Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Raissa 07/06/2024

Simplesmente perfeito!
Meu Deus, como eu amei essa história! De inicio eu pensei que ia achar a parte política bem chata (pois uma das tramas é em relação à candidatura de 2 personagens), porém, os diálogos me fizeram ficar extremamente apaixonada pelos moradores da "Cidade do Progresso" (senti que eram todos meus vizinhos kkkkkkk). E o que falar de Gabriela? Pele cor de canela, aroma de cravo, riso infantil... Ela representa revolução, progresso, inovação (características que a gente só vai entender por completo depois que finalizar a obra). A personagem em si tem um valor simbólico extremamente importante, mas que eu não posso dizer o significado por ser um spoiler kkkkkkkkkkkk. Resumindo, leiam essa perfeição e se apaixonem por Gabriela!!!

Anderson 14/11/2021

Brasileiro!
É anos 20 e a cidade de Ilhéus está em pleno desenvolvimento devido a venda e exportação de cacau.
Assim como o país, a cidade está encalhada no coronelismo político que leva a gerações de parcerias que perpetuam os mesmos políticos em poder na cidade. Porém, tudo muda com a chegada de um exportador, Mundinho Falcão, que logo entra na política e promete mudanças na sociedade.
Ao mesmo tempo, Nacib, sírio criado no Brasil, precisando de uma cozinheira para seu bar encontra Gabriela, uma moça vindo do sertão, fugindo da fome e das mortes geradas pela seca. Por trás de toda poeira e cansaço da viagem, Nacib, descobre em Gabriela uma beleza e uma sensualidade hipinotizantes, capazes de levar os homens aos seus pés.
Logo Nacib se apaixona por Gabriela, assim como todos os homens da cidade, porém, Gabriela não é mulher de um homem só, e logo se gera um conflito em torno de conquistá-la.

Trecho de Modinha para Gabriela de Gal Costa:

Eu nasci assim eu cresci assim e sou mesmo assim
Vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela

Ghabriela Haluch 22/11/2021

Eu gostei, mas foi difícil!
Não foi uma leitura muito fácil, alguns momentos pensei em abandonar mas gostei muito. Eu fico pensando que na época talvez pudesse ser um choque pra muita gente um relacionamento assim, mas é interessante. Eu sou contra traição, mas achei importante as formas como foi abordado: uma extrema e a outra mais branda.
É importante pensar que nem todo mundo nasceu para ser preso a outra pessoa ou costumes. Sempre quando a gente ama, quer o melhor pra pessoa, mas o que é melhor pra mim pode não ser para o outro, e nessa ânsia de querer moldar uma pessoa ao que você acha que é bom pra ela, pode estar tirando toda a essência daquela pessoa.

Me lembrou a reflexão da mulher com o biscoito de amanteigado de goiabada, é sobre isso!

souphiss 21/07/2022

eu gosto de jorge amado, então..
achei o livro muito bom. tem seus problemas, como toda (quase) obra de época costuma ter. os personagens tem pensamentos muito retrógrados e mesmo o protagonista não foge muito disso.
mais do que a história da Gabriela que, convenhamos, só vai aparecer quase no meio do livro, trata-se de Ilhéus e do cacau.
gostei muito dessa parte, toda a questão política e a violência exacerbada que ela tinha (e ainda tem né, olha o Brasil onde a gente vive) foram muito interessantes.
mas ele não me prendeu muito no começo, custei a passar da página 100 ? só o jeito do Jorge Amado escrever que me manteve certa de que eu iria acabar gostando. e gostei.

bih 10/12/2021

incrível
demorei bastante pra terminar, e algumas coisas não me agradaram muito, mas achei um excelente livro, e foi uma ótima leitura, recomendo.

AnaB. 11/12/2021

Aí, Gabriela!
Escolhi o livro pela fama que lhe precede e também por querer conhecer mais obras do Jorge Amado.
A história se passa no inteiro da Bahia, em Ilhéus, na sua "época de ouro". A ambientação do livro é perfeita, politicagem no interior, coronéis, filho "doutor", vizinha fofoqueira, cidadãos de moral..... quem é do interior sabe ?
Eu esperava um enredo mais centrado na Gabriela, mas fez todo sentido o tempo construindo o ambiente. E o que falar da Gabriela?! Um espírito livre, né! Ilhéus e Nacib não estavam preparados para ela!

Gláucia 05/07/2011

Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado
Não aprecio muito a maneira como Jorge Amado decreve a mulher em seus livros, geralmente um poço de sensualidade e prazeres sempre pronta a satisfazer o desejo masculino. Mas esse romance reúne uma galeria enorme de personagens-tipo, inesquecíveis. Pretendo reler.

Dandara 05/02/2023

Gabriela, cravo e canela
Jorge Amado é capaz de me surpreender a cada nova leitura. Com Gabriela não foi diferente, romance de leitura fluida e prazerosa, que perpassa por discussões importantes da época e que respingam ainda hoje.

Francielle 21/02/2023

Mais politica que Gabriela?
Apesar de ser sensacional, demorei muito a ler esse livro apesar de todas as vezes que eu pegava ele eu li até não conseguir mais, não tinha vontade no outro dia pega-lo ??? E acabei esquecendo dele um tempo kkk

Gabriela, cravo e canela é uma carta de amor ao progresso, civilidade e de alguma forma ao direito das mulheres. Nesse livro acompanhamos a história de ilhéus quando um forasteiro, Mundinho Falcão, do rio de janeiro chega para ser oposição ao governo coronelista da região. E como toda boa oposição ele precisa realizar coisas que Ramiro Bastos, quase um ditador da cidade não conseguira. Então ele se propõem a drenar a barra para que navios exportadores de cacau possam chegar a ilheus e os fazendeiros não precisariam mais mandar suas produções para Salvador, e nesse mesmo dia outros eventos acontecem, assassinato de uma mulher e seu amante pelo marido, e Nacib, árabe que tem um bar na cidade, perde sua empregada e contrata Gabriela, uma mulher que como ela não há igual. E a partir dai acompanhamos as consequências dessas novidades na sociedade da região cacauzeira.

Depois desse dia, Ilhéus nunca mais foi a mesma. Ramiro de todo jeito tentava parar o progresso, tendo recorrido até ao métodos antigos, matança, intimidação e métodos antidemocrático. Nacib se apaixona pela cozinheira e é mestre na arte de viver. Gabriela, ela atraiu todas as atenções para si, intervem na política e é uma fagulha revolucionária por não aceitar limites e não querer uma vida tradicional. Malvina essa merecia um livro só para si, queria ser livre para tomar suas próprias decisões e estudar, ir para colegios e fazer faculdade tal qual seu irmão, e para isso precisa enfrentar seu pai um carrasco conservador.

O machismo nesse livro é escancarado, apesar das leves tendencias a defender os direitos das mulheres, e isso me deixa muito incomodada, sei que faz parte da época mas o fato do livro se passar nem 100 anos atrás é assustador.

Vale a pena a leitura, e a agora eu preciso ver a novela, pq sinceramente não sei como não virou uma série, a história é simplesmente fantástica.

Dani 02/11/2019

Talentoso
Gabriela, com cheiro de cravo e da cor da canela, é uma verdadeira mulher livre, apaixonante, desapegada. Livre como uma flor que se colocada no jarro, apodrece. Precisar ser flor, precisar ser Gabriela.
Chamo a atenção do futuro leitor que irá se deparar com histórias de paixão, que não se iludam. Que aprendam com Gabriela, a imitem assim como Nacib o fez. Verão que a vida dele e deles melhoraram. E foi melhor assim. Uma história de amor, que soube dosar a quantidade desse amor. Porque tudo demais é sobra. Ou vocês acham que o tempero de Gabriela não era equilibrado? E por isso delicioso? Assim como a dona.

Denize.Bueno 12/01/2020

Gabriela, cravo e canela
Jorge Amado e suas incríveis estórias...
Não podia ser diferente com esta, tudo na medida certa.

alekele_ 13/02/2020

Cravo e canela
Gabriela, tinha a pele com cheiro de cravo e canela. Por onde passava, recebia olhares, sorrisos, gracejos. Tinha jeito arredio, mas simples. Aquela simplicidade que até beirava a ingenuidade, mas era só o seu jeito de viver fazendo as coisas de acordo com sua vontade.
?Mesmo em dias impossíveis, deitava em seu leito, ela aninhava-se em seu peito, o perfume de cravo a penetrar-lhe o nariz?.

Beatriz1505 21/01/2023

Gabriela e a liberdade
Que experiência diferente!
Parece que estamos lendo um diário da cidade, nos apegamos a personagens secundários, esperamos pelo desfecho das diferentes histórias.
Mas , Gabriela? a mulher livre. A forma como a sua liberdade de amor e prazer é colocada.
Entendo os conceitos da época, o que nos leva a uma crise moral muito forte.
Clássicos sempre nos levam a reflexões ainda mais profundas do que imaginamos.
O que é certo e o que é errado?
É certo gostar de Nacib?
Ainda não me decidi, é moço bom?
Enfim, pensemos?
Espero apenas que a nossa sociedade possa evoluir como a nossa querida Ilhéus.

Alice 19/10/2021

Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos
"Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos" é a frase que o proprio autor utiliza no encerramento da obra, e em minha opinião que melhor descreve o livro.

Apesar de dar nome a obra, a história de Gabriela não é a unica narrativa abordada. É com o seu talento extasiante que Jorge nos leva para a Ilhéus do cacau, no ano de 1925, e nos imerge na vida local. As fofocas, os causos, a vida política e os amores da cidade nos entretém de maneira inigualável. Em cada capítulo nos encontramos com um novo personagem, um novo detalhe ou um novo figurante, assim, ao final do livro me senti completamente inserida na realidade descrita por Jorge Amado, quase de maneira tátil, foi como viver uma vida diferente da minha.

O livro é longo, mas de capítulos curtos e de fácil leitura, principalmente, se já houver contato com alguma outra obra do autor. É bem escrita, e os personagens são desenvolvidos de uma maneira incrível, acabei criando um amor e apego por casa um deles. A leitura é mais demorada devido ao tamanho do livro, mas vale super a pena!