Tudo é rio

Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

ay. 07/05/2024

Tudo de fato é rio
a escrita da carla é perfeita, isso não é dúvida pra ninguém. ela consegue descrever com detalhes todos os sentimentos possíveis, amor, raiva, luto? creio que por ter lido as outras obras dela antes e deixado esse por último, por ser o que eu mais tinha expectativas, fiquei frustada. esperava algo diferente.

me fascinei a leitura toda com as metáforas relacionados a um rio. isso é carla madeira, essa é a escrita dela, super envolvente.

sobre a narrativa, não imaginava esse final, e sinceramente, não gostei. dalva sofreu o livro todo, creio que não foi um final digno pra ela. preferia outro, ela longe de venâncio, que foi a raiz de todo o seu sofrimento. porém a vida real não é esse conto de fadas que imaginamos, e isso é o que a história conta. a vida da maneira mais nua e crua possível!

Lara Moraes 07/05/2024

Tudo É Rio - Carla Madeira
O livro é muito envolvente, não é uma história fácil de ler, mas a forma que a autora escreve torna mais fácil a leitura.
Depois que terminei, precisei de algumas horas pra processar o desenrolar do enredo e cheguei a conclusão de que não gostei de como terminou, mas entendi a necessidade daquilo. Faz sentido? Na minha cabeça fez.
É sobre recomeços e perdão. Vale muito a pena a leitura.

Kamila357 07/05/2024

Boa história
Livro é bom, muito bom, mas, vou confessar, esperava mais, principalmente do final. Sei lá, esperava algo diferente, não sei dizer, só não gostei tanto, acho o final meio morno se comparar com o resto da história.

Dan 07/05/2024

VAMO TODOS PRA TERAPIA
Dalva tão cansada de sofrer que o final só me deu vontade de mandar todos pra terapia, precisa de cura.

Venâncio que se lasque ?

Naju Sora 07/05/2024

5 ?
Simplesmente entregou a fama que prometeu.
Que leitura boa e gostosa, ao mesmo tempo sendo tão intensa mas tão leve ao mesmo tempo!

Achei incrível a história e os personagens, o final eu acabei ficando meio borocoxo, pois depois de tudo que rolou com a Dalva ela ainda conseguiu perdoar as coisas...

ichmariel 06/05/2024

Foi aqui que comecei meu declínio emocional com a carla madeira. incrível. acho que é meu preferido dela até hoje.

Giulia29 06/05/2024

Um livro forte.
Não vou mentir, enrolei muito para ler esse livro porque tinha medo de não ser capaz de compreender a profundidade das palavras e da escrita da autora, mas agora que finalmente li, posso dizer que é uma leitura fluida e fácil mesmo com a escrita poética e inteligente de Carla Madeira. Tão fluida que não fui capaz de ler em pequenos goles, como diz o início, quis logo acabar a leitura porque não conseguia parar de pensar nele.

Gosto da forma como Carla Madeira aborda o passado dos personagens e como isso leva eles a tomarem decisões ao longo do livro, explicando como funcionam suas mentes, é algo realmente interessante. Ela se aprofunda muito na história dos personagens e isso me levou a criar grande expectativa sobre o fim. Eu não esperava esse desfecho tão raso, uma grande reviravolta na história e um desenvolvimento tão curto. Deixa uma curiosidade nos leitores sobre como seriam as reações dos personagens de forma mais profunda, senti falta dos detalhes nesse momento. Além disso, também senti que faltou um desfecho melhor para Lucy, achei algo vago demais.

Tirando isso, creio que a leitura tenha valido a pena, me senti como se conhecesse os personagens. É um livro que trata de mulheres fortes com suas próprias histórias, e além disso te faz criar uma ilusão de que a vida de Dalva e Venâncio é perfeita para logo em seguida acabar com ela de todas as formas. Se você espera um romance perfeito, esse não é o livro certo. É um livro difícil e realista, é um livro que traz uma reflexão sobre o desgaste em casamentos e como isso leva as pessoas a ignorarem seus problemas e continuarem vivendo juntas por pura conveniência. Te leva até mesmo a sentir um pouco de raiva pelas atitudes de certos personagens que vão relevando situações consideradas absurdas, mas acabamos percebendo que esses personagens do livro estão mais perto de nós na vida real do que imaginamos. É um livro que mesmo te chocando a cada página não consegue te fazer parar de ler, você sempre quer saber mais, que entender os motivos e circunstâncias e gosto da forma que a autora escreve.

De fato, esse é um livro que vale a pena ser lido apesar dos defeitos que encontrei, é uma escrita poética e fácil, traz uma certa vulgaridade mas de forma não exagerada. É um livro que vale a pena ser lido.

Isabelle333 06/05/2024

Bom livro mas
Carla Madeira é inigualável e perfeita. A escrita dela é apaixonante, poética, linda. Fiquei encantada MESMO pela forma que ela decidiu escrever e organizar os acontecimentos e as falas. Muito minha mãezinha.

Confesso que de início eu fiquei totalmente em choque com o quão explícitas eram as partes que contavam sobre a história da Lucy, e me senti uma senhora conservadora de 79 anos hahaha mas que personagem.

Dalva também se tornou alguém que eu senti a necessidade de proteger de toda ruindade que há no mundo. Mulher sofrida demais. Eu só queria poder esganar o Venâncio (manipulador ciumento) por tudo que fez minha querida amiga passar.

Mas??.. eu não gostei do final. Eu realmente imaginava que Vicente estava vivo, e me pegou zero de surpresa. E eu odiei o último capítulo. Ok, galera, perdão existe e quem vive de passado é museu, mas sinceramente, meus mais sinceros VAI A MERDA VENÂNCIO. VAI SE TRATAR!!!!!
Manú Tristíssimo 06/05/2024minha estante
Amiga, concordo plenamente com você! O livro é bom, mas tem que ter um "mas..." ao falar dele, achei que o assunto foi sério demais pra ser perdoado.

Giovanna 06/05/2024

O passado é eterno.
Meu primeiro contato com a autora e gostei de ter começado por ele, sua escrita poética e fácil. Vou ser breve, não pense que é um livro com romance frufru. É real. No começo tudo são flores, mas e depois, a decisão que você tomará será a certa? o ódio, ciúmes e expectativa acaba com qualquer um.
Fiquei com um pé atrás no final, porque o agressivo nem sempre muda. Tem uma crítica boa, diria que fala sobre o perdão. No fim, Deus estava de volta.

Elle 06/05/2024

Como dizia mi mama: Que chamar atenção? coloca uma melancia no pescoço e sai na rua
Cru. Tanto os personagens, problematicas, e escrita exageradamente vulgar me parece um desespero para chamar atenção. Muitas frases ‘grifáveis’ que acabaram soltas na construção da narrativa, os momentos mais importantes foram extremamente curtos.
Um pouco confusa com a dualidade das protagonistas, por um lado temos a Lucy, onde houve uma representação clara de pedofilia que não foi devidamente abordada mesmo ao percorrer do livro, ou consequências na vida adulta da personagem. A explicação dada pela autora ‘Lucy gostava de dar’ não justifica a narrativa, a menina ainda era uma criança em desenvolvimento.
Além disso, a questão da prostituição tratada no livro com discurso de feminismo liberal, é tão raso que chega a ser literalmente irresponsável, Prostituição na real é uma questão social com MUITAS camadas a serem discutidas e que, no livro, pareceu apenas uma romantização por não mostrar consequências ou o outro lado da moeda.
Por outro lado, temos Dalva, que assume a figura da mulher boa, imaculada, cheia de amor e tão virtuosa que é capaz de perdoar o marido violento, obssessivo e ciumento (até do próprio filho). Onde eu esperava crítica social, recebi moral cristã.
Páginas e páginas dedicadas a descrever o sofrimento de Venâncio que, coitadinho, bateu em sua esposa e tentou matar o próprio filho, mas tem Daddy issues! Então ta explicado. (Não ta!) fiquei 98% do livro pensando como pode não ter ido parar na cadeia e 2% tentando entender como foi perdoado...

*Spoilers*
Sobre o final, achei interessante o elo de Lucy e Dalva e o filho delas, e gostei do ‘plot’ do filho estar vivo porém deixar a criança 7 anos isolada, com medo do marido e de repente voltar e tentar tocar a vida como se nada tivesse acontecido? Há um arco de redenção que a narrativa falha em construir, apenas por que ele não é um perigo para o bebê de Lucy não deveria ser um motivo para ser perdoado, e não, ficar sem dalva falar com ele, enquanto ele ainda seguia a vida normalmente e ficava com prostitutas, não é pior do que se tivesse ido para prisão por assassinato e violência doméstica e mesmo que não tenha matado o filho, Dalva ficou 2 anos acreditando que tinha sim, e não entendo como ninguém questionou a causa da morte da criança por tanto tempo.

leticia com L de linda 06/05/2024

Tudo é rio
A princípio esse livro não me agradou. Tive que sair muito da minha zona de conforto pra ler toda a narrativa. Apesar dos temas trabalhados serem pesados, eu gostei de como a autora abordou tudo isso. A narração de Carla Madeira é fácil e poética, e eu gostei muito das metáforas das situações relacionadas a um rio. Não é um livro fofo, que vai te deixar nas nuvens. É um livro que aborda um triângulo amoroso turbulento, triste e profundo. Foi uma experiência única.

Bruna 06/05/2024

Muito profunda
Meu primeiro livro da escritora e amei a forma que ela conduz a história, tão profundo e leve ao mesmo tempo, não sei explicar.. amei muito as reflexões que ela trouxe especialmente pra nós mulheres ?

Nelly 06/05/2024

Que escrita! Que história!
Simplesmente devorei esse livro! Não fui com tanta expectativa e acabei me surpreendendo demais.
Recomendo!

isaâs page 06/05/2024

Achei um livro mt bom, interessante e aborda varios temas que fazem a gnt repensar bastante coisa, principalmente perdão, recomeços, etc. Mas eu se fosse a Dalva n perdoaria o Venâncio?

Caleb.Lima 06/05/2024

Viva a literatura brasileira caras!
"E a vida, como uma metáfora de um rio, tudo traz, tudo leva, tudo lava... menos o amor. O amor é uma verdade á prova do tempo."