Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Michel Pinto Costa 16/12/2019

Uma obra suprema!
Uma vida comum pode se tornar uma obra prima.
O primeiro parágrafo resuma toda a história, mas a jornada completa é primorosa.
Um toque de melancolia e tristeza que tocam o coração. Poucos momentos de alegria que elevam o espírito. Reflexões profundas.
Livro imperdível!

Janarybd 24/01/2020

MINUTO LEITURA: Stoner
Essa história nos apresenta a vida e morte de William Stoner - um jovem que vive na zona rural dos Estados Unidos, no começo do século XX, criado pelos pais – humildes camponeses. O que Stoner não imaginava é que um dia seus pais sacrificariam o pouco que tinham para manda-lo estudar em uma universidade, com o objetivo de se especializar para retornar ao campo e ajudar a vida e os negócios da família. Todos os planos mudariam após William conhecer sua maior paixão: a literatura!

O livro publicado em 1965, pelo norte americano John Williams, tem uma linguagem simples e direta, mas muito eficaz nas descrições sobre os acontecimentos da vida do personagem e em relação a seus pensamentos – que inclusive, vão nitidamente evoluindo de um garoto da fazenda até o respeitável senhor em que ele se torna. Mais que uma transição entre a juventude inocente e a velhice de um acadêmico, o que interessa é o desenrolar de uma vida comum com suas dores, angustias, erros e conquistas. O romance, que conta cerca de 50 anos da vida de Stoner, por vezes se assemelha à vida do próprio autor: de origem humilde à vida acadêmica.

A narração de John Williams é feita com extrema sensibilidade e nos desperta sentimentos variados a respeito do personagem e sua história, indo da compaixão à raiva. A obra conta sobre a redenção de uma alma que se tortura e encontra na literatura os melhores momentos de sua vida. E nisso, o livro nos faz refletir sobre nossa própria vida e no quanto ela pode se parecer com a de Stoner, ao mesmo tempo em que nos revela simplicidade na beleza da vida, por mais banal que seja. Uma obra prima da literatura que deve ser lida por todas as pessoas.

site: https://soundcloud.com/user-567764695

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Stoner, John Williams – Nota 10/10
Stoner realmente faz jus ao sucesso e comentários positivos que vem recebendo ultimamente... Mas é difícil falar sobre um livro de tamanha simplicidade! De fato, quando li a sinopse do livro, antes de iniciar a leitura, não fiquei muito entusiasmado com o que estaria por vir. No entanto, é justamente essa simplicidade da história narrada - a vida de um homem extremamente comum –, aliada à profundidade com que ela é contada, que faz de Stoner uma obra excepcional. Com uma sensibilidade marcante, o autor aproxima o cotidiano do protagonista com a vida do próprio leitor. Não há como não se envolver com a escrita, se identificar com a narrativa e odiar – ou amar – os personagens. Um livro que merece ser lido e relido!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Daifay 02/04/2020

Em Stoner, John Williams descreve a triste vida de William Stoner de uma maneira inigualável e emocionante. Embora o começo do livro contenha pouca emoção, depois ele o agarra com firmeza e só te libera após o fechamento da última página. O autor escreve de maneira elegante e sabe como esboçar situações claras, facilitando a entrada do leitor na vida de Stoner. À medida que o livro avança, você sente cada vez mais compaixão por Stoner, o que torna a trama do livro ainda mais poderosa e comovente. Em suma: uma bela história que foi contada de forma impressionante.
Recomendo... Linda leitura!

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Tenho medo de ser meio Stoner na vida

Tah_baddauy 28/04/2020

Uma história simples narrada de maneira formidável, esse livro tá no meu top 10 da vida.

Ler para Recomeçar 09/05/2020

Como pode?
Como pode um personagem tão apático para a vida nos conquistar a esse ponto? Sem um grande enredo, sem uma grande história John William nos prende no início ao fim.

marcioenrique 10/05/2020

um dos melhores livros que li neste ano.
com uma escrita simples e bem delineada, o autor narra de forma magistral a vida cotidiana e as diversas fases de um homem comum.
impressionante a capacidade do autor em transformar uma história ?banal?, num clássico.

Fernando 09/06/2020

A naturalidade da vida
Gostaria de compreender como um livro com uma história tão singela pode nos cativar tanto!?
John Williams desenvolveu o romance "Stoner" com uma delicadeza e, por vezes, com uma narrativa seca que nos faz questionar acerca dos percursos naturais da vida, medos, inseguranças, paixões, desejos e laços que nos unem.
Apenas leiam!

Debora 18/06/2020

A narrativa mais envolvente que já li
Stoner é a história de um rapaz do interior que vai fazer Universidade de agronomia para ajudar o pai em suas pequenas terras. Se passa lá no início do século XX, começa antes da 1ª Guerra.
Um dia, na aula de Língua Inglesa, a literatura o fisga - e ele nunca vai saber por que ou como. Mas o fisga pra sempre.
Stoner é magro, alto, pobre, tímido, não tem nada de especial. Mas a forma como sua história é contada te prende do início ao fim. Sabe aquele "Só mais uma página" antes de dormir? Viravam capítulos para mim.
Eu não sou teórica, só gosto de literatura, e tampouco sei dizer o que me fisgou nesta obra. Mas me pegou. E me surpreendeu. Que bom que eu dei uma chance, pq, na sinopse, eu não tive interesse nenhum.

Carioca_cult 21/06/2020

Uma beleza triste
Gostei MUITO!!

O livro conta a história de William Stoner, desde sua infância até a velhice. A vida de Stoner era extremamente banal e ele encarava todos os acontecimentos de sua vida de uma forma tão passiva que chega a ser angustiante. E nas poucas vezes em que tomou algum tipo de decisão mais resoluta, as coisas, infelizmente, acabaram não dando muito certo pra ele.
Durante a leitura tive pena do personagem e senti muita angústia pela forma como sua vida era conduzida. Dava vontade de tomar uma atitude por ele!
É um livro triste, mas gostei muito! Não só da história em si, mas da forma fluida da escrita, muito agradável de ler, e de todas as emoções e reflexões que me trouxe. Um livro que merece ser lido, e faz jus a todo seu sucesso!
Durante a leitura fiquei pensando em quantos Stoners existem por aí nesse mundo...

Instagram @carioca_cult

Ebenézer 29/06/2020

Uma vez iniciada a leitura de Stoner é quase impossivel fazer longas interrupções, exceto se para (re)avaliar a adequação da própria existência.
Que livro magnífico! Um dos melhores livros que já li.
Pelo título da obra simplesmente jamais adquiriria Stoner, de John Williams, e nem tampouco o leria.
Mas leitor dedicado aceito sugestões. E foi assim: em poucos dias devorei numa ânsia irrefreável cada parágrafo desse livro absurdo. Absurdo e pungente porque o autor com seu bisturi que empunha com 'destreza magistral' dramatiza o sentido deplorável das nossas existências com uma precisão cirúrgica que nos faz recordar o vaticínio que postergamos reconhecer até à impossibilidade de refazer caminhos e pacificar o coração: "vaidade de vaidades, tudo é vaidade; que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?"
Ou fazendo ecoar um autor mais contemporâneo: "E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.' (John Donne)
Indo além, e resignado à insuficiência das palavras para avaliar adequadamente Stoner, de John Williamns, certamente era desse tipo de literatura que nos fere e desperta da nossa letargia a que Kafka se referia assim:
"É bom quando nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso a torna mais sensível a cada estímulo. Penso que devemos ler apenas livros que nos ferem, que nos afligem. Se o livro que estamos lendo não nos desperta como um soco no crânio, por que perder tempo lendo-o? Para que ele nos torne felizes, como você diz? Oh Deus, nós seríamos felizes do mesmo modo se esses livros não existissem. Livros que nos fazem felizes poderíamos escrever nós mesmos num piscar de olhos. Precisamos de livros que nos atinjam como a mais dolorosa desventura, que nos assolem profundamente ? como a morte de alguém que amávamos mais do que a nós mesmos ?, que nos façam sentir que fomos banidos para o ermo, para longe de qualquer presença humana ? como um suicídio. Um livro deve ser um machado para o mar congelado que há dentro de nós?. (Kafka)
Stoner, livro excepcional para ler e reler...

Lucas1429 30/06/2020

Empurrado por aí
Stoner é uma das mais poderosas reflexões sobre passividade, inércia, incompreensão, tomada de decisão, enfim, sobre viver. Parte de uma premissa simples, um dia os pais de Stoner dizem que ele deveria ir para faculdade e pronto. A partir daí acompanhamos a longa jornada de Stoner sem uma direção específica. Na verdade a inércia do personagem por vezes te faz refletir até se a jornada é dele mesmo, mas quando as consequências chegam, não restam dúvidas sobre isso.
Stoner é um livro bem escrito e de fácil compreensão. O valor das suas lições é imensurável para todos e sua leitura sem dúvida vale a pena. Agora, se você tiver qualquer tipo de envolvimento com a academia - seja como aluno ou professor - o livro passa a valer mais a pena ainda. A explicação de Masters no início do livro sobre o que é a universidade é simplesmente perfeita. O relacionamento de Stoner com seus colegas, alunos, com o campus e com sua própria produção intelectual ganha dimensões ainda mais sensíveis se você já passou andando apressado e ansioso em direção a alguma sala de aula universitária.
Ajuda a história, também, o carisma todo especial de Stoner. Empurrado a vida toda, as chances são grandes de que você sinta uma profunda simpatia - e talvez até pena - pelo personagem principal, apesar de uma de suas omissões ser simplesmente imperdoável (qual? essa só lendo para saber mesmo).
Recomendo demais.

Ana 20/07/2020

Um livro, um dia
Li este livro em apenas um dia, de tão bem escrito e maravilhoso, apesar de aparentemente ser sobre uma pessoa muito banal e sobre acontecimentos ainda mais irrelevantes.