Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

Dani 02/11/2019

Talentoso
Gabriela, com cheiro de cravo e da cor da canela, é uma verdadeira mulher livre, apaixonante, desapegada. Livre como uma flor que se colocada no jarro, apodrece. Precisar ser flor, precisar ser Gabriela.
Chamo a atenção do futuro leitor que irá se deparar com histórias de paixão, que não se iludam. Que aprendam com Gabriela, a imitem assim como Nacib o fez. Verão que a vida dele e deles melhoraram. E foi melhor assim. Uma história de amor, que soube dosar a quantidade desse amor. Porque tudo demais é sobra. Ou vocês acham que o tempero de Gabriela não era equilibrado? E por isso delicioso? Assim como a dona.

Denize.Bueno 12/01/2020

Gabriela, cravo e canela
Jorge Amado e suas incríveis estórias...
Não podia ser diferente com esta, tudo na medida certa.

Dandara 05/02/2023

Gabriela, cravo e canela
Jorge Amado é capaz de me surpreender a cada nova leitura. Com Gabriela não foi diferente, romance de leitura fluida e prazerosa, que perpassa por discussões importantes da época e que respingam ainda hoje.

alekele_ 13/02/2020

Cravo e canela
Gabriela, tinha a pele com cheiro de cravo e canela. Por onde passava, recebia olhares, sorrisos, gracejos. Tinha jeito arredio, mas simples. Aquela simplicidade que até beirava a ingenuidade, mas era só o seu jeito de viver fazendo as coisas de acordo com sua vontade.
?Mesmo em dias impossíveis, deitava em seu leito, ela aninhava-se em seu peito, o perfume de cravo a penetrar-lhe o nariz?.

Affonso 23/03/2023

Perfeito !
A trama política é maravilhosa, as histórias separadamente já são perfeitas, juntas são sem igual. !!!

Lucas.Augustinho 17/07/2021

Este é o primeiro livro de Jorge Amado que eu leio e fiquei apaixonado. Já conhecia a minissérie e o filme, mas nunca tinha lido o livro. O livro é muito bom, uma leitura deliciosa. Vale muito a pena.

Rebecca.Valenca 20/07/2021

A Alegria de Gabriela
A Menina Gabriela ensina com sua pureza, a sensualidade e o Apego ao desejo de posse do outro. O dever ser, que para ela, não fazia sentido algum, quando o preço a ser pago, era a alegria das pequenas coisas do seu dia a dia. Leitura para te fazer fogosa. E mais que isso, para te fazer simplesmente viva. Sobre a narrativa do dia a dia de Ilhéus, demonstro minha admiração ao Autor. Mas, essa minha releitura, foi para ver Gabriela...

Beatriz 13/08/2021

Gabriela cravo e canela
Esse livro é incrível! Jorge Amado consegue te levar para ilhéus e te faz sentar no bar Vesúvio e comentar sobre os casos da cidade! Gostei muito da narrativa, de Gabriela ser livre e ser ela! Esse livro é muito bom e vale muito a pena ler!!

Ana 24/08/2021

cativante
narrativa e personagens cativantes, que nos transportam direto para ilhéus e seus conflitos políticos e pessoais. contando a história da querida gabriela e seu nacib, ao mesmo tempo que nos atualiza sobre as convergências políticas entre conservadorismo e progresso.

Alice 19/10/2021

Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos
"Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos" é a frase que o proprio autor utiliza no encerramento da obra, e em minha opinião que melhor descreve o livro.

Apesar de dar nome a obra, a história de Gabriela não é a unica narrativa abordada. É com o seu talento extasiante que Jorge nos leva para a Ilhéus do cacau, no ano de 1925, e nos imerge na vida local. As fofocas, os causos, a vida política e os amores da cidade nos entretém de maneira inigualável. Em cada capítulo nos encontramos com um novo personagem, um novo detalhe ou um novo figurante, assim, ao final do livro me senti completamente inserida na realidade descrita por Jorge Amado, quase de maneira tátil, foi como viver uma vida diferente da minha.

O livro é longo, mas de capítulos curtos e de fácil leitura, principalmente, se já houver contato com alguma outra obra do autor. É bem escrita, e os personagens são desenvolvidos de uma maneira incrível, acabei criando um amor e apego por casa um deles. A leitura é mais demorada devido ao tamanho do livro, mas vale super a pena!

brunapcorreia 06/11/2021

Para mim, é complicado falar com sinceridade o que eu achei desse livro... Jorge Amado me conquistou com "Capitães de Areia" e a "Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" e, então, cativou a minha fidelidade, o que faz parecer uma traição eu falar sobre a minha decepção com essa obra.
Mas eu sei que a questão foi a expectativa que eu depositei e a sede que eu fui para saber sobre Gabriela.
Eu queria me apaixonar por Gabriela como todos da trama se apaixonavam, me encantar com a personagem... mas o foco do autor era a política e a economia de Ilhéus, além das desventuras dos homens da história, o que fez eu achar o papel de Gabriela muito secundário e decepcionante. Eu devorava tudo até chegar a uma parte que focava em Gabriela, mas eram sempre migalhas.
Foi tipo o que aconteceu quando eu li "Dom Casmurro", eu queria muito de Capitu e tive quase tudo de Bentinho...
Não é um livro que eu vou indicar.

Ana Passarelli 27/12/2021

Quantas cores e perfumes!
Ler Jorge Amado nesse caso é estar envolto em paisagens, sons, perfumes e sabores!
Perceber-se sorrindo em determinadas passagens e desolada ao perceber o quanto diz do que ainda é tão atual.
E no final, como não querer provar a comida da faceira Gabriela?
Leitura que recomendo.

Ju 31/12/2021

O amor não se prova, nem se mede
No fundo eu já esperava me aconchegar nessa leitura, tinha lido apenas Capitães de Areia de Jorge Amado, mas sempre me seguiam lembranças boas. Foi uma ótima escolha ler Gabriela, estou completamente encantada.

O que posso dizer é apenas " Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela" Isso é tudo o que restou, sobre essa personagem de tantas nuances, e da história de seu romance com Nacib.

No entanto, essas páginas não trazem apenas o encanto de Gabriela. Esse livro é sobre muito mais, é sobre a vida de uma cidade, relacionamentos, política e principalmente um protesto sobre muitas questões da época.

Mas não senti o peso de todas as palavras, simplesmente o li, entendi e me maravilhoso. Conheci personagens distintos, uma cidade encantadora e historias que guardarei com carinho.

Ansiosa para o próximo livro de Jorge Amado ?

Ali 08/01/2022

Será que podia ter outro título?
Gabriela foi no livro um personagem nessa narrativa brilhante e cheia de brasilidade de Jorge Amado. Acho que a história foi muito além do romance de Nacib e Gabriela. Ele conta a história de Ilhéus, com seus personagens tão cheios de detalhes, e emoções e trejeitos. Vc escuta a voz deles. Jorge Amado sabia o que estava fazendo.
Agora devemos atentar ao fato de que o livro foi publicado 1958 então tem temáticas e falas que podem ser gatinho para muitas pessoas, situações e termos que hoje em dia já não cabem mais.