Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

starguardd 15/05/2024

O passado é eterno. A dor tem memória
Esse livro revirou tudo dentro de mim, mexeu totalmente com todos os meus sentimentos e me impressionou da primeira à última página.
A escrita da autora é absolutamente perfeita, ela constrói diversos personagens e explora e expõe as emoções e pensamentos de um jeito único.
Com certeza é um dos melhores livros que já li, nunca vou esquecer da história do Venâncio, Dalva e Lucy.

Camis Batista 15/05/2024

Não me conectei?
Comecei a ler o livro porque vi muitas pessoas dizendo que era bom e fiquei curiosa.

Achei a escrita da autora muito boa, algumas colocações são bem interessantes, mas não me conectei com a historia e nem com os personagens.

A descrição de certos detalhes em uma pegada mais hot (que não é meu estilo de leitura), não fizeram diferença para o desenrolar do livro.

O final achei um pouco sem sentido, poderia ter tido mais detalhes, ou quem sabe um desfecho diferente pelo que Venâncio fez com Dalva.
kalli2 15/05/2024minha estante
esse livro tem um final meio assombroso, não sei explicar... por máximo que Venâncio tenha se arrependido, eu achei q ele não merecia ter uma família novamente...

Camis Batista 16/05/2024minha estante
Concordo, kalli2

Eduarda.Acioli 15/05/2024

Livro intenso e gostoso de ler. Amei tudo, principalmente a jornada de Dalva e a personalidade e conselhos de sua mae, Aurora

Italo Ruan 15/05/2024

Um que livro bom, mas difícil. Conseguimos sentir as dores que os personagens estão sentindo e ficamos naqueles impasses em relação ao perdão também.

Beatriz 15/05/2024

Gostei da leitura, vc fica imerso em cada palavra, sente a dor do outro. E entende como o exercer o perdão é difícil

dudamoreiraa 15/05/2024

Apaixonada pela escrita de Carla Madeira.
Foi uma leitura muito leve e tocante, uma mistura de sensações.
Fluiu tão bem que eu não queria parar de ler.
Recomendo a leitura!

Bella Felipelli 15/05/2024

Gente q livro bom!!
O livro te entretém do começo ao fim, é muito incrível ver como os personagens e as histórias são divergentes mas se conectam de algum jeito. incrível!

Felipe Oliveira 15/05/2024

O assoreamento de um rio/vida.
O livro tem uma leitura fluida ao mesmo tempo que utiliza uma linguagem explícita. É interessante vê a ligação entre os personagens e mesmo o final sendo inesperado, acho que fica vários questionamentos e dúvidas na cabeça do leitor, uma vez que em alguns pontos a dor é transmitida pelo olhar e gestos nem sempre falada.

Maria_Alice 15/05/2024

Que livro perfeito!! é triste e lindo ao mesmo tempo, faz a gente refletir. Não dá vontade de parar de ler!!

Sarah Melisz 15/05/2024

Esse rio é tão profundo que parece mar
Ainda não sei o que sentir. Esse livro é tão intenso, tão sincero, tão real, tão cru mas tão leve. Não consigo definir sequer o que sinto pelos personagens.

De início, pensei que pudesse ser mais do mesmo, onde a autora iria trazer os conflitos apresentando os vilões e a típica jornada do herói em busca da superação. Mas conforme a história foi caminhando, eu percebi exatamente o motivo desse livro ter sido tão aclamado: a autora trás a tona todo o contexto de todos os lados e todas as perspectivas da história, sem espaço pra furos ou julgamentos pré estabelecidos, expondo a complexidade de ser ser humano.

Em Tudo é rio tudo é o que é, os personagens são quem são e o que eles fizeram foi feito, simples assim (o que em nenhum momento negligência ou põe em cheque o sofrimento individual de cada um deles ao lidar com o passado e as consequências de seus atos).

Não tem espaço pra reclamar de atitudes incorretas, apontar erros bobos ou regar a semente de julgamento que vive em nós porque a autora não nos dá espaço para tal, e isso é simplesmente um baque inconsciente gigantesco no ego de quem lê.

Como assim não sou melhor do que qualquer um desses personagens com tantas atitudes tão horríveis? Estamos todos no mesmo nível, nem melhores nem piores: iguais em nossas possibilidades e liberdades, tal como Lucy e Tia Duca.

A autora redige a sua própria história sem parcialidade, sem ser tendenciosa, sem julgar ou pontuar o que é certo e o que é errado, de uma maneira extremamente sensível, e coloca os personagens novamente no lugar do qual eles nunca deveriam sair aos olhos do público: um lugar no qual são seres humanos, o que acredito; aliás, que para alguns fãs na vibe Verity (nada contra, me incluo na fanbase) pode vir a ser cansativo e tedioso, afinal, às vezes a nossa mera existência é, de fato, cansativa e meio tediosa.

O desenvolvimento de todos os personagens é profundo, intenso e muito bem descrito. Acho que esse livro deveria ser lido por todos aqueles que nos dias atuais, buscam no mundo respostas (ou ainda mais questionamentos) e um toque de humanidade, por mais assustadora que ela possa vir a ser.

Não sei o quanto dessa obra é mérito da história ou da escrita genial da autora, mas sei que saio apaixonada e sedenta por mergulhar mais profundo não só nas relações e nas trocas, mas na vida.

Dianna.Portilho 14/05/2024

Realmente TUDO é rio.
Apesar do final do livro cair dentro do inesperado, ainda me deixou decepcionada pela forma que estava levando a leitura.
Carla Madeira tem um tipo de escrita que dialogou profundamente comigo: fluida como o próprio título da obra. achei fácil de ler (inclusive foi o livro que conseguiu me tirar de uma ressaca literária arrebatadora) e me despertou vontade de ler mais obras da autora.

Lucy, a personagem principal tem um discurso tão forte que carrega quase toda personalidade que a obra tem. você consegue sentir como é ser com ela, e estar com ela. me senti despida como leitora (e amei).

_Anawxz 14/05/2024

Tudo é rio...
Livro com escrita fluída, história extraordinária, simplesmente perfeito. Não tinha expectativas e me surpreendeu em todos os sentidos, que enredo bem trabalhado. Leiam ??
Headstrong_ 15/05/2024minha estante
Nossa odiei! Esperava tudo menos esse final devido ao que aconteceu no começo.

Maria505 14/05/2024

Favoritado com força
É um livro intenso, explora os sentimentos humanos com a devida complexidade que eles tem.
Ele (o livro) te faz sentir como os perdonagens sentem: INTENSAMENTE. Mostra também como as pessoas são complexas e as relacões entre elas são mais difíceis ainda.
É um livro que possui um tempo certo de leitura, tentei lê-lo assim que completei 18 anos, não era o momento e não consegui passar dos 30%. Peguei ele de novo e agora pedaços do livro se encaixam muito melhor.
Sou uma pessoa que adora observar, assisitr e ler sobre pessoas sendo seres humanos e relacionamentos, de qualquer tipo que seja sendo complexos como eles são, e o livro tem muito disso.
A Lucy sendo crua, como ela aprendeu a ser e não mudando, agindo como uma criança pois foi o que ela aprendeu a ser. Dalva sendo uma mulher sofrida, com o seu relacionamento e sua distâncida da família e o Venâncio parecendo raso no começo, bruto, e depois se passando sua história e o que ele realmente sentiu lá no começo, quando houve o "acidente".
Acho que é um livro que conversa com várias idades e vários momentos diferentes, é bem "visual", mas também consegue ter alguns pedaços subjetivos.
Um livro muito bom, que tem sua fama muito bem merecida.

jessicagdcosta 14/05/2024

Muita expectativa, pouca entrega
Amei a escrita da Carla madeiro, mas a história me decepcionou. E esse final? Realmente dava pra ser melhorzinho ?