sou obcecada por religiões, então -pensei- "por que não unir o útil ao agradável?".Quando comecei a lê-lo anos atrás, não conseguia acompanhar o rítmo do livo, achei chato, parei e emprestei para uma amiga, depois ele ficou um bom tento parado na minha estante até que esse ano eu resolvi que iria ler alguns livros de casa mesmo.
Quando abri na primeira página e comecei a encarar as palavras me encantei pelo universo do livro: a leitura começa leve, mas de sopetão inicia-se cenas de lutas, conspirações e segredos, todos embalados no melhor pacote da história, a Idade Média.Particularmente sou fascinada por tudo o que é medieval, como o catoliscismo, bruxaria, feudos, sociedade da época e a alimentação do povo.O livro conseguiu satisfazer toda a minha ansiedade por Idade Média, e ainda me deu momentos de risada, e grandiosas cenas de combates.
Um dos assuntos abordados no livro é claramente o clero e suas atividades "não-cristãs" como um todo, ele expõe fatos como papas e padres teram ninhadas de crianças, o que na época era aceitável, e abuso infantil.Além disso o tema vingança permeia o livro, tanto a óbvia vingança de Amatha quanto a do frade Conrad perante a história original de São Francisco -a parte mais angustiante do livro é quando Conrad chega próximo a verdade-, são vinganças em níveis diferentes, Amatha pretende recuperar sua infância perdida enquanto que Conrad os valores de Francisco.
Algo que me deixou maravilhada foram as descrições minuciosas, o autor descreve tudo de modo a nós leitores imaginarmos a seu modo a Idade Média.As descrições vão desde a comida da época até a transição para o Renascimento cultural, destaque para a arquitetura das igrejas onde você percebe claramente essa mudança, de início tudo rústico ao final capelas suntuosas que promovem um espetáculo de cores com seus vitrais.
A história definitivamente não é previsível, a não ser no final, onde o própio autor se cansa de pregar peças e nos dá dicas para descobrir o mistério envolvido em torno de todos os personagens.
Não é uma leitura leve, e exige um pouco de percepção e atenção.Além disso pode ser considerado um pouco violento -não para mim- por conter inúmeras cenas de brigas e mortes emocionantes.

Bia 12/12/2010

Uma boa leitura...
Gostei do livro, de seu clima de suspense e conspiração, e também por não se ater unicamente nesse "mistério".
O livro conta também a vida de um frade ermitãofranciscano, suas crenças e preconceitos, e por tudo que ele passou na prisão da própria Igreja.
Há partes que dão sono, mas gostei de ter persistido até o final.

Rogério 07/11/2010

O livro conta como a Ordem dos Franciscanos escondeu os restos mortais de São Francisco de Assis com medo de que caçadores de relíquias pudessem violar o túmulo e roubar o esqueleto. Com medo também de que descobrissem sobre a farça que eram os seus estigmas , que não se passava de uma doença que consome a carne: a lepra, e sua segueira. Conta a história de Conrad que atravessa a Itália para conseguir desvendar a carta de despedida de um velho amigo (frei Leo), que contém algumas mensagens subliminares à respeito dos segredos do santo.
Uma história interessante porém, enfadonha.

Cristiano G. 10/10/2010

Muito Bom.
Mais revelações de cunho religioso. Certamente, muitos são os mistérios escondidos nas entranhas do Vaticano. Nada que abale os alicerces e os pilares da formação Cristã pode ser questionado ou sequér levantadas dúvidas! Isso mudou! Cada vez mais surgem autores audaciosos e sedentos para abrir as discuções e, no mínimo, deixar que os leitores opinam e decidam o que lhes basta: Manter a fé e não deixar que um romance de "Ficção" abale o que a tradição milenar o moldou, ou questionar sim e pesquisar, fuçar e vislumbrar verdades surpreendentes!
Esse livro é muito bom!

Rafa 02/10/2010

A conspiração franciscana
Para quem gosta de história, por mais que este livro seja baseado em fatos reais, é bem interessante e informativo.

A narrativa se baseia no caminho percorrido pelo Frei Conrad para descobrir o mistério escondido nas chagas de São Francisco.

Tudo começa com o pergaminho que lhe é entregue no ermitério nas montanhas, onde Frei Conrad vive em reclusão. Frei Fabiano, que na verdade é Amata, lhe entrega o pergaminho escrito por Frei Leo, que foi um dos freis mais próximos do próprio São Francisco.

Vários outros acontecimentos ocorrem paralelos à história, como a nomeação do novo papa, a história de Amata, de Monna Giacoma, os acontecimentos no monastério onde Frei Conrad foi ordenado, até que ele, depois de muito sofrer, consegue desvendar o mistério das chagas.

Euclydes 20/09/2010

O livro acabou e eu queria continuar lendo! Apesar de ser uma obra de ficção, o autor tem um conhecimento enorme da história da época. A ambientação é excelente, a história envolvente, e mesmo aquilo que parece fora do lugar no início se torna relevante no final.

A conspiração em si não é nada perto da idéia final do livro. Fascinante.

23/08/2010

Como todos os outros livros que tratam de algum dogma da Igreja, ou que fala de alguma conspiração dela, é claro que A Conspiração Franciscana chamou minha atenção. Além, é claro que eu, como veterinária, sou bem pegada a São Francisco de Assis, que para quem não sabe, é o santo protetor dos animais, e também padroeiro dos veterinários (todo veterinário que se preze é devoto de São Francisco)...

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Fernanda 20/08/2010

A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA
Um romance histórico muito interessante, pois nos apresenta uma visão de como funcionava as várias ordens religiosas, principalmente a franciscana. Também nos põem em contato com um pouco da filosofia dessa ordem que segue os preceitos de São Francisco de Assis, a quem é atribuído uma personalidade bondosa e cheia de infinita compaixão.
No entanto, nem sempre os interesses são louváveis e na bela história de vida do santo há segredos que ainda não foram revelados, e são estes segredos que levam o personagem principal a tentar desvelar e proteger este segredo, na mesma medida em que ele é perseguido e sua fé é testada.
Uma ótima leitura.

Carolinda 24/05/2010

Conspiração Franciscana
Então, comecei a ler o livro, ma não terminei, na vdd mal comecei. O livro é muito parado no início. E estava afim de emoções tinha acabado de ler Amanhecer e estava sobre adrenalina. Mas logo logo volto a lê-lo. Espera eu terminar a Hospedeira e HoN. bubu\

VitinhoOver 22/11/2010minha estante
adrenalina é?

legal :D

Mariane 30/04/2010

Infelizmente me decepcionei com este livro.
Lendo a sinopse, achei que fosse uma ficção estilo Dan Brown, mas me enganei.
As primeiras 200 páginas foram entediantes, pensei até em abandonar, mas como queria saber o "tão misterioso mistério", continuei.
Foi ruim por um lado, perdi tempo e dinheiro, mas foi bom por outro, posso dar a dica para outras pessoas que não leiam, até porque, quando acabei de ler, me perguntei: "Cadê a conspiração?"
Não sei se foi porque eu não entendi bem o livro, ou se foi porque eu dormi sem querer, mas...NÃO GOSTEI.
Rafael Moss 22/08/2010minha estante
Excelente resenha.

Principalmente o questionamento: "Cadê a conspiração?"

Não poderia concordar mais. =D

blond 14/12/2010minha estante
Também não identifiquei a tal "conspiração" do livro... perda de tempo e dinheiro...

Livro fraco e confuso, com dezenas de personagens....

melissa 05/01/2011minha estante
Não tinha conspiração. rs Achei uma bobagem hiper confusa. Pra mim foi um romance de banca disfarçado de livro com cunho de suspense. affe

Gabriel de Souz 14/04/2010

Um brinde à deturpação da fé e à sobreposição das instituições em relação aos ideais.

Carmen Silvia 31/03/2010

Conspirações
A Igreja serve e sempre servirá para mtos enredos, teses, conspirações, etc... Haja visto os livros q existem no mercado...
Esse não fica atrás...o enredo da Conspiração Franciscana começa meio confusa, mas depois dá um gás...o final não explica pq o tal frade ficou com o encargo de descobrir o segredo e revelá-lo ou não. É uma possibilidade o q aconteceu com o corpo de São Francisco, mas o q isso diminui a vida do santo??? Tudo o q ele fez, não teve valor?
No + um entretenimento, uma leitura como passatempo....

Leostuepp 29/03/2010

Ter cuidado
Este livro é mais um da safra de livros que "vendem" a idéia de que alguma Instituição sempre esconde um terrível segredo, aqui no caso a Igreja Católica.
Eu vejo a necessidade de os leitores terem cuidado na interpretação que o autor dá a este segredo.
É muito fácil para quem não tem intimidade com a história da Igreja ser seduzido por algumas idéias assim.
O livro em si é muito interessante, prende a atenção do leitor, apesar de no início ser meio confuso, parece que o autor demorou a entender qual o fio da sua tese, até chegar ao que ele pensou e tentou provar em sua obra.
O importante para mim é que mesmo se considerando que a tese do mesmo seja verdadeira, o meu respeito, admiração e amor por São Francisco de Assis não muda em nada.
Ele foi e provavelmente será um dos poucos seres humanos que conseguiu viver em plenitude a mensagem de Cristo. Pena somente que a sua congregação, mesmo enquanto ele vivia teve de se "tranfigurar" para poder permanecer e dar continuidade pelo menos em parte à pregação de seu mestre fundador.