Ordem

Ordem Hugh Howey

Resenhas - Ordem

livrosepixels 17/05/2023

O passado molda o futuro, mas o presente o define.
Silo foi uma das leituras mais gratificantes e incríveis que fiz. Intrigante, convincente e original. Logo, fiquei eufórico para ler a sequência, mas demorei bastante para fazê-la.

Ordem é o segundo livro da trilogia, MAS, ao contrário da maioria das trilogias, esse livro não é uma sequencia direta do primeiro. O livro intercala o passado, do que houve antes do silo, e o presente, mas de outro panorama diferente do descoberto por Juliete no fim do primeiro livro.

No passado vamos conhecer o recém eleito deputado estadual Donald Keene. Donald é descrito como um dos mais habilidosos arquitetos da nação, e por este motivo, foi convidado pelo senador Thurman a projetar um imenso edifício subterrâneo, com a máxima de segurança. A explicação dada para Thurman foi de que a América iria começar a armazenar lixo nuclear para evitar a contaminação do ambiente. Entretanto, Donald não tinha acesso a todo o projeto, então não tinha como ver a real intenção desse ambicioso projeto.

E assim que o(s) silos estão prontos, acontece o grande desastre que nos leva ao futuro imaginado no primeiro livro. Que tipo de desastre? Bom, aí só lendo para saber.

Assim também acompanhamos o presente, onde Troy é acordado de um sono criogênico para um turno de 6 meses. Ele acorda sem muitas lembras de como e porque está ali, só o que sabe é que sua missão é ocupar o posto de outra pessoa por seis meses, desempenhar suas atividades, e depois voltar a dormir para mais futuramente, acordar novamente.

Entretanto, Troy começa a ter fragmentos de memórias e questionamentos começam a surgir, e assim como Juliete no primeiro livro, a sua curiosidade vai levá-lo a descobrir segredos escondidos, a real natureza dos Silos, como que tudo começou e por qual razão começou. Há até uma suposição de invasão alienígena. Será? ahaha

Apesar de ter uma história muito bem estruturada e boa, e não ser linear como imaginei que seria, há muitos capítulos onde o autor se alongou demasiadamente. Troy é um personagem que demooooooora muito mais do que o aceitável pra começar a ter ações e a desempenhar alguma coisa interessante na história. Além disso, o final do livro acaba sendo um pouco acelerado, destoando do restante da narrativa, o que deu a impressão de que o autor precisou entregar logo um desfecho para não se perder.

Eu goste bastante da trilogia e ainda não li o último livro para ver como isso tudo termina, mas Ordem foi aquela leitura super interessante, porém, cansativa na maior parte do tempo.

Mesmo assim, ordem é um livro fundamental, pois explica o passado do Silo, contextualiza o presente que Juliete descobre na trama, e se conecta fortemente com a revolução que, sem dúvida, irá acontecer no último livro.

Se você ainda não leu a trilogia, só digo uma coisa; vá logo!

Obs: Silo está com adaptação na Apple TV+ e a primeira temporada conta com 10 episódios. Já foi elogiada e até o momento tem sido vista como uma das melhores produções da Apple TV.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Jossi 14/02/2016

Um futuro a temer...
Um futuro a temer...
Silo, ORDEM, continua a história do primeiro livro 'Silo'. Confesso que comecei com certa preguiça, porque sabia que o autor, ao invés de prosseguir onde o primeiro livro começou, iria voltar ao passado (para contar das origens do SILO). Isso não me agrada muito em livros de aventura e ficção científica: corta o fluxo da leitura, embaraça as lembranças, nos força a parar todas as reflexões anteriores e começar tudo de novo; foram introduzidos novos personagens, novas ideias (ou explicações para as ideias do primeiro livro), há um clima claustrofóbico, angustiante, irritante, que nos faz parar para respirar...

Numa dessas paradas - quando se narrava a vida do personagem Mission - eu abandonei a leitura.

Para mim, toda a magia e o encanto do mistério (do primeiro livro) estavam toldadas. Não havia mistério algum, já estava tudo explicado.

Após uns dois meses, me forcei a continuar, passei por mais momentos de irritação (aquele método que os 'arquitetos do futuro' encontraram para voltarem "à ação" em determinados períodos de tempo me enjoava e deprimia). O supra sumo da chatice foi a "grande revelação" - só lá no finalzinho... sem falar em toda a mixórdia de personagens novos, velhos, renovados, alterados, blablabla.

A coisa só ficou bacana mesmo quando o protagonista está nas últimas linhas ou 'suspiros de papel'... e percebe alguma coisa realmente importante.

Todo o livro foi uma leitura irritante, absolutamente diferente do primeiro - isso no MEU ponto de vista, o que não significa que outras pessoas poderão achar, como de fato estão achando, o livro maravilhoso.

Para mim deixou muitíssimo a desejar em matéria de suspense, de boas ações e atos heróicos.
Patty 27/10/2016minha estante
Estou com o mesmo "gosto ruim na boca"....
Poxa vida! Está suuuuper enfadonho e acabei abandonando pela segunda vez...
Vou tentar concluir.... comprei o último e estou me obrigando a lê-lo somente qdo terminar "Ordem"

Dhiego Morais 11/07/2016

Ordem
Ordem é a aguardada sequência de Silo, de Hugh Howey. Aproveitando-se do ritmo alucinante do volume inicial, este livro conta sobre o passado, antes de o mundo vir a se tornar o que se tornou durante a história de Juliette. E é abordando o passado que Howey traz revelações e respostas às mais variadas perguntas de seus leitores: “Como tudo começou?”, “Quem construiu os Silos?”, “Por que o mundo lá fora é tão nocivo?”, “O que se passa nos demais Silos?”, etc.

“— Eles me mostraram... — Rodny apontou a arma para os cartazes nas paredes. — Que essas histórias são verdadeiras. — Ele riu virou-se para a Corva. — E eu fiquei com raiva como a senhora disse que eu ficaria. Com raiva do que eles fizeram com o mundo. Eu tive vontade de destruir tudo.”

Optando por não dar continuidade aos eventos finais de Silo, mas por contar como tudo se iniciou, Howey se permite a liberdade de abrir mais espaço para as tramas passadas ao narrar por diferentes pontos de vista e anos que chegam a variar em séculos.

A história tem seu começo datado em 2049, em Washington D.C., com o deputado Donald Keene tendo uma reunião no gabinete do senador Thurman. Ansioso por ter tido uma boa campanha e sido eleito, Donald apresenta-se estar preparado para os novos desafios que o cargo político recente o trarão. E, uma de suas primeiras tarefas será retribuir toda a ajuda de Thurman durante a campanha, em um projeto secreto e levemente insano.

Durante a mesma reunião, Mick, seu amigo desde a faculdade, fora igualmente intimado a participar do novo projeto de Thurman, ainda que portasse tarefas distintas de Donald.

É um tanto complicado falar sobre Ordem, pois o livro está recheado de descobertas e revelações do mundo apocalítico criado por Howey. Quando o autor decide narrar sobre os eventos anteriores a Silo, faz com que fique mais complicado expressar-se sobre a trama sem lançar um spoiler acidental. Deste modo, me aterei de maneira genérica à trama e enfocarei nas mensagens e nas personagens.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/718-resenha-ordem-silo-2-hugh-howey

Thalles 08/08/2022

Difícil demais. Uma história que em 20 páginas você já sacou o que é a intenção da parada e precisa ler outras 500 pra terminar o livro. Achei chatíssimo. Tinha gostado muito do primeiro mas esse me brochou pra terminar a trilogia.

Matth 26/02/2021

Achei o início arrastado, mas depois foi mais acelerado. O segundo livro conta como os silos foram construídos e porque os seres humanos não conseguem ficar do lado de fora dos silos. Fiquei abismado com o que o Donald viu após lançar um drone pra fora do silo e espero que o autor me responda no último livro.

Gabi Ju 07/11/2022

O mundo é cruel, mas os políticos superam!
Segundo livro da trilogia. Peguei sem ler a sinopse e tomei um tapa na cara kkkk
Juro, eu não sabia o que tava rolando. "Nada a ver" com o primeiro livro, personagens diferentes, época diferente... eu fiquei completamente perdida. Aí eu me achei no meio da confusão e MEU DEUS!

Acho que Legado consegue ser melhor que Silo. Um livro inteiramente dedicado a trama pré-apocalíptica.
Nesse ponto nós já sabemos que são vários silos e não um só. E que existe um silo que monitora todos os outros. Então no segundo livro, senhor gênio Howey traz a origem de tudo, desde os planejamentos políticos, à construção dos silos, ao dia em que todos foram forçados a abandonar suas vidas e viver em silos para sobreviver, e mais. Temos os primeiros anos nos silos, como as coisas se desenrolam; se algo sai fora dos eixos, como o Silo 1 resolve a situação.
Desde o início, acompanhamos Donald. Arquiteto que resolveu entrar para a vida política e se embrenhou no projeto dos Silos sem instruções detalhadas. Ao longo do livro é fácil demais criar uma conexão com ele, um carinho absurdo, ele tem muitos aspectos de paizão (apesar de não ser kkk). Depois da evacuação, ele acorda como chefia do Silo 1 para seu Primeiro Turno e logo de cara precisa resolver uma situação complicada com um dos Silos entrando em colapso. Donald era casado antes de tudo e ele começa uma busca para encontrar a mulher. As coisas se desenvolvem e é exatamente como no primeiro livro, muita ação, muitos segredos, muita política.

Uma coisa que eu achei muito interessante foi que apesar do segundo livro seguir uma linha de tempo diferente do primeiro, ambos acabam no mesmo ponto. Ou seja, o terceiro começa com ambos os fins dos livros 1 e 2 se encontrando e partindo daí.

Surtos aqui: @gatubooks ;)

hércules 17/01/2019

O LIVRO SEM FIM
Sim, o título dessa resenha deveria ser o novo título de ?Ordem?. Eu passei meses para sequer ter coragem de abri-lo de novo e recomeçar a leitura. Por que ele é ruim? Não necessariamente.

Na verdade, o prólogo de Silo é tão bem contato, com tantos detalhes, que a leitura se torna chata e massante. Desde a leitura de Silo aprendi que o autor adora descrever bastante as suas cenas, e livros que poderiam contar perfeitamente a história em trezentas páginas acabaram tendo quinhentas cada um.

O livro Ordem é muito bem escrito, assim como seu antecessor, mas lhe falta ação. Para ser um livro de ficção científica, falta muita ação. Me senti lendo um livro de drama em muitos momentos, mesmo que Hugh sempre nos deixe claro que aquele é o universo do Silo, bem diferente do nosso.

Para quem quer ler a continuação porque gostou de Silo, aconselho, pois irão entender mais sobre como a história do primeiro livro começou, até chegar aos pontos que mostram realmente uma continuação dos acontecimentos.

Mas para quem leu Silo, como eu, e não se sentiu motivado a continuar a ler, não recomendo Ordem. Estou escrevendo esta resenha mas ainda faltam algumas páginas para terminar o livro. E sei, antes de lê-las, que elas não conterão nada de surpreendente, assim como o resto do livro.

Andre 16/05/2023

O segundo livro da série responde muitas perguntas que o primeiro volume deixou em aberto mas pra isso ele volta séculos no passado e recomeça a história com novos personagens e uma nova trama.

Isso força o leitor a se reconectar do zero com o universo mas, uma vez vencida essa dificuldade inicial, temos a recompensa de ver a história se encaixando e personagens conhecidos retornando ao centro da atenção.

O livro termina deixando o terreno preparado para uma bela conclusão. Agora é torcer para o terceiro volume corresponder às expectativas

Deeeeebs 11/09/2017

Agradável Surpresa
Confesso que tive uma grata surpresa enquanto avançava com a leitura de Ordem. Sendo bem honesta, não havia gostado do livro Silo, nem me interessado pela história e seus personagens.

Eu, que costumo ser uma leitora voraz, demorei semanas para completar a leitura do primeiro livro da saga, e só continuei até o fim porque, por menos que goste de uma história, dificilmente abandono um livro.

A leitura da sequência veio pelo mesmo motivo. O livro ficou meses na estante sem receber um olharzinho sequer de interesse. E que arrependimento! A continuação supera, e muito!, a estreia e a única coisa que eu perdi foi tempo demorando tanto a dar uma chance pra ele...

Não havia lido a sinopse do segundo livro, então foi com certo fascínio que vi que, antes de seguir com a história de Juliette e a galera do Silo 18, o autor resolveu nos mostrar o começo de tudo, desde a ideia, concepção e desenvolvimento, até o presente momento. E a história é boa!, foi uma leitura rápida e muito agradável, bem diferente da primeira impressão que tive da Trilogia.

Alguns pontos ficaram confusos e senti que algumas explicações ficaram faltando, ou talvez uma verossimilhança maior no desenvolvimento de certos núcleos, mas posso dizer com toda sinceridade que não vejo a hora de conhecer o Legado!!

Gabi 27/07/2017

"Ordem" conseguiu ser tão bom quanto "Silo", incrível a maneira que o autor conseguiu me inebriar desde a primeira página até a última. E como as histórias vão se ramificando até o momento final deste livro. Ansiosa para começar "Legado".
Recomendo.

Maria.Jose 23/07/2023

Infelizmente não é uma narrativa muito envolvente. A respostas demoram para vir e os personagens não são tão interessantes quanto do primeiro livro.

Evy 27/12/2016

Melhor livro do ano II
Novamente o autor nos presenteia com uma estória de qualidade, muito bem construída e rica em detalhes. A estória começa totalmente diferente do final do primeiro livro. Afinal de contas ele está nos apresentando um novo personagem: Donald. Hugh Howey continua a me surpreender ao escrever uma estória em dois tempos sem se perder, sem deixar a leitura confusa ou exaustiva. Com relação à escrita do autor, continua incrível, ele mantém tudo o que um bom livro precisa ter para prender o leitor do começo ao fim: enredo envolvente, suspense, drama, uma heroína sem clichê e o fator surpresa que apresentou em Silo, confirmando sua habilidade de criar estórias.
Lady 11/04/2017minha estante
Estou lendo SILO e ansiosa para ler Ordem e Legado em seguida, por isso estou buscando aqui as resenhas.

Cris 14/06/2023

?Preveja o inevitável e com certeza um dia você estará certo
?Comece pelo topo. Parta do pressuposto de que a explicação é mentira.?

?Misture verdades e mentiras e você não será capaz de diferenciá-las.?

?O conhecimento. As coisas que deixamos fora do Legado. A capacidade de acabar com tudo com o simples apertar de um botão.?

E se a sobrevivência dos seres humanos dependesse do deslocamento de milhares de cidadãos para uma enorme cidade subterrânea, com gigantescas telas de TV transmitindo imagens desoladoras do mundo do lado de fora e ninguém fosse autorizado a sair?

No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma mecânica nascida nos subterrâneos.
A narrativa de Ordem, que alterna passado e presente, começa em um período anterior ao descrito em Silo, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. São apresentados ao leitor um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é.

Em Ordem, os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizarem alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixarão a humanidade em vias de extinção.

Hugh Howey apresenta aos leitores um mundo pós-apocalíptico, com os poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo.

A narrativa torna-se claustrofóbica e contrita à medida que a humanidade é forçada a viver no silo e a tomar medicamentos que a fazem esquecer a destruição infligida aos amigos e parentes. Ao contar uma história que se passa em um futuro bem próximo, Howey cria um apocalipse totalmente convincente e, à medida que revela as camadas de seu mundo distópico, pavimentando o caminho para a sequência da série, "Legado"

Luciana 11/10/2015

Ler com o Silo ao lado
A Ordem, segundo livro da trilogia Silo (por que tudo atualmente tem que ser trilogia?), traz algumas explicações para os acontecimentos do primeiro livro. Mas não espere que tudo seja respondido, aliás o autor foi bastante astuto em deixar muitas pontas soltas para a terceira parte. A estória não é contada em uma ordem cronológica muito rigorosa, e em muitos momentos precisei voltar para entender a sequência e consequências dos acontecimentos. Uma dica é ler com o primeiro livro ao lado, acreditem, eu meio que reli Silo de forma alternada com a Ordem não somente para entender a cronologia, mas também porque o autor contou a mesma situação de pontos de vistas de vários personagens e eu "refiz" os diálogos com os dois livros.
Não é uma leitura obrigatória para quem leu o Silo, que é uma estória que pode se encerrar nela mesma, mas quem ler a Ordem certamente ficará angustiado pela terceira parte.

Sergio 05/05/2015

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
No segundo volume da "Trilogia Silo", Ordem, conhecemos Donald, o mais novo deputado eleito do estado da Geórgia (no ano de 2049). Deixando para trás sua formação de arquiteto e com muita vontade de revolucionar o legislativo norte-americano, Donald encontra-se ansioso e inspirado para exercer sua nova profissão. Isso até o momento em que o Senador Thurman o chama para uma reunião secreta e o pede para que ele coordene a construção de um prédio subterrâneo, em formato cilíndrico. Inicialmente, alega ser uma construção de segurança para os trabalhadores que exercerão atividades remuneradas ali próximo, em uma instituição que lidará com combustível nuclear.

Esse "prédio" deveria ser capaz de garantir a existência de, no mínimo, dez mil pessoas por um período indeterminado, para o caso de, por algum motivo, haver uma catástrofe na superfície. Sendo assim, fazendas hidropônicas são inseridas na arquitetura da construção, bem como andares de suprimentos, da tecnologia, da parte mecânica, dos apartamentos... e, então, está feito. Não somente um Silo é construído, mas cinquenta deles, um para cada estado dos Estados Unidos. É nesse clima de construção e segundas intenções que Hugh Howey nos mostra a transformação radical da sociedade que conhecemos. Nos mostra como o mundo acabou.

O livro, dividido em três partes de épocas distintas, traz ao leitor cerca de trezentos anos de história. Hugh Howey consegue nos explicar claramente a estratégia utilizada para "aprisionar" as pessoas nos silos, nos mostrando tudo o que ocorreu. Para não estragar a leitura que, porventura, vocês venham a fazer, não explicarei o motivo do enclausuramento, mas afirmo que o autor conseguiu ser original e que molda sua "teoria" através dos conhecimentos da nanotecnologia, campo de estudo da manipulação de materiais numa escala atômica ou molecular.

Entretanto, um dos pontos negativos do enredo é justamente o grande prazo de tempo que ele aborda. O número gritante de personagens me fez ficar algumas vezes perdido. A mudança entre os capítulos também me deixou um pouco perturbado, já que é comum a mudança de ano de um personagem para outro. Entretanto, de forma geral, tudo se liga em algum ponto, dando ao enredo consistência e fluidez.

Assim como Silo, Ordem é um livro de tirar o fôlego. Nele, há milhões de reviravoltas e a todo o momento nos é mostrado algo novo. Mal temos tempo de assimilar um fato ocorrido e o autor já nos surpreende com algo. Infelizmente demorei mais do que esperava para concluir a leitura do meu exemplar (por causa da universidade), mas assim que cheguei na última página já desejei, instantaneamente, o próximo volume. O livro nos conta também um pouco mais sobre a história do personagem Solo (quem leu o primeiro volume deve se lembrar dele). Nos é narrado tudo o que aconteceu no Silo 17, desde seu primeiro sinal de colapso até a sua queda e como Solo sobreviveu a tudo isso. Outra coisa que me instigou foi o aparecimento (embora que tardio) de Juliette, ligando assim os dois volumes da trilogia.

Sinceramente, estou super ansioso para finalizar a leitura da série. Hugh Howey, como eu já esperava, surpreendeu positivamente, apesar das pequenas ressalvas que fiz acima. Se você, assim como minha pessoa, não resiste a uma boa distopia, sugiro que pare o que está fazendo e adquira já seu exemplar. Se já o tem, coloque-o na fila de leitura o mais rápido possível. Conheça um pouco mais sobre o fantástico mundo conspiratório de Ordem e seus reflexos no Silo.

site: www.decaranasletras.blogspot.com