Irene

Pierre Lemaitre

Resenhas - Irene

Anderson 28/08/2015

Bonzinho.
Então, quando li a sinopse de Irene, fiquei animado(adoro romance policial). Como todo romance policial, nos deparamos com a "investigação". Quem é o assassino? Vamos investigar pra saber, não é? Eu curto muito esse clima de suspense.

Um livro bem escrito, com uma trama muito boa: um assassino que recria crimes de obras de escritores famosos. Achei super isso! Confesso que pensei em abandonar o livro, porque às vezes ficava muito maçante a escrita do autor, aquele clima parado, que não dava em nada...  mas como sou tenaz, continuei. A investigação só começa a dar resultado na metade do livro, então paciência pra quem vai lê-lo.

Já o final... Ah, é digno um romance policial!

#Recomendo
Marcos.Strike 18/11/2016minha estante
Vc percebeu que estava lendo o livro do Serial Killer o tempo todo e só no final é historia "real"?

Anderson 18/11/2016minha estante
Como assim, Marcos?

Marcos.Strike 18/11/2016minha estante
O livro que a gente está lendo ate as 10 paginas finais quase, é um manuscrito do serial killer. Ele escreve Irene. Ele Se coloca como antagonista, descreve Camille e a esposa e como seria a busca ate chegar nele. No manuscrito ele escaparia ileso. So que o Camille da vida real, que so aparece nas 10 ultimas páginas, consegue atirar nele e prender. Mas não consegue salvar a mulher. Percebe como é genial? Lemos o tempo todo o manuscrito do assassino que tinha já a historia toda planejada. Eu fiquei pasmo! Nem chegamos a conhecer de fato os personagens. Quase tudo é ótica do assassino.

Anderson 22/11/2016minha estante
Hahahah! Boa!

Iris 22/02/2018minha estante
A parte um do livro é escrita pelo assassino. A parte dois por Camille. Mas não é algo que eu colocaria em uma resenha, já que no momento em que eu descobri isso, foi supreendente demais!

Anderson 05/03/2018minha estante
Essa eu não sabia , Íris !!! Como assim ?!

Iris 06/03/2018minha estante
A parte um termina quando o Camille encontra o manuscrito da parte um. E já na parte dois ele começa a narrar o que realmente passa, o nome real dos colegas de trabalho dele que o assassino inventou e também corrige alguma coisa da história que o assassino fantasiou entre ele e a Irene. Por isso que eu digo que toda a parte dois é escrita pelo Camille. Porque ele "corrige" tudo que o assassino fantasiou com o que realmente aconteceu/acontece. E foi chocante descobrir que tudo que eu li na parte um não era real, que o Camille da parte um não era o real e que a história dele com a Irene não era a que eu conhecia.

Anderson 06/03/2018minha estante
Uau!!!! Interessante!

Meire.Lacerda 01/01/2019minha estante
Marcos.Strike acabei de ler o livro, simplesmente estou impactada.

Acho que quem atirou no serial foi o Louis e não o Camille, pq na carta final ao explicar como ele recebeu o tiro ele cita: ?...o seu adjunto, ao me perseguir até o bosque..., atirou covardemente nas minhas costas?. Porém com todo o restante que citou realmente concordo.

Sara.Cordeiro 05/02/2021minha estante
gente alguém me responde pff se o bebe morreu??
pois após ler o livro eu ainda estou sem palavras e não entendi se o bebe realmente foi crucificado ou se ele sobreviveu

Fabi 08/07/2021

Virei fã de Pierre. Espero sinceramente que todos os livros dele sejam traduzidos para nossa língua. Gostei muito da história, ainda estou aqui meditando nesse final?
Para ler esse livro, tem que gostar de thriller, ter estômago forte e estar preparado para as reviravoltas.
Cristina 10/08/2021minha estante
? Sem palavras!!!!

Isabella.Consolaro 29/12/2021minha estante
Ótimo livro, né.

Fabi 29/12/2021minha estante

Fabi 29/12/2021minha estante
O segundo então?

Cristina 30/12/2021minha estante
Já estou começando o segundo?

Fabi 30/12/2021minha estante
Depois me conta

luizhcruz 15/01/2022minha estante
Estou sentindo que não entendi o final...

Sarani 01/02/2022minha estante
Qual é a sequência de cada livro?

Fabi 01/02/2022minha estante
1 - Irene
2 - Alex
3 - Camille

Fabi 01/02/2022minha estante
Luiz, no segundo muitas coisas serão explicadas

Telma 09/05/2015

Sangue..... muito sangue!
Pois então....

Eu estava ansiosíssima por esse livro!

Ele possui todos os ingredientes que amo: suspense, serial killer que, além de serial é psicopata e investigação criminal.

O livro é bom, mas novamente, eu esperava mais.

A escrita de Pierre Lemaitre é irretocável e eu parabenizo, em especial, a tradução de Raphael Araújo e a diagramação da Editora...., mas o começo é tão lento que tive que me forçar a ler e, valeu a pena o esforço, porque o livro depois entra em ritmo acelerado e gostoso.

E a capa? Na minha opinião lindíssima e envolta do mesmo mistério que permeia o livro (sim! eu amo capas de livros, amo cheiro de livros, amo montes de coisas que para muitos, são supérfluos).

As cenas são descrita com bastante violência... o que, de modo geral, não me encanta. Gosto de imaginar (da mesma forma que no sexo... adoro os salpiques da escrita, deixando minha imaginação voar). Aqui, o autor descreve com detalhes e, por vezes, clichês (já disse que gosto deles, né? ... mas precisam ser bem empregados). Veja:

"Era uma jovem mulher, cujo corpo nu e mutilado havia sido cortado ao meio na altura da cintura. Na coxa esquerda, haviam cortado uma larga fatia de carne e da incisão feita no começo dos pelos pubianos bifurcava-se um segundo corte largo e aberto, Os seios estavam pontilhados de queimaduras de cigarro, o da direita pendia solto, preso ao torso por alguns filamentos de pele, o da esquerda tinha sido lacerado ao redor do mamilo. Os cortes chegavam até o osso, porém o mais assustador de tudo era o rosto da jovem.
(...)
Era um enorme hematoma roxo, o nariz esmagado, afundado profundamente na cavidade facial, a boca fendida de uma orelha à outra em um sorriso atroz, fazendo uma careta para nós, como se, de alguma forma, ela quisesse zombar de todas as brutalidades infringidas ao corpo. Eu soube que aquele sorriso me seguiria para sempre e que o levaria comigo para o túmulo." pag. 100 e 101

Talvez se goste tanto da descrição acima, como se gosta de um livro onde o sexo é bastante explícito. Não pensem nisso como uma censura. Se há quem goste, há espaço... mas, a mim me agrada bem mais quando o espaço é deixado para a minha imaginação, prolífica, preencher. (desculpem a falta de modéstia)

Se você gostou do trecho acima, vai amar o livro. Porque o suspense é bom e há bastante trechos como esse.

Demorei um pouco pra acostumar-me ao nome do personagem principal: Camille. Naturalmente que sempre me remetia a uma mulher... mas é um nome francês, portanto, nome masculino. Demorou um tiquinho pra eu tirar aquela imagem de seios da cabeça, e preenchê-la com a de um comandante maravilhoso em inteligência, casado com Irene...rs

O livro me remeteu a "Seven" cujas estrelas principais são os deliciosos Brad Pitt e Morgan Freeman e, se viu o filme e leu a sinopse, você já encontrou parte da conexão.

Finalizo dizendo que não foi um tempo gasto em vão, muito embora eu esperasse mais. A diagramação está tão boa, o tamanho da letra é tão bacana que, 400 páginas não são páginas demais.

Se você está a fim de um livro recheado de suspense, violência e investigação, essa é sua pedida!

Abraços, seus lindos.

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/05/resenha-irene.html
Luana C. 26/07/2015minha estante
Eu li Ratos. É mais forte do que ele? e.e Se for, tô fora. kkk

Silvia 21/09/2015minha estante
Estava gostando da leitura, mas já estava prevendo o que ia acontecer, fiquei puta com Camille por ele não ter previsto o que o serial iria fazer. Na verdade só não gostei do livro porque eu queria que Camille chegasse a tempo :(

giosg 12/12/2015minha estante
eu nao gostei do final... me decepcionou..

SAN 20/10/2016minha estante
Boa noite. Terminei hoje de ler esse livro. Gostei bastante. Pra mim merece um 4. Muito bem escrito. Porèm minha leitura foi prejudicada após ler essa opinião, pois a referência ao filme seven e a observação sobre Camille não ter chegado a tempo...pra mim foi um banho de água fria. Eu ainda estava na página 80 e depois de ler esse comentário já sabia o final. Uma pena.

Samantha 03/04/2017minha estante
Acho que esse site deveria ser reservado apenas para pessoas que gostam de ler. Duvido que uma pessoa que goste de ler, queira saber o final de um livro. O site possui a funcionalidade de spolier para que as pessoas a utilizem. Pessoas como a Silvia, comentário abaixo deveriam ser banidas do site.

MarioLuiz 27/03/2018minha estante
Hahaha... Duvido que algum brasileiro não tenha começado ler este livro enganado quanto só gênero do personagem principal. O ritmo para mim foi bom, talvez por eu ser teimoso e persistente, quando li Xogun só me intusiasmei incisivamente a partir da pág duzentos e cinquenta, por aí e a todos que recomendei a leitura eu disse, não desista antes desta página pois perderá a leitura de um excelente romance.

Rose.Agra 25/04/2021minha estante
Tbm esperei por Seven mas ñ aconteu

Rose.Agra 25/04/2021minha estante
Tbm esperei por Seven mas ñ aconteceu, né?

Vanessa Pipi 01/05/2015

sangue
Pra quem curte senas de crime com brutalidade e muito sangue ótimo. Mas pra mim não deu. Abandonei .... me desculpe mas não gostei. Muito bem escrito até onde eu li pág 80.... mas não consegui continuar .
Iva 17/06/2016minha estante
Eu li de teimosa, devia ter feito como você, abandoná-lo no começo... Realidade demais para meu gosto.

Clea.Wanderley 08/01/2022minha estante
Achei ruim também. Principalmente pelo exagero nas descrições das torturas - que necessidade teria o escritor de criar coisas tão horrorosas e descrevê-las minuciosamente? Desnecessário. A história não ganhou nada com isso. E achei também a escrita cansativa, a investigação, o criminoso e o final desinteressantes. Enfim, não gostei, pelo contrário me deixou uma sensação ruim.

Giu 01/04/2016

Um livro surpreendente
Normalmente um livro policial nos trás um crime chocante, algumas vezes, quando se trata de assassinos em série existem vários crimes, mas com um mesmo modo operante. Mas em Irene, não. Imagine alguns dos mais horríveis crimes de alguns dos maiores clássicos da literatura policial reunidos em um único livro. Irene nos trás exatamente isso. O comandante Camille Verhoeven se depara com o Romancista, um assassino que recebeu esse apelido porque reproduz na vida real alguns crimes da literatura.

Na sala de autópsia, sobrea as mesas de inox, era possível discernir partes cobertas um tanto disformes, de tamanhos diferentes, ainda não haviam retirado tudo, mas já era difícil imaginar que aqueles pedaços pudessem alguma vez ter constituído um ou dois corpos. Ao olhar para uma barraca de açougueiro, não vem a ninguém a ideia de recompor mentalmente o animal inteiro.
Pág 68.

Tanto Camille como o Romancista são inteligentes e decididos, porém o primeiro tem como objetivo parar os crimes e o segundo tem como objetivo concluir sua obra.

Embora eu não tenha lido todos os clássicos citados não me senti perdida em nenhum momento porque nos são explicadas as partes relevantes de cada livro para a investigação de Camille. Por falar em investigação, preciso te dizer que ela é frenética, eu não conseguia largar o livro. Mas também te alerto que Pierre Lemaitre descreveu com detalhes as cenas dos crimes, então, prepare o estômago.

Estamos diante de fatos, fatos reais e absolutos ante os quais não se pode pensar nada além do seguinte: se existe aí uma loucura fora do comum, a polícia está diante de um louco e sua missão é detê-lo.
Pág 187.

Esse livro me surpreendeu de uma maneira inenarrável no final, talvez algumas pessoas estranhem um pouco, mas muitas irão, assim como eu, amar. Esse é o tipo de livro que eu sinto vontade de fazer o mundo ler, de obrigar as pessoas a minha volta a lê-lo, porque além de ser o tipo de livro que te faz sentir a necessidade de conversar com alguém a respeito também é um livro maravilhoso.

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/03/resenha-irene.html
Marcos.Strike 18/11/2016minha estante
O fim me deixou de boca aberta. Achei genial

Giu 21/11/2016minha estante
Genial é uma ótima palavra para esse livro. ele me fez "pensar fora da caixa".

Ande_P_A 24/01/2022

Que livro!
Há muito tempo não lia um livro tão bom. A história te prende desde as primeiras páginas. O fato de o assassino se inspirar em romances policiais e cometer os assassinatos conforme foram descritos nos livros é impressionante. Fiquei desde o início achando que o assassino era uma pessoa, no decorrer da história um suspeito protagonizou diversas páginas e, no fim, não era nem quem eu pensava e nem quem o autor queria que acreditássemos ser. O final é triste e chocante. Vale muito a leitura.
I Danielle I 30/01/2022minha estante
Fiquei curiosa e com vontade de ler!

Ande_P_A 30/01/2022minha estante
É maravilhosa, Dani! Super recomendo.

Vanessa.Lago 01/08/2023

Perfeito e apavorante
Gente, que baita leitura, superou tudo que já li e me deu pesadelos. É horrível, mas é perfeito. Pierre Lemaitre maravilhoso na literatura policial, me deixou arrasada com essa história, é de chorar, é de passar mal. Não quero dar spoiler, mas sou leitora também de Rafael Montes, posso dizer que é o mesmo nível.
Kari 14/10/2023minha estante
Eu amei o vestido de noiva e fiquei ansiosa pra ler mais e agora me deixou mais empolgada. Amo Raphael Montes tbm

Vanessa.Lago 14/10/2023minha estante
O Alex dele tbm é demais

Patricia 05/05/2021

Maravilhoso
O livro possui um desenvolvimento lento, uma narrativa repleta de detalhes. As mortes são narradas de modo extremamente minucioso, tornando muitas vezes a leitura indigesta. Esse escritor mexe absurdamente comigo. Sua construção de personagens é impecável, os enredos dos seus livros não apresentam fórmulas prontas, amo a forma como ele desenvolve suas histórias. O início sempre é difícil para mim, gosto de ação, de suspense e Pierre sempre inicia seus livros apresentando vagarosamente seus mistérios. Se me perguntarem em que momento da narrativa o autor me conquista, não saberei dizer. A verdade é que constantemente odeio o início dos seus livros e acabo totalmente envolvida por sua originalidade, amando profundamente tudo que li. Sou apaixonada pelos seus plots, eles explodem minha mente, passo dias pensando sobre o que li, analisando seus personagens e não raramente relendo para ver se entendi direito.
Bodas de sangue está entre os melhores livros que li na vida e Irene não é diferente.
Thais645 05/05/2021minha estante
Nossa, essa sua resenha me deu imensa vontade de ler esse livro. Fui atrás, saber mais a respeito, e soube da correlação com a história de Dália Negra, história que ficou por anos incrustada na minha memória. Adoro livros com essa temática, com crimes e investigativos. Parece ser realmente muito bom!

Patricia 05/05/2021minha estante
Thais eu amei. Espero que vc vivencie as mesmas sensações que senti ao terminar o livro.

danilo_barbosa 10/07/2015

Deixem de lado suas esperanças e seu medo de sangue. Prepare-se para cenas medonhas e mortes horríveis com toques de crueldade extrema. Enfrente o mal que se esconde no coração do homem como nunca imaginou antes. Descubra a loucura impressa em Irene, de Pierre LeMaitre.

Publicado pela Universo dos Livros este ano, este thriller francês entrou para a minha lista de livros favoritos. E, por causa da sua lista de crimes, ele entrou para esta coluna sem sombra de dúvidas.

Porque?

Vou tentar explicar. Imagina se Hannibal Lecter e Jack, o estripador, resolvessem fazer uma festinha com suas vítimas, em um baile de sangue, tortura e vísceras? Qual seria o resultado? Se não conseguir imaginar, vou lhe dar uma pequena ajuda.

Aviso: pessoas sensíveis, não leiam o quote abaixo!

“No chão, à direita, jaziam os restos de um corpo estripado, cujas costelas quebradas atravessavam uma bolsa vermelha e branca – provavelmente um estômago – e um seio, o que não havia sido arrancado, mas era bem difícil dizer porque aquele corpo de mulher – ao menos aquilo era certo – estava coberto de excrementos, que recobriam parcialmente inúmeras marcas de mordidas”.

Leia a resenha completa no Literatura de Cabeça

site: http://goo.gl/HYDc7n
Kau 10/07/2015minha estante
Parece ser uma leitura ótima, nunca li nada do autor, vou colocar nos desejados.

Flavia1332 08/05/2023

Detalhes
A descrição do crime inicial me fez permanecer na leitura,porém o restante do livro foi bem maçante, a todo momento pensava que iria melhorar e no final que o autor poderia ter usado sua capacidade infinita de detalhes, ele termina o livro abruptamente. Sei que é uma trilogia, porém um livro tão detalhado não poderia ter um final fugindo tanto assim do padrão do restante do livro.Nenhum personagem me pegou,apenas a Irene me pareceu alguém que eu teria um certo afeto,mas ela aparece tão pouco no livro.Mas infelizmente foi um livro que não me marcou é na verdade um livro esquecível.
Luciana 08/05/2023minha estante
Esse é bem fraco, dê uma chance a Alex, esse sim maravilhoso!! O melhor da trilogia.

Terapiadolivro 26/06/2017

Não sei o que achei
Eu amo livros de suspense e policiais. Sempre gostei, mas esse juro que não sei o que dizer. Li vários comentários ótimos e ruins sobre ele. Li e achei que tinha tudo pra ser e não foi..... Não sei se a gente espera um fim e quando tem outro a gente fica confuso e não aceita, ou se eu não sei o que achar mesmo..... Rsrs! Só penso que deve haver uma continuação.... Não pode ficar assim....
Meire.Lacerda 01/01/2019minha estante
Acabei de ler hoje e pensei exatamente como você. Sinceramente não sei o que achar.

Cacau 10/03/2022

Achei o livro bacana, simpatizei com a maioria dos personagens mas acredito que merecia um final melhor.
Ana Vidal 19/03/2022minha estante
né? acabei de ler e fiquei............ué. cadê o fim? merecia mais detalhes. amei o livro, mas não gostei da forma como o autor acabou de contar a história....

Beatriz 20/07/2023

Eu estou em choque com essa história! Achei bem confusa, na verdade, mas não consegui digerir esse final até agora! Necessito dos próximos da trilogia!!!!!
Bianca 30/07/2023minha estante
Fiquei igualzinha a você ??

Biafort.Meireles 11/04/2024

Acelera no final
É um livro de investigação de um crime fora do comum, nojento, assustador. O comandante da investigação é Camille, sim, é o nome de um homem, de características específicas e pouco encontradas no meio policial. Fiquei intrigada com o nome do livro, o que tem a ver? Curiosa. Achei demorada a resolução do assassinato, nem conseguia imaginar o que aconteceu, poucos elementos. Por um triz, tudo estava perdido, mas o investigador tinha uma carta na manga! Gostei disso, mas ainda não acreditava que estivessem no caminho certo. Demorei a entender o nome do livro, eu desconfiei, mas só no final fui entender o nome do livro. E que final!

gvnnrs 18/07/2019

PLOT TWIST DO CARILHO
gente o que foi isso?? se você ja leu vc sabe do que eu to falando kkkkkkkkk
fiquei chocadaaa, o livro todo me prendeu muito, é super interessante por si só
mas a grande surpresa da parte 1 e da parte dois me deixou chocada, amo ter essa sensação em filmes e sinceramente não estava esperando ter em um livro, o que foi uma surpresa muito muito boa!
Livro excelente