O País do Carnaval

O País do Carnaval Jorge Amado

Resenhas - O país do Carnaval

NatyNatalia 04/03/2022

Necessário
Neste livro de estreia, Jorge Amado criou personagens baseados em suas próprias inquietações. Eu gostei muito, só não curti a maneira como ele se referia a algumas pessoas, tais como mulheres negras. Me incomodou.

Dida 28/02/2022

Um Jorge ainda imaturo, mas que ainda sim retrata o seu personagem principal de sempre, que é o povo Brasileiro.
Nesse livro em específico, um povo jovem, insatisfeito, buscando a felicidade de formas diferentes e sem se identificar com o próprio país.

Lucas Fagundes 20/02/2022

#1
E eu decidi, um por um, ler os mais de 35 livros de Jorge Amado, meu baiano e autor preferido, em ordem de publicação. Muitos deles serão relidos; outros, como esse, foi e serão lidos pela primeira vez.

O país do carnaval, publicado em 1931, quando Jorge tinha apenas 19 anos, destoa completamente do que a literatura dele viria a ser depois. Não é uma literatura em que a história acontece cronologicamente e de uma forma contínua: esse é um romance psicológico.

Além de não termos uma cronologia bem definida, também não temos personagens principais bem desenhados. Sim, a história gira em torno de um grupo de 5 amigos, mas tenho pra mim que o protagonista dessa história é o tédio e a monotonia que todos ali estão inseridos.

Ao ler esse livro, senti que, aos poucos, os personagens definhavam sob um sofrimento e desespero inenarrável. Temos um que acreditou que o amor seria a razão da felicidade da vida. Outro acreditou que a felicidade viria com o dinheiro. Para outro, com a honra. Outro, com a filosofia. O quinto (e talvez o mais certo na visão do autor) não acreditava ser a felicidade possível em vida (ou ainda fora dela).

Para contextualizar o momento histórico em que Jorge Amado escreveu esse livro, o nosso país tinha acabado por passar pela revolução de 30 e pelo fim da política do café com leite. Dessa forma, navegava em um mar de instabilidade social e política, frente ao fim de uma oligarquia agrária e rural e a ascensão da burguesia e proletariado urbano. Esses eram anos em que o Brasil era um mar de incertezas e pesava sob os ombros de seus moradores.

Entretanto, apesar de tantos elogios, é um livro difícil de ser lido e, por muitas vezes, senti o mesmo tédio e monotonia dos personagens. Talvez essa realmente tenha sido a intenção de Jorge Amado: trazer para o leitor essas mesmas sensações, mas não me agradou muito.

Talvez o trecho que mais sintetiza esse livro seja: ?Depois: tédio? A mesma coisa, sempre. A Terra a girar em torno do Sol trezentos e sessenta e cinco dias. Um dia, outro dia. A Terra a girar sobre si mesma em vinte e quatro horas. Dia. Noite. Sempre a mesma coisa. A maior tragédia: a tragédia da monotonia??

Soso 12/01/2022

o país de carnaval
me deixou com uma crise existencial f0da
minha primeira (porém não última) leitura de jorge amado!!!
gostei do jeito que ele escreve, não é tão pesado e é sobre um assunto muito relevante para a existência humana (a definição de felicidade).

Candido.Miguel 07/01/2022

Um estrangeiro no seu país
Um grupo de intelectuais em busca pela felicidade é a forma mais facil de descrever o romance de estreia de Jorge Amado.

Nat 07/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Primeiro livro de Jorge Amado, escrito quando ele tinha 18 anos. O filho de fazendeiro Paulo Rigger volta ao Brasil depois de 7 anos na França, onde cursou direito. Aqui, já não se sentia mais em casa. Esse libro tem uma temática mais filosófica e até mesmo política em relação aos demais livros dele que já li. Não é excelente, mas já mostra todo o potencial de Jorge Amado.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Vamlirynna 01/03/2022minha estante
É nacional??

Nat 02/03/2022minha estante
Sim! É do Jorge Amado

Vamlirynna 02/03/2022minha estante
Obrigada ?

Kaprãn 20/12/2021

Com uma escrita completamente diferente de todo o restante da sua o obra, Amado retrata a vida de amigos em busca da felicidade, seja através da religião, do amor, da filosofia ou da literatura.

Yago 04/11/2021

Decepção total
Primeiro livro do Jorge que eu não gostei. Extremamente chato e confuso de se ler.
O livro conta a história de um grupo de homens da elite brasileira que procuram ser felizes de alguma forma: pelo casamento, religião, estudos ou trabalho.
As reflexões sobre a felicidade duram todo o livro, mas são difíceis de se digerir por conta da bagunça que é a escrita. Tive a impressão de estar lendo um monte de parágrafos aleatórios.
Enfim, não recomendo. Amado tem obras muito tocantes e interessantes, mas essa, como sua primeira tentativa, está longe de ser agradável. A diferença de qualidade para a segunda publicação é gigante.

Fernando.Mazeo 23/09/2021

Livro de estreia
Livro de estreia de Jorge Amado, traz uma critica ao país e sua sociedade, alem de uma discussão existencial.

Rachel 06/09/2021

Grande obra do mestre Jorge. Em seu primeiro livro, escrito quando veio morar no RJ, aborda a reflexão filosófica burguesa em busca de um sentido. Recomendo.

Barbie dos livros 20/08/2021

Jorge Amado escreve sobre a época que viveu, e lendo hoje tenho a sensação que foi escrita para o que estamos passado.

Ediane.Siqueira 29/04/2021

Primeiro livro de um dos nossos maiores escritores, aos 18 anos usando de muita maturidade para colocar em palavras um texto que se mantem cada dia mais atual...

Rodolfo Vilar 18/03/2021

O início
E aqui começamos a leitura do nosso querido Jorge Amado. Confesso que é um pouco estranho essa leitura, não pelo romance, não pelo texto, mas sim porque procuramos o Jorge e ele está lá... mas diferente. Aqui não está o Jorge Amado prolixo, que passa páginas e páginas falando sobre o vento, sobre a natureza, sobre as ruas da Bahia. O que temos aqui é um Jorge Amado mais cru, dentro da cabeça dos seus personagens e numa maré de frases feitas, filosofias e panfletagem do pensamentos crítico da década de 30. Aqui encontramos o Jorge de apenas 18 anos, que lia romances europeus, fugia do pai e tinha em mente criar com seus amigos um jornal de revolta. Aqui encontramos um Jorge Amado inquieto, revoltado e sem papas na língua. Aqui encontramos um Jorge Amado que galgava ser o nosso conhecido Jorge Amado. Porém digo mais, digo que esse livro é atual, é cruel, é atemporal, porque ainda vivemos no país do Carnaval, um país de barulho mas de pouca ação.

Vem pra Nárnia 10/03/2021

Boemia e humor sarcástico
Resenha:
O país do carnaval - Jorge Amado.
Companhia das Letras @companhiadasletras
Olá narnianos!
Hoje venho trazer para vocês a leitura do meu primeiro clássico desse ano!
Estou muito empolgada para ler pelo menos um clássico por mês.
Para o mês de fevereiro, só poderia ser uma história como essa, cheia de carnaval!
Mas não pense que a história seja leve só por causa do título, pelo contrário! É cheia de questões sociais e filosóficas que me fizeram dar um nó no cérebro!
Até agora estou analisando a vida, a filosofia e o jeito de ser desses homens, que vamos acompanhando no decorrer da história, principalmente a vida de Paulo Rigger, um jovem brasileiro que resolve voltar à sua terra natal, vindo da França, onde estudou e "aproveitou a vida", em busca de respostas para a felicidade.
Ele chega bem na época do carnaval e fica encantado com tanta alegria em um povo sofrido, explorado, mas que ainda leva a esperança em ser o " país do futuro".
Todos os seus amigos estão em busca da tal felicidade. Mas o que é ser feliz? O nos traz felicidade?
Será que ela está no casamento bem sucedido? Na religião? Na própria filosofia? No sucesso financeiro? Na política socialista?
Ou será que ela não existe e temos que aceitar sermos escravos da dúvida, como dizia Ticiano? Um cético convicto?
Será que a vida não tem sentido e quanto mais ficamos sábios, mas ficamos tristes com ela? Será que a literatura nos faz sermos diferentes?
São tantas perguntas! Kkkk
Se você gosta de filosofia com uma pitada de humor sarcástico (característica própria desse autor) vai gostar muito de ler esse livro!
O mais incrível de tudo é que Jorge Amado escreveu tudo isso com dezoito anos, em 1930!
Ele acreditava na literatura como forma de rebeldia e revolução humana, quebrando paradigmas e a forma romântica de escrever da época.
Ele traz a verdade nua e crua!
Leitura muito necessária!
Amei!
Vem ler clássicos comigo!
Bjs e até mais!
#opaisdocarnaval