Irene James Ellroy
Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Flores Raras 29/04/2023

Muito bom!!!
Estando acostumada a escrita de Harlen Coben, Tess, achei esta diferente. Detalhada ( e.gosto disso pois consigo visualizar as cenas) e,ao mesmo tempo dinâmica, movimentada e nada cansativa. Trama sinistra, no final a pressa urge para saber no que dará. Tenso

Carol.Ramone 04/12/2021

Eu esperava bem mais do livro. Queria um final menos corrido. Enrolou demais. Custei pra terminar. Algumas partes me deixaram com o estômago revirado.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 03/04/2022

Irene
O comandante Camille está numa fase feliz de sua vida, ele é casado com Irene, e estão à espera do primeiro filho.
Mas tudo muda com um brutal assassinato de duas mulheres, o que deixa toda a brigada e o próprio comandante bem chocados, com tamanho requinte de crueldade.
Ao decorrer das investigações, são encontrados diversas pistas que o levam a crer que o assassino se baseou no romance Dália Negra, para executar os assassinatos, e logo a brigada o apelida de " O Romancista". A partir daí começa uma caçada, onde percebe-se que o serial killer está sempre um passo a frente da polícia, o que deixa Camille com mais determinação a caçá-lo. Mas apenas um dos dois pode sair vencedor...
Apesar da sinopse ter me chamado muito a minha atenção, infelizmente Irene não rolou para mim.
Com uma narrativa bem lenta, o que me deixou com vontade de abandonar a leitura em diversos momentos, os personagens também não colaboraram, eram bem cansativos, salve o Louis.
A leitura, pra mim, deixando claro, só foi me prender bem depois da metade do livro.
Mas como nada está perdido por aqui, as cenas finais foram bem eletrizantes e com um desfecho totalmente inesperado.
Irene faz parte de uma trilogia, a seguir teremos Alex e Camille. Mas sinceramente, apesar do final ter salvado o livro, não tenho vontade de ler as sequências.

Sabrina 24/05/2022

Livro com potencial
Particularmente eu achei a leitura um pouco massante. O escritor parece que enrolou um pouco na questão pegar o assassino, mas quando chega o meio do livro é rapidinho de acabar pois realmente te prende. O final infelizmente é MUITO triste e bem macabro, mas achei que foi bem condizente com a história.

Fer2410 13/07/2023

Dei 4 estrelas só pelo final. O livro é bastante enrolado e quase pensei em desistir. Mas devo confessar que o final é surpreendente.

Jocemar 07/01/2022

Chocante
Livro com descrições de assassinatos bastante cruéis do início ao fim, chega dar um desconforto permanente no leitor.

Azemar 18/01/2022

Inteligente e brutal
Neste thriller eletrizante somos apresentados a um psicopata extremamente astuto, esperto e que está sempre com um - ou mais - passo a frente da polícia. O "romancista", como fica conhecido, comete seus crimes se inspirando em romances policiais clássicos, enquanto escreve sua própria história e se prepara para o ato final, que será o "ponto alto" de sua obra. Para tentar impedir esse desfecho, Camille e sua equipe terão que lutar contra o tempo, pois o ramancista está determinado a não permitir que sua obra fique inacabada. História fluida com plot twist sensacional e inesperado e um final chocante.

Ande_P_A 24/01/2022

Que livro!
Há muito tempo não lia um livro tão bom. A história te prende desde as primeiras páginas. O fato de o assassino se inspirar em romances policiais e cometer os assassinatos conforme foram descritos nos livros é impressionante. Fiquei desde o início achando que o assassino era uma pessoa, no decorrer da história um suspeito protagonizou diversas páginas e, no fim, não era nem quem eu pensava e nem quem o autor queria que acreditássemos ser. O final é triste e chocante. Vale muito a leitura.
I Danielle I 30/01/2022minha estante
Fiquei curiosa e com vontade de ler!

Ande_P_A 30/01/2022minha estante
É maravilhosa, Dani! Super recomendo.

Patricia 05/05/2021

Maravilhoso
O livro possui um desenvolvimento lento, uma narrativa repleta de detalhes. As mortes são narradas de modo extremamente minucioso, tornando muitas vezes a leitura indigesta. Esse escritor mexe absurdamente comigo. Sua construção de personagens é impecável, os enredos dos seus livros não apresentam fórmulas prontas, amo a forma como ele desenvolve suas histórias. O início sempre é difícil para mim, gosto de ação, de suspense e Pierre sempre inicia seus livros apresentando vagarosamente seus mistérios. Se me perguntarem em que momento da narrativa o autor me conquista, não saberei dizer. A verdade é que constantemente odeio o início dos seus livros e acabo totalmente envolvida por sua originalidade, amando profundamente tudo que li. Sou apaixonada pelos seus plots, eles explodem minha mente, passo dias pensando sobre o que li, analisando seus personagens e não raramente relendo para ver se entendi direito.
Bodas de sangue está entre os melhores livros que li na vida e Irene não é diferente.
Thais645 05/05/2021minha estante
Nossa, essa sua resenha me deu imensa vontade de ler esse livro. Fui atrás, saber mais a respeito, e soube da correlação com a história de Dália Negra, história que ficou por anos incrustada na minha memória. Adoro livros com essa temática, com crimes e investigativos. Parece ser realmente muito bom!

Patricia 05/05/2021minha estante
Thais eu amei. Espero que vc vivencie as mesmas sensações que senti ao terminar o livro.

Pom 30/03/2023

Um assassino perturbador!!!
Já começo dizendo que fiquei extremamente perturbada com os assassinatos que tem nesse livro. Não bastava ser uma cena horripilante, ainda tinha momentos que eles descreviam perfeitamente o que o assassino fez com as vítimas. Admito que achei muito foda, mas é grotesco, acho que foi um dos assassinatos mais horríveis que já li.

A história é muito bem escrita e é cheia de detalhes, me apeguei bastante aos personagens principais, principalmente a equipe do Camille, gostei muito de todos eles. Havia momentos em que eu sentia que me perdia um pouco na história, não sei se é porque eu fui meio burra ou se é realmente confuso, e por mais que não tenha me atrapalhado muito num todo, me incomodou. A forma como o crime ia sendo conduzido era realmente instigante, toda hora você queria saber mais, queria saber logo quem era o assassino, e principalmente porque o nome do livro é Irene. Irene é a esposa do Camille, ela tem um certo peso na história exatamente por ser a esposa do detetive, porém não se sabia o porque dela ser tão importante pra ser o nome do livro. E quando você descobre o porque... NOSSA SENHORA, ARRASOU. O final me surpreendeu bastante, eu não esperava de verdade que aquilo fosse acontecer, eu ficava o tempo todo "não, não é possível" e quando aconteceu eu fiquei "NÃO É POSSÍVEL". Amei quem era o assassino, toda hora eu tinha suspeitas, e quando foi revelado quem era eu achei muito foda.

Estou louca pra ler os próximos e ansiosa pra descobrir quem é Alex, pra saber como o Camille superou tudo o que aconteceu no primeiro livro e pra ver a fatídica cena que falaram que é uma das mais horripilantes já escritas. Recomendo horrores esse thriller.

Mara 22/07/2022

Amei!
Minha primeira leitura desse autor,
e já ganhou meu coração. Amei a trama, o desenrolar e o final acabou comigo. Livri pesado, assassinatos com cenas bem detalhadas, não recomendo pra quem tem estômago fraco, as cenas são bem grotescas. Já vou emendar com os demais livros pra não perder o ritmo.

Karina Fraga 05/07/2022

Irene
Achei a trama muito boa, com referências interessantes e um ponto central que, para mim, foi inovador: assassinatos reais que se assemelham a crimes descritos em romances policiais.

O desfecho é bem interessante e condizente com a trama.

O ponto negativo é que a leitura é bastante arrastada, acho que o estilo de escrita não torna a leitura fluida, pelo menos para mim.

Mas é um ótimo suspense, vale a pena.

Marcia Lopes 20/01/2016

Gostei Muito!
Se vocês gostam daquele suspense macabro e sanguinário, este livro vai te servir.

Fiquei encantada com a composição que o autor fez de um serial Killers, que se utiliza da literatura para dar ação à sua arte - MATAR. Tanto que foi apelidado de o "Romancista"
Mas se você é sensível, vai ter problemas, porque eu que adoro algo macabro, tive ímpetos de fechar o livro, tamanha a descrição das mortes, causa asco...

Contudo o livro me tirou tanto do sério que li em um tapa! (risos)
E o final me deixou devastada.

E porque do título Irene? Também passei o tempo todo me perguntando durante a leitura, mas... tem tudo a ver!

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-irene-de-pierre-lemaitre/

Vanessa Pipi 01/05/2015

sangue
Pra quem curte senas de crime com brutalidade e muito sangue ótimo. Mas pra mim não deu. Abandonei .... me desculpe mas não gostei. Muito bem escrito até onde eu li pág 80.... mas não consegui continuar .
Iva 17/06/2016minha estante
Eu li de teimosa, devia ter feito como você, abandoná-lo no começo... Realidade demais para meu gosto.

Clea.Wanderley 08/01/2022minha estante
Achei ruim também. Principalmente pelo exagero nas descrições das torturas - que necessidade teria o escritor de criar coisas tão horrorosas e descrevê-las minuciosamente? Desnecessário. A história não ganhou nada com isso. E achei também a escrita cansativa, a investigação, o criminoso e o final desinteressantes. Enfim, não gostei, pelo contrário me deixou uma sensação ruim.