Quem Pensa Enriquece

Quem Pensa Enriquece Napoleon Hill

Resenhas - Quem Pensa Enriquece

Elisangela0 23/03/2022

Ouvi o audiobook deste livro e conclui que este livro merece uma atenção e estudo maior que um audiobook pode proporcionar. Já comprei o e-book da versão adaptada para o século XXI e coloquei na minha lista para leitura em um futuro próximo.
Um bom livro para quem gosta de livro de autoajuda.

@jaymartins 03/03/2022

Eu esperava mais
Um livro bem clichê, com muitas dicas óbvias do tipo ?imite seus ídolos, não procrastine, seja otimista, seja persistente, estimule sua fé e seu subconsciente??

Não digo ter sido uma perda de tempo pois a leitura é válida e cheia de exemplos dos grandes nomes do sucesso financeiro, todavia não me surpreendeu em nada.

Rusiano Paulino 22/01/2022

Essencial para quem deseja tornar-se melhor
Um livro atemporal que transborda conhecimento prático e direto. A simplicidade, a honestidade e a força com que o autor consegue transmitir conhecimento é algo notável.
Desde as primeiras linhas há poder escorrendo dessas páginas. "Quem pensa enriquece" é um daqueles livros para serem lidos várias vezes durante a vida. Aprendizados adquiridos por estudos e conhecimento prático de grandes gênios que a humanidade já viu estão sintetizados nessa obra.
Mesmo que você leia e aplique apenas um pouco do que aprender com esse livro. Te garanto que as mudanças que vão surgir na sua vida terão um impacto positivo tremendo.

Paulinho.Campos 11/01/2022

Mude á sua forma de pensar que às coisas mudaram
Em algum lugar dentro de você repousa. Adomercida .A semente da realização. Nada muda se eu não mudar á forma que eu penso.

Hugo 07/12/2021

O segredo do sucesso revelado?
Uma das obras mais admiradas e contestadas da literatura do gênero. Baseado num estudo de 20 anos analisando milionários, o livro traz treze princípios para que as pessoas descubram o grande segredo (implícito) e alcancem o sucesso almejado.

Maria2058 02/12/2021

Apesar de tudo? decepcionante!
Comecei o livro com altas expectativas, por ser um livro muito bem falado no ramo dos empresários e empresárias. Mas, não tardou para que começasse a questionar uma coisa e outra. Primeiro de tudo: o autor percorre por várias histórias de sucesso, e nenhuma delas falava de alguma mulher (coisa que na época existia, ainda que em minoria, Marie Curie é a prova disso, não atoa conquistou um Nobel na época). Enfim, isso me irritou, mas continuei a leitura porque tinha outras coisas a serem agregadas.
Porém em determinado momento me deparo com ideias totalmente inconcebíveis, onde Napoleon Hill disserta sobre a mulher, como responsável, pelo interesse ou falta dele que o homem tem nela. E mais, polígamos aqui é ?herança biológica? e a mulher deve manter o interesse do homem nela para que ele não vá atrás de outra. Homens aqui são resumidos ao simples desejo de agradar uma mulher, eles correm atrás de sucesso para poder dar ?carros, roupas e riquezas? a sua mulher.
?Tire a mulher da vida dos homens, e a riqueza perderia a utilidade para a maioria deles.?
Enfim, foram trechos como esses, e a exposição de uma mentalidade extremamente machista que me fizeram REPUGNAR esse livro? Acabei então descobrindo que existe a versão dele para mulheres, mas de antemão já digo que não acredito esta ser a saída, um livro PRECISA E DEVE falar com PESSOAS, e não com um gênero/uma raça/ uma cor! Se fosse assim, colocasse na capa do livro ?HOMENS QUE PENSAM ENRIQUECEM?.
Enfim, há lições valiosíssimas que deveriam ser priorizadas aqui é que certamente caberiam, mas o autor preferiu falar apenas com um sexo nesse livro, logo NÃO o recomendo.
*apenas se você é um(a) machista retrógrado, que insiste em permanecer no passado.*
Diego 20/12/2021minha estante
ótimo, nem perco meu tempo lendo, vlw

Lucas 03/02/2022minha estante
Bem, você escreve de forma magnânima e aparentemente é uma leitora assídua, não uma ignorante qualquer. Então a única hipótese que nos resta é que trata-se da mais pura e obsoleta hipocrisia tal questionamento a respeito dos tópicos levantados.
Napoleon Hill deu início as suas pesquisas sobre o livro há mais de 100 anos, é inconcebível a todos nós dessa geração contemporânea julgar o pensamento arcaico a respeito de mulheres empresárias de sucesso naquele tempo, porque, de fato, elas não existiam. Marie Curie é uma heroína, uma das maiores pessoas que pisou nesse planeta, tamanha foi sua dedicação, mas não era uma empresária de sucesso e nunca sequer chegou a ser rica, jamais estaria em um livro como este. No mais, o contexto histórico de 100 anos atrás não era nem perto de ser considerado algum absurdo as falas do Napoleon, então, querida, finalizamos observando a incrível discrepância entre CONHECIMENTO e SABEDORIA. Aquele, obviamente você carrega toneladas, enquanto este, muito te falta para abrir os olhos a respeito deste tema.

Um grande abraço

Maria2058 03/02/2022minha estante
Concordo com você Lucas, inclusive se não deixei claro minha grande crítica aqui não é tanto pelo pensamento retrógrado do autor. A minha crítica maior é pelo fato de ainda ser um pensamento propagado. Acredito sim que ali existem muitas ideias enriquecedoras, mas que na mente de uma sociedade tão machista (ainda) isso causa um estrago. Meu alerta é para pessoas que leem isso e não enxergam o problema. Meu alerta é para editoras que continuam a propagar (esses ideias), sem ao menos desenvolver notas atuais a respeito de uma coisa ou outra, nesse caso, ideias machistas e arcaicas.
Que fique claro, se minhas palavras não conseguiram se fazer assim, que não estou julgando, mas sim alertando. E faço isso de novo: quem não quiser se irritar com ideias machistas, não leia a obra. ??

Thiago 29/11/2021

Péssimo
Bobagem motivacional aplicado a finanças: "poder do desejo", "energias"...
Fala muito e não diz nada aproveitável.

Beibi Books 14/11/2021

Bom, porém um pouco desatualizado.
Ele traz tanto temas atuais como temas muito desatualizados. Napoleon foi um visionário, isso é inegável. Porém, contém um quê de machismo e patriarcado no livro. Tirando isso é uma 3 capítulos que me deixaram entediadas, o livro tem o seu valor.

Ray 28/10/2021

Minha leitura para este livro foi um pouco arrastada comparando ao tempo que demoro para ler outros livros. Senti que houve muita repetição (talvez essa seja a ideia para a fixação).

Este é o tipo de livro que se a pessoa quiser segui-lo mesmo, terá que deixá-lo na mesa de cabeceira e recorrer a ele sempre que precisar.

Vivemos sim em uma época que é imprescindível confiarmos em nós mesmos e saber se estamos percorrendo o caminho certo ou se estamos pegando atalhas que não nos levará a lugar nenhuma.

Foi empolgante ver a maneira como o sucesso chegou para alguns nomes tão conhecidos.

Ermis_minf 28/10/2021

Se resume ao título.
O livro tem em foco a mente. São 14 lições que diz que a melhor arma do homem é ter o controle e saber defender a sua mente.
Amo leituras desse segmento. Esse livro ja vi como indicação de varias pessoas de influência que sigo. Mas não foi de tanto impacto, porque? Já li livros com mais conteúdos e que soube me prender que li em um dia. Mesmo assim é bom ter outros conteúdos sobre determinado assunto.

Leandro.Bonizi 26/10/2021

O livro prega que se você acreditar com todas as suas forças você vai emitir frequências positivas que vão fazer o universo conspirar a seu favor para você atingir a realização. Lembrou de "The Secret"? Pois é, sua ideia não é nada original. No livro "10% Mais Feliz", de Dan Harris, fala que muitos livros de autoajuda são parecidos entre si, pois foram charlatões que copiaram a fórmula de Napoleon Hill, que também era um charlatão. "O alquimista", de Paulo Coelho também segue a mesma ideia. Suspostamente sua ideias são embasadas pelos psicólogos da época. Por exemplo: "Psicólogos afirmaram com razão que 'quando alguém está verdadeiramente preparado para uma situação, ela acaba acontecendo" (HILL, 2009, p. 23). Também afirma que "o espaço no qual esta pequena Terra flutua, onde nos movemos e existimos, é uma forma de energia que se movimenta numa vibração média extraordinariamente alta, e que este espaço é preenchido por uma forma de poder universal que se adapta à natureza dos nossos pensamentos e nos influencia, por meios naturais, a transformá-los em seus equivalentes materiais" (HILL, 2009, p. 32). Problematiza tamném o que o senso comum considera como "impossível": "Por intermédio de algum estranho e poderoso princípio de 'química mental' nunca revelado, a natureza integra ao impulso de um forte 'desejo aquele 'algo mais' que não reconhece a palavra 'impossível' e não aceita o fracasso'" (HILL, 2009, p. 53). Mas, para não ser injusto, tem algumas coisas úteis, o quarto e o sexto capítulo por exemplo, que são mais práticos e utilitários e não entram tanto nesse esoterismo clichê.
A obra, publicada originalmente em 1937, veio a se tornar o livro de autoajuda mais vendido de todos os tempos. Ela ensina, baseada em uma pesquisa que durou vinte e cinco anos com a colaboração de mais de 500 pessoas que se destacaram por sua fortuna, a fórmula para se ganhar dinheiro. Apesar de cada um desses 500 terem tido uma trajetória própria, Napoleon Hill observou intersecções nesse grande grupo: quinze características comuns a todos eles. Quem descobre esse segredo atingirá o sucesso mesmo que tenha baixa escolaridade e não tendo amizade com pessoas influentes, e o livro cita diversos exemplos práticos e factuais. "Uma boa ideia é tudo de que se precisa para alcançar o sucesso" (HILL, 2009, p. 29).
O corpo da obra é dividido em quinze capítulos que são as quinze características de todos que atingem o sucesso. Nos treze primeiros capítulos estão os treze passos em direção à riqueza, os dois últimos capítulos falam do que pode influenciar negativamente a ascensão — seis fantasmas e o sétimo mal básico — e como vencê-los.
A primeiro passo é o desejo ardente, sendo ele um estado de espírito. Devemos nos concentrar em nosso desejo até que ele se torne uma ideia fixa, e finalmente um fato. Define o método pelo qual o desejo de riquezas pode ser transformado em seu equivalente financeiro:
1) Fixar sua mente na quantia exata do que você deseja;
2) Declarar exatamente o que pretende dar em troca do dinheiro que vai receber (nada é de graça);
3) Estabelecer uma data definida na qual pretende possuir a importância desejada;
4) Elaborar um plano detalhado para a realização do seu desejo e comecar imediatamente;
5) Redigir um documento declarando precisa e claramente a quantia que quer conseguir, determinando o prazo limite, especificando os passos anteriores;
6) Ler a declaração em voz alta, antes de dormir e depois de acordar.
A ideia é convencer-se de que irá conseguir.
O segundo passo é a Fé — visualização do desejo e certeza da realização. Quando ela se junta à vibração do pensamento, o subconsciente se apossa da combinação e o transmite ao que ele chama de "Inteligência Infinita", que a transformará em seu equivalente material. Como desenvolver a fé? Através de mecanismos de autossugestão: repetição de ordens ao subconsciente até que ele fique convencido de que você vai conseguir. Recomenda repeti-las em voz alta para si mesmo por 30 minutos por dia. O terceiro passo é a Autossugestão — como influenciar o subconsciente. Para fazer isso, deve-se repetir para si mesmo, de olhos fechados, que é capaz, e deve se concentrar e já se imaginar na posse das riquezas. O quarto passo é o conhecimento especializado. Divide os conhecimentos em dois tipos: geral e especializado. O corpo docente das faculdades reúne muito conhecimento geral. Aí está a explicação por que os professores têm pouco dinheiro: são especializados no ensino do conhecimento, não em sua utilização e aplicação. O conhecimento só atrai dinheiro quando direcionado de forma organizada e inteligente, por meio de planos de ação práticos com um fim específico. O conhecimento especializado não precisa estar em você. Conforme o princípio da Mente Mestra, deve estar ao seu acesso através de outras pessoas que o detêm com as quais você tem aliança. Algo que fez sentido para mim é a vantagem de se preparar por um bom tempo para uma vaga específica, turbinando seu currículo, se planejando e se preparando para a entrevista. Assim, mesmo que demore mais e dê mais trabalho conseguir o emprego, você pode conseguir diretamente um cargo um ou dois níveis acima do cargo inicial. Isso é importante pois os cargos iniciais são mais "robóticos" e não há espaço para expor suas ideias e usar a imaginação, o que pode atrapalhar conseguir uma promoção e levar ao conformismo. O quinto passo é a Imaginação — a oficina da mente. Divide-a em dois tipos: a sintética (que faz novas combinações de antigos conceitos, ideias e planos) e a criativa (que por meio dela a mente finita do ser humano estabalece comunicação direta com a Inteligência Infinita). As grandes ideias vêm da imaginação criativa, é muitas vezes são tudo que se precisa para alcançar o sucesso. Por meio da imaginação criativa recebemos vibrações da mente de outras pessoas e podemos se comunicar em sintonia com o subconsciente delas. O sexto passo é o planejamento organizado — a materialização do desejo em ação. Um dos primeiros passos é, usando o princípio da Mente Mestra, aliar-se a pessoas que possam te ajudar a executar os planos. Dá as qualidades de um bom líder e divide a liderança entre dois tipos, a por consenso e a por força. Apenas a por consenso é sustentável. Uma das qualidades dos vencedores é tomarem decisões rápidas, e mudarem de planos lentamente. Os fracassados demoram para se decidir, e mudam de ideia muito fácil. Em seguida dá dicas de como se candidatar a um cargo e instruções para a elaboração de um currículo.
O sétimo passo é a Decisão — dominando o hábito de deixar para depois. Inicia o capítulo falando que que após uma pesquisa com 25 mil homens e mulheres que tinham experimentado o fracasso, a indecisão era uma das pricipais causas. Para tomar decisões rápidas é necessário coragem, pois grandes decisões foram tomadas em situações de risco, e ter um propósito bem definido. O oitavo passo é a Persistência — o esforço continuado necessário para induzir a fé. Talvez seja necessário começar devagar e ir apressando o ritmo aos poucos. Ela deve tornar-se um hábito e é resultado dele. Como citado no capítulo 4, "Sucesso e fracasso são, em grande parte, resultados do hábito!" (HILL, 2009, p. 90). Cita a história da escritora Fannie Hurst, que não desistiu mesmo sendo rejeitada pelas editoras 36 vezes! E diz que "Às vezes, parece haver uma força oculta cuja missão é testar as pessoas, fazendo-as enfrentar todo o tipo de experiência desencorajadora. Aquelas que se reerguem depois da derrota e tentam novamente conseguem chegar aonde querem" (HILL, 2009, p. 156). Fala das fraquezas que impedem a pessoa de ser persistente, uma delas é o medo das críticas, se deixar influenciar por comentários desencorajadores. O nono passo é o poder da Mente Mestra — a força motriz. O poder é essencial para o sucesso. É definido como conhecimento organizado e inteligentemente direcionado. Suas fontes são a Inteligência Infinita, experiência acumulada e experimentação e pesquisa. Ninguém pode ser dotado de grande poder sem valer-se da Mente Mestra. Em linguagem mais moderna, Mente Mestra seria network: "O indivíduo assume a natureza, os hábitos e o poder do pensamento daqueles a quem se associa em espírito de solidariedade e harmonia". (HILL, 2009, p. 171 e 172). O décimo passo é o Mistério da Trasmutação do Sexo, sendo a transmutação a mudança ou transferência de um elemento, ou forma de energia, para outro. Usando a linguagem psicanalítica, seria a "sublimação", canalizar as energias sexuais para a realização pessoal. Diz que as pessoas mais bem-sucedidas eram altamente sexualizadas, e observa que poucos atingem o grande sucesso antes dos 40 anos, exatamente por antes dessa idade ser comum "desperdiçar" as energias sexuais. O décimo primeiro passo é o Subconsciente — a conexão. o subconsciente busca na Inteligência Infinita o poder pelo qual transforma deliberadamente desejos em seus equivalentes físicos. É a conexão entre a mente finita e a Inteligência Infinita. Contém o processo secreto pelo qual os impulsos mentais são modificados e transformados em seu equivalente espiritual. Pode ser deliberadamente direcionado apenas pelo hábito. É o intermediário que traduz a oração em termos reconhecíveis pela Inteligência Infinita, em seguida apresenta a mensagem e transmite a resposta em forma de plano ou ideia para a realização do pedido. O décimo segundo passo é o cérebro — Uma estação transmissora e receptora de pensamentos. Através do éter o cérebro de qualquer ser humano é capaz de captar vibrações de pensamento emitidas por outros cérebros. O subconsciente é a "estação emissora" do cérebro que transmite as vibrações do pensamento. A imaginação criativa é a "receptora". O décimo terceiro passo é o sexto sentido — a porta para o templo da sabedoria. É através dele que a Inteligência Infinita se comunica. É ao mesmo tempo mental e espiritual. Acredita-se que seja o ponto em que a mente humana entre em contato com a Mente Universal. Com a ajuda do sexto sentido, é possível ser avisado de perigos a tempo de evitá-los e de oportunidades a tempo de aproveitá-las. Fala em imitar os seus heróis. Fala que ele mesmo se imaginava em reuniões com as pessoas que ele mais admirava.
Os dois últimos capítulos falam dos obstáculos para a realização. O décimo quarto capítulo intitula-se "Como vencer os seis fantasmas do medo". São eles: medo da probreza, de críticas, de doenças, de perder o amor de alguém, da velhice e da morte. Trata dos sintomas de cada um deles para se autoanalisar. São três os inimigos que devem ser afastados: indecisão, dúvida e medo. Por causa da indecisão, os seis medos básicos se transformam em ansiedade. Para a ansiedade desaparecer, deve-se decidir por determinada linha de ação. O décimo quinto capítulo é "A oficina do diabo — O sétimo mal básico: como proteger-se de influências negativas". Chama esse mal de suscetibilidade à influências negativas. Faz uma lista de 60 perguntas para se fazer a si próprio para fazer a autoanálise se você possui essa fraqueza. Orienta ler e responder em voz alta. Cita que "O controle da mente é resultado da autodisciplina e do hábito. Ou você controla a mente, ou ela controla você" (HILL, 2009, p. 243). Em seguida, faz uma lista de 57 desculpas mais comuns usadas para justificar o fracasso.
Napoleon Hill nasceu em uma família pobre em 1883, nos EUA. Iniciou sua carreira de escritor aos treze anos como repórter para um pequeno jornal local. Seu estilo original chamou a atenção de Robert L. Taylor, proprietário da Bob Taylor's Magazine, que o empregou para escrever histórias de sucesso sobre pessoas famosas, iniciando-o ao assunto sobre o qual ele pesquisou por toda a sua vida. Publicou também, entre outras obras, "A lei do triunfo" (The Law Of Success, 1928). Faleceu em 1970.

Carley.Delmondes 08/10/2021

Todo mundo deveria ler!!
Todo mundo odeia o Cris, Brinks... Esse é um livro que todo mundo deveria ler, pessoas dizem não gostar desse modelo de literatura, mas cá entre nós, o que sabemos diante da imensidão de células do nosso corpo ? O que sabemos sobre a célula ( planeta Terra) da galáxia?

Se você ler esse livro, você em algum momento da sua vida vai pra e pensar sobre alguma situação, vai lembrar que viu neste livro e voltará nele, agora com mais afinco.

Pq ler este livro? Simples, pelo fato de ele ser o primeiro passo de centenas de passos para entendimento de nossa consciência. E quando ele fala de enriquecimento não necessariamente fala sobre de dinheiro, pois você pode obter o que bem entender, quando o desejo é forte o suficiente, nada para o ser humano.

Obrigado ?

iandra 06/10/2021

Inspirador
Um livro com um conteúdo excelente. Mas, achei que tinha uma leitura cansativa. Estava arrastada e repetitiva. Tive dificuldade pra terminar. Acredito que, colocando o conteúdo em prática, seja possível crescer realmente.

Cleiton.Duarte 05/10/2021

Hummmm
Bom o livro é top, porém até a metade dele achei uma leitura cansativa pensei em desistir mas começou a ganhar corpo do meio em diante, o livro trata do poder de você acreditar e ter metas claras e descobrir suas fraquezas entre outros um clássico sou suspeito de falar pois curto esse tipo de leitura! Em resumo vale a leitura.

Canal Rayssa Lemos 30/09/2021

Necessário
Deveria fazer parte das nossas vidas desde o colegial, acabei de ler, mais estou pensando em ler pelo menos umas dez vezes mais, até sugar todo o conhecimento que puder!