Irene

Irene James Ellroy
Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Cacau 10/03/2022

Achei o livro bacana, simpatizei com a maioria dos personagens mas acredito que merecia um final melhor.
Ana Vidal 19/03/2022minha estante
né? acabei de ler e fiquei............ué. cadê o fim? merecia mais detalhes. amei o livro, mas não gostei da forma como o autor acabou de contar a história....

Juliana.Pinheiro 17/07/2023

A melhor leitura do ano ?
Sabe aquele lado pro que quando você acaba de ler,tem vontade de esquecer pra ler novamente?
É esse livro,uma leitura sem enrolação que te prende do início ao fim e o Camille me deixou fascinada. Os plots são de tirar o fôlego, e esse final? Memorável ???????

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 19/04/2022

Incrível
"O mundo não quer somente papel e histórias, ele quer sangue, sangue de verdade."

____________________

Essa foi uma leitura que estava muito curiosa para conferir. Felizmente minhas expectativas foram alcançadas, pois foi realmente uma leitura e tanto.

Apesar disso, estava também receosa, pelo aviso de ser um livro extremamente pesado. O autor não economizou detalhes nas cenas que Camille e sua equipe encontravam e tive que ler bem devagar, para garantir que não entraria em ressaca, nem abandonar a leitura (ou ter pesadelos).

Com um início bem detalhado e lento, 'Irene' se mostra bastante sombrio e pesado. Mas tem uma escrita fluida, o que compensa a experiência. A narrativa é em terceira pessoa e os acontecimentos são passados pelo ângulo de Camille. Ele é um personagem marcante e, finalmente, encontrei um detetive europeu contemporâneo para quem tiro o meu chapéu.

A equipe com quem trabalha maravilhosa também e nada passa batido durante as investigações e me senti investigando junto com eles. Todos os outros casos que investigam também foram inspirados em diversos livros clássicos.

Então, além da trama principal, terminamos a leitura com uma lista de várias outras obras para ler, sem tantos spoilers escancarados. Quem também rouba a cena é "O Romancista". Conforme ia lendo, fui criando n teorias sobre quem ele era, mas o autor amarrou tão bem as pontas, que fui feita de trouxa diversas vezes.

A trama se torna mais rápida depois dos 40%. As reviravoltas foram entregues de maneira simples e objetiva, mas precisei voltar e reler alguns trechos diversas vezes. Não porque não entendi, mas porque não acreditei que era aquilo mesmo. O final é tão pesado quanto o início e, de certa forma, digno. Contudo, foi uma das partes que precisei reler também, por não acreditar na forma como ocorreu.

Clau Melo 28/08/2021

Somente para os fortes!!!
Sensacional!
Genial!
Contém muitas cenas violentas e extremamente detalhadas.
Ansiosa pelo próximo.

Dani Ferreira SS 29/08/2021

Achei ok...
Eu não sei se o livro q li antes interferiu em algo ou não era a hora certa de ler esse pq sinceramente eu não achei nada demais.
As cenas de mortes são violentas, gostei de como o assassino se inspirou pras mortes, mas de resto achei um livro esquecível.
Se alguém me perguntar sobre ele mês q vem, não vou saber dizer mto.
Mas enfim, leiam e tire suas próprias conclusões.

Humberto.Sampaio 28/11/2018

Uma investigação de tirar o fôlego!
Gosto muito do tema de investigação policial, dos títulos que já li este, Irene, sem sombra de dúvida, foi o melhor. Comprei este livro em uma feira, confesso que não fazia muito juízo de valor! Acho que por isso ele me surpreendeu. Fantástico! O melhor livro policial que li até o presente.

Nathalia 23/04/2018

Gostei
Foi um livro que me tirou da zona de conforto. Não me interesso muito por ficções policiais, acabei comprando ele em uma feira de livros e não me arrependi. Pierre soube construir a história de uma forma boa e com ótimos personagens. Eu não achei a leitura pesada e gostei de como ele descreve bem as cenas.

skuser02844 20/07/2021

Para o comandante Camille Verhoeven, a vida não poderia estar melhor: ele tem um casamento feliz e está esperando o primeiro filho com a amável Irene.Mas sua rotina agradável é interrompida por um assassinato cuja brutalidade choca toda a Brigada Criminal. O caso se torna ainda mais sombrio quando são encontradas similaridades entre o crime e o assassinato hediondo relatado em Dália Negra, um romance policial de James Ellroy, publicado em 1987. A imprensa, então, apelida o assassino de "O Romancista" e a investigação do caso se desenvolve com os dois homens ? o comandante Verhoeven e O Romancista ? sob o olhar público, e um está determinado a ser mais inteligente do que o outro. No entanto, só é possível haver um ganhador: aquele que tem menos a perder.

Julia 28/06/2021

Surpreendente
Irene foi maravilhoso, no começo achei a leitura meio parada, mas o escritor melhorou a cada página.
O livro conta a história de Camille um policial que precisa investigar um crime grotesco q ocorreu na cidade, logo começa a conectar com uma série de livros de um autor, e nota que houveram outros casos de assassinatos iguais ao livro.
Achei maravilhoso, o final é meio óbvio, mas ao mesmo tempo inesperado, acho q vale muito ler esse livro se vc gosta de um suspense e não liga pra temas meio pesados ou cenas fortes.

Literatura Policial 30/09/2015

O livro merece muito ser conferido
Trata-se do primeiro livro da trilogia protagonizada por Camille Verhoeven, comandante da Brigada Criminal de Paris. Medindo não mais que um metro e quarenta e cinco – decorrência de uma hipotrofia fetal – e casado com Irene, grávida do primeiro filho do casal, o policial tem uma vida relativamente pacata pontuada pelas eventuais incursões ao lado escuro da natureza humana que o trabalho lhe proporciona.

A mais nova delas ocorre quando uma chamada anônima leva o comandante e sua equipe a um apartamento em Conervoie, onde os cadáveres de duas mulheres são encontrados num espetáculo de horror. Uma estranha digital encontrada na cena relaciona esse crime a outro, ocorrido dois anos antes, com requintes semelhantes de crueldade. O que Camille vem a descobrir é aterrador: está enfrentando um assassino em série que replica mortes narradas em romances policiais famosos, como Dália Negra, de James Ellroy, razão pela qual receba da imprensa sensacionalista o apelido de Romancista. Inicia-se, então, um duelo direto entre policial e o assassino.

Com capítulos curtos e valorizando muito os diálogos, Irene é, a primeira vista, um procedural como tantos outros. Esse é o aspecto mais tradicional do livro de Lemaitre: o thriller em si, a caçada pelo criminoso, o jogo de gato e rato que já conhecemos de outras visitas a obras do gênero. O autor gerencia esses elementos de forma competente: não faltam os perfis psicológicos, as análises forenses, as buscas em bancos de dados internacionais. Tudo está lá, com certo exagero em alguns momentos, como uma âncora que finca o romance no gênero ao qual pertence.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2015/09/28/irene-de-pierre-lemaitre/

Aline 15/09/2022

Difícil escrever o que achei , mas ...
Achei a narrativa bem chata ( demorada , maçante) na minha opinião e o desfecho muito curto, corrido... Achei que no epílogo teria algo haver com o Camille, não com o assassino mas fazer o que... Espero que os outros livros da série sejam melhores do que esse. E acertei o assassino ?

Biblioteca Álvaro Guerra 17/12/2021

" Ele nos fascina com a imprevisibilidade a cada cena" Marcel Berlins- The Times

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579308390