Ordem Hugh Howey

Resenhas - Ordem

Rauecker 25/07/2023

A Ordem
Seguimos na saga do Silo, essa continuação foi um misto de emoções para ser sincero ?

Primeiro, os pontos positivos. Voltamos no tempo, voltamos para o ponto onde nos perguntamos durante todo o primeiro livro, para o início. Temos uma ideia do que são os Silos, de quem os construiu e acompanhamos o personagem que ?construiu? os Silos.

Até esse momento é tudo surreal, é de uma satisfação muito grande ter as respostas das perguntas, ver nossas teorias dando certo e também a construção magnífica de Hugh, cara não é exagero dizer que é o controle social mais perfeito que eu já li em uma distopia, deixa 1984 a ver navios. (E nesse ponto eu fico triste em saber que essa obra não é tão conhecida quanto um clássico)

Agora temos dois pontos negativos, que são contos isolados de personagens que conhecemos no primeiro livro, sei que somaram na construção do universo, porém, sinto que poderia ter ficado para uma edição especial pós trilogia, muitas das vezes os capítulos desses casos quebravam completamente o ímpeto da minha leitura.

No mais, é um ótimo livro, bem escrito que Hugh prende, vicia e esfrega umas boas verdades na cara.

Citação preferida:

?A descoberta foi que homens maus surgiam de sistemas maus, e que todo homem tinha o potencial de ser corrompido.?

?E era por isso que alguns sistemas deviam ser extintos.?

@Umpouquinhodemim 23/10/2023

Ordem
Essa leitura foi boa, com tramas paralelas, para podermos entender melhor a revolução citada no primeiro livro, então novos personagens foram inseridos, neste livro é nos apresentado como tudo começou com a criação de Silo, onde mudou toda a dinâmica.
Agora vamos para o próximo livro, porque terminou de um jeito que preciso saber o que vai acontecer.

Luiz Carlos 07/05/2023

Uma continuação mediana
O primeiro livro da Trilogia - "Silo" - rendeu boa leitura e é bem mais atraente que "Ordem", o livro demora a engrenar e demorei a desenvolver a leitura. Como projeto pessoal estou limpando a estante de livros iniciados anteriormente e nunca concluídos! Agora é partir para o terceiro livro da série - "Legado"!

Thalles 08/08/2022

Difícil demais. Uma história que em 20 páginas você já sacou o que é a intenção da parada e precisa ler outras 500 pra terminar o livro. Achei chatíssimo. Tinha gostado muito do primeiro mas esse me brochou pra terminar a trilogia.

John 09/09/2023

Uma origem interessante
Continuando com a trilogia (e aproveitando que saiu a adaptação da AppleTV)

Nessa sequência, vamos viajar ao passado conhecendo a origem de todo esse sistema que conhecemos no primeiro livro. (não é exatamente isso, mas se eu falar mais vai ser spoiler do final)

O que dá pra falar é que com certeza a ambição humana não tem limites mesmo que o preço a ser pago seja muito alto, a ponto de prejudicar muitas vidas.

O livro é bom, pra falar a verdade gostei até mais do que o primeiro, por se tratar de um livro sobre várias respostas e não envolver tanto o romance dos personagens principais.
É uma série razoável, não tem nada de muito espetacular para os meus gostos nesse gênero, mas traz uma experiência de leitura leve e fácil de se envolver.

No final valeu a pena a leitura.

Thatiane.Cristina 21/06/2023

Um livro interminável e que poderia ser resumido em 150 páginas. Eu diria desnecessário. Poderia ser adicionado ao primeiro ou ao último de forma resumida. Até agora essa série é composta por livros que poderiam ser só a metade.

Bruna3485 09/04/2020

Se seu gênero literário for distopias "a là" Jogos Vorazes e A rainha vermelha, certamente gostará dessa trilogia

Sirlei.Santos 04/10/2020

Livro 2 de Silo
Apesar da espectativa de esperar que o segundo livro seja a continuação daquele final fantástico de Silo, a decepção logo some quando as primeiras páginas são lidas. O livro Dois vem nos contar o início de tudo, os responsáveis pela criação dos Silos, a linha do tempo e os acontecimentos desde o início até o ano de 2345, ano dos acontecimentos do livro Um. E achei ótimo acompanhar os anos solitários de Solo (Jimmy) no Silo 17.

Simone.Paulino 01/09/2015

Ordem
Quem já leu o Silo não compre Ordem achando que é uma continuação, mas tenha em mente que muitos eventos narrados em o Silo estão ligados ao que ocorre em Ordem. Eu mesma tive essa expectativa, antes de comprar o livro, imaginava que veríamos o que ocorreu com Julliet e o silo 18. Apesar de não se tratar da continuação do Silo, Ordem envolve o mesmo universo ficcional e “prende pontas” deixadas no Silo, respondendo uma das questões cruciais de toda a narrativa: como tudo começou?

Ordem envolve principalmente questões políticas e narra como a decisão de alguns poucos foi capaz de acabar com a Terra e estabelecer um novo tipo de sociedade, baseada principalmente na distorção e ocultamento de informações.

Ordem não tem uma narrativa linear, cronológica. Algumas partes se passam trezentos anos antes dos eventos registrados no Silo, outra parte conta a queda do silo do personagem Solo (Jimmy) e em outra parte vemos os eventos do grande levante que ocorreu no silo 18 (tão citado no primeniro livro da série). No fim de Ordem os eventos do Silo começam a aparecer, enlaça os dois livros e prepara o leitor para o terceiro da série: Legado.

Apesar de não contar eventos subsequentes aqueles ocorridos no livro Silo, é preciso lê-lo para compreender o livro Ordem.

Para quem curte narrativas em cenários pós apocalíticos será um grande prazer a leitura de Silo e Ordem e uma boa alternativa para as distopias adolescentes, uma vez que esta série conta com personagens mais maduros.

site: http://aescritora.com/2015/05/15/ordem/

Dhiego Morais 11/07/2016

Ordem
Ordem é a aguardada sequência de Silo, de Hugh Howey. Aproveitando-se do ritmo alucinante do volume inicial, este livro conta sobre o passado, antes de o mundo vir a se tornar o que se tornou durante a história de Juliette. E é abordando o passado que Howey traz revelações e respostas às mais variadas perguntas de seus leitores: “Como tudo começou?”, “Quem construiu os Silos?”, “Por que o mundo lá fora é tão nocivo?”, “O que se passa nos demais Silos?”, etc.

“— Eles me mostraram... — Rodny apontou a arma para os cartazes nas paredes. — Que essas histórias são verdadeiras. — Ele riu virou-se para a Corva. — E eu fiquei com raiva como a senhora disse que eu ficaria. Com raiva do que eles fizeram com o mundo. Eu tive vontade de destruir tudo.”

Optando por não dar continuidade aos eventos finais de Silo, mas por contar como tudo se iniciou, Howey se permite a liberdade de abrir mais espaço para as tramas passadas ao narrar por diferentes pontos de vista e anos que chegam a variar em séculos.

A história tem seu começo datado em 2049, em Washington D.C., com o deputado Donald Keene tendo uma reunião no gabinete do senador Thurman. Ansioso por ter tido uma boa campanha e sido eleito, Donald apresenta-se estar preparado para os novos desafios que o cargo político recente o trarão. E, uma de suas primeiras tarefas será retribuir toda a ajuda de Thurman durante a campanha, em um projeto secreto e levemente insano.

Durante a mesma reunião, Mick, seu amigo desde a faculdade, fora igualmente intimado a participar do novo projeto de Thurman, ainda que portasse tarefas distintas de Donald.

É um tanto complicado falar sobre Ordem, pois o livro está recheado de descobertas e revelações do mundo apocalítico criado por Howey. Quando o autor decide narrar sobre os eventos anteriores a Silo, faz com que fique mais complicado expressar-se sobre a trama sem lançar um spoiler acidental. Deste modo, me aterei de maneira genérica à trama e enfocarei nas mensagens e nas personagens.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/718-resenha-ordem-silo-2-hugh-howey

Jossi 14/02/2016

Um futuro a temer...
Um futuro a temer...
Silo, ORDEM, continua a história do primeiro livro 'Silo'. Confesso que comecei com certa preguiça, porque sabia que o autor, ao invés de prosseguir onde o primeiro livro começou, iria voltar ao passado (para contar das origens do SILO). Isso não me agrada muito em livros de aventura e ficção científica: corta o fluxo da leitura, embaraça as lembranças, nos força a parar todas as reflexões anteriores e começar tudo de novo; foram introduzidos novos personagens, novas ideias (ou explicações para as ideias do primeiro livro), há um clima claustrofóbico, angustiante, irritante, que nos faz parar para respirar...

Numa dessas paradas - quando se narrava a vida do personagem Mission - eu abandonei a leitura.

Para mim, toda a magia e o encanto do mistério (do primeiro livro) estavam toldadas. Não havia mistério algum, já estava tudo explicado.

Após uns dois meses, me forcei a continuar, passei por mais momentos de irritação (aquele método que os 'arquitetos do futuro' encontraram para voltarem "à ação" em determinados períodos de tempo me enjoava e deprimia). O supra sumo da chatice foi a "grande revelação" - só lá no finalzinho... sem falar em toda a mixórdia de personagens novos, velhos, renovados, alterados, blablabla.

A coisa só ficou bacana mesmo quando o protagonista está nas últimas linhas ou 'suspiros de papel'... e percebe alguma coisa realmente importante.

Todo o livro foi uma leitura irritante, absolutamente diferente do primeiro - isso no MEU ponto de vista, o que não significa que outras pessoas poderão achar, como de fato estão achando, o livro maravilhoso.

Para mim deixou muitíssimo a desejar em matéria de suspense, de boas ações e atos heróicos.
Patty 27/10/2016minha estante
Estou com o mesmo "gosto ruim na boca"....
Poxa vida! Está suuuuper enfadonho e acabei abandonando pela segunda vez...
Vou tentar concluir.... comprei o último e estou me obrigando a lê-lo somente qdo terminar "Ordem"

livrosepixels 17/05/2023

O passado molda o futuro, mas o presente o define.
Silo foi uma das leituras mais gratificantes e incríveis que fiz. Intrigante, convincente e original. Logo, fiquei eufórico para ler a sequência, mas demorei bastante para fazê-la.

Ordem é o segundo livro da trilogia, MAS, ao contrário da maioria das trilogias, esse livro não é uma sequencia direta do primeiro. O livro intercala o passado, do que houve antes do silo, e o presente, mas de outro panorama diferente do descoberto por Juliete no fim do primeiro livro.

No passado vamos conhecer o recém eleito deputado estadual Donald Keene. Donald é descrito como um dos mais habilidosos arquitetos da nação, e por este motivo, foi convidado pelo senador Thurman a projetar um imenso edifício subterrâneo, com a máxima de segurança. A explicação dada para Thurman foi de que a América iria começar a armazenar lixo nuclear para evitar a contaminação do ambiente. Entretanto, Donald não tinha acesso a todo o projeto, então não tinha como ver a real intenção desse ambicioso projeto.

E assim que o(s) silos estão prontos, acontece o grande desastre que nos leva ao futuro imaginado no primeiro livro. Que tipo de desastre? Bom, aí só lendo para saber.

Assim também acompanhamos o presente, onde Troy é acordado de um sono criogênico para um turno de 6 meses. Ele acorda sem muitas lembras de como e porque está ali, só o que sabe é que sua missão é ocupar o posto de outra pessoa por seis meses, desempenhar suas atividades, e depois voltar a dormir para mais futuramente, acordar novamente.

Entretanto, Troy começa a ter fragmentos de memórias e questionamentos começam a surgir, e assim como Juliete no primeiro livro, a sua curiosidade vai levá-lo a descobrir segredos escondidos, a real natureza dos Silos, como que tudo começou e por qual razão começou. Há até uma suposição de invasão alienígena. Será? ahaha

Apesar de ter uma história muito bem estruturada e boa, e não ser linear como imaginei que seria, há muitos capítulos onde o autor se alongou demasiadamente. Troy é um personagem que demooooooora muito mais do que o aceitável pra começar a ter ações e a desempenhar alguma coisa interessante na história. Além disso, o final do livro acaba sendo um pouco acelerado, destoando do restante da narrativa, o que deu a impressão de que o autor precisou entregar logo um desfecho para não se perder.

Eu goste bastante da trilogia e ainda não li o último livro para ver como isso tudo termina, mas Ordem foi aquela leitura super interessante, porém, cansativa na maior parte do tempo.

Mesmo assim, ordem é um livro fundamental, pois explica o passado do Silo, contextualiza o presente que Juliete descobre na trama, e se conecta fortemente com a revolução que, sem dúvida, irá acontecer no último livro.

Se você ainda não leu a trilogia, só digo uma coisa; vá logo!

Obs: Silo está com adaptação na Apple TV+ e a primeira temporada conta com 10 episódios. Já foi elogiada e até o momento tem sido vista como uma das melhores produções da Apple TV.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Fran289 06/07/2023

Uma sequência intrigante.
Conheci essa saga através da série da Apple TV, mas já no terceiro episódio eu não me aguentei de ansiedade e li o primeiro livro! Me apaixonei pela história, fiquei ansiosa pra saber todos os segredos da trama e me encantei pela força e coragem da Juliette.
Minha única reclamação desse livro é não ter muito sobre essa mulher, mas eu gostei dos personagens que Hugh Howey incluiu e adorei o no que ele atou em todas as dúvidas, em todas as perguntas que pareciam não fazer sentido.
Dessa vez a gente acompanha a história de "3" personagens mega importantes para a história e cada vez a gente se vê mais sedento pela verdade, principalmente por saber que está chegando perto dela.
Ordem é um livro igualmente instigante, que traz a gente para o início da história do Silo, e atinge bem o seu objetivo (que na minha opinião é fazer a gente ficar com medo da humanidade.)
Adorei!