Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Nandabeth 05/06/2024

Existem pessoas no mundo que tem um poder com as palavras que apenas lendo você consegue sentir, a forma como a Carla descrever as coisas, desde sentimentos avassaladores até um mínimo ponto de bordado é poesia pura, da mais bela que pode existir.

Tassinp 05/06/2024

Comecei a ler por uma indicação e não sei se não me aprofundei o suficiente, mas achei um livro ok. Enrolei pra concluir a leitura.

Gabriel1994 04/06/2024

Tudo é rio.
Tudo é rio.
Esse livro é um livro que com certeza virou o meu favorito, a história não é contada, é bordada, esse livro trás 3 fases, o amor, a solidão, e a reflexão. O livro é muito bom, creio eu que o livro tem essa nome pelo jeito que a história flui, semelhante a um rio, Carla sabe usar bem as palavras e faz bom proveito disso, um livro onde em meio a tanta desgraça, tristeza, solidão e sofrimento a um pingo de esperança, a que faz o livro fluir, o livro é um livro incrível, mesmo com muitas cenas ?apimentadas?, o final é bom, eu já imaginava que isso aconteceria, mas descartei a possibilidade no capito 21, enfim, muito bom o livro e eu recomendo demais!

Julia5048 04/06/2024

Esse livro é como o título e o prefácio, é uma leitura que se aprecia não se devora, é um livro que flui como um rio dentro de nossa mente, ele tem suas correntezas, seus caminhos difíceis, mas chegamos ao fim como água, a leitura flui. O trabalho impecável da autora com cada personagem é admirável, é um livro admirável agradeço cada palavra escrita, e sei que cada uma teve um significado, é arte, isso é arte.

Joice 04/06/2024

Que delicia de leitura.
Melhor livro dos últimos tempos, e que maravilha ser de autoria brasileira.
Eu morri e renasci lendo essas páginas, senti a dor de Dalva na garganta. E muita pena de Venâncio. Senti vontade de conversar com Aurora e dizer que ela precisa ajudar Dalva, e conseguir o perdão da filha. Gostaria de deletar o que li para ler uma segunda vez com a calma merecida.

ehornby 04/06/2024

?mas e o amor? o que é senão um monte de gostar? gostar de falar, gostar de tocar, gostar de cheirar, gostar de ouvir, gostar de olhar. gostar de se abandonar no outro. o amor não passa de um gostar de muitos verbos ao mesmo tempo.?

thisisnotmariah 04/06/2024

Que livro real!
É um livro que você começa assustado, no decorrer você fica curioso e no final você fica deslumbrado?
Que livro, Carla Madeira, você me surpreendeu!

Vitoria293 04/06/2024

Existe um certo milagre nos encontros
Tudo é rio é a história de Dalva e Venâncio, um casal que já esteve muito apaixonado, mas agora se encontram presos um ao outro pelo desamor e a mágoa de um acontecimento que marcou os dois, drenando-os de toda a sede de vida. Assim como, também, é a história de Lucy, a prostituta mais conhecida e desejada da cidade. Os três formam juntos um triângulo de pontos de vista pelo qual observamos o desenvolvimento de suas histórias que, por milagre, se entrelaçam.
Eu comecei esse livro com a certeza, sem nenhuma razão, de que seria decepcionada. Eu estava com expectativas altas que achava que seriam frustradas. Mas o surpreendente é que eu terminei o livro cheio de pontos positivos a serem compartilhados.
Para começar enumerando a escrita da Carla Madeira é divina, parafraseando o prefácio, Carla Madeira não escreve, borda. Saio com mais marcações do que já lembro ter feito em um livro de apenas 210 páginas e com a certeza de que lerei tudo que essa mulher escrever pelo resto da vida.
O livro é curto, apesar de ser pesado em conteúdo. Eu confesso ter preconceito com livros pequenos pelo costume de ler calhamaços, sempre acho que não vai dar para ser desenvolvida suficiente, para embarcar toda a complexidade. Mas, Tudo é rio me dá um tapa na cara contra todas minhas impressões superficiais. Os capítulos da história são extremamente curtos, com isso, sem nem perceber, quando dei por mim estava completamente envolvida. Terminei tudo em 3/4 horas depois de devorar a história sem pausas.
Tudo é rio me fez sentir, tudo o que eu nem sei nomear, tudo que eu não sei explicar, ou mesmo como fazer entender o que é a história, mas sei que é líquida, é sangue, lágrimas, sêmen, suor, saliva, mares e, principalmente, rios.
Cecília 04/06/2024minha estante
É difícil pôr em palavras o que é tudo é rio, só quem leu entende o inexplicável

Cecília 04/06/2024minha estante
Pfvr vamos fazer a tatuagem dps kkkk

Vitoria293 04/06/2024minha estante
sim por favor kkk

Daniele470 04/06/2024

Tudo é Rio
Meu primeiro contato com a escrita de Carla Madeira e à cada página me sentia inebriada pela escrita da autora. A forma como ela constrói os personagens, trazendo para a narrativa os conflitos familiares de cada um, nos leva a perceber o porque de cada um ter aquela personalidade. Passei a leitura inteira imaginando mil finais para o livro e confesso que o escolhido por Carla Madeira me deixou bastante surpresa, porém consegui compreender as escolhas de Dalva e a força do perdão.

leticiabrz 04/06/2024

Visceral!
Minha autora favorita da atualidade! Revolucionou a escrita brasileira, ela te desafia, mexe com teus princípios trazendo personagens imperfeitos.

Klynm 04/06/2024

Esse livro é uma mistura de sentimentos, ora odiamos, ora sentimos pena. É inegável a ótima construção dos personagens, a construção do seu envolvimento e o final em aberto fechando bem uma história sem rédeas. Amei essa história, mesmo que não ame (odeio) os personagens.

Gabrielle831 04/06/2024

Livro fantástico
Foi a minha primeira leitura da Carla Madeira. A história é incrível, eu não imaginaria que a escritora conseguiria extrair tanto de uma história, em tese, sem maiores expectativas. Depois da leitura, o título tudo é rio fez sentido. Ótimo livro de entrada para uma das principais figuras da literatura brasileira moderna.

keilo 04/06/2024

Tudo é rio
Acabei de ler essa obra de arte e com toda certeza esse é um livro muito bom.
A história alterna entre presente e passado, assim como entre os três protagonistas do livro, no começo tive um choque ao ver a retratação nua e crua da objetificação sexual do corpo feminino, que ao longo dos capítulos se torna mais sútil. Já na metade, a história fica mais interessante, visto que a autora explora um pouco mais o passado dos personagens nos mostrando o porquê de cada personalidade. A retratação da vida no livro é bem elaborada além de ser evidente que o objetivo é mostrar o lado mais cru, feio e imoral do ser humano.
Não sei o que senti em relação a Dalva o sofrimento dela e todo o trama por trás e eu não imaginava como todo aquele sofrimento acabaria.

?A gente passa a vida pelejando com o dilema de existir ou desistir, com o que é bom e o que é ruim, o certo e o errado, a morte e a vida. Essas coisas não se separam.
O lugar que dói é o mesmo que sente arrepios. É no corpo, no amor e na liberdade de escolher as coisas que a gente fica inteiro ou despedaçado. Então, pede para a parte boa dar conta da parte ruim."

Esse livro com certeza irá ficar marcado em mim