Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Jesus, o maior psicólogo que já existiu Mark W. Baker

Resenhas - Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu

Matt 16/03/2020

Jesus, a priori sabedoria.
A abordagem constextualizada mescla informações do Livro Sagrado para o Cristianismo e preceitos da Psicologia. O terapêuta faz aplicações e reflexões de casos e experiências observados sob perspectiva clínica na qual nos permite correlacionar principios terapêuticos aos diversos dilemas corriqueiros e situações presentes nas relações interperssoais. Não restrito a esta abrangência, também permite autoreflexões. A leitura é abrangente, contextualizada e intrigante. É muito provavél se identificar com algumas das situações narradas. Somos passíveis de ressignificações. De fato, os princípios espirituais são repletos de sabedoria e continuam sempre atuais. A obra corrobora a importância do espectro espiritual em detrimento ao psicológico, atribuindo esta atividade primária e eficiente ao sábio milenar: Jesus.

Leh 15/03/2020

Mistura de psicologia com a Bíblia
Esse livro traz uma leitura dos ensinamentos de Jesus à luz da experiência e do conhecimento de um psicólogo psicanalista. Eu não tinha pensado nisso, mas no final do livro eu fui me tocar que o autor, como psicólogo, deveria seguir uma abordagem específica. E isso acaba trazendo uma tendenciosidade para a sua leitura da Bíblia, e por isso, apesar de ter amado demais a leitura, não deixo de pensar em procurar outros livros escritos por psicólogos, mas que seguem outras abordagens. De qualquer forma, vale a pena a leitura, pra psicólogos e leigos também.

Gláucia Cescon 27/02/2020

Psicologia e cristianismo unidos
Confesso que, quando peguei o livro para ler, tive um pouco de preconceito e medo de o autor querer "converter" as pessoas para o cristianismo, mas me surpreendi horrores, e sou muito grata por isso. O livro é escrito por um psicólogo, e se desenvolve com o seu relato sobre os seus pacientes, sempre comparando com a ideologia de Jesus. E uma parte que gostei muito, foi a de, inclusive, conseguir ver Jesus com outros olhos, uma análise fantástica dos acontecimentos relatados na Bíblia, com a visão voltada à psicologia. Recomendo muito o livro, e não necessariamente para cristãos, mas para qualquer um que queira entender melhor o ser humano e também à si mesmo, e até para os que quiserem compreender melhor a passagem de Jesus na Terra.

Vanessa Bracoli 24/02/2020

Um livro que ajuda a repensar as nossas escolhas e refletir como estamos vivendo.

Mi 17/02/2020

Livro para refletir...
O livro faz uma abordagem simplificada da psicologia, de leitura fácil e acessível.

A grande base do livro são as consequências (sejam elas positivas e ou negativas) do nosso relacionamento com Deus e com outras pessoas. Não te induz a frequentar uma religião ou ir à missa todos os domingos, o foco é transformar nosso relacionamento com Deus, pois isso é o que realmente importa para Ele. Pouco adianta irmos à igreja e acharmos que somos auto-suficientes. O segredo para a saúde mental é reconhecer que somos seres sociais, dependemos do relacionamento com outras pessoas (inclusive Deus) e não devemos encarar isso como um ponto de fraqueza, e sim um reconhecimento de que somos genuínos.
O livro aborda temas como o perdão, sobre como é importante além de perdoamos aos outros, antes perdoamos a nós mesmos, pois sem perdão não há amor, sobre a importância de mostrarmos os nossos sentimentos, com relação às pessoas e situações.Trás lindas passagens sobre a humildade, principalmente nos relacionamentos e fala sobre um contexto que hoje conhecemos como crenças limitantes e sobre como Deus deseja o nosso crescimento e como o relacionamento pode transformar isso.

Todo o discurso é constituído por meio de experiência profissionais do autor parábolas de Jesus.
Livro muito reflexivo, recomendo a leitura sem pressa, aproveitando cada momento do livro.
Nubia.Senna 17/02/2020minha estante
????????

J. Anderson 15/01/2020

Um bom livro, nele podemos refletir as nossas ações,
que para ter um bom relacionamentos com os outros,
primeiro, devemos estar bem com Deus.

Foi uma boa, o autor ilustrar a história com a vida de seus pacientes,
mostrar que Jesus, à 2 MIL ANOS ATRÁS, já orientava a seus discípulos sobre essas questões.

Muito bom esse livro, vale a pena ler de novo :)

Arlineide.Vieira 18/10/2019

O livros relata a vida de muitas pessoas e faz com q nos entendermos uns aos outros .
Legal

Carolina Alves 15/08/2019

Jesus, o maior psicólogo que já existiu
Esta obra é uma recapitulação de alguns casos experienciados por intermédio do processo psicoterapêutico realizado pelo autor, Dr. Mark W. Baker — um renomado psicólogo-terapeuta —, em seus pacientes. Além disso, numa de suas abordagens, Mark enarra o conturbado relacionamento que tivera com o pai e como conseguira resolvê-lo antes de vê-lo partir. O curto relato, preliminarmente, permite-nos estabelecer uma análise aprofundada de como é importante tornar provável compreender e ser compreendido. O cenário engloba o compromisso de propor-se a dessoterrar a abstrusidade humana. Um trabalho árduo e consciencioso.

Dotado de vasta experiência e relativo conhecimento a respeito das Escrituras Sagradas, ele busca abordar os ensinamentos de Jesus, minudeando à sua importância e dispondo de como se pode transformar vidas, fazendo-as identificar que o relacionamento com Cristo é necessário para que haja crescimento espiritual. Com diversas passagens bíblicas mencionadas, interligando-as à Psicologia e suas diretrizes, utiliza-se do princípio espiritual para enfatizar a espiritualidade; isto fora feito através de breves histórias contadas com e/ou sem desfecho positivo. Esta grande sacada do autor proporcionara uma visão inspiradora e, ao mesmo tempo, percuciente de como o contato do homem com os ensinamentos de Jesus podem ser essencialmente importantes para um convívio salutífero. O livro gira em torno desse "relacionamento" e do "amor".

Com uma linguagem simplória, conseguira pormenorizar o que há de mais genuíno no relacionamento de Cristo com as pessoas. Embora observadas algumas falhas, como a repetição fastidiosa e uma leve discrepância com relação a visão acerca da Bíblia, nada que pudesse comprometer em excesso. Deve-se ressaltar que, Teologia sem a presença do Espírito Santo, é totalmente descartável. É preciso assimilar qual a verdadeira essência. Quanto ao mais, aconselhável leitura.

guto_ 17/07/2019

Excelente!! Muito bom..

Lucas.Ferreira 29/06/2019

Sensacional
O livro conta diversos casos de superação em um consultoria e dando exemplos de pensamentos de como Cristo trataria das mais difíceis dificuldades, amei cada história e super recomendo.

Hosana.Barros 07/06/2019

Inspiração para vida profissional e para vida pessoal
Eu demorei 10 anos para ler esse livro que minha mãe me deu. Estava cheia de preconceitos achando que era um livro religioso, mas o livro me surpreendeu positivamente. Ele trás vários casos clinico bem curtos o que faz com que a leitura seja rápida e agradável. O Autor Mark W. Baker tem um ótimo poder de síntese e analise. Cada caso clinico é um exemplo real de que as parábolas bíblicas nos indicam um caminho de relacionamento saudável com as pessoas e conosco mesmo. Esse livro me inspirou tanto como pessoa como profissional. Durante a leitura rolou muitas identificações e retirei varias frases de impacto.

Viviane.Dias 09/04/2018

Resenha | Jesus, o maior psicólogo que já existiu - Mark W. Baker
Hoje eu quero trazer pra vocês uma resenha muito especial pra mim, pois se trata de um livro que eu demorei anos pra ler - por preconceito ou por medo, não sei dizer - e que se mostrou uma surpresa agradabilíssima! O nome dele é Jesus, o maior psicólogo que já existiu, do psicólogo Mark W. Baker. Já quero começar dizendo que esse livro não tem como objetivo evangelizar ninguém, pelo contrário, ele vem mostrar como as parábolas e as histórias de Jesus se confirmam nas teorias da psicologia.

Eu decidi ler essa obra depois de ter tido contato com uma turma inteira do curso de psicologia e ter constatado que nenhum deles era cristão ou sabia muito a respeito de fé. Me perguntei muito qual o motivo desse preconceito com Deus que há na psicologia, assim como me deparei com um grande preconceito contra a psicologia pelos cristãos. E esse livro veio trazer luz a essas questões.
O que o autor faz é mostrar uma íntima relação entre a teologia e a psicologia, constatando com exemplos e teorias que existem muitos pontos de concordância entre os princípios emocionais e espirituais. O livro é dividido em duas partes: Entendendo as pessoas e Conhecendo a si mesmo. Então ele nos dá um panorama de como nossas relações são fundamentais pro nosso próprio reconhecimento e como o principal objetivo de Jesus na Terra foi nos ensinar que a vida é essencialmente relacionamento, com Deus e com o outro. Pra que nossas relações sejam saudáveis, é imprescindível que haja entendimento e que paremos de nos sentir ameaçados a todo tempo.

Com exemplos psicanalíticos tirados de suas próprias experiências em seu consultório, Baker elucida os ensinamentos de Jesus e nos mostra como Ele nos ensina que o equilíbrio emocional produz em nós um entendimento muito maior da humanidade que há em nós e no outro.
Esse foi um dos livros que mais me causou reflexão e um dos que eu mais fiz marcações, pois a todo momento eu me identificava com os exemplos e com a forma como eu lido com as coisas a meu redor. É de um grande ensinamento sobre como podemos melhorar nossas relações através da compaixão, humildade para que possamos reconhecer nossas falhas e coragem pra sermos ao mesmo tempo convictos e flexíveis.

Eu realmente desejo do fundo do meu coração que vocês façam essa leitura, pois foi engrandecedor pra mim enquanto pessoa e enquanto cristã. Espero que vocês gostem e depois venham me contar!

site: http://www.litegatura.com.br/2018/04/resenha-jesus-o-maior-psicologo-que-ja.html

Ana Rocha 04/01/2018

Psicologia e Religião dá certo.
Amei, conseguiu tratar de dois assuntos que muitos consideram que não é possível tratar juntos.
Várias lições que implantei na minha vida.