Irene

Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Ariel S 19/12/2022

Ótimo
Um final inesperado, o desenrolar da história é ótimo, e vc espera o melhor para o final mas ele não acontece.

Giu 01/04/2016

Um livro surpreendente
Normalmente um livro policial nos trás um crime chocante, algumas vezes, quando se trata de assassinos em série existem vários crimes, mas com um mesmo modo operante. Mas em Irene, não. Imagine alguns dos mais horríveis crimes de alguns dos maiores clássicos da literatura policial reunidos em um único livro. Irene nos trás exatamente isso. O comandante Camille Verhoeven se depara com o Romancista, um assassino que recebeu esse apelido porque reproduz na vida real alguns crimes da literatura.

Na sala de autópsia, sobrea as mesas de inox, era possível discernir partes cobertas um tanto disformes, de tamanhos diferentes, ainda não haviam retirado tudo, mas já era difícil imaginar que aqueles pedaços pudessem alguma vez ter constituído um ou dois corpos. Ao olhar para uma barraca de açougueiro, não vem a ninguém a ideia de recompor mentalmente o animal inteiro.
Pág 68.

Tanto Camille como o Romancista são inteligentes e decididos, porém o primeiro tem como objetivo parar os crimes e o segundo tem como objetivo concluir sua obra.

Embora eu não tenha lido todos os clássicos citados não me senti perdida em nenhum momento porque nos são explicadas as partes relevantes de cada livro para a investigação de Camille. Por falar em investigação, preciso te dizer que ela é frenética, eu não conseguia largar o livro. Mas também te alerto que Pierre Lemaitre descreveu com detalhes as cenas dos crimes, então, prepare o estômago.

Estamos diante de fatos, fatos reais e absolutos ante os quais não se pode pensar nada além do seguinte: se existe aí uma loucura fora do comum, a polícia está diante de um louco e sua missão é detê-lo.
Pág 187.

Esse livro me surpreendeu de uma maneira inenarrável no final, talvez algumas pessoas estranhem um pouco, mas muitas irão, assim como eu, amar. Esse é o tipo de livro que eu sinto vontade de fazer o mundo ler, de obrigar as pessoas a minha volta a lê-lo, porque além de ser o tipo de livro que te faz sentir a necessidade de conversar com alguém a respeito também é um livro maravilhoso.

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/03/resenha-irene.html
Marcos.Strike 18/11/2016minha estante
O fim me deixou de boca aberta. Achei genial

Giu 21/11/2016minha estante
Genial é uma ótima palavra para esse livro. ele me fez "pensar fora da caixa".

Terapiadolivro 26/06/2017

Não sei o que achei
Eu amo livros de suspense e policiais. Sempre gostei, mas esse juro que não sei o que dizer. Li vários comentários ótimos e ruins sobre ele. Li e achei que tinha tudo pra ser e não foi..... Não sei se a gente espera um fim e quando tem outro a gente fica confuso e não aceita, ou se eu não sei o que achar mesmo..... Rsrs! Só penso que deve haver uma continuação.... Não pode ficar assim....
Meire.Lacerda 01/01/2019minha estante
Acabei de ler hoje e pensei exatamente como você. Sinceramente não sei o que achar.

Jess 04/01/2022

Uma obra-prima!
Irene, foi uma grata surpresa. Minha primeira experiência com o autor e fiquei impressionada com a sua obra. De fato, o livro tem uma narrativa lenta no começo, mas acredito que isso seja uma característica do autor. De qualquer forma. ele não estava preocupado com isso e deu pra perceber que ele sabia bem o que estava fazendo.

A obra é recheada de citações de outros livros do mesmo gênero, romance policial. O que me deixou encantada e sem dúvidas é um dos grandes pontos desse livro. Outro ponto marcante, são as cenas brutais, é um livro violento e o autor não economiza nos detalhes brutais dos assassinatos.

O final é chocante! Quando eu comecei a perceber a direção que o ator poderia tomar, eu fiquei incrédula. Só conseguia pensar, não, ele não vai ter coragem de fazer isso. Tudo tem limites. Mas sem duvidas, Pierre Lemaitre não conhece a palavra limites. Foi um soco no estomago ou melhor dizendo, um soco no corpo todo. Na hora mal dava pra acreditar e tive que reler pra ver se estava lendo certo. Pra mim foi de uma ousadia digna de aplausos para o autor. A primeira parte do livro já termina com um posto twist incrível, de fazer o leitor estourar os neurônios. Você fica tipo assim: Como assim? Isso é sério? Achei fantástico!

Uma obra que funcionou bastante comigo, achei único, desde a escrita do autor, ao enredo, as reviravoltas e o final que foi a cereja em cima do bolo. Mas apesar de ter funcionado comigo, acredito que muitas pessoas podem não gostar. Não é uma leitura fácil.

Em suma, Irene, é único, brutal, cru e sem dúvidas uma obra-prima digna de aplausos.

Wilza.Mary 30/04/2019

Perfeito
Não sei porque demorei tanto para ler. Mas valeu cada página lida.
Se preparem meus amigos, esse livro é de fortes emoções. Sabe aquele livro que seca os olhos porque uma piscada pode escapar o fio da navalha? Ops... da miada. Pois bem, é esse! Um livro que comprei ao acaso, por ter achado a sinopse interessante e fui literalmente arremessada da Torre Eiffel.
? Ele quer possuir mulheres, mas essa possessão não lhe traz calma, então, ele as mata.? ?
Vamos acompanhando a história do Comandante Camile Verhoeven. Tudo girava ao seu favor. Sua vida não poderia estar melhor: casamento feliz e à espera do seu primeiro filho com sua esposa Irene. Até que sua rotina é alterada por um assassinato cuja brutalidade choca todo departamento criminal.
Camile não teve tempo de se interrogar sobre aquela curiosa atmosfera; seu campo de visão foi logo interceptado pela cabeça de uma mulher pregada à parede.
? Na literatura, o crime é tão antigo quanto o amor. ?
E no andar desse trilher maravilhoso vamos nos deparando com situações inusitadas, horripilantes e sem palavras. Vemos uma equipe trabalhar arduamente afim de solucionar os casos envolvendo a ficção com a realidade. As mortes eram baseadas em Obras da literatura policial. Mas qual? Existiam correlação entre elas? Quais? Difícil esse ministério. No decorrer da leitura vamos vendo os questionamentos que o Camile faz. Mas quem será o assassino? As cenas dos crimes são perfeitas que não deixam nada a não ser aquela digital deixada de propósito. Mas por quê? Os tabloides já o apelidam de ?O Romancista?. Os enigmas vão ficando mais acessíveis a ser solucionados até que em um determinado momento o ápice de tudo chega. A escuridão toma à todos.
? Naquela noite, eu vivi um verdadeiro triunfo. ?

Pierre Lemaitre foi espetacular nesse livro. A forma como criou os personagens, as obras citadas me deixaram curiosa para as ler. Não desgrudei os olhos até chegar ao epílogo. Terminei sem fôlego.
? Se uma peça faltar, toda a obra será outra, nem mais nem menos bela, diferente. ?

Carvalho14 08/10/2020

Pois é...
Tinha tudo pra ser bom. Mas a história é muito arrastada, explicativa demais chegando a ser chata.

Não tive muita paciência para terminar.