Tudo é rio

Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Paskally | @booksdapaska 05/06/2024

@booksdapaska
Ao contrário de muitas pessoas que amaram esse livro, eu não amei, mas não posso negar como Carla Madeira escreve de uma forma simples e até poética. Histórias se cruzam e se completam, o que me incomodou foi o linguajar de alguns trechos, mas entendo que foi pra retratar fielmente o ambiente, há outros trechos que são poesia pura. E não gostei do final, achei uma resolução simples para um problema que tem tantas camadas.

Andressa1197 05/06/2024

Dalva
Mil vezes Dalva. Quando comprei esse livro não tinha absolutamente nenhuma ideia sobre o que era. E isso foi a melhor coisa possível. Comprem, leiam e se surpreendam com Dalva.

Vica 05/06/2024

Gigante
Cacetada, Carla Madeira nos conta com belas palavras uma história tão profunda, intensa, dolorosa e com tantos aprendizados.
Confesso que o final não foi meu favorito, mas retrata uma realidade muito conhecida por mim e por tantos brasileiros. É tão real quanto é visceral, e é por isso que é tão lindo

mariahferraz 05/06/2024

Incrível.
Tudo é Rio é um romance que mergulha nas profundezas das emoções humanas, explorando o amor, a dor, o perdão e a redenção.

Dalva, uma mulher bondosa, é casada com Venâncio, um homem bruto e de poucas palavras que carrega traumas de sua infância com seu pai. Ela representa a pureza e a capacidade de perdoar, enquanto ele é um retrato do conflito interno.

O casamento é abalado por uma tragédia que destrói o amor dos dois. Dalva passa a evitar Venâncio. Ela saía de casa logo cedo e fazia o mesmo caminho todos os dias, sempre se arrastando pelas ruas. Ninguém sabia para onde a mulher ia e permanecia até o fim do dia, quando
retornava para casa e trancava a porta de seu quarto.

Venâncio passa a frequentar a casa de Manu, onde conhece Lucy, uma prostituta cobiçada por todos os
homens da cidade, menos por ele. O desprezo dele faz com que Lucy passe a fazer de tudo para atrair sua atenção. O desenrolar dessa história muda a
vida dos três para sempre.

A narrativa é alternada entre o passado e o presente, contando como o casal se conheceu e como chegaram até o desprezo de Dalva. A escrita de Carla Madeira é poética, intensa e me fez sentir todos os sentimentos descritos e sentidos pelos personagens.

A autora aborda temas recorrentes, mas o fato de serem coisas que acontecem em nossa sociedade não os fazem serem menos chocantes. Por vezes
eu precisei parar para digerir o que havia acabado de ler.

Tudo é Rio não é uma leitura fácil. É um livro que exige do leitor uma entrega emocional, que o confronta com suas próprias ideias sobre amor e sofrimento. A linguagem é rica e os diálogos são
muito profundos.
JuliaAbreu19 06/06/2024minha estante
resenha maravilhosa ??

na! 05/06/2024

tudo é rio.
não há palavra melhor que HUMANO para descrever esse aqui.

essa é uma obra que transborda humanidade em cada página. é impossível não ser profundamente tocado pelas águas turbulentas que ela apresenta, águas estas que refletem as profundezas das almas humanas com uma clareza desarmante.

a narrativa foi um rio caudaloso, e me carregou por entre sentimentos brutos e sinceros, expondo as margens das emoções mais primitivas e sublimes. e os personagens foram rochas moldadas pela correnteza da vida, esculpidas pelas dores, pelos amores e pelos desejos mais intensos. cada página foi um mergulho nas águas turvas do ser, onde a transparência das palavras da autora me permitiu enxergar as camadas mais íntimas e verdadeiras do humano.

durante a leitura naveguei por um fluxo incessante de sensações e reflexões. foi meu primeiro contato com a autora e a impressão que ficou foi que a escrita da carla madeira é uma embarcação segura, mas não deixa de nos lançar em ondas de questionamentos existenciais, nos fazendo confrontar nossos próprios medos e aspirações. há uma beleza quase cruel na maneira como ela desnuda a alma humana, mostrando que somos todos feitos do mesmo barro, moldados pelas mesmas tempestades.

o livro é uma ode à condição humana, um espelho das nossas fragilidades e das nossas forças. a cada virada de página, sentia o coração pulsar junto com o fluxo da narrativa, ora calmo e sereno, ora revolto e impetuoso. é uma obra que nos convida a abraçar nossa humanidade em toda a sua complexidade, a entender que somos todos parte desse grande rio que é a vida, com suas águas imprevisíveis e infinitas.

basicamente foi construído no livro uma ponte entre o leitor e a essência do ser, desvelando a verdade de que, em nossa jornada, somos todos navegantes, levados pelas correntes das nossas próprias histórias. e, ao final, não há como sair ileso dessa travessia. o livro nos transforma, nos purifica e nos deixa, como as pedras do rio, um pouco mais lapidados pela experiência de termos vivido, mesmo que por breves momentos, nas profundezas de uma narrativa tão visceralmente humana.

@louiecrier 05/06/2024

Carla Madeira porque terminar assim?
"Dalva poderia tantas coisas se pudesse. Mas só pôde o que fez. Quem vê de fora faz arranjos melhores, mas é dentro, bem no lugar que a gente não vê, que não dar conta ocupa tudo."

Tenho para mim que esse livro poderia ter sido um dos melhores que ja li, sei que nem sempre a gente fica feliz com o final mas esse para mim foi imperdoável ?
Ju5nior 06/06/2024minha estante
Transbordou todos os meus pensamentos em poucas palavras.

Camila 05/06/2024

Tudo é Rio
Que livro é esse , meu Deus ?
Nossa, quanta coisa aconteceu em um livro com pouquíssimas páginas, mas com tantas histórias e reflexões. Tive várias sensações, amor, medo, raiva ?

thu.zz 05/06/2024

Debulhada no amor de Lucy e Dalva
Acho que o que eu mais gostei nessa obra é o quão despretensiosa ela é. leitura fácil que vai se amarrando a você e quanto se dá por ver já acabou.

A luz e a escuridão de Dalva, o fogo ardente de Lucy, a compaixão de Francisca e o Deus de Aurora. Aos homens que também tem seu espaço, mas todo poder para as mulheres.

Jéssica.fssx 05/06/2024

Um livro diferente do que eu imaginei, mas me fez refletir muito principalmente esse trecho

?O que mais existe no mundo são pessoas que nunca vão se conhecer. Nasceram em um lugar distante, e o acaso não fará com que se cruzem. Um desperdício. Muitos desses encontros destinados a não acontecer poderiam ter sido arrebatadores. Por afinidade, por atração que não se explica, por força das circunstâncias, por químicas ocultas, quem pode saber? Quanto amor se perde nessa falta de sincronia. Não é preciso ir longe, alguém pode passar pela esquerda enquanto olhamos distraídos para a direita. Por um triz o paralelo nos obriga ao desencontro eterno. É preciso uma coincidência qualquer para que o amor se instale. Existe um certo milagre nos encontros. Não é tolo dizer que o amor é sagrado.?

gostei muito e indico.

starchaserfavs 05/06/2024

Eu particularmente julguei muito mal "Tudo é rio". Quando comecei a ler, achei o livro muito interessante, cheio de frases reflexivas, mas quando cheguei na metade do livro, passei a achá-lo monótono, senti que a autora começou a mudar o rumo da história quando ela se tornava viciante, mas de repente me vi chorando com o livro e me vi cativada por cada linha, cada palavra, cada frase. "Tudo é rio" tem o reconhecimento que merece, é um ótimo livro, apesar de ter partes um tanto entediantes, se você der uma chance e ler até o final, vai se emocionar tanto quanto eu.

Magê 05/06/2024

Lindo, tocante
Vamos acompanhar os três personagens principais Lucy, Dalva e Venâncio, um triângulo ?amoroso? incomum, cheio de sofrimento e amargura. Personagens bem desenvolvidos, complexos, mas é na relação dessas duas mulheres que encontramos o ponto alto desse livro. Relacionamento esse que começou por conta da inveja de Lucy por Dalva e acabou se transformando numa gratidão e admiração tão pura e palpável que me emocionou demais no final da leitura. Um livro escrito por uma mulher que retrata da forma mais crua e tocante possível todas a adversidades de ser mulher num mundo julgador, violento e machista. O final me trouxe um acalento no coração, apesar de polêmico fiquei extremamente feliz por Dalva ter encontrado a paz que lhe faltava.

brunapvilela 05/06/2024

Leitura obrigatória.
Li já tem alguns dias, mas merece ser dito o quão incrível foi esse livro. te faz enxergar a vida com outros olhos, te faz refletir e questionar as mais diversas esferas da vida. eu amo livros que desenvolvem bem os personagens, mostrando seu passado e apresentando a resposta de "alguns porquês" que vão surgindo durante a trama. apesar da história ser completamente pesada, trazendo gatilhos envolvendo violência doméstica e prostituição, é uma leitura fluida! final bastante polêmico, mas me trouxe um sentimento de esperança e paz, ainda que estranhamente. vale total a leitura!

Naatita 05/06/2024

Perfeito
Foi minha primeira leitura do ano, e eu amei demais. Confesso que comprei o livro pelo hype e não esperava muito.

Porém a escrita da Carla é cativante, impossível não desidratar com a história ??