Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Carolina.Mayllart 19/05/2024

UAU!!! Que livro bom! A escrita perfeita, envolvente, intensa e linda. Amei ler sobre cada personagem, a história é super interessante, personagens PERFEITAMENTE escritos! To sem palavras.

Camile 19/05/2024

Resenha tudo é rio
É um livro de leitura direta
Eu não gostei muito, talvez tenha colocado muita expectativa. O final na minha opinião deixou a desejar. É um livro que aborda o abuso infantil e mostra como esses abusos influenciam a vida depois de crescidos; é um livro complexo que fala sobre perdão e reconhecimento.

Erhard 19/05/2024

Romance com ótimas nuances e significados
Em ?Tudo é Rio? acompanhamos a história de Dalva, Venâncio e Lucy. A escrita da autora é rica em detalhes e com isso cria personagens profundos (com histórias e atitudes semelhantes aos seus pais e até avós!) e consegue capturar os sentimentos de cada um conforme as ações do livro se desenrolam. É impressionante como não há uma palavra fora do lugar.

A única coisa que não gostei foi a questão inverossímil que acontece nos capítulos finais e que será a faísca para a redenção final.

Apesar de ter muita descrição sensações e busca de prazer, o filme tem o perdão como principal tema.

Eliosmar0 19/05/2024

Uma grande mensagem sobre perdão
O que é o perdão?
Como perdoar?
Por quais motivos perdoar?
Precisamos perdoar?
Nesse livro excelente, Carla nos leva a refletir sobre esses aspectos e como isso impacta na nossa vida. O livro é emocionante, cativante, viciante, avassalador. Faz você querer ler de uma vez só!
Um dos melhores da vida.

teixxeiratamires 19/05/2024

Literatura com profundidade
Se eu pudesse resumir a experiência desse livro diria que ele é curto e profundo, de modo que deixa cicatrizes. Em termos de enredo, personagens e desenrolar da história ele é enxuto. Mas cada capítulo traz frases e trechos que vão te fazer refletir até o fim do livro e além! Leiam!

Luiz111 18/05/2024

O amor é arrebatador!
Você perdoaria a pessoa que causou a maior dor da sua vida?
Carla Madeira nos trás um romance com a fluidez de um rio e personagens densos como as águas contidas nele. A história se passa na vida de Dalva e Venâncio, que após acontecimentos perturbadores, veem sua vida conjugal mudar para sempre. E é assim que Lucy entra no drama.

Ps: como essa é minha primeira resenha, vou evitar dar spoilers a respeito do livro. Kkkk

?Existe um certo milagre nos encontros. Não é tolo dizer que o amor é sagrado?

Julia5048 18/05/2024

?Mas e o amor? O que é senão um monte de gostar? Gostar de falar, gostar de tocar, gostar de cheirar, gostar de ouvir, gostar de olhar. [?]

O amor não passa de um gostar de muitos verbos ao mesmo tempo? ???

Maria Paula 18/05/2024

Diferente
Esse foi um dos livros mais diferentes e icônicos que já li. Nada se iguala a ele, nada chaga aos pés.
O que mais me cativou foi a escrita, uma escrita poética e ao mesmo tempo parecia que estava passando uma novela na minha cabeça.

Os personagens são bem desenvolvidos, nenhum deles é perfeito [só a Dalva que é uma santa].

Com 210 páginas, conseguiu passar uma história e mensagem, que muitos calhamaços não conseguem. Consigo imaginar isso acontecendo na época dos meus avós.

Eu amei e acho que todos devem ler, devem dar uma chance para essa história. E digo mais, ele tem grande potencial para virar um grande clássico futuramente.

Emilly 18/05/2024

Diferente de tudo que já li
É indescritível os sentimentos que esse livro me fez ter, dês de ódio a felicidade e compreensão. Tudo é rio é um livro intenso que faz você entrar em transe do começo ao fim, eu não mudaria nada neste livro. Talvez apenas acrescentaria algumas coisas que o tornaria melhor. Porém a obra em si é de tirar o fôlego, cada ponto foi pensando com precisão, encaixado no lugar certo. Os personagens são cativantes, eu demorei pra entender a Dalva no final, mais aí eu pensei, analisei e percebi que todos merecem uma segunda chance. Não quer dizer que o que o Venâncio fez não foi um erro tremendo, mais até ele merecia uma segunda oportunidade, isso jamais irá apagar o que ele fez, mais ele tinha o direito de seguir em frente. O que a Carla Madeira passou nesse livro foi algo muito bonito, e muito bem trabalhado.

Sarah.Andrade 18/05/2024

Que livro
Comecei a ler sem saber nada sobre e me surpreendi muito.
Durante o livro passei por diversas emoções (principalmente o choque) e valeu muito a pena.
Foi com certeza uma experiência arrebatadora e incrível.

Guilherme.Ribeiro 18/05/2024

Uma escrita maravilhosa
É difícil fazer uma resenha baseada inteiramente na escrita da autora, porque essa é a verdade: "Tudo é rio" se destaca, na minha opinião, apenas pela escrita de Carla Madeira, porque a história em si não é inovadora nem marcante, mas a maneira com que a autora faz fluir cada palavra, cada parágrafo, e nos leva na sua correnteza literária é incrível.

Sim, devoramos o livro, ele é muito rápido de se ler tal qual um rio que temos que cruzar, e eu não hesito em dizer que Carla Madeira irá se consagrar como uma autora "clássica" pro futuro, e sua obra será estuda e comentada para o vestibular ou coisas assim, pela estrutura narrativa e a crueza direta de cada trecho.

Porém, não considero cinco estrelas pela história em si ser... fraca. A força é 100% da Carla, porque os personagens não são carismáticos e o triangulo principal no relacionamento é batido.

Ainda assim, recomendo fortemente para quem deseja uma leitura diferente, ou que adoraria descobrir como o nosso país possui prosas tão potentes quanto as do exterior.
Julia5048 18/05/2024minha estante
Concordo demais!!! A escrita é excelente, de tirar o fôlego mas a história em si esperava um final.
?Todos merecem uma segunda chance? concordo apenas em certas situações, achei que passou um pouco de pano para oq Venâncio fez.

Nataniel Felipe 18/05/2024

A princípio, julguei este livro pela capa, para mim, se tratava de mais um livro de romance tórrido moderno, tudo exagerado, é o que vejo diariamente nestes romances contemporâneos. Contudo, este livro de estreia da Carla Madeira, lançado sua primeira edição no ano de 2014, me surpreendeu com sua narrativa, enredo, personagens, um final inesperado e uma história que mexe com os aspectos morais e virtuosos do leitor.
O título" Tudo é rio" foi uma ótima escolha, pois, faz uma alusão com os sentimentos dos personagens que estão inseridos na trama, seus problemas amorosos, psicológicos e familiares, torna uma leitura literal e poética, e a metáfora proposta pelo título toma forma nesse contexto do livro, conforme o rio segue seu caminho naturalmente, calmo ou tenebroso com a correnteza, a vida também tem esse aspecto natural, alguns dias tempestuosos e outros brandos, calmos, sem correntezas fortes e cheias que transbordam e nos aflige com tristeza, mas em um determinado momento ele se acalmará e trará a calmaria metafórica de um rio calmo e um rio tenebroso. Textos poéticos, conflitos amorosos e amor na dose correta. As relações entre os personagens nos textos tornam a experiência de ler" Tudo é rio" muito poético e muito bem escrito, a narrativa bem trabalhada com questões muito atuais e um romance muito bem escrito e desenvolvido.
Este livro tem uma escrita bem fluida, com capítulos curtos, mas bem encaixados e que, se o leitor tiver uma boa disposição, consegue ler em um dia ou até três.
Indico este livro para quem realmente gosta de romances poéticos, que gosta de narrativas atuais sobre valor, ética e moralidade, pois, Carla Madeira entrego um romance muito literal e com grande impacto sentimental em cada página deste livro, um dos melhores livros que li neste ano.

emiliaverissimo 18/05/2024

Incrível! Apaixonada pela escrita da autora. Fazia tempo que não chorava tanto com um livro, nem sei explicar com palavras tudo o que senti lendo. Terminei a leitura e de vez em quando ainda me pego refletindo sobre a história.

Não dá pra concordar com várias atitudes e ações dos personagens, são situações tão complexas que só estando na pele de quem viveu pra compreender.

Recomendo muito a leitura. Ansiosa pra ler mais livros da autora.
RaquelSales17 18/05/2024minha estante
Ai !!! Eu tbm amei ?

BeaFurtado 18/05/2024minha estante
Eu admiro muito quem consegue terminar a leitura desse livro, pq eu não consegui

Ana Claudia 18/05/2024minha estante
Eu fiquei apaixonada pela escrita de Carla Madeira. Amei demais esse livro.

Mary.Suave 18/05/2024minha estante
?Tudo é rio? é um dos meus favoritos. Pretendo ler ?véspera? um dia.

Deise.Maria 18/05/2024minha estante
Esse livro me despertou sentimentos ambíguos

Any 18/05/2024minha estante
??????

Teff 18/05/2024minha estante
Meu livro favorito mesmo que com toda certeza eu não teria tido a mesma reação que ela teve e lidado da mesma maneira.

RaquelSales17 18/05/2024minha estante
BeaFurtado cada um tem um gosto e é tocado de alguma maneira na leitura Gosto de true crime e terror Li esse livro por um acaso E me tocou de uma forma que nem sei explicar Cada um cada um