Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

JuRenault 01/04/2021

Gabriela é encantadora. E apesar da visão um tanto objetificada com a qual ela é retratada, seu brilho único que realmente me encantou. A alma de criança, tão linda, pura, livre e feliz em si é revolucionário, e algo não presente no Ilhéus dos anos 20.
O que muito me interessou no romance é a maneira que as mulheres são retratadas, não só Gabriela, mas também Sinhazinha, Malvina, Glória, Quinquina e Florzinha. Cada uma com sua essência são retratos da maneira que a mulher era vista, e até dias de hoje muito permanece.
O aspecto do comércio de cacau, da renovação política, do cenário polarizado que se torna Ilhéus, dos barões do café e seu poder é interessantíssimo de ser pensado e estudado.
Jorge Amado nos cativa com seus personagens, com sua maneira de narrar, e eu sou suspeita para falar, o escolhi como um de meus favoritos.
Indico a leitura crítica, analisando o contexto, se atentando aos detalhes, e se deixando levar pela brisa leve com aroma de cravo que percorre as páginas.

Kaire 04/04/2023

Eu devia ter iniciado a história sem ter a visão sudestina que a tv propagou por anos em relação a Gabriela mas foi até bom pra aprender a valorizar a fonte.

Gabriela é tudo e nada do que eu pensava. Na verdade, eu cheguei a pensar que a história não chegaria tanto nela (e, de certa forma, há muita história para além da garota que busca ser livre) mas quando ela apareceu, tudo muda mesmo. Apesar de ter no livro boa parte da sexualização que a tv mostrou, a Gabriela vai muito além. Ela é alguém que não sabe descrever as mazelas da vida, mas sabe muito bem como viver para não deixar que isso a consuma de novo. Adorei.

As outras histórias também são ótimas - detalhe: o livro começa falando sobre um caso de homicídio, e o resto se desenrola por aí - e merecem serem conhecidas, então podem ler à vontade. Enfim, é bom demais acompanhar uma história boa e agora vou ali pesquisar quanto custa uma passagem pra Ilhéus - aqui do lado! - pra poder apreciar.

Leonardo 03/02/2021

Impossível dizer menos pra esse livro, do que: Eu amei!
E eu amei mesmo, Jorge Amado consegue nos enfeitiçar com sua história e sua escrita. Te leva pra Ilhéus, pras fazendas de cacau, pro bar do Nacib, pra disputa política, pros mandos e desmandos dos coronéis, pro antigo e pro novo, pros cabarés, pro porto e ainda tem Gabriela! É impressionante a quantidade de coisas que acontecem em tão poucas páginas e a narrativa que te transporta pro centro de todos esses acontecimentos e te fazem expectador, vivenciador e torcedor de tudo.
Que delícia de história!

Taysa.Nunes 01/03/2023

Não espere por...
...Aquele romance mamão com açúcar que a gente tá acostumado. Posso resumir o livro em algumas palavras (NÃO ME INTERPRETEM MAL): p*taria, fofoca,chifre, talaricagem e, principlamente, POLÍTICA. Sim, meus caros, comecei a ler Gabriela achando que ela ia aparecer em todas as páginas do livro, mas estive enganada. Apesar dela ser a personagem principal, o enredo gira mais em torno de política e de como Ilhéus era uma boa exportadora de cacau. Não vou me estender muito na resenha, mas em breve pretendo gravar um vídeo sobre. Foi bom sair da minha zona de conforto e ler um clássico da literatura brasileira.

Joana.Darc 04/04/2023

Novelinha
Gabriela, cravo e canela não tinha como não ser uma novela, o jeito que a história é narrada, que os lugares são descritos o tanto de personagens que aparecem cada um com sua problematica que acaba se interligando com o eixo principal só poderia dar em novela mesmo.
Mas tirando o formato, não posso dizer que o livro não tenha um bom conteúdo, representa com exatidão os fazendeiros/donos de terra da época, com suas ignorâncias, seus preconceitos, seus falsos moralismo e tudo mais de ruim. Retrata também o sofrimento dos itinerantes, da seca, da fome dos trabalhos dos jagunços análogos a escravidão e tudo isso banhado ou disfarçado pelos romances picantes de Gabriela.

André Ortelan 22/07/2021

Bié, para os íntimos. Gabi, para mim.
Gabriela, cravo e canela. Um título que, antes de mais nada, traz poesia, cor, cheiro e sabor. Como sempre crítico, aqui Jorge Amado tem como alvo a rica e próspera cidade baiana de Ilhéus, que com seus rios de dinheiro oriundos das lavouras de cacau, sonha em ser requintada, evoluída e vanguardista. Contudo, esbarra em uma sociedade conservadora, retrógrada, carola, violenta, patriarcal e estratificada. Para temperar toda essa mistura insossa, surge das cercanias longínquas, nossa querida Gabi, digo, Gabriela.

CLARA3449 03/09/2022

? GABRIELA CRAVO E CANELA ?
O ENREDO DE ??GABRIELA, CRAVO E CANELA?? DESENROLA-SE EM ILHÉUS, CONSIDERADO CAPITAL DO CACAU, NA BAHIA, ENTRE OS ANOS DE 1925 E 1926, ÉPOCA EM QUE A EXPLORAÇÃO DO CACAU IMPULSSIONOU TRANFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.
A OBRA ??GABRIELA CRAVO E CANELA?? É MUITO MAIS DO QUE SOMENTE UM ROMANCE, ESTE CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA ABORDA MUITO MAIS DO QUE O SABORES E DISSABORES DA JOVEM GABRIELA (QUE COM A CITAÇÃO DE SEU NOME NO TÍTULO DA OBRA FAZ-SE PARECER QUE ELA É A PROTAGONISTA, O QUE NÃO É VERDADE, POIS O ENREDO SE PASSA MUITO ALÉM DISSO).
O VERDADEIRO PROTAGONISTA DA HISTÓRIA É DE FATO A CIDADE DE ILHÉUS, TRATA-SE SOBRETUDO DE UMA CIDADE EM CONSTANTE PROGRESSO (??A CIDADE IA PERDENDO, A CADA DIA, AQUELE AR DE ACAMPAMENTO GUERREIRO QUE A CARACTERIZAVA NO TEMPO DA CONQUISTA DA TERRA??). TRATA DOS CONFLITOS POLITÍCOS, CULTURAIS E SOCIAIS DELA.
A PRIMEIRA APARIÇÃO DE FATO DE GABRIELA SE DÁ APÓS 100 PÁGINAS DO LIVRO, FUGIDA DA SECA DO SERTÃO, ELA PARTE PARA ILHÉUS EM BUSCA DE UMA NOVA VIDA. GABRIELA É ICÔNICA, COMO JÁ DIZIA JOÃO FULGÊNCIO ??...GABRIELA É BOA, GENEROSA, IMPULSIVA, PURA. DELA PODEM-SE ENUMERAR QUALIDADES E DEFEITOS, EXPLICÁ-LA JAMAIS. FAZ O QUE AMA, RECUSA-SE AO QUE NÃO LHE AGRADA. NÃO QUERO EXPLICÁ-LA. PARA MIM BASTA VÊ-LA, SABER QUE EXISTE??. FOI INCRIVEL PODER CONHECER DE ALGUMA FORMA GABRIELA E TODA ESSA POTÊNCIA QUE ELA É.

Lalá 02/05/2021

Bié e Nacib ?
"O que é que ela tem? Como ia saber? Não adiantara dormir com ela, deitada em seu peito, nas noites do caminho, do sertão, da caatinga, dos prados verdes depois. Não aprendera, nunca soubera. Uma coisa tinha, impossível esquecê-la. A cor de canela? O perfume de cravo? O modo de rir? Como ia saber? Um calor possuía, queimando na pele, queimando por dentro, um fogaréu."

Que delícia de história, sempre ouvi falar de Gabriela, cravo e canela, mas nunca tinha parado pra ler, Jorge Amado entregou tudoooo nessa história, todos os personagens possuem suas histórias, além de todo o contexto político e o cacau exportado, espero um dia poder conhecer Ilhéus ?

Laísa 02/07/2023

Um livro fantástico. Tenho a mania de não ler as sinopses dos livros, e Gabriela, Cravo e canela é um romance conhecido, achei que saberia da história. Mas a história é além de Gabriela. Jorge Amado bravamente detalha os costumes e a situação política do Brasil e, especialmente, da Bahia. O livro é político, com aparições de Gabriela.
Simplesmente apaixonada.

isa 18/12/2021

Jorge Amado escrevia na prosa como Caymmi na poesia. inegável. ler e perscrutar Gabriela é como escutar o violão de Dorival, é como um banho de mar em uma praia idealizada na Bahia (ai, que saudade eu tenho), pois essa obra é, sobretudo, um estereótipo sobre a mulher bahiana. por isso, qualquer saudosismo imposto pela prosa em questão é ilusório. Gabriela é luz, acarajé, mar, sol ardente, cravo e canela. a cozinheira perfeita. a amante perfeita. mas não a esposa (perversa?). Gabriela é rasa, superficial e, assim, encantadora. é submissa, complexa e fácil de desvendar. é impulsiva, não se limita às amarras da sociedade e exalta a cultura popular.
Gabriela é Marina de Caymmi, é Carmem Miranda de Jorge Amado. Gabriela não existe e é tão fácil de amar. tudo demais para Nacib. não há explicação para o inexistente.

hermes.willyan 26/07/2021

História de Ilhéus e... Gabriela, oh Gabriela
Mais um livro que leio de Jorge Amado. Assim como Os Capitães de Areia, esse também não me decepcionou. História de jagunço, tradições, amores, traições e sabores. E claro, o bom e velho dialeto que só ele, Jorge Amado, tem. Gabriela é uma personagem muito encantadora, que você se apaixona já nas primeiras páginas. É de uma liberdade que não pode ser contida. E seu Nacib, como não gostar? Enfim, ficará como um dos meus escritores preferidos.

Leandro. 19/03/2022

Gabriela.
"Eu acredito que ela tem o tipo de magia que provoca revoluções e promove grandes descobertas. Não há nada que eu goste mais do que observar Gabriela no meio de um grupo de pessoas. Você sabe o que ela me lembra? Uma rosa perfumada num bouquet de flores artificiais.?