Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Nati dos livros 10/06/2024

O livro que desaguou em mim
Quanta profundidade em 200 páginas. Me trouxe tantos sentimentos, chorei algumas vezes, me tocou de maneiras tão diferentes.
De todos os personagens, gostaria de destacar não só Lucy, mas tbm Aurora. Lucy é tempestade, um furacão. Do tipo de personagem q vc não tenta entender, ela somente é. Aurora é sensata e cativante, o tipo de pessoa q vc gostaria de ter sempre por perto, ser uma mãe, uma irmã, uma amiga, não importa. Somente ter ela por perto bastaria.
Mas tbm tem o casal:
Venâncio, q me despertou repulsa e raiva, mas depois me fez ter compaixão, mesmo pelo q fez, seu tormento pelo acesso de raiva e ciúme, me levou a compreensão sobre ser filha e ter um pai complicado.
Dalva?eu quero ser alguém com o coração solícito e alcançável de perdoar. Uma mulher incrível, q passou por tanta coisa e nunca perdeu sua essência de ser boa.
O livro é difícil de ser lido, várias vezes fechei e pensei ?nossa, um soco doeria menos?, mas é extremamente envolvente. A autora escreve mto bem e a leitura é mto fluida. Nos leva para aquele lugar q muitas vezes evitamos ir, a pensar sobre nossas certezas, nos convida até em tirar nossos sapatos e colocar a do outro, pra experimentar a dor e alegria, a euforia e frustração da vida.
Certamente entrou para o meu ranking de favoritos.
(Obrigada por mais essa indicação, Paulo Ratz ??)
Jennyrkive 10/06/2024minha estante
Depois dessa resenha eu vou até ler o querido

Suelen288 09/06/2024

Tudo é rio?
Eu só consigo falar sobre essa história, deixando um trecho, do que para mim resume todo esse rio?

?Dalva poderia tantas coisas se pudesse. Mas só pôde o que fez. Quem vê de fora faz arranjos melhores, mas é dentro, bem no lugar que a gente não vê, que o não dar conta ocupa tudo.?

Thalita 09/06/2024

Tudo é mesmo rio
A primeira coisa que quero dizer é que me incomodou muito o final. É a única crítica negativa que consigo pensar agora, mas ao mesmo tempo fico pensando em quantas Dalvas e Venâncios não vivem algo parecido na vida real? Infelizmente é a realidade de muitas relações.
A escrita da Carla é poética, uma coisa linda! Me fez querer ler o quanto antes as outras obras da autora. E o enredo é muito bom, me prendeu muito, desde o começo. Me despertou TANTAS emoções.
O livro me pegou num ponto sensível, o qual tenho refletido e aplicado na minha vida: tudo é passageiro, é movimento, a vida é fluída e incerta.

Heloisa.Damian 09/06/2024

Terminei Tudo É Rio e estou
Primeiro livro dessa autora que eu leio, eu amei amei a escrita dela e já quero ler outros da mesma. Achei a história envolvente, uma super fofoca de começo, e uma história surpreendente. Não esperava nada nada do que eu li. Dei boas risadas e passei raiva também. Posso facilmente debater vários temas trazidos nesse livro apaixonadamente rs. Adorei!

cristianomagnoc 09/06/2024

Somos feitos do bom e do ruim em proporções imprevisíveis.
Mergulhar na incerteza que é uma narrativa de uma prostituta e entender os ápices e as depressões dessa montanha russa que chamamos de vida é a melhor maneira de explicar esse livro.
As três estrelas vêm da importância da mensagem por trás, de que tudo é passageiro, tudo é rio e com a correnteza tudo se lava, tudo passa. A menos que você se deixe corroer, deixe a água parada, não viva, sobreviva.
A falta das outras duas estrelas é pelo início arrastado, uma construção tão demorada que não é suficientemente boa para prender alguém a leitura. Poderia ter lido em muito menos tempo e, mesmo assim, não conseguia continuar lendo. Única crítica mas junto vai uma dica: se mantenha firme, o restante pode valer a pena. Se não gostar, tudo é rio. Isso passa.

Germana16 09/06/2024

Tudo é rio
Li como se diz, em uma sentada e li como se a Maria Bethânia estivesse contando a história (profunda, densa, sofrida, apaixonada, profana, chorosa). Abri a primeira e fechei a última página imaginando como a Carla Madeira cria suas histórias e que incrível é a construção da narrativa. Me apeguei à Dalva, choramos juntas, ficamos em silêncio juntas. Com Lucy eu tive preocupação, tive medo, tive pena. De Venâncio eu não tive nada, tive o mesmo silêncio de Dalva.Carla realmente é uma escritora, escritora que escreve com força, com dedicação, e eu estou muito impressionada com esse livro.

Vamos aos trechos que me transbordaram:

? O que mais existe no mundo são pessoas que nunca vão se conhecer. Nasceram em um lugar distante, e o acaso não fará com que se cruzem. Um desperdício. Muitos desses encontros destinados a não acontecer poderiam ter sido arrebatadores.

? A liberdade é uma conversa fiada, é palavra de efeito, sempre no meio de uma frase para impressionar os desatentos, no fundo estamos presos à incapacidade de ser outra coisa diferente do que somos, do que a história da gente tramou.

? Eu vou embora, mas não vou passar fome, não vou ser miserável, não vou para o inferno. Sabe por que, titia? Porque não é você que decide isso. Porque Deus não gosta mais de você do que de mim. Implore por minha desgraça, reze todos os terços pra Deus me levar pro inferno, e, ainda assim, as minhas chances de conhecer o paraíso são iguais às suas.

? Ela me perguntou o quanto eu a amava. Reuni em vidro todos os humores vertidos: sangue, sêmen, lágrimas. Amo você tantos rios.

? O amor, quando nasce forte, tem pressa de ser eterno.

Julianne30 09/06/2024

Tudo é Rio é um romance que penetra nas emoções humanas, falando sobre o amor, o sofrimento e o perdão.
Navegando entre o passado e o presente a autora aborda temas que acontecem corriqueiramente na sociedade mas isso não os fazem ser menos chocante. A escrita é poética, intensa, instigante e envolvente mas não é uma leitura fácil.
É um livro que vai te fazer parar para refletir sobre suas ideias em relação ao amor e ao perdão.

Evelly 09/06/2024

É difícil pro homem , que manda e desmanda aqui na terra , entender que Deus não existe para fazer nossas vontades , nem para vigiar cada gesto nosso , ficar contando pecados , exigindo coisas que não podemos dar . A contabilidade de Deus é outra . Eu não preocupo com o que Ele quer de mim . Vê se vou preocupar com isso ! Quando Ele quer alguma coisa , tem , sabe se virar como ninguém . Eu gasto mais em pensar o que eu quero de Deus . Pedir a Deus para não sofrer é como pedir para voar . Mas a gente pede assim mesmo e depois fica com raiva do pobre coitado . O sofrimento é certo como a morte e tão inegociável quanto . Vem às vezes de um jeito bruto demais , tem gente que passa por coisas insuportáveis uma atrás da outra , o sofrimento muitas vezes vem injusto na falta de justiça do homem , na falta das coisas , na falta de entendimento e vem intolerável na violência de perder um filho . Essa é a pior cara Dele . E mesmo te amando muito , Dalva , não posso saber o tamanho da sua dor , nunca olhei no olho do sofrimento pra valer . Morro um pouco com isso de não poder saber de verdade do seu sofrimento . Rezo por você . Rezo por mim . O que peço a Deus com fervor é para dar conta . Pede também , filha . Pede para dar conta . A gente passa a vida pelejando com o dilema de existir ou desistir , com o que é bom e o que é ruim , o certo e o errado , a morte e a vida . Essas coisas não se separam . O lugar que dói é o mesmo que sente arrepios . É no corpo , no amor e na liberdade de escolher as coisas que a gente fica inteiro ou despedaçado . Então , pede para a parte boa dar conta da parte ruim .

redwyne_ 09/06/2024

Forte demais (isso não é uma reclamação)
Que livro!

Passei bastante tempo da leitura tentando dizer sobre o que era o livro. Não no sentido de que ele é difícil de entender. Muito pelo contrário. Carla Madeira tem o superpoder de te fazer digerir as emoções mais difíceis, te fazer sentir empatia do absurdo e o absurdo da empatia.

Mas no sentido de, no meio de tantas, qual seria a emoção central do livro. Amor? Tragédia? Tesão? Inveja? Distância? E pra tudo isso, sim. Mas no final, também: perdão, reviravolta, conforto em um fim que amacia depois do maltrato.

O livro é lindo. É sofrido, íntimo. Te faz observar perdido entre o céu e o inferno. Mas com olhos que te fazem compreender e acompanhar. Livro que gruda, tatua na mente. Problemático e, ao mesmo tempo, não. Só lendo pra entender ?

Tatiane586 09/06/2024

Impactante com muita reflexão!
Um livro com uma narrativa um pouco difícil para se ler fluido, é uma a história muito impactante, com dor e reflexões, li em um dia mas não recomendo, a escrita de Carla é feita apreciar

Daniela742 09/06/2024

Não sei como esse livro ainda não virou filme, é forte, profundo, assim como o quê lhe dá o nome. Aurora me apaixonei por vc, chorei muito com sua carta à Dalva. Espero um dia ter sua sabedoria.

Hange1 09/06/2024

Meu Deus
Nem sei oq falar para essa leitura, foi espetacular, a escrita, as frases poéticas, os personagens, a narrativa, foi tudo tão bem pensado, n achei o final genial, mas td o livro valeu muito a pena, acho q esse livro é mais um 4,5, mas dei 5 pq pelo oq ele se propõe a ser ele ultrapassa, mds eu tô em choque

Victoria1136 09/06/2024

Minha experiência com Tudo é Rio
No começo eu tive dificuldade de me adaptar a forma da escrita, mas quando vc pega o ritmo e se apega aos personagens, o livro acaba em um segundo. Adorei a forma como as demais histórias são trazidas dentro da história principal, adorei a cronologia dentro do livro. Muito boa a reflexão e as passagens dentro da análise da passagem da vida. Vale muito muito a pena ?