Irene

Irene James Ellroy
Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Fabi 08/07/2021

Virei fã de Pierre. Espero sinceramente que todos os livros dele sejam traduzidos para nossa língua. Gostei muito da história, ainda estou aqui meditando nesse final?
Para ler esse livro, tem que gostar de thriller, ter estômago forte e estar preparado para as reviravoltas.
Cristina 10/08/2021minha estante
? Sem palavras!!!!

Isabella.Consolaro 29/12/2021minha estante
Ótimo livro, né.

Fabi 29/12/2021minha estante

Fabi 29/12/2021minha estante
O segundo então?

Cristina 30/12/2021minha estante
Já estou começando o segundo?

Fabi 30/12/2021minha estante
Depois me conta

luizhcruz 15/01/2022minha estante
Estou sentindo que não entendi o final...

Sarani 01/02/2022minha estante
Qual é a sequência de cada livro?

Fabi 01/02/2022minha estante
1 - Irene
2 - Alex
3 - Camille

Fabi 01/02/2022minha estante
Luiz, no segundo muitas coisas serão explicadas

edisik 05/12/2023

Uma boa aventura policial com um protagonista bem construido, assim como os coadjuvantes. Achei a leitura bem fluída.

Evaldo7 26/07/2023

Um livro com muito sangue!
#dll23: com nome de pessoa no titulo.

O enredo gira em torno do Comandante Camille Verhoeven, um detetive experiente que é conhecido por sua dedicação e astúcia na resolução de casos complicados. Sua vida é virada de cabeça para baixo quando um assassino, inescrupuloso e muito criativo, entra em cena com várias vitimas que foram assassinadas de formas diferentes e nada convencional.

A narrativa é habilmente desenvolvida por Pierre Lemaitre, mantendo os leitores presos a cada página com sua escrita envolvente e atmosférica. O autor cria uma atmosfera sombria e tensa, imergindo os leitores no mundo obscuro da investigação criminal. A angústia emocional de Verhoeven é retratada de maneira realista, tornando-o um protagonista complexo e humano.

Ao longo da história, o leitor é levado por uma série de reviravoltas surpreendentes e revelações chocantes, que mantêm o suspense até a última página. As camadas da trama são habilmente entrelaçadas, revelando um enigma cativante.

Além da narrativa envolvente, o livro "Irene" também aborda temas profundos, como a busca por vingança, o impacto da perda e a complexidade da natureza humana. Esses temas dão profundidade à história e elevam o livro além de um simples thriller policial.

Débora 01/04/2022

Envolvente
Não conhecia o autor, e simplesmente adorei. Personagens fortes, bem desenhando o enredo, mesmo com o final surpreendente merecedor de nota máxima.

Adiel.Guimaraes 18/05/2022

!!!
Bulevares periféricos, grandes artérias, avenidas, canais, longas áreas de circulação. Acontecem dramas e crueldades, acidentes e óbitos nesses lugares. A olho nu, tudo desfila incessantemente e não parece se deter, exceto o que se esvaece e cujo vestígio imediatamente desaparece, como que engolido pelas águas de um lago. Não seria possível contar tudo o que se encontra ali: sapatos e telhas de metal, roupas, fortunas, canetas, caixas, bacias e tambores.
E até mesmo corpos.

huntero 17/06/2021

Sensacional!
O livro segue a mesma linha do colecionador de ossos. O início comeca lento da metade do livro pra frente a adrenalina aumenta. O final é eletrizante e surpreendente.

Dominique 06/09/2022

Gostei bastante da trilogia! Não conhecia o autor e gostei bastante da escrita dele e da construção dos personagens. Em cada livro da pra ver as mudanças/crescimento de todos os personagens com o passar do tempo e o decorrer dos eventos. Realmente amei, aproveitei bastante a leitura. E dei cinco estrelas para os três livros :)

andreiaflores 01/04/2022

Um livro de suspense policial, um protagonista atípico, com uma narrativa envolvente e um final surpreendente!!!

Maya 26/06/2021

Bom mas...
Não é recomendado para leitores sensíveis, a escrita e fácil e dinâmica entretanto chegou uma hora que eu não estava mais entendendo nada, a explicação foi dada e fiquei (???) É isso? Então tá né se você está me dizendo mas não obrigado não vou acreditar (bem cena de meme). O final foi fechado mas sinto que faltou algumas respostas

Iizzie 22/11/2021

er...
apesar de ser um bom escritor, a maneira como as camadas de irène foram construídas elas tornaram a leitura extremamente cansativa.

Luciana 10/05/2022

A narrativa desse livro não me agradou, em vários momentos temos cortes abruptos para passar de um assunto para o outro.
O protagonista não é carismático, na verdade é enfadonho, assim como o livro.
Uma história com potencial que para mim não deslanchou.

Telma 09/05/2015

Sangue..... muito sangue!
Pois então....

Eu estava ansiosíssima por esse livro!

Ele possui todos os ingredientes que amo: suspense, serial killer que, além de serial é psicopata e investigação criminal.

O livro é bom, mas novamente, eu esperava mais.

A escrita de Pierre Lemaitre é irretocável e eu parabenizo, em especial, a tradução de Raphael Araújo e a diagramação da Editora...., mas o começo é tão lento que tive que me forçar a ler e, valeu a pena o esforço, porque o livro depois entra em ritmo acelerado e gostoso.

E a capa? Na minha opinião lindíssima e envolta do mesmo mistério que permeia o livro (sim! eu amo capas de livros, amo cheiro de livros, amo montes de coisas que para muitos, são supérfluos).

As cenas são descrita com bastante violência... o que, de modo geral, não me encanta. Gosto de imaginar (da mesma forma que no sexo... adoro os salpiques da escrita, deixando minha imaginação voar). Aqui, o autor descreve com detalhes e, por vezes, clichês (já disse que gosto deles, né? ... mas precisam ser bem empregados). Veja:

"Era uma jovem mulher, cujo corpo nu e mutilado havia sido cortado ao meio na altura da cintura. Na coxa esquerda, haviam cortado uma larga fatia de carne e da incisão feita no começo dos pelos pubianos bifurcava-se um segundo corte largo e aberto, Os seios estavam pontilhados de queimaduras de cigarro, o da direita pendia solto, preso ao torso por alguns filamentos de pele, o da esquerda tinha sido lacerado ao redor do mamilo. Os cortes chegavam até o osso, porém o mais assustador de tudo era o rosto da jovem.
(...)
Era um enorme hematoma roxo, o nariz esmagado, afundado profundamente na cavidade facial, a boca fendida de uma orelha à outra em um sorriso atroz, fazendo uma careta para nós, como se, de alguma forma, ela quisesse zombar de todas as brutalidades infringidas ao corpo. Eu soube que aquele sorriso me seguiria para sempre e que o levaria comigo para o túmulo." pag. 100 e 101

Talvez se goste tanto da descrição acima, como se gosta de um livro onde o sexo é bastante explícito. Não pensem nisso como uma censura. Se há quem goste, há espaço... mas, a mim me agrada bem mais quando o espaço é deixado para a minha imaginação, prolífica, preencher. (desculpem a falta de modéstia)

Se você gostou do trecho acima, vai amar o livro. Porque o suspense é bom e há bastante trechos como esse.

Demorei um pouco pra acostumar-me ao nome do personagem principal: Camille. Naturalmente que sempre me remetia a uma mulher... mas é um nome francês, portanto, nome masculino. Demorou um tiquinho pra eu tirar aquela imagem de seios da cabeça, e preenchê-la com a de um comandante maravilhoso em inteligência, casado com Irene...rs

O livro me remeteu a "Seven" cujas estrelas principais são os deliciosos Brad Pitt e Morgan Freeman e, se viu o filme e leu a sinopse, você já encontrou parte da conexão.

Finalizo dizendo que não foi um tempo gasto em vão, muito embora eu esperasse mais. A diagramação está tão boa, o tamanho da letra é tão bacana que, 400 páginas não são páginas demais.

Se você está a fim de um livro recheado de suspense, violência e investigação, essa é sua pedida!

Abraços, seus lindos.

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/05/resenha-irene.html
Luana C. 26/07/2015minha estante
Eu li Ratos. É mais forte do que ele? e.e Se for, tô fora. kkk

Silvia 21/09/2015minha estante
Estava gostando da leitura, mas já estava prevendo o que ia acontecer, fiquei puta com Camille por ele não ter previsto o que o serial iria fazer. Na verdade só não gostei do livro porque eu queria que Camille chegasse a tempo :(

giosg 12/12/2015minha estante
eu nao gostei do final... me decepcionou..

SAN 20/10/2016minha estante
Boa noite. Terminei hoje de ler esse livro. Gostei bastante. Pra mim merece um 4. Muito bem escrito. Porèm minha leitura foi prejudicada após ler essa opinião, pois a referência ao filme seven e a observação sobre Camille não ter chegado a tempo...pra mim foi um banho de água fria. Eu ainda estava na página 80 e depois de ler esse comentário já sabia o final. Uma pena.

Samantha 03/04/2017minha estante
Acho que esse site deveria ser reservado apenas para pessoas que gostam de ler. Duvido que uma pessoa que goste de ler, queira saber o final de um livro. O site possui a funcionalidade de spolier para que as pessoas a utilizem. Pessoas como a Silvia, comentário abaixo deveriam ser banidas do site.

MarioLuiz 27/03/2018minha estante
Hahaha... Duvido que algum brasileiro não tenha começado ler este livro enganado quanto só gênero do personagem principal. O ritmo para mim foi bom, talvez por eu ser teimoso e persistente, quando li Xogun só me intusiasmei incisivamente a partir da pág duzentos e cinquenta, por aí e a todos que recomendei a leitura eu disse, não desista antes desta página pois perderá a leitura de um excelente romance.

Rose.Agra 25/04/2021minha estante
Tbm esperei por Seven mas ñ aconteu

Rose.Agra 25/04/2021minha estante
Tbm esperei por Seven mas ñ aconteceu, né?

Angelica.Bugari 26/05/2022

Tenso
Ainda não decidi se gostei ou não.

O início é chato, difícil de ler, não flui.

A segunda parte já flui melhor, porém ainda deixa uma sensação não muito boa.

A idéia do livro é ótima, mas talvez devesse ser trabalhada de outra forma.

Enfim, não sei se gostei ou não.

Eliete 12/03/2022

Ótimo!
Um bom thriller, com bons personagens e com direito a um banho de sangue.
Gostei dessa ideia de crimes com referência a outros livros do gênero. Os crimes são bem violentos e descritos nos mínimos detalhes, causando um certo desconforto o que acredito que tenha sido a intenção do autor. No mais, amei o protagonista e pretendo ver o que acontece nos próximos livros.
Uma ótima leitura, rápida e cativante.

Jessica 17/07/2021

Chocada
O final é chocante!

A literatura francesa não é feita para satisfazer o leitor. Se você é leitor assíduo de autores franceses, sabe do que estou falando.

Recomendo para quem tem estômago forte, pois cenas violentas são descritas de forma detalhada, visceral.

Livro muito superior a Vestido de Noivo/Bodas de Sangue.

Gostaria que os demais livros da série fossem trazidos para o Brasil, mas não se preocupe, a história deste é completamente fechada.