Tudo é rio

Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Rafaella.Azzini 06/06/2024

E virou rio
Adorei a escrita da autora, muito fluída e líquida. Amei a maneira como ela estruturou a narrativa, em como conseguiu viajar de um tema ao outro, de uma personagem a outra de maneira tão leve e fácil.
O plot no final me pegou desprevenida, gostei muito da construção das personagens e com certeza vou buscar os outros livros da autora hehe

Brenda.Azevedo 06/06/2024

A vida é um rio
Simplesmente lindo! Gostei muito da escrita, da fluidez e da forma poética que a autora nos contou essa história. Em poucas páginas conseguiu ser tão profunda com as histórias e sentimentos.

Entendo porque muitas pessoas não gostam do final, porém, eu gostei, achei crível. Nem sempre as coisas acontecem como queremos, elas simplesmente vão acontecendo, nem sempre tomamos uma atitude diferente.

Vivszinha 06/06/2024

A complexidade das relações de afeto
Esse livro é simplesmente uma Ibrahim de arte, é depravado, sensual, triste, apaixonante, odiavel e complexo. Cada personagem com sua própria evolução, cada relação com seus obstáculos, esse livro mostra que ninguém é tão bonito que não possa ser feio ou tão feio que não tenha uma beleza incontestavel no coração.... No fim tudo que nos resta é compreender, podemos muitas coisas, mas só podemos o que fazemos.

Bia Heckert 06/06/2024

Esse livro foi completamente diferente do que eu imaginava, a escrita da Carla Madeira tocou na minha alma, é algo tão cru mas ao mesmo tempo tão poético, é aquele tipo de livro que a gente fica lendo a mesma passagem várias vezes só pra fixar aquilo na memória, surreal. O livro é realmente bem triste, pesado, dramático, não acho que seja uma leitura pra todo mundo, mas definitivamente é uma experiência (boa ou ruim, depende da sua perspectiva)? fiquei bem ansiosa para ler os outros livros da autora, acho que ela é O nome atual da literatura contemporânea nacional, viu?

KAmely1 06/06/2024

Eu comecei a ler com expectativas altas depois de ver bastantes comentários positivos sobre o livro. Mas não gostei de como foi retratado alguns assuntos no livro e achei que as coisas ocorreram de uma forma muito rápida do meio pro fim e sobre o final não me agradou nenhum pouco fiquei indignada com esse final.

mari 06/06/2024

Tudo é rio é balanço da maré
Carla Madeira aborda assuntos tão densos, brutais e sensíveis com maestria, uma poesia.

"Tudo é rio" te envolve e sensibiliza em diversos aspectos. Te leva pro céu e pro inferno em cada capítulo, te firma no chão, mas também te leva no balanço da maré.

Simplesmente impecável!

Bruno236 05/06/2024

Que perfeição! ??
"Tudo é Rio" da Carla Madeira é uma obra-prima que todos deveriam ler. Tem como personagens principais Dalva, Venâncio e Lucy. Dalva, uma mulher marcada por uma tragédia pessoal, carrega a dor de uma perda irreparável, enquanto Venâncio, seu marido, se vê dividido entre o amor e a culpa. Lucy, uma prostituta, puta, psicopata que sacode as vidas dos dois, é uma figura completamente provocadora. A mãe de Dalva é uma figura de força e sabedoria, dando os melhores conselhos na trama; sério, minha vontade é sentar e tomar um café com dona Aurora. Este romance, com sua narrativa poética e personagens complexos, rapidamente se tornou meu livro favorito. Amei, amei, amei! ?

Tamiris 05/06/2024

Tudo é rio
Eu gostei da forma que a autora escreve e também gostei bastante de alguns personagens, mas não sei acho que pelo tanto que eu vi as pessoas comentando??Você PRECISA ler esse livro?, ?É muito bom?.

Bem, eu não achei tudo isso, acabei esperando mais e não senti que o livro me impactou dessa maneira.

Paskally | @booksdapaska 05/06/2024

@booksdapaska
Ao contrário de muitas pessoas que amaram esse livro, eu não amei, mas não posso negar como Carla Madeira escreve de uma forma simples e até poética. Histórias se cruzam e se completam, o que me incomodou foi o linguajar de alguns trechos, mas entendo que foi pra retratar fielmente o ambiente, há outros trechos que são poesia pura. E não gostei do final, achei uma resolução simples para um problema que tem tantas camadas.

Andressa1197 05/06/2024

Dalva
Mil vezes Dalva. Quando comprei esse livro não tinha absolutamente nenhuma ideia sobre o que era. E isso foi a melhor coisa possível. Comprem, leiam e se surpreendam com Dalva.

Vica 05/06/2024

Gigante
Cacetada, Carla Madeira nos conta com belas palavras uma história tão profunda, intensa, dolorosa e com tantos aprendizados.
Confesso que o final não foi meu favorito, mas retrata uma realidade muito conhecida por mim e por tantos brasileiros. É tão real quanto é visceral, e é por isso que é tão lindo

mariahferraz 05/06/2024

Incrível.
Tudo é Rio é um romance que mergulha nas profundezas das emoções humanas, explorando o amor, a dor, o perdão e a redenção.

Dalva, uma mulher bondosa, é casada com Venâncio, um homem bruto e de poucas palavras que carrega traumas de sua infância com seu pai. Ela representa a pureza e a capacidade de perdoar, enquanto ele é um retrato do conflito interno.

O casamento é abalado por uma tragédia que destrói o amor dos dois. Dalva passa a evitar Venâncio. Ela saía de casa logo cedo e fazia o mesmo caminho todos os dias, sempre se arrastando pelas ruas. Ninguém sabia para onde a mulher ia e permanecia até o fim do dia, quando
retornava para casa e trancava a porta de seu quarto.

Venâncio passa a frequentar a casa de Manu, onde conhece Lucy, uma prostituta cobiçada por todos os
homens da cidade, menos por ele. O desprezo dele faz com que Lucy passe a fazer de tudo para atrair sua atenção. O desenrolar dessa história muda a
vida dos três para sempre.

A narrativa é alternada entre o passado e o presente, contando como o casal se conheceu e como chegaram até o desprezo de Dalva. A escrita de Carla Madeira é poética, intensa e me fez sentir todos os sentimentos descritos e sentidos pelos personagens.

A autora aborda temas recorrentes, mas o fato de serem coisas que acontecem em nossa sociedade não os fazem serem menos chocantes. Por vezes
eu precisei parar para digerir o que havia acabado de ler.

Tudo é Rio não é uma leitura fácil. É um livro que exige do leitor uma entrega emocional, que o confronta com suas próprias ideias sobre amor e sofrimento. A linguagem é rica e os diálogos são
muito profundos.
JuliaAbreu19 06/06/2024minha estante
resenha maravilhosa ??

na! 05/06/2024

tudo é rio.
não há palavra melhor que HUMANO para descrever esse aqui.

essa é uma obra que transborda humanidade em cada página. é impossível não ser profundamente tocado pelas águas turbulentas que ela apresenta, águas estas que refletem as profundezas das almas humanas com uma clareza desarmante.

a narrativa foi um rio caudaloso, e me carregou por entre sentimentos brutos e sinceros, expondo as margens das emoções mais primitivas e sublimes. e os personagens foram rochas moldadas pela correnteza da vida, esculpidas pelas dores, pelos amores e pelos desejos mais intensos. cada página foi um mergulho nas águas turvas do ser, onde a transparência das palavras da autora me permitiu enxergar as camadas mais íntimas e verdadeiras do humano.

durante a leitura naveguei por um fluxo incessante de sensações e reflexões. foi meu primeiro contato com a autora e a impressão que ficou foi que a escrita da carla madeira é uma embarcação segura, mas não deixa de nos lançar em ondas de questionamentos existenciais, nos fazendo confrontar nossos próprios medos e aspirações. há uma beleza quase cruel na maneira como ela desnuda a alma humana, mostrando que somos todos feitos do mesmo barro, moldados pelas mesmas tempestades.

o livro é uma ode à condição humana, um espelho das nossas fragilidades e das nossas forças. a cada virada de página, sentia o coração pulsar junto com o fluxo da narrativa, ora calmo e sereno, ora revolto e impetuoso. é uma obra que nos convida a abraçar nossa humanidade em toda a sua complexidade, a entender que somos todos parte desse grande rio que é a vida, com suas águas imprevisíveis e infinitas.

basicamente foi construído no livro uma ponte entre o leitor e a essência do ser, desvelando a verdade de que, em nossa jornada, somos todos navegantes, levados pelas correntes das nossas próprias histórias. e, ao final, não há como sair ileso dessa travessia. o livro nos transforma, nos purifica e nos deixa, como as pedras do rio, um pouco mais lapidados pela experiência de termos vivido, mesmo que por breves momentos, nas profundezas de uma narrativa tão visceralmente humana.