Irene

Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 19/04/2022

Incrível
"O mundo não quer somente papel e histórias, ele quer sangue, sangue de verdade."

____________________

Essa foi uma leitura que estava muito curiosa para conferir. Felizmente minhas expectativas foram alcançadas, pois foi realmente uma leitura e tanto.

Apesar disso, estava também receosa, pelo aviso de ser um livro extremamente pesado. O autor não economizou detalhes nas cenas que Camille e sua equipe encontravam e tive que ler bem devagar, para garantir que não entraria em ressaca, nem abandonar a leitura (ou ter pesadelos).

Com um início bem detalhado e lento, 'Irene' se mostra bastante sombrio e pesado. Mas tem uma escrita fluida, o que compensa a experiência. A narrativa é em terceira pessoa e os acontecimentos são passados pelo ângulo de Camille. Ele é um personagem marcante e, finalmente, encontrei um detetive europeu contemporâneo para quem tiro o meu chapéu.

A equipe com quem trabalha maravilhosa também e nada passa batido durante as investigações e me senti investigando junto com eles. Todos os outros casos que investigam também foram inspirados em diversos livros clássicos.

Então, além da trama principal, terminamos a leitura com uma lista de várias outras obras para ler, sem tantos spoilers escancarados. Quem também rouba a cena é "O Romancista". Conforme ia lendo, fui criando n teorias sobre quem ele era, mas o autor amarrou tão bem as pontas, que fui feita de trouxa diversas vezes.

A trama se torna mais rápida depois dos 40%. As reviravoltas foram entregues de maneira simples e objetiva, mas precisei voltar e reler alguns trechos diversas vezes. Não porque não entendi, mas porque não acreditei que era aquilo mesmo. O final é tão pesado quanto o início e, de certa forma, digno. Contudo, foi uma das partes que precisei reler também, por não acreditar na forma como ocorreu.

Mike 06/05/2022

Chocada estou
Temos um assassino que mata inspirado em crimes de livros policiais e fica conhecido como O Romancista. Mas se prepare pq tem que ter estômago.

Com toda certeza esse caso foi o pior da vida do inspetor Camille e uma leitura difícil mesmo pra quem tá acostumado.

E me encontro aínda não acreditando no que li.

Leia, mas você encontrará muuuuito sangue e tortura e surpresas.

Vanessa Pipi 01/05/2015

sangue
Pra quem curte senas de crime com brutalidade e muito sangue ótimo. Mas pra mim não deu. Abandonei .... me desculpe mas não gostei. Muito bem escrito até onde eu li pág 80.... mas não consegui continuar .
Iva 17/06/2016minha estante
Eu li de teimosa, devia ter feito como você, abandoná-lo no começo... Realidade demais para meu gosto.

Clea.Wanderley 08/01/2022minha estante
Achei ruim também. Principalmente pelo exagero nas descrições das torturas - que necessidade teria o escritor de criar coisas tão horrorosas e descrevê-las minuciosamente? Desnecessário. A história não ganhou nada com isso. E achei também a escrita cansativa, a investigação, o criminoso e o final desinteressantes. Enfim, não gostei, pelo contrário me deixou uma sensação ruim.

Carla 30/12/2021

Alguns pontos interessantes
Primeira experiência com o autor já sabendo que esse livro é o primeiro de uma trilogia com o detetive Camille.

Achei algumas coisas da escrita do autor interessantes, como a referência à outras obras policiais clássicas ou obras-primas.

A obra é recheada de citações de outros livros, para além dos policiais, em especial os escritos franceses ou que formam a base cultural desse povo.

Como pontos negativos, aponto a longa descrição sobre a história dos personagens secundários (colegas da polícia do protagonista), uma certa previsibilidade da trama, um plot twist abrupto demais.

Ainda sobre o plot twist e outros elementos da trama: há uma relação muito estreita com a cultura francesa, com o significado das palavras e suas traduções e isso torna a história um pouco inalcancável. Me senti invadindo um universo em que não sou bem-vinda.

A obra foi escrita para os franceses e não há demérito nisso, apenas não senti, como leitora, a inclusão devida naquele universo.

Acredito que engrandece muito o leitor conseguir se apropriar de uma perspectiva cultural nova, mas para isso a obra precisa ser escrita para acolher esse leitor.

Gostaria de ler os demais para conhecer o desfecho da perseguição ao assassino, mas acho que vou deixar para uma oportunidade bem longínqua.

Isabella.Consolaro 29/12/2021

MAGISTRAL!
Sem palavras para descrever o quanto esse livro me deixou encantada por diversos motivos.
1- Você se apega aos personagens, que são completamente bem construídos, principalmente o protagonista Verhoeven.
2- O livro apresenta várias referências a obras da literatura policial clássica e psicológica, de fato muito interessante para a construção do enredo.
3- Em nenhum momento você vai se sentir cansado pela leitura, que surpreende a cada página.
Nota 5/5, com certeza!

@jana450 28/12/2021

Adrenalina
Não falta adrenalina do início ao final emocionante, envolvente surpreendente é tudo que posso dizer

Juliana.Pinheiro 17/07/2023

A melhor leitura do ano ?
Sabe aquele lado pro que quando você acaba de ler,tem vontade de esquecer pra ler novamente?
É esse livro,uma leitura sem enrolação que te prende do início ao fim e o Camille me deixou fascinada. Os plots são de tirar o fôlego, e esse final? Memorável ???????

Natalia 22/06/2022

Massante
O inicio eu achei bem chato de ler. Bem arrastado, parado. Do meio pra frente já da pra ter uma leitura um pouco melhor, pois é quando a história realmente começa a acontecer.

Mesmo assim, não sei se gostei muito. A escrita do autor não me agradou, e apesar da ideia da trama ser incrível, um assassino que mata suas vítimas baseadas em algum livro de romance policial, não achei que ela foi bem aproveitada durante o livro.

O final super condiz com a história, pelo menos isso.

tays costa 20/07/2023

Corajoso
Achei o livro extremamente enrolado e, em alguns pontos, confuso.
As cenas de crime são muito bem descritas e nojentas. Tem que ter estômago forte.
Acho o livro interessante pelas críticas a romantização dos crimes reais e só.
O autor zomba do leitor. Em alguns pontos, até o ofende, tamanha a barbaridade dos fatos narrados.
É isso.

Eder Ribeiro 05/02/2020

null
Thriller fascinante e leitura flui naturalmente.

Denise 12/10/2020

Muito fraco
Eu já tinha lido Bodas de Sangue desse autor e não gostei. Resolvi dar mais uma chance com Irene. E também não gostei. Leitura arrastada, descrições demais e desnecessárias. E uma trama nada impactante. O final foi sofrível. Não lerei mais nada dele .Não recomendo

Lelê 17/06/2021

Irene
'Havia tempo em que eu não lia um livro assim. Irene foi um livro ótimo, me deixou louca com o final, principalmente no final da Primeira parte ao início da Segunda, meu queixo caiu e foi parar no chão quando eu vi que estava sendo enganada dês da primeira página kkkkkkk
Enfim, apesar de ser um livro muito bom, cheio de reviravolta, investigação e que deixa o leitor querendo sempre ler mais, Irene é um livro muito cruel e algumas coisas me incomodaram muito, como por exemplo a presunção do assassino. Apesar de "entender" esse ponto, me incomodou por que esteve MUITO presente em várias páginas aqui, inclusive nas últimas. TAL COMO, o modo como as coisas são relatadas, os crimes são brutais e tudo é relatado detalhadamente, onde até pessoas que estão acostumadas a ler policial, thriller, não consegue ler numa boa. Com certeza é um dos mais pesados que eu já li, e por isso, e o outro detalhe que eu citei, dei 3,5 estrelas.

Rafa 27/04/2021

Para o comandante Camille Verhoeven, a vida não poderia estar melhor: ele tem um casamento feliz e está esperando o primeiro filho com a amável Irene.Mas sua rotina agradável é interrompida por um assassinato cuja brutalidade choca toda a Brigada Criminal. O caso se torna ainda mais sombrio quando são encontradas similaridades entre o crime e o assassinato hediondo relatado em Dália Negra, um romance policial de James Ellroy, publicado em 1987. A imprensa, então, apelida o assassino de "O Romancista" e a investigação do caso se desenvolve com os dois homens – o comandante Verhoeven e O Romancista – sob o olhar público, e um está determinado a ser mais inteligente do que o outro. No entanto, só é possível haver um ganhador: aquele que tem menos a perder.

Já vou começar dizendo que se você gosta de literatura policial, IRENE É LEITURA OBRIGATÓRIA pra você!! Além de ser um livro excelente, é também, na sua essência, uma linda homenagem a esse gênero!!

Tudo começa muito confuso para a polícia. É difícil conectar os crimes que já ocorreram. A única pista em comum entre eles não ajuda muito. Até que o comandante Camille descobre que o assassino está reproduzindo cenas de livros policiais clássicos!!
E a lista de crimes só aumenta com essa descoberta. Camille vai ter que usar toda sua inteligência para apanhar o criminoso!!

Só que o criminoso é tão inteligente quanto Camille. E um dos mais perversos e meticulosos que eu já vi. O que gera um embate dos mais gostosos de apanhar, principalmente quando começa a comunicação entre eles. O assassino desafia Camille o tempo todo. E Camille sente que virou algo pessoal. Tudo termina num cena cheia de tensão e com um ousadia digna de aplausos para o autor.

Confesso que não entendi o plot do final num primeiro momento (me senti a pessoa mais burra do mundo pois é muito fácil entender!!). Mas depois que eu finalmente entendi, tenho que dizer que Pierre Lemaitre é genail! Que plot fantástico!!! Mudou toda minha percepção do livro!!!

Por tudo isso e muito mais, Irene é uma mega recomendação de leitura!!