Irene

Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Angelica.Bugari 26/05/2022

Tenso
Ainda não decidi se gostei ou não.

O início é chato, difícil de ler, não flui.

A segunda parte já flui melhor, porém ainda deixa uma sensação não muito boa.

A idéia do livro é ótima, mas talvez devesse ser trabalhada de outra forma.

Enfim, não sei se gostei ou não.

Aline.Wagner 10/07/2023

Forte
Um livro forte, poderoso nos detalhes sangrentos e cruéis. O autor nos presenteia com uma trama envolvente, cheia de ação e tensão.
O começo é um pouco lento, mas depois fica eletrizante, nos fazendo devorar cada página, sedentos de mais.
É uma leitura para quem tem estômago forte e não se impressiona por qualquer coisa. Me lembrou muito o filme Seven, que por sinal, é um dos meus favoritos.
Recomendo fortemente a leitura, e pretendo ler logo o livro 2, que dizem ser tão bom quanto esse.

Kate Dias 27/05/2021

Não recomendado para leitores sensíveis
Aviso: livro com vários gatilhos, não recomendado para leitores sensíveis.

O livro nos traz o Comandante Camille Verhoeven, da Brigada Criminal de Paris. Um homem medindo um metro e quarenta e cinco centímetros, vítima de uma hipotrofia fetal, casado com Irene, grávida do primeiro filho do casal.

A história começa quando ocorre uma chamada anônima sobre um crime e leva o comandante e sua equipe para um apartamento, onde encontram duas mulheres assassinadas de uma forma horrenda e aterrorizante.

Através de uma digital falsa carimbada na cena do crime, Verhoeven descobre que está enfrentando um assassino em série que replica mortes de grandes livros famosos, como Dália Negra, de James Ellroy, onde a imprensa (sanguessuga) o apelida de romancista.

A história se torna interessante após os 50% (na minha opinião), e vivemos através dos olhos de Verhoeven. Apesar do livro se chamar Irene, a personagem tem pouca participação na narrativa, mais retratada pelo comandante.

Na segunda parte do livro acontecem vários plots de cair o queixo, realmente me deixaram muito animada e bem perplexa.

Apesar da lentidão do começo do livro, eu gostei bastante da história.

Ressalto que não é uma leitura para pessoas sensíveis, as cenas são bem impactantes e o final me deixou sem ar, precisei de alguns dias para digerir tudo.
Recomendo para quem goste de leituras mais pesadas e sangrentas.

Celi Gomes 27/09/2021

Acho que o título já entrega muita coisa... Tb achei que a história se perdia algumas vezes, mesmo depois de explicado o motivo, achei que não foi feita de uma forma legal. A trama tem momentos bons, outros cansativos. Apesar de tudo, achei um final coerente.

jessicalimao 20/05/2022

Pretensioso, pesado, lento
Olha...acho que tento ser sempre respeitosa com os livros, com o que nos proporcionam, mas....COM ESSE NÃO DÁ
Sabe, eu acho que tem um limite para tudo, até para o cruel. E o autor, na gana de ultrapassar outros livros do gênero usa uma sacada extremamente inteligente para fazer o livro mais pesado e cruel com as mulheres que eu já li até hoje. Não recomendo este livro pra ninguém

Belinha 03/08/2023

Irene
Detetive Camille Verhoven, é um policial diferente por conta da sua estatura, ele tem 1,45 de altura e não chega a ser um anão, ele é muito respeitado por seus subordinados e um policial exemplar, Ele é casado com Irene que dá título ao livro. Eles são um casal muito feliz, se dão muito bem e estão à espera de seu primeiro filho. A maioria dos leitores ficam pensando o porquê o livro se chama Irene, pois ela tem uma aparição que não produz muito efeito, mas conforme vamos avançando a leitura descobrimos o porquê.
A rotina de Camille é totalmente interrompida por um crime brutal, que choca todos da brigada criminal, por conta do grau de maldade de como essas pessoas foram assassinadas.
Após as investigações eles percebem que esses assassinatos têm uma similaridade com um romance policial de nome “Dália Negra” do autor James Ellroy.
Camille percebe que esse caso não tem nada de normal, ele acha que ele tem alguma culpa e esses crimes estão acontecendo por alguma coisa pessoal.
Eu achei o autor muito lento ao narrar, se atenta aos detalhes das pessoas, nas narrativas, descrições físicas, então dá para se imaginar as características das pessoas.
Eu pirei no final do livro, eu me incomodei um pouco com os detalhes dos assassinatos, e o decorrer da história porque demorou muito para acontecer alguma coisa. Mas a história não é de toda ruim.

Biafort.Meireles 11/04/2024

Acelera no final
É um livro de investigação de um crime fora do comum, nojento, assustador. O comandante da investigação é Camille, sim, é o nome de um homem, de características específicas e pouco encontradas no meio policial. Fiquei intrigada com o nome do livro, o que tem a ver? Curiosa. Achei demorada a resolução do assassinato, nem conseguia imaginar o que aconteceu, poucos elementos. Por um triz, tudo estava perdido, mas o investigador tinha uma carta na manga! Gostei disso, mas ainda não acreditava que estivessem no caminho certo. Demorei a entender o nome do livro, eu desconfiei, mas só no final fui entender o nome do livro. E que final!

gvnnrs 18/07/2019

PLOT TWIST DO CARILHO
gente o que foi isso?? se você ja leu vc sabe do que eu to falando kkkkkkkkk
fiquei chocadaaa, o livro todo me prendeu muito, é super interessante por si só
mas a grande surpresa da parte 1 e da parte dois me deixou chocada, amo ter essa sensação em filmes e sinceramente não estava esperando ter em um livro, o que foi uma surpresa muito muito boa!
Livro excelente

Jaque - Achei o Livro 17/05/2021

Lento demais!
Irene é o primeiro livro da série Camille Verhoeven e o único lançado no Brasil, porém já tive uma experiência anterior com o autor.
Quando li Vestido de Noivo fiquei encantada com a escrita e com a trama que Lemaitre criou então nem tive dúvidas em ler outro livro dele. Talvez as altas expectativas que eu coloquei em Irene tenha sido uma das minhas maiores frustações.
O livro não é ruim, mas é mal aproveitado. Falo apenas por mim quando lamento que o autor tenha ido por esse caminho, onde ele se alonga demais em descrições detalhadas irrelevantes para a trama e quando ele deveria ter se aprofundado, entregava em poucas linhas.
O ebook tem 372 páginas e tudo demora demais para acontecer. A estória começou de fato a me interessar na página 242, ou seja, mais da metade do livro.

Logo no início o comandante Camille chega numa cena de crime no mínimo brutal. Duas jovens prostitutas mortas com requintes de crueldade no nível máximo. O autor não poupa o leitor das descrições da barbárie e tudo é minuciosamente descrito. Então se você for um leitor sensível ou que realmente se incomoda com esse tipo de narrativa, fuja desse livro.
Camille descobre, graças à uma digital plantada estrategicamente, que o autor dos crimes está recriando cenas de livros policiais famosos, tais como Dália Negra, Roseanna e Psicopata Americano. Tudo muito interessante para quem gosta do gênero, mas a trama não se desenvolve muito à partir dessas descobertas. O autor fica patinando naquele mesmo assunto, falando sobre livros e imaginando algumas hipóteses, mas não sai daquilo.
Eu gostei da parte que o comandante troca cartas com o assassino, intitulado de O Romancista, mas até mesmo o ego inflado do outro chegou a me cansar.
Mesmo sem ter me surpreendido com o culpado eu esperava um final incrível pois era o que eu ouvia sobre esse livro, mas não foi. E aqui foi a parte que mais detestei por que era onde eu realmente queria que Lemaitre tivesse se alongado. O final foi odioso e abrupto, não gostei!
E eu que pensei o livro todo: por que o título é Irene? Por que? O que Irene tinha a ver com uma estória de assassino em série de mulheres?
Por fim, é uma pena que eu não tenha gostado. Eu realmente queia ter amado tanto quanto a maioria amou, mas Irene não funcionou para mim.
Como nenhuma editora deu sequência a trilogia, nem vou me preocupar se eu leria ou não o segundo - Alex - que teve uma grande aceitação entre os leitores da língua inglesa. Então acho que meu contato com os livros do autor vai ficar por aqui mesmo, ainda que eu queira assistir Recursos Desumanos na Netflix (um dia).

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2021/05/irene-pierre-lemaitre-camille-verhven-1.html

Cristiany 20/05/2022

Chatice, meu Deus
Chato no início, da metade quando você pensa que vai ficar melhor você se da conta de que tinha razão desde o início...
A narrativa se arrasta demais, muita descrição de fatos totalmente sem importancia, a mão do autor insiste em ajudar o protagonista por que mesmo sendo investigador ele sempre é o último a perceber qualquer coisa inclusive o assassino que fica bem óbvio desde o início.

Beatriz 20/07/2023

Eu estou em choque com essa história! Achei bem confusa, na verdade, mas não consegui digerir esse final até agora! Necessito dos próximos da trilogia!!!!!
Bianca 30/07/2023minha estante
Fiquei igualzinha a você ??

Fernanda.Ceccon 22/06/2022

Para quem gosta do gênero é muito bem escrito, alem de relembrar os clássicos da literatura policial. Me fez torcer para estar errada e fiquei angustiada por estar certa. Vale cada página!

Sabrina 24/05/2022

Livro com potencial
Particularmente eu achei a leitura um pouco massante. O escritor parece que enrolou um pouco na questão pegar o assassino, mas quando chega o meio do livro é rapidinho de acabar pois realmente te prende. O final infelizmente é MUITO triste e bem macabro, mas achei que foi bem condizente com a história.

Ande_P_A 24/01/2022

Que livro!
Há muito tempo não lia um livro tão bom. A história te prende desde as primeiras páginas. O fato de o assassino se inspirar em romances policiais e cometer os assassinatos conforme foram descritos nos livros é impressionante. Fiquei desde o início achando que o assassino era uma pessoa, no decorrer da história um suspeito protagonizou diversas páginas e, no fim, não era nem quem eu pensava e nem quem o autor queria que acreditássemos ser. O final é triste e chocante. Vale muito a leitura.
I Danielle I 30/01/2022minha estante
Fiquei curiosa e com vontade de ler!

Ande_P_A 30/01/2022minha estante
É maravilhosa, Dani! Super recomendo.