O País do Carnaval

O País do Carnaval Jorge Amado

Resenhas - O país do Carnaval

Jrdncst 12/11/2022

Leitura muito gostosa!
O primeiro romance do Jorge Amado já dá fortes indícios de que ele seria um excelente escritor.
É um livro fácil, apesar de abordar assuntos complexos. É gostoso de ser lido, pq é, em alguns momentos, até engraçado.
O ponto forte é: Jorge Amado, ainda tímido, no auge dos seus 18 anos, já fazia denúncias sociais. Ele já trata, de forma singela, problemas e inquietações da sociedade em seu primeiro e único romance em que o protagonista era um homem rico.
Vale muito a pena!!

Drika 31/10/2022

O que esperar do país do futuro?
Esse romance de estreia de Jorge Amado, nos traz uma história cheia de questionamentos e desdobramentos. Um grupo de jovens em busca de respostas para questões tão complicadas quanto filosóficas. Poetas e jornalistas que carregam e buscam a cultura que falta à massa, procurando o caminho do desenvolvimento. As desilusões amorosas, financeiras, políticas e religiosas que cada um enfrenta são, em grande parte, metáforas daquilo que o próprio país tem diante de si.
Pessoas em busca de sentido da existência, como cita o próprio autor, mas não tem como não associar ao momento tenso em que o Brasil vivia, ou seja, em busca de um sentido.

?Diante da grandiosidade da natureza, o brasileiro pensou que isto aqui fosse um circo. E virou palhaço??

Jessi 09/10/2022

Um filósofo em meio ao país do carnaval
Paulo Riger acaba de chegar da Europa após 7 anos de estudos, vindo de boa família da Bahia, chaga ao Rio de Janeiro acompanhado de uma francesa que logo percebe que não é uma ?mulher para se casar?, Paulo tem amigos de jornais onde filosofam sobre a vida, Paulo tem durão conflitos existencialista junto com seus amigos intelectuais que acompanha até o final da trama a questão da felicidade, carne espírito, acreditar ou não em Deus, bem típico conflito de um jovem na época em foi escrito, está é a primeira obra de Jorge amado ele publicou quando ainda tinha 18 anos vindo de boa família e o país, o mundo em uma crise enorme em que estava a obra, é bem corresponde à realidade de vida, filosófica e histórica em que o mundo vivia e vive até hoje

Fernando 05/10/2022

***
Apesar do encanto da estilística do autor, já presente em sua primeira obra, e das reflexões filosóficas levantadas, a construção das personagens não chega a ser muito profunda (talvez prejudicada pelo foco nas questões que ocupavam o próprio autor, jovem de apenas 18 anos), e a narrativa não prende tanto, parecendo andar um pouco em círculos às vezes. Vale pelo documento que representa da subjetividade do autor e para conferir as diferenças em relação ao restante de sua obra, registro de seus alicerces em construção.

Viane 13/08/2022

Homens esquisitos em busca da felicidade
Eu amei esse livro porque discute muito profundamente sobre a busca impossível pela irreal felicidade. Às vezes até senti como se Jorge Amado estivesse falando consigo mesmo nesse livro, é algo que me botou pra pensar durante muito tempo.

"Vive-se por viver. A felicidade é tudo que não se consegue, o que se deseja..."

Daniel1841 02/08/2022

Amado chegou, chegando.
Após alguns contatos com a obra de Amado, surgiu um desejo de ler em ordem cronológica (sempre que possível, e sem prazo pra termino do projeto) e me deparo com essa obra fenomenal. Incrível ler o primeiro livro do autor, depois de já conhecer obras como Capitães de Areia e Dona Flor e seus dois maridos.

Os questionamentos sobre felicidade, modos de vida, o Brasil de 1930, que em muitos aspectos ainda é o mesmo, são temas que são bem introduzidos na obra e que fazem o leitor se deliciar com a boa narrativa.

Que venha o próximo livro. E se eu fosse você, não deixaria de ler O país do carnaval.

Marcos Santos 29/06/2022

O país do futuro
A narrativa começa com volta ao Brasil de Paulo Rigger, filho de fazendeiro que foi estudar em Paris. Lá o personagem vivencia os comportamentos e ideias modernos. Mas quando chegar a terra natal não se sente totalmente em casa. Onde sente que o país da sua infância continua atrasado na urbanização de suas cidades. Aproveitar para participar de um grupo de intelectuais e jornalistas com ideias retrógradas e ao mesmo tempo insatisfeitos com a situação do país, que sofre com instabilidade política dos anos 30. Aqui vemos o início da veia irônica de Jorge Amado que veria a ser um grande escritor.

arthur966 30/05/2022

estou perdido na noite da dúvida. desapareço cada vez mais. braços invisíveis me apertam. eu, afinal, tenho necessidade de qualquer coisa.

Rodrigo 25/05/2022

O início
Com O País do Carnaval, Jorge Amado inicia sua vida literária e já nos surpreende com personagens peculiares e repleto de significados.
Uma leitura reflexiva e muito necessária.

Vanessa.Lago 18/04/2022

***
Um Jorge Amado bem diferente. Crítico, filosófico, buscando o sentido da vida aos 18 anos. Gostei bastante da leitura.

Caroline 08/04/2022

Resenha - O País do Carnaval
O primeiro romance de Jorge Amado, apesar das inúmeras críticas recebidas, para mim, trata-se de uma obra-prima.

O livro inicia-se com a chegada de Paulo Rigger ao Brasil, após uma estadia em Paris, curtindo todas as regalias parisienses.

Rigger chega ao Rio de Janeiro em uma época amada pelos brasileiros: o carnaval. E ao prestar um pouco de atenção na marchinha que as moças dançavam, escutou o refrão que repetia incessantemente ?Dá nela, Dá nela?.

O recém advogado acha tudo aquilo um absurdo e entra em uma jornada infinita de buscar o sentido da vida. É quando ele volta para terra de sua mãe, Salvador, e conhece alguns amigos que, demonstram, sua perspectiva acerca do sentido que a vida possui.

Uns acham que o sentido da vida está no amor, outros na religião; alguns acreditam até mesmo no sucesso. E Amado nos leva para essa reflexão, social e filosófica acerca de tal questionamento ?Qual sentido da vida??.

O romance já dá sinais da literatura que Jorge Amado escreveu durante sua vida, abordando críticas sociais e questões filosóficas fazendo com que o leitor prenda a sua atenção ao livro.

Nota: 4??

Luiza.Rufino 04/04/2022

Nunca tinha lido nenhuma obra desse autor. Gostei da forma como que ele escreve e gostei da leitura. E agora estou em uma crise será que a felicidade realmente existe ou é uma ilusão? Enfimmmm valeu a pena !!

Paula1882 15/03/2022

"O sol que morria desenhava no horizonte paisagens berrantes. O sol foi o primeiro cubista do mundo. "

Eu diria que é um livro interessante com todas as reflexões sobre a felicidade, mas os personagens são bem rasos. Queria ter conhecido mais deles. Mas é compreensível por ser a primeira obra do Jorge Amado.

"Até os sujeitos que tocavam violão sambavam numa alegria doente de quem só tem três dias de liberdade."

davioved 07/03/2022

No carnaval do país do carnaval
Romance de época, de geração, de uma geração. Começando agora uma jornada linear e cronológica pela obra de Jorge Amado, amado já desde outras obras que li, mas agora seguindo sua produção por ordem de escrita, considerar uma série, uma ordem, uma linha, um fio, um fio de contas das baianas da Bahia. Vamos ver se a sucessão dos livros se da na sucessão dos fatos e da escrita de Jorge, um dos favoritos. O O país do Carnaval se diferencia demais dos demais e talvez seja li o início de algo que Jorge Amado nunca gostou. Viu que não era daquele jeito que gostava e já seguiu nos próximos arredando o que não era bom e botando dendê no que precisava. Todo axé da Bahia e todo amor a Jorge. Que é o melhor que há.