Irene

Irene James Ellroy
Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Fernanda.Ceccon 22/06/2022

Para quem gosta do gênero é muito bem escrito, alem de relembrar os clássicos da literatura policial. Me fez torcer para estar errada e fiquei angustiada por estar certa. Vale cada página!

Natalia 22/06/2022

Massante
O inicio eu achei bem chato de ler. Bem arrastado, parado. Do meio pra frente já da pra ter uma leitura um pouco melhor, pois é quando a história realmente começa a acontecer.

Mesmo assim, não sei se gostei muito. A escrita do autor não me agradou, e apesar da ideia da trama ser incrível, um assassino que mata suas vítimas baseadas em algum livro de romance policial, não achei que ela foi bem aproveitada durante o livro.

O final super condiz com a história, pelo menos isso.

Angelica.Bugari 26/05/2022

Tenso
Ainda não decidi se gostei ou não.

O início é chato, difícil de ler, não flui.

A segunda parte já flui melhor, porém ainda deixa uma sensação não muito boa.

A idéia do livro é ótima, mas talvez devesse ser trabalhada de outra forma.

Enfim, não sei se gostei ou não.

Sabrina 24/05/2022

Livro com potencial
Particularmente eu achei a leitura um pouco massante. O escritor parece que enrolou um pouco na questão pegar o assassino, mas quando chega o meio do livro é rapidinho de acabar pois realmente te prende. O final infelizmente é MUITO triste e bem macabro, mas achei que foi bem condizente com a história.

jessicalimao 20/05/2022

Pretensioso, pesado, lento
Olha...acho que tento ser sempre respeitosa com os livros, com o que nos proporcionam, mas....COM ESSE NÃO DÁ
Sabe, eu acho que tem um limite para tudo, até para o cruel. E o autor, na gana de ultrapassar outros livros do gênero usa uma sacada extremamente inteligente para fazer o livro mais pesado e cruel com as mulheres que eu já li até hoje. Não recomendo este livro pra ninguém

Cristiany 20/05/2022

Chatice, meu Deus
Chato no início, da metade quando você pensa que vai ficar melhor você se da conta de que tinha razão desde o início...
A narrativa se arrasta demais, muita descrição de fatos totalmente sem importancia, a mão do autor insiste em ajudar o protagonista por que mesmo sendo investigador ele sempre é o último a perceber qualquer coisa inclusive o assassino que fica bem óbvio desde o início.

Adiel.Guimaraes 18/05/2022

!!!
Bulevares periféricos, grandes artérias, avenidas, canais, longas áreas de circulação. Acontecem dramas e crueldades, acidentes e óbitos nesses lugares. A olho nu, tudo desfila incessantemente e não parece se deter, exceto o que se esvaece e cujo vestígio imediatamente desaparece, como que engolido pelas águas de um lago. Não seria possível contar tudo o que se encontra ali: sapatos e telhas de metal, roupas, fortunas, canetas, caixas, bacias e tambores.
E até mesmo corpos.

Luciana 10/05/2022

A narrativa desse livro não me agradou, em vários momentos temos cortes abruptos para passar de um assunto para o outro.
O protagonista não é carismático, na verdade é enfadonho, assim como o livro.
Uma história com potencial que para mim não deslanchou.

Mike 06/05/2022

Chocada estou
Temos um assassino que mata inspirado em crimes de livros policiais e fica conhecido como O Romancista. Mas se prepare pq tem que ter estômago.

Com toda certeza esse caso foi o pior da vida do inspetor Camille e uma leitura difícil mesmo pra quem tá acostumado.

E me encontro aínda não acreditando no que li.

Leia, mas você encontrará muuuuito sangue e tortura e surpresas.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 19/04/2022

Incrível
"O mundo não quer somente papel e histórias, ele quer sangue, sangue de verdade."

____________________

Essa foi uma leitura que estava muito curiosa para conferir. Felizmente minhas expectativas foram alcançadas, pois foi realmente uma leitura e tanto.

Apesar disso, estava também receosa, pelo aviso de ser um livro extremamente pesado. O autor não economizou detalhes nas cenas que Camille e sua equipe encontravam e tive que ler bem devagar, para garantir que não entraria em ressaca, nem abandonar a leitura (ou ter pesadelos).

Com um início bem detalhado e lento, 'Irene' se mostra bastante sombrio e pesado. Mas tem uma escrita fluida, o que compensa a experiência. A narrativa é em terceira pessoa e os acontecimentos são passados pelo ângulo de Camille. Ele é um personagem marcante e, finalmente, encontrei um detetive europeu contemporâneo para quem tiro o meu chapéu.

A equipe com quem trabalha maravilhosa também e nada passa batido durante as investigações e me senti investigando junto com eles. Todos os outros casos que investigam também foram inspirados em diversos livros clássicos.

Então, além da trama principal, terminamos a leitura com uma lista de várias outras obras para ler, sem tantos spoilers escancarados. Quem também rouba a cena é "O Romancista". Conforme ia lendo, fui criando n teorias sobre quem ele era, mas o autor amarrou tão bem as pontas, que fui feita de trouxa diversas vezes.

A trama se torna mais rápida depois dos 40%. As reviravoltas foram entregues de maneira simples e objetiva, mas precisei voltar e reler alguns trechos diversas vezes. Não porque não entendi, mas porque não acreditei que era aquilo mesmo. O final é tão pesado quanto o início e, de certa forma, digno. Contudo, foi uma das partes que precisei reler também, por não acreditar na forma como ocorreu.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 03/04/2022

Irene
O comandante Camille está numa fase feliz de sua vida, ele é casado com Irene, e estão à espera do primeiro filho.
Mas tudo muda com um brutal assassinato de duas mulheres, o que deixa toda a brigada e o próprio comandante bem chocados, com tamanho requinte de crueldade.
Ao decorrer das investigações, são encontrados diversas pistas que o levam a crer que o assassino se baseou no romance Dália Negra, para executar os assassinatos, e logo a brigada o apelida de " O Romancista". A partir daí começa uma caçada, onde percebe-se que o serial killer está sempre um passo a frente da polícia, o que deixa Camille com mais determinação a caçá-lo. Mas apenas um dos dois pode sair vencedor...
Apesar da sinopse ter me chamado muito a minha atenção, infelizmente Irene não rolou para mim.
Com uma narrativa bem lenta, o que me deixou com vontade de abandonar a leitura em diversos momentos, os personagens também não colaboraram, eram bem cansativos, salve o Louis.
A leitura, pra mim, deixando claro, só foi me prender bem depois da metade do livro.
Mas como nada está perdido por aqui, as cenas finais foram bem eletrizantes e com um desfecho totalmente inesperado.
Irene faz parte de uma trilogia, a seguir teremos Alex e Camille. Mas sinceramente, apesar do final ter salvado o livro, não tenho vontade de ler as sequências.

andreiaflores 01/04/2022

Um livro de suspense policial, um protagonista atípico, com uma narrativa envolvente e um final surpreendente!!!

Débora 01/04/2022

Envolvente
Não conhecia o autor, e simplesmente adorei. Personagens fortes, bem desenhando o enredo, mesmo com o final surpreendente merecedor de nota máxima.

Eliete 12/03/2022

Ótimo!
Um bom thriller, com bons personagens e com direito a um banho de sangue.
Gostei dessa ideia de crimes com referência a outros livros do gênero. Os crimes são bem violentos e descritos nos mínimos detalhes, causando um certo desconforto o que acredito que tenha sido a intenção do autor. No mais, amei o protagonista e pretendo ver o que acontece nos próximos livros.
Uma ótima leitura, rápida e cativante.